Diminuir Mufla do asp .52 - posso ?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
henry.vanderlaan
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Mensagem por henry.vanderlaan »

Cara, to apanhando desse ASP52 também Alisson.
Nossa ja to pra comprar outro cara.
Comprei para instalar em um Albatroz 60 da Incoaer, e não da pra instalar o bixo nele por que fica pesando a mufla no corpo do aviao.
Então mandei fazer um alongador de aluminio, ótimo, instalei e beleza, fiz o 1 voo e percebi que não dava regulagem de baixa rotação, ficava sempre acelerado, então pensamos que poderia estar entrando ar no carburador. Na hora de desmontar o carburador não sei por que cargas d'agua eu soltei todo o parafuso da lenta...ai imagina né, desregulei todo o motor cara.
Um amigo muito mais experiente regulou a lenta novamente e beleza, regulou a alta e beleza, afinou certinho ótimo. Botei o bixo pra cima e percebi que ele não estava forte mesmo com o stick em posição de aceleração máxima, então pousei e desde então não da regulagem, ja tentei de tudo cara e nada.
Ele da lenta numa boa, não afoga, quando acelera de uma vez ele vai tranquilo, porém, se eu deixo ele acelerado por cerca de 1 minuto ele perde potência até afogar.
Aff...to quase jogando fora cara...sabendo que o erro foi meu claro.
Podem me ajudar?
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alissongc2000
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Mensagem por alissongc2000 »

Olha tem este site aqui que é ótimo:
http://airfieldmodels.com/information_source/model_aircraft_engines/assemble_a_carburetor.htm

Mas é em inglês, se tiver dificuldade bota no google que ele traduz para vc, não é bixo de sete cabeças não... mas dá um pouquinho de trabalho sim...
O importante, é nunca arrochar os parafusos da agulha, pois eles são conicos e podem ficar "marcados" (tipo amassados) ai ferrou, não dá regulagem mesmo...

No meu eu fiz assim, tem um parafuso na lateral que segura o tambor do acelerador (não é a agulha de baixa, que fica dentro do acelerador), nele vc vai soltando de pouquinho até o motor conseguir fechar, ou ficar bem pouco para isto, tipo faltando um fiozinho de cabelo para fechar.
A marcha lenta, vc regula na trimagem do controle, e se seu controle tiver configuração de bloqueio do acelerador, vc configura para apagar o motor ai.
Para regular o motor, é assim..
Monta tudo conforme explica no site (link acima).
1) vc não aperta as agullhas não, deixe um pouco folgado tipo faltando uma volta..
2) Note que se vc apertar toda a agulha de baixa e depois apertar a de alta pode "ferir" a agulha de baixa, então tenha cuidado nunca arroche nenhuma agulha...
3) Toda configuração que vou te passar faça com o acelerador fechado.
4) Feche a agulha de alta, depois feche toda agulha de baixa, abra a agulha de alta 1 volta e meia (acho que é isto), depois abra a agulha de baixa 1/2 volta.
5) Tente dar partida no motor, quando pegar, acelere tudo.. levante o modelo para cima (90 graus) e vá regurando agulha de alta com cuidado.. se vc abrir demais ele irá começar a perder rotação.. ai vc vai fechando até ele apitar, se fechar demais, também irá perder rotação, abra novamente e tente deixar ele apitando, quando vc achar que está na rotação máxima, abra mais um pouquinho tipo, 1/8 de volta ou menos..
6) para regular a agulha de baixa, primeiro a agulha de alta tem que estar regulada, e o motor também deve estar amaciado, isto é obrigatório..
7) No site lá ensina uma maneira que eu gostei bastante de regular, mas o importante lembrar, qualquer regulagem na agulha de baixa, deve-se fazer com o motor afogado.
8) Segure a mangueirinha que entra no carburador fechando-a com o dedo (pinça), observe o que irá ocorrer..
1- O motor acelera e depois começa a perder rotação e afoga,
2- O motor não faz nada durante alguns segundos e começa a perder rotação e depois afoga.
3- O motor começa a perder rotação e já afoga.

No caso 1 a agulha de baixa está muito aberta, feche a 1/8 de volta ou menos, de partida e refaça o teste.
No caso 2 a regulagem está boa, faça as regulagens testando as retomadas.
No caso 3 a agulha está muito fechada, abra 1/8 ou menos

O teste das retomadas, vc tem que colocar o motor na marcha lenta e deixa-lo assim durante uns 30segundos, ai vc acelera tudo de uma vez, se o motor engasgar e acelerar ou acelerar lentamente ainda está aberta demais a agulha de baixa, feche-a 1/8 ou menos..
Se o motor acelerar belezinha sem engasgar etá tudo OK,
Se o motor apagar está muito fechada a agulha de baixa, abra-a 1/8 ou menos..

Quanto a marcha lenta, estes motores ASP .52 ficam um pouquinho acelerados mesmo, mas não exagerado não... Tipo o meu modelo no chão não anda com a marcha lenta, se tiver andando, provavelmente está muito acelerado mesmo.

O problema que estou apanhando agora para regular este motor, é a "transição", ele dá uma engasgada na hora que chega próximo a 50% de aceleração.. mas acho que isto ainda é regulagem...

Outro detalhe, é que somente consegui regular este motor depois de colocar a vela A3, com a 8 não deu certo a regulagem...

Nossa escrevi demais, mas espero que te ajude ai, qq coisa posta que eu vou respondendo..

Boa sorte
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magnoudia
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Mensagem por magnoudia »

Cara, eu ja fiz testes em uns 3 ou 4 motores incluindo o ASP, executei os teste com os motores em lenta alta e nas transiçoes, tudo isso com a mufla original com ela sem cone e o ASP com ela com "cone" e extensão, com cone sem extensão e sem cone e sem extensão, e vá por mim, use ele todo original. Fiz os testes em bancada e em voo com tacometro e termometro na mão.
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alissongc2000
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Mensagem por alissongc2000 »

OK, mas no caso, acho que ele não mexeu na mufla, ele colocou aquele alongador, conforme o outro amigo disse, de deixa a mufla mais longe da fuselagem...
O problema também que ele perdeu a regulagem, por isto expliquei como regula...
O meu motor estava assim também, quando ficava acelerado por 1 minuto ele afogava sozinho, isto é sintoma de falta.. ou seja tem que abrir mais a agulha de alta, mas com a vela O.S. #8, quando regulava a agulha de alta ele ficava tipo afogado.. não ia.. não conseguia regular a baixa, ai tinha que fechar mais a agulha de alta para conseguir regular a baixa... onde ocorria a falta; ai mudei para a vela A3 ficou bom..
Quanto a regulagem da lenta por retomadas, tem que sempre deixar o motor 30 segundos na lenta antes de acelerar 100%, caso contrário ele pode aparentar estar bom, mas não está... tente confirmar fazendo o teste de pinçar o tubinho proximo do carburador, se na hora começar a perder o rendimento vc já vai ver..
Este motor é meio chato para regular mesmo, na pista tem um pessoal que voa com outros motores, todos são fáceis de regular e confiáveis, com transições muito limpas, este motor, de certo modo já arrependi um pouco também, mas dá para quebrar o galho..
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magnoudia
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Mensagem por magnoudia »

Eu só ja tive 4 ASP 52 e digo, esse motor é filé, os meus sempre foram tranquilos de se regular e nunca deram trabalho pra pegar e nem de apagar, vendi todos e todos funcionam como novos até hj. E mais, rodando no caseirol.
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alissongc2000
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Mensagem por alissongc2000 »

Bacana!! Eu já comprei outra mufla para o meu, pois a minha arrebentou numa lenha, vou colocar a mufla nova e tentar regular para ver como fica..
Usando o caseirol neste motor, qual proporção de óleo vc usava ? e com qual vela ?
Tenho um amigo aqui que está fazendo um caseirol, mas ele dissolve um pouco de combustivel industrializado no meio tipo 1/8 para dar mais força (acho que é devido ao nitro)
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teusrox
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Mensagem por teusrox »

Dando uma lenvantada no tópico.
Esse Alongador que vai entre o motor e a mufla citado acima tem para vender?
Ja procurei e nao achei!
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alissongc2000
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Mensagem por alissongc2000 »

Também não consegui encontrar, o produto lá do ML está finalizado...
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