Ajuda cg Tucano Phoenix models 40-55(resolvido)
- fabitodoido
- membro
- Mensagens: 107
- Registrado em: Sáb Mai 14, 2011 4:40 pm
Ajuda cg Tucano Phoenix models 40-55(resolvido)
Amigos, vcs sempre me ajudam
Montei um tucano da phoenix models motor 40-55, de 1,55 env, motor asp 52, e servos futaba.
Fui estrear ele, e o mesmo ficou incontrolavel, nas curvas com alierons, nao podia relar no comando do alieron que ele virava com tudo e afundava rapido, tirava um pouco o motor e afundava.
Estava com a lipo life(90g) na posicao do manual depois do tanque.
O cg diz que é 10cm na borda de ataque, ta muito dificil acertar o cg dele, tem hora que o cg diz que pesado no nariz tem hora que parece que esta pesado na calda, to perdido, sera que cg adiantado ou peso de nariz faz com que o aero fique descontrolado?
Ja tive experiencias parecidas com outros aeros com cg atrazado ou peso de cauda,estola tb com pouco comando,mas ao contrario voava pendurado com nariz pra cima e cauda pra baixo, ja no tucano ficou ao contrario, ele decolou normal, ja na primeira curva tentando fazer aberta com pouco comando ja estolou e afundou.
oque acham?
Montei um tucano da phoenix models motor 40-55, de 1,55 env, motor asp 52, e servos futaba.
Fui estrear ele, e o mesmo ficou incontrolavel, nas curvas com alierons, nao podia relar no comando do alieron que ele virava com tudo e afundava rapido, tirava um pouco o motor e afundava.
Estava com a lipo life(90g) na posicao do manual depois do tanque.
O cg diz que é 10cm na borda de ataque, ta muito dificil acertar o cg dele, tem hora que o cg diz que pesado no nariz tem hora que parece que esta pesado na calda, to perdido, sera que cg adiantado ou peso de nariz faz com que o aero fique descontrolado?
Ja tive experiencias parecidas com outros aeros com cg atrazado ou peso de cauda,estola tb com pouco comando,mas ao contrario voava pendurado com nariz pra cima e cauda pra baixo, ja no tucano ficou ao contrario, ele decolou normal, ja na primeira curva tentando fazer aberta com pouco comando ja estolou e afundou.
oque acham?
Fabio
-
- membro
- Mensagens: 191
- Registrado em: Qui Dez 15, 2011 3:36 pm
- Localização: Sumare - SP
Fabio, eu ja tive um tucano 120 da triones, e tive alguns probls tb, tive que colocar quase 200grs no motor pra deixar com peso de nariz, expo a 50% , e reduzir a 60% os comandos de aileron e produnfor... um pouco de peso de nariz, , não tem problema, se fosse de calda é muito pior... foi dureza, mas só assim ficou "voavel'. rs... boa sorte...
- fabitodoido
- membro
- Mensagens: 107
- Registrado em: Sáb Mai 14, 2011 4:40 pm
- The Borba
- membro
- Mensagens: 875
- Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
- Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
- Contato:
[quote:299367ead4="fabitodoido"]estou tendo assim o cg, no meio da asa coloquei 1/3 da corda central,que diz o cg que se é 10cm, a partir dai tracei uma linha de 15cm na horinzontal desse cg, ae tento equilibrar com o dedo a partir dae, mas nao ta dando certo.[/quote:299367ead4]
Modelos asa baixa, o CG deve ser acertado com ele de dorso, tu acertou com ele de dorso?
Aqui tem uma uma matéria sobre como achar o CG de asa trapeizodal. Na segunda ilustração mostra bem, mas, ainda acho que deveria seguir o manual do fabricante.
http://www.aeronline.com.br/revista/0206/calculo.htm
Modelos asa baixa, o CG deve ser acertado com ele de dorso, tu acertou com ele de dorso?
Aqui tem uma uma matéria sobre como achar o CG de asa trapeizodal. Na segunda ilustração mostra bem, mas, ainda acho que deveria seguir o manual do fabricante.
http://www.aeronline.com.br/revista/0206/calculo.htm
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
- fabitodoido
- membro
- Mensagens: 107
- Registrado em: Sáb Mai 14, 2011 4:40 pm
Sera que meu profundor esta desalinhado? acho que o profundor esta torto com defeito, pois assim, quando alinho as duas partes moveis com a regua no meio de uma e no meio da outra, um lado do profundor fica com a ponta pra cima e o outro lado fica pra baixo, sera que esta tortura do profundor, pode deixar o aero arisco nas curvas? pois em reta nao afetou em nada.
Fabio
- The Borba
- membro
- Mensagens: 875
- Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
- Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
- Contato:
[quote:66b4745869="fabitodoido"]Sera que meu profundor esta desalinhado? acho que o profundor esta torto com defeito, pois assim, quando alinho as duas partes moveis com a regua no meio de uma e no meio da outra, um lado do profundor fica com a ponta pra cima e o outro lado fica pra baixo, sera que esta tortura do profundor, pode deixar o aero arisco nas curvas? pois em reta nao afetou em nada.[/quote:66b4745869]
Pode que seja sim, conjuntos de estabilizadores tortos sempre geram tendências. Alinhe tudo e faça o teste.
Pode que seja sim, conjuntos de estabilizadores tortos sempre geram tendências. Alinhe tudo e faça o teste.
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
-
- membro
- Mensagens: 36
- Registrado em: Qui Fev 24, 2011 5:10 pm
- Localização: Joinville-sc
- iurycatita
- membro
- Mensagens: 142
- Registrado em: Seg Mai 19, 2008 11:22 pm
- Localização: Araguari
Re: Ajuda cg Tucano Phoenix models 40-55
[quote:c44ce08711="fabitodoido"]Amigos, vcs sempre me ajudam
Montei um tucano da phoenix models motor 40-55, de 1,55 env, motor asp 52, e servos futaba.
Fui estrear ele, e o mesmo ficou incontrolavel, nas curvas com alierons, nao podia relar no comando do alieron que ele virava com tudo e afundava rapido, tirava um pouco o motor e afundava.
Estava com a lipo life(90g) na posicao do manual depois do tanque.
O cg diz que é 10cm na borda de ataque, ta muito dificil acertar o cg dele, tem hora que o cg diz que pesado no nariz tem hora que parece que esta pesado na calda, to perdido, sera que cg adiantado ou peso de nariz faz com que o aero fique descontrolado?
Ja tive experiencias parecidas com outros aeros com cg atrazado ou peso de cauda,estola tb com pouco comando,mas ao contrario voava pendurado com nariz pra cima e cauda pra baixo, ja no tucano ficou ao contrario, ele decolou normal, ja na primeira curva tentando fazer aberta com pouco comando ja estolou e afundou.
oque acham?[/quote:c44ce08711]
Uma curiosidade:
Onde você adquiriu o aero ? O acabamento do mesmo é bom ?
O motor asp .52 sobrou muito ou foi o ideal de potencia ?
Acha que roda com um asp .61 ?
O mesmo tem flap e trem de pouso retrátil ?
Digo, pois o meu sonho é montar um tucano, rss.
Montei um tucano da phoenix models motor 40-55, de 1,55 env, motor asp 52, e servos futaba.
Fui estrear ele, e o mesmo ficou incontrolavel, nas curvas com alierons, nao podia relar no comando do alieron que ele virava com tudo e afundava rapido, tirava um pouco o motor e afundava.
Estava com a lipo life(90g) na posicao do manual depois do tanque.
O cg diz que é 10cm na borda de ataque, ta muito dificil acertar o cg dele, tem hora que o cg diz que pesado no nariz tem hora que parece que esta pesado na calda, to perdido, sera que cg adiantado ou peso de nariz faz com que o aero fique descontrolado?
Ja tive experiencias parecidas com outros aeros com cg atrazado ou peso de cauda,estola tb com pouco comando,mas ao contrario voava pendurado com nariz pra cima e cauda pra baixo, ja no tucano ficou ao contrario, ele decolou normal, ja na primeira curva tentando fazer aberta com pouco comando ja estolou e afundou.
oque acham?[/quote:c44ce08711]
Uma curiosidade:
Onde você adquiriu o aero ? O acabamento do mesmo é bom ?
O motor asp .52 sobrou muito ou foi o ideal de potencia ?
Acha que roda com um asp .61 ?
O mesmo tem flap e trem de pouso retrátil ?
Digo, pois o meu sonho é montar um tucano, rss.
- fabitodoido
- membro
- Mensagens: 107
- Registrado em: Sáb Mai 14, 2011 4:40 pm
Para diogofuture ,ok aguardo foto
olha,amigo, tambem reparei que tinha muito peso de bico, fiz assim: minha life receptor de 90g, coloquei depois da mesa de servo em direcao claro da cauda, e adicionei 15g na cauda, com meio tanque ficou equilibrado de cabeça pra baixo,preciso testar como ficou.
Mas ainda meus profundores estao desalinhados empenados, preciso pensar em deixar com pesos em cima pra ver se alinham.
Espero que o cg esteja enfluenciando a má estabilidade de estolar de ponta de asa e afundar, vou tentar tambem como vc deixar o dual rate dos alierons menores.
valeu
olha,amigo, tambem reparei que tinha muito peso de bico, fiz assim: minha life receptor de 90g, coloquei depois da mesa de servo em direcao claro da cauda, e adicionei 15g na cauda, com meio tanque ficou equilibrado de cabeça pra baixo,preciso testar como ficou.
Mas ainda meus profundores estao desalinhados empenados, preciso pensar em deixar com pesos em cima pra ver se alinham.
Espero que o cg esteja enfluenciando a má estabilidade de estolar de ponta de asa e afundar, vou tentar tambem como vc deixar o dual rate dos alierons menores.
valeu
Fabio