Ajuda cg Tucano Phoenix models 40-55(resolvido)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
fabitodoido
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sáb Mai 14, 2011 4:40 pm

Ajuda cg Tucano Phoenix models 40-55(resolvido)

Mensagem por fabitodoido »

Amigos, vcs sempre me ajudam
Montei um tucano da phoenix models motor 40-55, de 1,55 env, motor asp 52, e servos futaba.

Fui estrear ele, e o mesmo ficou incontrolavel, nas curvas com alierons, nao podia relar no comando do alieron que ele virava com tudo e afundava rapido, tirava um pouco o motor e afundava.
Estava com a lipo life(90g) na posicao do manual depois do tanque.
O cg diz que é 10cm na borda de ataque, ta muito dificil acertar o cg dele, tem hora que o cg diz que pesado no nariz tem hora que parece que esta pesado na calda, to perdido, sera que cg adiantado ou peso de nariz faz com que o aero fique descontrolado?
Ja tive experiencias parecidas com outros aeros com cg atrazado ou peso de cauda,estola tb com pouco comando,mas ao contrario voava pendurado com nariz pra cima e cauda pra baixo, ja no tucano ficou ao contrario, ele decolou normal, ja na primeira curva tentando fazer aberta com pouco comando ja estolou e afundou.
oque acham?
Fabio
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Mensagem por The Borba »

Acertou CG pelo manual? Tucanos possuem asa trapezoidal eo acerto do CG não é só puxar 1/3 da corda e pronto.
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
reginaldoasa
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 3:36 pm
Localização: Sumare - SP

Mensagem por reginaldoasa »

Fabio, eu ja tive um tucano 120 da triones, e tive alguns probls tb, tive que colocar quase 200grs no motor pra deixar com peso de nariz, expo a 50% , e reduzir a 60% os comandos de aileron e produnfor... um pouco de peso de nariz, , não tem problema, se fosse de calda é muito pior... foi dureza, mas só assim ficou "voavel'. rs... boa sorte...
Avatar do usuário
fabitodoido
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sáb Mai 14, 2011 4:40 pm

Mensagem por fabitodoido »

estou tendo assim o cg, no meio da asa coloquei 1/3 da corda central,que diz o cg que se é 10cm, a partir dai tracei uma linha de 15cm na horinzontal desse cg, ae tento equilibrar com o dedo a partir dae, mas nao ta dando certo.
Fabio
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Mensagem por The Borba »

[quote:299367ead4="fabitodoido"]estou tendo assim o cg, no meio da asa coloquei 1/3 da corda central,que diz o cg que se é 10cm, a partir dai tracei uma linha de 15cm na horinzontal desse cg, ae tento equilibrar com o dedo a partir dae, mas nao ta dando certo.[/quote:299367ead4]

Modelos asa baixa, o CG deve ser acertado com ele de dorso, tu acertou com ele de dorso?
Aqui tem uma uma matéria sobre como achar o CG de asa trapeizodal. Na segunda ilustração mostra bem, mas, ainda acho que deveria seguir o manual do fabricante.
http://www.aeronline.com.br/revista/0206/calculo.htm
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
Avatar do usuário
fabitodoido
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sáb Mai 14, 2011 4:40 pm

Mensagem por fabitodoido »

Sera que meu profundor esta desalinhado? acho que o profundor esta torto com defeito, pois assim, quando alinho as duas partes moveis com a regua no meio de uma e no meio da outra, um lado do profundor fica com a ponta pra cima e o outro lado fica pra baixo, sera que esta tortura do profundor, pode deixar o aero arisco nas curvas? pois em reta nao afetou em nada.
Fabio
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Mensagem por The Borba »

[quote:66b4745869="fabitodoido"]Sera que meu profundor esta desalinhado? acho que o profundor esta torto com defeito, pois assim, quando alinho as duas partes moveis com a regua no meio de uma e no meio da outra, um lado do profundor fica com a ponta pra cima e o outro lado fica pra baixo, sera que esta tortura do profundor, pode deixar o aero arisco nas curvas? pois em reta nao afetou em nada.[/quote:66b4745869]

Pode que seja sim, conjuntos de estabilizadores tortos sempre geram tendências. Alinhe tudo e faça o teste.
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
diogofuture
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Qui Fev 24, 2011 5:10 pm
Localização: Joinville-sc

Mensagem por diogofuture »

Tenho o mesmo avião com a mesma motorização, no meu caso para ser controlavel eu esotu com 40% de comando, para acertar o cg uso uma bateria de lipo 2S 1000mah está em baixo da mesa de servos quase no fim da mesa, hoje de noite bato umas fotos de como está disposta e anexo ao topico.
Avatar do usuário
iurycatita
membro
Mensagens: 142
Registrado em: Seg Mai 19, 2008 11:22 pm
Localização: Araguari

Re: Ajuda cg Tucano Phoenix models 40-55

Mensagem por iurycatita »

[quote:c44ce08711="fabitodoido"]Amigos, vcs sempre me ajudam
Montei um tucano da phoenix models motor 40-55, de 1,55 env, motor asp 52, e servos futaba.

Fui estrear ele, e o mesmo ficou incontrolavel, nas curvas com alierons, nao podia relar no comando do alieron que ele virava com tudo e afundava rapido, tirava um pouco o motor e afundava.
Estava com a lipo life(90g) na posicao do manual depois do tanque.
O cg diz que é 10cm na borda de ataque, ta muito dificil acertar o cg dele, tem hora que o cg diz que pesado no nariz tem hora que parece que esta pesado na calda, to perdido, sera que cg adiantado ou peso de nariz faz com que o aero fique descontrolado?
Ja tive experiencias parecidas com outros aeros com cg atrazado ou peso de cauda,estola tb com pouco comando,mas ao contrario voava pendurado com nariz pra cima e cauda pra baixo, ja no tucano ficou ao contrario, ele decolou normal, ja na primeira curva tentando fazer aberta com pouco comando ja estolou e afundou.
oque acham?[/quote:c44ce08711]

Uma curiosidade:

Onde você adquiriu o aero ? O acabamento do mesmo é bom ?
O motor asp .52 sobrou muito ou foi o ideal de potencia ?
Acha que roda com um asp .61 ?
O mesmo tem flap e trem de pouso retrátil ?

Digo, pois o meu sonho é montar um tucano, rss.
Avatar do usuário
fabitodoido
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sáb Mai 14, 2011 4:40 pm

Mensagem por fabitodoido »

Para diogofuture ,ok aguardo foto
olha,amigo, tambem reparei que tinha muito peso de bico, fiz assim: minha life receptor de 90g, coloquei depois da mesa de servo em direcao claro da cauda, e adicionei 15g na cauda, com meio tanque ficou equilibrado de cabeça pra baixo,preciso testar como ficou.
Mas ainda meus profundores estao desalinhados empenados, preciso pensar em deixar com pesos em cima pra ver se alinham.
Espero que o cg esteja enfluenciando a má estabilidade de estolar de ponta de asa e afundar, vou tentar tambem como vc deixar o dual rate dos alierons menores.
valeu
Fabio
Responder