Ajuda cg Tucano Phoenix models 40-55(resolvido)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
fabitodoido
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sáb Mai 14, 2011 4:40 pm

Mensagem por fabitodoido »

adqueri na cidade que moro,casa do modelismo, era um kit que estava parado la a muito tempo,meu sonho tambem era um tucano, mas ainda nao tive tempo de testa-lo melhor, pelo pouco que testei, o motor sobrou potencia, pois passa ate das especificacoes.
Acabamento otimo, sem retrateis, quanto mais motor, mas tem que acertar o cg, e cg errado quase foi faltal pra meu aero, valeu
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Mensagem por The Borba »

[quote:c668a152be="fabitodoido"]Para diogofuture ,ok aguardo foto
olha,amigo, tambem reparei que tinha muito peso de bico, fiz assim: minha life receptor de 90g, coloquei depois da mesa de servo em direcao claro da cauda, e adicionei 15g na cauda, com meio tanque ficou equilibrado de cabeça pra baixo,preciso testar como ficou.
Mas ainda meus profundores estao desalinhados empenados, preciso pensar em deixar com pesos em cima pra ver se alinham.
Espero que o cg esteja enfluenciando a má estabilidade de estolar de ponta de asa e afundar, vou tentar tambem como vc deixar o dual rate dos alierons menores.
valeu[/quote:c668a152be]

So me responde uma coisa, tu tá acertando o CG com combustível no tanque?
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
Avatar do usuário
fabitodoido
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sáb Mai 14, 2011 4:40 pm

Mensagem por fabitodoido »

The Borba
Entao estou equilibrando com menos de meio tanque
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Mensagem por The Borba »

[quote:79e46c38c4="fabitodoido"]The Borba
Entao estou equilibrando com menos de meio tanque[/quote:79e46c38c4]

Mas, tu sabe que não se acerta o cg com combustível no tanque né? sempre tanque vazio a menos que o tanque fique atrás do cg, que não é o caso do seu tucano.
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
Avatar do usuário
fabitodoido
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sáb Mai 14, 2011 4:40 pm

Mensagem por fabitodoido »

verdade, mas fiquei com medo do cg adiantado,entao deixei pouco combustivel pra nao mudar muito.
valeu
Fabio
Avatar do usuário
fabitodoido
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sáb Mai 14, 2011 4:40 pm

Mensagem por fabitodoido »

Gente , vou deixar o dual rate bem pequeno e o exponencial bem negativo fo futaba, pra descobrir o porque de tanto estolar mesmo com pouco comando do alierons
Fabio
diogofuture
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Qui Fev 24, 2011 5:10 pm
Localização: Joinville-sc

Mensagem por diogofuture »

Seguinte esse avião é muito tranquilo quando possui pouco comando e exponencial no meu caso 30% D/R e 40 de EXP. vem praticamente sozinho para pouso, só vi estolar uma vez quando o motor apagou e estava longe e entei trazer o mais proximo possivel mais como estava perto do chão não aconteceu nada,

porem qualquer vento pouco mais forte fica impraticavel o voo com ele fica cheio de tendencias, a motorização dele fica perfeita com o asp52, com 75 % de stick o avião fica muito rapido, para pouso eu desacelero todo e venho ele vem que é uma manteiga só que tem que tomar cuidado pois as vezes ele pega velocidade muito facil quando vem descendo para pouso.
na questão das fotos, acabei esquecendo hoje quero ve se lembro e posto
Avatar do usuário
Luciano FC
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Sáb Ago 18, 2012 10:02 pm

Mensagem por Luciano FC »

Amigo eu tenho um Tucano da Phoenix e o mesmo está com uma Motor OS 52 4 tempos.Para ver o CG é colocar o aero de dorso e sem combustível.Não tem erro.Este Tucano é muito dócil,mas com pouco comando.Pelo que vc descreveu,e diga-se de passagem passei por isso no primeiro vôo,aparentemente vc está voando com muito comando de Aileron.Muito comando de aileron neste aero o vôo fica muito arisco.Ele fecha na curva e afunda mesmo.Coloque um Dual Rate com exponencial e vc vai ver que esta Tucaninho é muito bom de vôo e bem dócil pra pouso também.
Avatar do usuário
fabitodoido
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sáb Mai 14, 2011 4:40 pm

Mensagem por fabitodoido »

valeu amigos,vou usar as dicas e testar
Fabio
Avatar do usuário
fabitodoido
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sáb Mai 14, 2011 4:40 pm

Mensagem por fabitodoido »

Ae amigos, fiz dois voos testes no parque da cidade aqui de jundiai,sp,
cg ficou legal com lipo life atras da mesa de servos, ja o exponenciais de 40% e dual 40% nos alierons, ficou bom, exponencial tambem no profundor de 50%.
Proximo testes , usar o flaperon pra diminuir a velocidade de pouso, pois ta passando quase da pista.
O asp 52, ficou com uma boa sobra para arremetidas de pouso ,etc.
Fazendo curvas com menos comando deixou o aero mais pilotavel,mas ainda requer prestar bastante atencao no voo.
Ja o pouso depois de alinhado vem firme com pouco acelerador.
Obrigado a todos
Responder