Posição do motor e torque?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Posição do motor e torque?

Mensagem por Raketrinike »

olá amigos estou com uma duvida.. que posição o motor deve ficar? com o bico mais pra baixo, reto, pra direita, esquerda ou pra cima?

outra questão é o toque é verdade que mesmo o motor estando em linha reta ele tem a tendencia de puchar pro lado?

obrigado desde já .
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Pesquise por Downthrust
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

Sim..
Em alguns aeros, ja vem com algumas alteracoes de fabrica para minimizar o torque...
Como uma pequena inclinacao para a direita da parede de fogo, olhando por tras, para minimizar a puxada para a esquerda do torque do motor.
Normalmente isso ocorre com motores maiores e principalmente motores a gasolina.

Eu ouvi mtos casos de colocar arroelas na fixacao do motor para minimizar.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=422764
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

no meu caso que é um motor 46 O.s Max sera que existe este torque? porque quando acelera o aviao pende pra esquerda, e sobe também..
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:2c7975f6b8="Raketrinike"]no meu caso que é um motor 46 O.s Max sera que existe este torque? porque quando acelera o aviao pende pra esquerda, e sobe também..[/quote:2c7975f6b8]

Ai Deus...

Será que existe? Será que seu motor foi concebido em outro universo em que as leis da Física são diferentes???

Será???

Hum???

Heim????????
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

O que me deixa ainda mais impressionado é que eu tive em uma aula de Física do colegial uma matéria que mostrava o efeito giroscópico.

Será que essa terra tupiniquim de semi analfabetos está chegando a um ponto que o básico do básico nem é mostrado????
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

Olha Marco, eu iniciei no Aeromodelo a menos de 1 mês nem voar eu sei ainda.. agora se você se sente no direito de tirar uma com a cara de quem não entende quase nada, ok.. e parabéns por entender, queria ser assim como você ai não precisaria perguntar pra ninguém..

Obrigado pela sua ajuda.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Jovem, o que foi dito é que isso não é algo inerente ao aeromodelismo ou ao voo..

É a terceira lei de Newton: Toda ação produz uma reação.. Isso é praticamente matéria obrigatória da primeira aula de física de qualquer escola do mundo.

Se a hélice gira pra direita, o avião tende a rolar para esquerda..
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

[quote:0828b36c8b="Raketrinike"]Olha Marco, eu iniciei no Aeromodelo a menos de 1 mês nem voar eu sei ainda.. agora se você se sente no direito de tirar uma com a cara de quem não entende quase nada, ok.. e parabéns por entender, queria ser assim como você ai não precisaria perguntar pra ninguém..

Obrigado pela sua ajuda.[/quote:0828b36c8b]Entendo a posição do Marco, ele é ranzinza mesmo, mas mesmo assim colocou um link em que ele próprio explicava sobre o efeito, e voce volta e pergunta a mesma coisa, ao que parece nem se deu ao trabalho de abrir o link.
Assim também fica difícil.
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
Responder