sobre starter

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
marcoacmacedo
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Sáb Jul 14, 2012 10:01 pm
Localização: Araçatuba

sobre starter

Mensagem por marcoacmacedo »

pessoal, to começando no hobby, to gostando. Tenho um avião albatroz asa alta, com motor os ax .55
até hoje ele nunca falhou, pega só girando a helice com um pedaço de madeira ou com uma chave de fenda. mesmo assim, meu treinador me aconselho a ir atrás de
um starter, então eu vou. e a minha dúvida é a seguinte:
Tem os starter da hobbico 0.90 e 1.80 hi-torque. Pelo que entendi, a vantagem do 1.80 é que ele gira motores maiores, sendo que, então, um 0.90 estaria de bom tamanho para o meu motor. Contudo, na internet é póssível encontrar o 1.80 com uma diferença de poucos reais. Pensando em no futuro comprar aviões com motores maiores é uma boa comprar o 1,80, então vou fazer isso. Mas me ocorreu que, sendo meu motor 0.55, talves o 1,80 seja muito forte para ele. entao, o 1,80 é muito "forte para o meu motor"? pode avaria-lo quando for gira-lo por ser muito forte? ou tanto faz para ele ser 0.90 ou 1.80. valeu
Avatar do usuário
heitorc
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Dom Out 23, 2011 6:35 pm
Localização: Porto Alegre,RS

Mensagem por heitorc »

Eu tenho um motor O.S. MAX-55AX-BE e uso um starter elétrico Hobbico 180, e não tenho nenhum tipo de problema. Motor BE é meio chato de fazer pegar na mão. Comprei um 180 também pensando no futuro. Se o motor afogar não tem perigo, o starter patina no spinner.
diogofuture
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Qui Fev 24, 2011 5:10 pm
Localização: Joinville-sc

Mensagem por diogofuture »

O Hobbico 1.80 roda sem problemas motores menores, caso venha adquir um avião maior já teras um starter que vai dar conta.

Só toma cuidado com o calço mecanico que pode ocorrer quando se usa o starter.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:5833108d8d="diogofuture"]
Só toma cuidado com o calço mecanico que pode ocorrer quando se usa o starter.[/quote:5833108d8d]

na verdade chama-se calco hidráulico, quando a camara de explosão fica cheia de combustível na forma líquida.
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
thiagopdn
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Set 05, 2012 3:19 pm
Localização: Goiania

Mensagem por thiagopdn »

Starter vicia o motor, se seu motor pega so girando manualmente, não recomendo usar starter
Avatar do usuário
heitorc
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Dom Out 23, 2011 6:35 pm
Localização: Porto Alegre,RS

Mensagem por heitorc »

Eu não imagino como o starter pode viciar o motor ... , mas eu estou viciado em usar o starter, aliás nunca aprendi direito a fazer funcionar o motor na partida com sticker. Tempos modernos.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:1b5e761f5b=""]Starter vicia o motor[/quote:1b5e761f5b]

lenda urbana...

[b:1b5e761f5b]o equipamento mais valioso que voce tem no hobbie são seus dedos...[/b:1b5e761f5b]
uso starter até pra motor 100cc gasolina. nunca tive nenhum motor "viciado"em 25 anos de janela...
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
diogofuture
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Qui Fev 24, 2011 5:10 pm
Localização: Joinville-sc

Mensagem por diogofuture »

[quote:3c2c34f183="twinbmf"][quote:3c2c34f183="diogofuture"]
Só toma cuidado com o calço mecanico que pode ocorrer quando se usa o starter.[/quote:3c2c34f183]

na verdade chama-se calco hidráulico, quando a camara de explosão fica cheia de combustível na forma líquida.
ABRACOS[/quote:3c2c34f183]

Foi apenas uma gafe ao digitar, obrigado pela correção.
Jose Marcos Coelho
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Sex Jul 11, 2008 1:28 pm
Localização: Valinhos/SP

Mensagem por Jose Marcos Coelho »

[quote:267620a106="thiagopdn"]Starter vicia o motor, se seu motor pega so girando manualmente, não recomendo usar starter[/quote:267620a106]

Interessante como neste hobby existem lendas e mitos. Gostaria de saber se alguém liga o próprio carro se não com o motor de partida, que é o nosso starter. Outra coisa que ouço com frequência é que starter estraga o rolamento. Outra bobagem, starter serve para girar o motor de maneira segura, sem colocar sues dedos em risco.
Responder