Combustível Glow de Helicoptero em Motor de Avião.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Gustavo Valle
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Out 22, 2012 12:31 pm

Combustível Glow de Helicoptero em Motor de Avião.

Mensagem por Gustavo Valle »

Recentemente comprei fui à uma loja de aeromodelismo e adquiri o combustível wildcat helimix 15% nitro, porém na intenção de usá-lo em avião. Escolhi esse combustível pela porcentagem de nitrometado, pois as demais opções só me ofereciam 10%.
Usei dois tanques de 10oz desse combustível em um motor glow asp 52 novo (em amaciamento) e tenho sentido algumas dificuldades na regulagem.
Entrei em contato com um aeromodelista experiente em busca de dicas de regulagem e ele me disse que não se pode usar combustível de helicoptero em motor de avião, pois o óleo utilizado é diferente e com a temperatura muda a sua consistência dificultando a regulagem e também podendo causar danos ao motor.
Essa informação procede? Devo comprar outro combustível ou posso continuar utilizando esse galão até o fim?
Abraço a todos e agradeço desde já a ajuda.
Avatar do usuário
teusrox
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Dom Mar 25, 2012 5:09 am
Localização: Santa Rita do Araguaia - Goiás
Contato:

Mensagem por teusrox »

Procede sim.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

eu usei este mesmo glow no meu os 46ax sem problemas...
Avatar do usuário
Wellington_BH
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 6:11 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Wellington_BH »

Meu OS 120-AX sempre gostou desse glow, meu bolso é que não. Observe que a quantidade de óleo é maior, não apenas o nitro. Mas já usei também o premium que tem maior quantidade de óleo pra avião mesmo, sem problema de regulagem.
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

EU uso desde sempre wildcat 15/18 helimix no meu OS BG-X, e já uso ele a uns bons 15 ou 16 anos, aliás o combustível que mais deu certo nele foi esse.
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Gustavo Valle
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Out 22, 2012 12:31 pm

Mensagem por Gustavo Valle »

Muito Obrigado pelas participações. Continuarei usando-o com tranquilidade daqui para frente. E tentarei ajustar a regulagem da agulha do ar para encontrar o ponto certo do aero. Grato a todos e ótimos vôos !
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Gustavo,
Hoje em dia existe uma variedade quase infinita de combustíveis e usar o termo 'combustível de helicóptero' é muito genérico e pouco esclaredor. É importante sempre ver a proporção de nitro e de óleo e o tipo de óleo (se é sintético ou castor ou mistura dos dois o que é mais comum).
O óleo castor (ou rícinio, ou manona) resiste bem a altas temperaturas mas forma muita borra no motor. Já o sintético suja muito menos e, diziam, não era tão bom para suportar altas temperaturas. Sinceramente, acho que isso se tornou lenda pois os combustíveis de heli tem muito sintético e trabalham muito quentes.
Quando seu combustível acabar, sugiro experimentar um galão dos combustíveis da Morgan com 10% de nitro (pode ser o Omega 10% ou o Cool Power 10%). Cara, vc não precisará de mais de 10% no seu motor e estes combustíveis são formidáveis. Só uso eles a uns 5 anos e vôo OS120 4T, OS 70 4T, OS 30 4T, Super Tigre 45, Saito 180, Saito 56, Webra 55 heli.
Já usei wildcat. É um bom combustível, mas os da Morgan são melhores.
Gustavo Valle
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Out 22, 2012 12:31 pm

Mensagem por Gustavo Valle »

Múcio,

Muito obrigado mesmo pelas suas explicações e pela sugestão! Agora você me esclareceu a diferença entre os óleos de forma clara e com sabedoria.
Vou seguir seu conselho, irei esperar acabar esse galão e partir para o combustível 10% nitro da Morgan.
Espero um dia atingir esse nível de experiência, saber falar com essa autoridade e quem sabe aprender alguns macetes para poder lhe retrubuir a ajuda que me deu.
Parabéns e obrigado mais uma vez!
Responder