Construção do funfly Hots perfilado

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

É que sempre vejo videos do pessoal ensinado entelar com estes produtos termo sensiveis e usando um ferrinho (que por acaso eu não tenho mas estou pensando em comprar)
Mas pelo jeito seria melhor comprar um soprador térmico para fazer a entelagem com o vinil, é isto ?

Sereno, vou tentar dar uma passada nas lojas de Sign aqui na minha cidade, se não conseguir nada neste preço que vc falou, vou te mandar uma mp para vc me dizer onde eu encontro ai na sua cidade..
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

cara.... até o ferro de passar roupas ja ajuda, mais isso e depois que ja ta entelado...
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Estou perguntando, pq uma vez quebrei um profundor de um aero que eu tinha aqui e ranquei toda a entelagem pra arrumar, depois não conseguia fazer a entelagem dele pq eu colava e quando eu ia puxando para colar o restante, etc.. ai ele soltava lá na ponta e eu ia puxar na ponta soltava a outra, etc.. ai tentei passar o ferro para ver se grudava mais, mas não virou nada. No fim colei mais ou menos e tentei dar uma aquecida com o ferro para ver se esticava mais, melhorou, mas logo no primeiro voo começou a soltar tudo..
Como eu sempre fiz aeros de isopor mais leves, a unica vez que entelei no isopor eu colava a fita de embalagem e jogava o vinil por cima, mas fica muito pesado, não compensa muito.
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

[quote:758e387f2c="alissongc2000"]Estou perguntando, pq uma vez quebrei um profundor de um aero que eu tinha aqui e ranquei toda a entelagem pra arrumar, depois não conseguia fazer a entelagem dele pq eu colava e quando eu ia puxando para colar o restante, etc.. ai ele soltava lá na ponta e eu ia puxar na ponta soltava a outra, etc.. ai tentei passar o ferro para ver se grudava mais, mas não virou nada. No fim colei mais ou menos e tentei dar uma aquecida com o ferro para ver se esticava mais, melhorou, mas logo no primeiro voo começou a soltar tudo..
Como eu sempre fiz aeros de isopor mais leves, a unica vez que entelei no isopor eu colava a fita de embalagem e jogava o vinil por cima, mas fica muito pesado, não compensa muito.[/quote:758e387f2c]

Normalmente a entelagem só funciona na primeira.... depois que a balsa pega poeira e oleo fica mais dificil...
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:6eb314f928="Sereno"]A construção da asa é a parte mais fácil do processo.

...

Utilizei uns borrifos de etanol sobre a parte externa, depois de seca a cola, para facilitar a curvatura. Alguns usam água morna com amoníaco ou somente água. No BF coloquei outra casquinha de 5cm sobre a balsa e o isopor e depois colei os capstrips. A parte central foram colados duas lâminas uma em cima e outra embaixo e foram abertos os locais dos servos onde colei os suportes feitos de compensado 4mm. Mais à frente dos servos, no lado direito visto por baixo, abri um espaço de 10 x 8cm para acomodação do RX e do pack de baterias. A tampa foi feita com compensado feito em casa com 3 lâminas de figueira coladas cruzadas e prensadas. Dá menos que 3mm e ele companha a curvatura da asa. Com o industrial de 4mm não dá.[/quote:6eb314f928]

Tenho mais algumas dúvidas, desculpe a perguntação, é que estou tentando levantar todas as informações antes de colocar a mão na massa, pois ai posso pegar tudo o que vou precisar de uma vez e tentar construi-lo de uma vez em um FDS.

1.) A colagem da casquinha de fiqueira sobre o isopor é feita com qual cola ?

2.) A fiqueira pode ser usada para a parte da fuseca também, ou seria melhor a balsa de 1/16 mesmo ?

3.) O comprensado que vc usou no doubler, é o litewood ou pode ser o de marceneiro mesmo (comprensado naval) ? Além disto, gostaria de saber se somente vai o comprensado por fora da fuselagem ou vai por dentro também, pois pela foto, parece que somente vai dois pauzinhos ali onde o motor pega no isopor e o principal reforço do montante é o doubler que vai por fora.. é isto ?

4.) lá no leme, vc usa uma balsa também para fazer a fixação da dobradiça, do mesmo modo que é feito na asa para fixação do aileron ?

5.) Quando vc diz: "Utilizei uns borrifos de etanol sobre a parte externa, depois de seca a cola, para facilitar a curvatura.", vc está se referindo a forma de dobrar a casquinha de fiqueira sobre o bordo de ataque ?
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

1.) A colagem da casquinha de fiqueira sobre o isopor é feita com qual cola ?

[b:b0925196f1]Se tiver paciencia use cola branca e prense a peça[/b:b0925196f1]

2.) A fiqueira pode ser usada para a parte da fuseca também, ou seria melhor a balsa de 1/16 mesmo ?

[b:b0925196f1]O meu foi feito todo com figueira, não chapeei nada em balsa. [/b:b0925196f1]

3.) O comprensado que vc usou no doubler, é o litewood ou pode ser o de marceneiro mesmo (comprensado naval) ? Além disto, gostaria de saber se somente vai o comprensado por fora da fuselagem ou vai por dentro também, pois pela foto, parece que somente vai dois pauzinhos ali onde o motor pega no isopor e o principal reforço do montante é o doubler que vai por fora.. é isto ?

[b:b0925196f1]O meu foi usado maciço somente no berço do motor e as duas chapas por fora. [/b:b0925196f1]

4.) lá no leme, vc usa uma balsa também para fazer a fixação da dobradiça, do mesmo modo que é feito na asa para fixação do aileron ?

[b:b0925196f1]não entendi. Meu leme é todo em balsa. [/b:b0925196f1]

5.) Quando voce diz: "Utilizei uns borrifos de etanol sobre a parte externa, depois de seca a cola, para facilitar a curvatura.", vc está se referindo a forma de dobrar a casquinha de fiqueira sobre o bordo de ataque ?

[b:b0925196f1]Se você usar cola branca, ela já é bem úmida e com cuidado você consegue fazer a curvatura legal.[/b:b0925196f1]
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:ee282cdfe6="offsyde"]

4.) lá no leme, vc usa uma balsa também para fazer a fixação da dobradiça, do mesmo modo que é feito na asa para fixação do aileron ?

[b:ee282cdfe6]não entendi. Meu leme é todo em balsa. [/b:ee282cdfe6]
[/quote:ee282cdfe6]

Realmente eu fiquei pensando uma coisa fui perguntar uma coisa e acabei perguntando outra.... :oops:

O que eu queria saber é se a fixação do leme na fuselagem é somente feita direto no isopor mesmo, sem nenhum reforço ? E acresento ainda qual a melhor cola para usar neste caso, de colar a balsa no isopor? mando a cola branca mesmo e prenso ?
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

[quote:4d4dd7e5b3="alissongc2000"][quote:4d4dd7e5b3="offsyde"]

4.) lá no leme, vc usa uma balsa também para fazer a fixação da dobradiça, do mesmo modo que é feito na asa para fixação do aileron ?

[b:4d4dd7e5b3]não entendi. Meu leme é todo em balsa. [/b:4d4dd7e5b3]
[/quote:4d4dd7e5b3]

Realmente eu fiquei pensando uma coisa fui perguntar uma coisa e acabei perguntando outra.... :oops:

O que eu queria saber é se a fixação do leme na fuselagem é somente feita direto no isopor mesmo, sem nenhum reforço ? E acresento ainda qual a melhor cola para usar neste caso, de colar a balsa no isopor? mando a cola branca mesmo e prenso ?[/quote:4d4dd7e5b3]

Eu prefiro cola branca pelo peso e pelo preço....rs... passa uma mão em cada parte a ser colada e prensa... não vai te dar trabalho...
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
Avatar do usuário
Sereno
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto, SP

Mensagem por Sereno »

[quote:84b781a651="alissongc2000"]
Mas pelo jeito seria melhor comprar um soprador térmico para fazer a entelagem com o vinil, é isto ?[/quote:84b781a651]



Alisson, veja esse passo-a-passo de entelagem com vinil no site da Hobbys. Dá para você ter uma idéia do processo e ver que é fácil demais.


http://hobbys.com.br/capeletricentelagem.htm
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Comprei a casquinha de figueira! Deu um trabalhão para encontrar, fui em pelo menos 5 lojas de marceneiros e nenhuma trabalha mais com o produto, (encontrei em uma lá da zona norte), pois hoje em dia já estão vendendo o MDF pronto, já com a casquinha. Mas paguei barato, R$12,00 vem na medida 2,80 x 0,30. Encontrei aqui em uma oficina para camihões um pedaço de compensado naval de 1/2 (que é usado nos assoalhos das carretas) para fazer o cowl, vou cortar e ver se não fica muito pesado.

Será que dá para fazer o produndor, leme e ailerons com outros materiais que não seja a balsa ? Para baratear um pouco mais ?
Responder