Novidade - Evolution 10GX - agora também 15GX , 20GX e 33GX
- brunofporto
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Quanto a quebra de montantes e vibração excessiva um dos usuários do RCGroups fala de um parafuso da um escape tipo pitts dele que quebrou ([url=http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?p=23863479&postcount=353]neste post[/url]). E o Pete Bergstrom (da equipe de desenvolvimento de motores Evolution) responde que nunca havia visto vibração tão forte assim, que provavelmente o usuário estaria amaciando o motor em uma regulagem muito rica ([url=http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?p=23863479&postcount=354]neste post[/url])
O próprio manual NÃO RECOMENDA usar o motor com regulagem muito rica durante o amaciamento pois isso pode danificar a biela, página 10:
[quote:52f559343f]Breaking in an ABC piston and liner by running it rich does not provide the necessary parts growth to accomplish the needed piston and liner fitting. Using a rich needle setting does not allow for proper expansion of the liner, resulting in the connecting rod receiving the full force of the piston when it moves past Top Dead Center (TDC). Allowing the engine to heat up will expand the liner and reduce the load on the connecting rod, ensuring a proper engine break-in. Doing the break-in with a light load on the engine (e.g. a smaller than normal propeller) makes this task much easier.[/quote:52f559343f]
Dizem depois do ultimo passo (ainda na ágina 10) que não tem problemas estar um pouco rico, mas se estiver engasgando (misfiring) em voo que pouse o avião e regule um ou dois cliques para mais pobre (fechando a agulha).
Então se está tendo vibração excessiva, provavelmente está muito rico :D Mas é óbvio que esse motor vibra mais e concordo plenamente que é bom verificar tudo (parafusos, montante, mangueiras, etc.) em cada voo.
O próprio manual NÃO RECOMENDA usar o motor com regulagem muito rica durante o amaciamento pois isso pode danificar a biela, página 10:
[quote:52f559343f]Breaking in an ABC piston and liner by running it rich does not provide the necessary parts growth to accomplish the needed piston and liner fitting. Using a rich needle setting does not allow for proper expansion of the liner, resulting in the connecting rod receiving the full force of the piston when it moves past Top Dead Center (TDC). Allowing the engine to heat up will expand the liner and reduce the load on the connecting rod, ensuring a proper engine break-in. Doing the break-in with a light load on the engine (e.g. a smaller than normal propeller) makes this task much easier.[/quote:52f559343f]
Dizem depois do ultimo passo (ainda na ágina 10) que não tem problemas estar um pouco rico, mas se estiver engasgando (misfiring) em voo que pouse o avião e regule um ou dois cliques para mais pobre (fechando a agulha).
Então se está tendo vibração excessiva, provavelmente está muito rico :D Mas é óbvio que esse motor vibra mais e concordo plenamente que é bom verificar tudo (parafusos, montante, mangueiras, etc.) em cada voo.
[quote:00a13fd967="brunofporto"]Quanto a quebra de montantes e vibração excessiva um dos usuários do RCGroups fala de um parafuso da um escape tipo pitts dele que quebrou ([url=http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?p=23863479&postcount=353]neste post[/url]). E o Pete Bergstrom (da equipe de desenvolvimento de motores Evolution) responde que nunca havia visto vibração tão forte assim, que provavelmente o usuário estaria amaciando o motor em uma regulagem muito rica ([url=http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?p=23863479&postcount=354]neste post[/url])
O próprio manual NÃO RECOMENDA usar o motor com regulagem muito rica durante o amaciamento pois isso pode danificar a biela, página 10:
[quote:00a13fd967]Breaking in an ABC piston and liner by running it rich does not provide the necessary parts growth to accomplish the needed piston and liner fitting. Using a rich needle setting does not allow for proper expansion of the liner, resulting in the connecting rod receiving the full force of the piston when it moves past Top Dead Center (TDC). Allowing the engine to heat up will expand the liner and reduce the load on the connecting rod, ensuring a proper engine break-in. Doing the break-in with a light load on the engine (e.g. a smaller than normal propeller) makes this task much easier.[/quote:00a13fd967]
Dizem depois do ultimo passo (ainda na ágina 10) que não tem problemas estar um pouco rico, mas se estiver engasgando (misfiring) em voo que pouse o avião e regule um ou dois cliques para mais pobre (fechando a agulha).
Então se está tendo vibração excessiva, provavelmente está muito rico :D Mas é óbvio que esse motor vibra mais e concordo plenamente que é bom verificar tudo (parafusos, montante, mangueiras, etc.) em cada voo.[/quote:00a13fd967]
Companheiro, poderia informar aonde comprou o meridian ?? aqui eu no Brasil eu já procurei e ninguém tem !
O próprio manual NÃO RECOMENDA usar o motor com regulagem muito rica durante o amaciamento pois isso pode danificar a biela, página 10:
[quote:00a13fd967]Breaking in an ABC piston and liner by running it rich does not provide the necessary parts growth to accomplish the needed piston and liner fitting. Using a rich needle setting does not allow for proper expansion of the liner, resulting in the connecting rod receiving the full force of the piston when it moves past Top Dead Center (TDC). Allowing the engine to heat up will expand the liner and reduce the load on the connecting rod, ensuring a proper engine break-in. Doing the break-in with a light load on the engine (e.g. a smaller than normal propeller) makes this task much easier.[/quote:00a13fd967]
Dizem depois do ultimo passo (ainda na ágina 10) que não tem problemas estar um pouco rico, mas se estiver engasgando (misfiring) em voo que pouse o avião e regule um ou dois cliques para mais pobre (fechando a agulha).
Então se está tendo vibração excessiva, provavelmente está muito rico :D Mas é óbvio que esse motor vibra mais e concordo plenamente que é bom verificar tudo (parafusos, montante, mangueiras, etc.) em cada voo.[/quote:00a13fd967]
Companheiro, poderia informar aonde comprou o meridian ?? aqui eu no Brasil eu já procurei e ninguém tem !
- brunofporto
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[quote:efc1d58bfd="Bakker"] Companheiro, poderia informar aonde comprou o meridian ?? aqui eu no Brasil eu já procurei e ninguém tem ![/quote:efc1d58bfd]
Desculpa! Havia esquecido de te responder isso.
Comprei em Orlando na GravesRC e trouxe a caixa como bagagem despachada. Declarei na receita o rádio (um Futaba 8JA) motor e avião (US$ 710 mais ou menos) e paguei R$ 210 de imposto.
Desculpa! Havia esquecido de te responder isso.
Comprei em Orlando na GravesRC e trouxe a caixa como bagagem despachada. Declarei na receita o rádio (um Futaba 8JA) motor e avião (US$ 710 mais ou menos) e paguei R$ 210 de imposto.
- brunofporto
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[quote:e7430dcd0b="teusrox"]Galera, sabem me dizer se o EVO de voces está com um vazamento de Oleo preto no escape?
Se esta qual seria o motivo?[/quote:e7430dcd0b]
Isso está bem discutido no fórum RCGroups, em inglês.
Basicamente são os resíduos de alumínio (do pistão) e cromo (do tratamento superficial da camisa). São normais durante o amaciamento e devem sumir depois de umas 9 horas de uso (incluindo o amaciamento de 4 horas).
Essa meleca?
[img:e7430dcd0b]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/2/7/6/6/7/0/a5408259-159-DSC00721.jpg[/img:e7430dcd0b]
Se esta qual seria o motivo?[/quote:e7430dcd0b]
Isso está bem discutido no fórum RCGroups, em inglês.
Basicamente são os resíduos de alumínio (do pistão) e cromo (do tratamento superficial da camisa). São normais durante o amaciamento e devem sumir depois de umas 9 horas de uso (incluindo o amaciamento de 4 horas).
Essa meleca?
[img:e7430dcd0b]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/2/7/6/6/7/0/a5408259-159-DSC00721.jpg[/img:e7430dcd0b]
- brunofporto
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Empuxo estático (medidos em solo, em voo deve ser ligeiramente maior) de acordo com [url=http://www.rcuniverse.com/forum/fb.asp?m=11398674]Pete Bergstrom[/url]
10 x 6 @ 13,900 = 5.8 lbs =2.63 kgf
11 x 6 @ 11,800 = 5.9 lbs = 2.68 kgf
12 x 6 @ 10,500 = 6.2 lbs = 2.81 kgf
13 x 6 @ 9,800 = 7.2 lbs = 3.27 kgf (helice recomendada para o Meridian 10cc)
13 x 8 @ 8,500 = 6.4 lbs = 2.90 kgf
10 x 6 @ 13,900 = 5.8 lbs =2.63 kgf
11 x 6 @ 11,800 = 5.9 lbs = 2.68 kgf
12 x 6 @ 10,500 = 6.2 lbs = 2.81 kgf
13 x 6 @ 9,800 = 7.2 lbs = 3.27 kgf (helice recomendada para o Meridian 10cc)
13 x 8 @ 8,500 = 6.4 lbs = 2.90 kgf
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Bruno, lindo mesmo esse meridian, mas vai uma dica
pode notar nas fotos que ele vai um espaçador (ou extensão) entre o escape e o bloco do motor, para que o escape fique longe da fuselagem, esse espaçador vc pode pegar os que são usados nos motores OS 46 e 55 AX, com os parafusos também maiores, acho que da pouco mais de 1cm essa distancia, ai é só usar as duas juntas que vem no evo.
é igual o da foto abaixo que peguei na net.
pode notar nas fotos que ele vai um espaçador (ou extensão) entre o escape e o bloco do motor, para que o escape fique longe da fuselagem, esse espaçador vc pode pegar os que são usados nos motores OS 46 e 55 AX, com os parafusos também maiores, acho que da pouco mais de 1cm essa distancia, ai é só usar as duas juntas que vem no evo.
é igual o da foto abaixo que peguei na net.
- Anexos
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- espaçador.jpg (21.65 KiB) Exibido 7851 vezes
Em constante aprendizado
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[quote:2d5f266404="brunofporto"]Empuxo estático (medidos em solo, em voo deve ser ligeiramente maior) de acordo com [url=http://www.rcuniverse.com/forum/fb.asp?m=11398674]Pete Bergstrom[/url]
10 x 6 @ 13,900 = 5.8 lbs =2.63 kgf
11 x 6 @ 11,800 = 5.9 lbs = 2.68 kgf
12 x 6 @ 10,500 = 6.2 lbs = 2.81 kgf
13 x 6 @ 9,800 = 7.2 lbs = 3.27 kgf (helice recomendada para o Meridian 10cc)
13 x 8 @ 8,500 = 6.4 lbs = 2.90 kgf[/quote:2d5f266404]
Ele não menciona nada com helices de passo 7??
to usando a 11x7, mas gastei 2 tanques com 10x6 no solo.
10 x 6 @ 13,900 = 5.8 lbs =2.63 kgf
11 x 6 @ 11,800 = 5.9 lbs = 2.68 kgf
12 x 6 @ 10,500 = 6.2 lbs = 2.81 kgf
13 x 6 @ 9,800 = 7.2 lbs = 3.27 kgf (helice recomendada para o Meridian 10cc)
13 x 8 @ 8,500 = 6.4 lbs = 2.90 kgf[/quote:2d5f266404]
Ele não menciona nada com helices de passo 7??
to usando a 11x7, mas gastei 2 tanques com 10x6 no solo.
Em constante aprendizado