Novidade - Evolution 10GX - agora também 15GX , 20GX e 33GX

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:68897aa999="brunofporto"] Os servos estavam oscilando de maneira estranha ao dar comandos mais rápidos ou em fim de curso. Era tensão muito alta da bateria, o receptor até pode aguentar 7.8v mas não os servos. [/quote:68897aa999]

Você não está usando Life (6.6v) pelo que vi nas fotos?

Claro que Lipo os servos não vão aguentar, mas Life era para aguentar. Eu uso Life nos meus S3004 há 1 ano sem problema algum.

No mais, belo avião, parabéns!
André Lima
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Fev 10, 2011 5:18 pm
Localização: Holambra - SP

Mensagem por André Lima »

PELAMORDEDEUS Bruno, tire aquele clevis do acelerador ou voce vai ficar sem avião.

O clevis que vai lá é o METÁLICO... Pense... atrito do metal do braço do acelerador como o plastico do pino do clevis... o que vc acha que vai acontecer !!! vai cortar né !!!

O clevis de plastico deve ficar no braço do servo sem problemas... plastico com plastico... Pense nisso....

Tirando isso o avião tá lindo cara.... Parabens...
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:f3dcd8b8af="André Lima"]PELAMORDEDEUS Bruno, tire aquele clevis do acelerador ou voce vai ficar sem avião.

O clevis que vai lá é o METÁLICO... Pense... atrito do metal do braço do acelerador como o plastico do pino do clevis... o que vc acha que vai acontecer !!! vai cortar né !!!

O clevis de plastico deve ficar no braço do servo sem problemas... plastico com plastico... Pense nisso....

Tirando isso o avião tá lindo cara.... Parabens...[/quote:f3dcd8b8af]

Na verdade, pelo fato da ignição, o ideal seria fazer ele plástico, usando lazer rod:

[img:f3dcd8b8af]http://www.hobbyline.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/b/c/bc1c79f73c967548f31b9cb3e5e076be.jpg[/img:f3dcd8b8af]

[img:f3dcd8b8af]http://www.twohobbies.com.br/532-660-large/lazer-push-rod-36.jpg[/img:f3dcd8b8af]

Ele tira o original, passa o vermelho e cola, que vai servir de guia. O link que passar dentro é plástico e nas pontas os clevis rosqueados.
Avatar do usuário
brunofporto
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qui Fev 14, 2013 3:19 pm
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por brunofporto »

Paulinho, obrigado!

Quanto ao RX estár muito próximo, não tem muito onde coloar o receptor. Vou fazer os testes de alcance do rádio com o motor ligado em diferentes rotações também e ver no que dá. Como o avião foi projetado em torno deste motor eu segui as recomendações do manual pra posicionar os componentes. A unica mudança é que a bateria do rádio não coube horizontalmente dentro da fuselagem, por isso está alinhada no eixo longitudinal. Vamos ver no que dá, se passar no teste de alcance acho que não deve dar problemas. A unidade de ignição é bem isolada eletrônicamente, pelo menos na aparência :D

Bakker, obrigado!

Lumberjack, sim estou usando LiFe mesmo. Mas os servos tem uma tensão máxima de 6v, o que a bateria quando bem carregada ultrapassa fácil. Não tinha certeza se era esse o problema mas como já tinha lido a respeito disso pra servos de outra marca (problema muito parecido com o meu) comprei o UBEC e realmente resolveu. O comportamento dos servos ficou normal, sem a oscilação de "sub amortecido" que tava antes ou movimentos erráticos em fim de curso sob carga. Fiquei preocupado depois com a corrente do UBEC, que é de apenas 3A, pois são 7 servos. Fui atrás de mais informações e descobri que esse servos em pico de carga drenam cerca de 600mA, mas o servo do acelerador não tem uma carga tão pesada e os dos flapes não são usados com frequência então acho que não devo ultrapassar os 3A do UBEC.

André,

Já >quase< perdi um avião, na época dos meus 72Mhz justamente por usar clevis metálico. A vibração do metal com metal tendo uma pequena folga pode criar interferência no sistema de rádio (pelo menos naqueles de 72Mhz, não sei esses 2.4ghz são coisa nova pra mim). Além de possível interferência com o sistema de ignição como bem disse o Lumberjack.

Outro problema de se usar clévis metálico é que com a vibração e a dureza dos dois um deles vai se desgastar mais rapidamente e isso também é arriscado. Eu realmente não recomendo usar clevis metálico alí :D É mais pesado em termos de vibração e mais duro - o risco de falhar é muito maior, juro. O clevis de naylon, bem ajustado não deve ficar "solto" no furo do brarço do acelerador e por incrível que pareça ele é mais robusto ao desgaste po vibração justamente por ser mais macio e ter menos massa (mais leve) que um metálico. Nem sempre o "mais duro" é o mais robusto.

Tem um caso clássico de aeroelasticidade de um avião onde após reforçarem a longarina a asa quebrou em voo, naquele caso, a flexibilidade dava maior robustez ao conjunto. edit: O caso foi do projeto do Fokker D-VIII de 1918.

Mas pode ter certeza que com essa instalação do cabo eu não vou voar de jeito nenhum! O clevis está colado com CA no cabo de aço e o CA por ser duro quebra com a vibração, vou fazer uma soldagem com um adaptador metálico com rosca e aí sim fica decente. Como do da direita, não o marcado, nessa foto que o Lumberjack postou.

[img:9fe64efb3e]http://www.hobbyline.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/b/c/bc1c79f73c967548f31b9cb3e5e076be.jpg[/img:9fe64efb3e]

Esse:
[img:9fe64efb3e]http://s3.comparerc.com/productimages/7030.jpg[/img:9fe64efb3e]

A propósito Lumberjack, lazer rod também é bom :D bem lembrado esse eu vi pra vender!
André Lima
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Fev 10, 2011 5:18 pm
Localização: Holambra - SP

Mensagem por André Lima »

Boa noite pessoal...

Bem como eu havia dito ontem, hoje eu ia voar o Avistar... Gente...é o seguinte...o Evo no setup do Avistar, ficaram o par perfeito. O aero voou muuuuito, a grande pena é que eu estava sozinho na pista e não teve como filmar.

Fiz 5 vôos, sem nenhum problema.... O primeiro voo, o motor estava mais preso e a cada voo que eu fazia, ia dando um talentinho na agulha de alta. Em nenhum do vôos o motor apagou, mas os 2 primeiros ele embora estivesse mais gordinho, deu umas falhadas, mas nada que atrapalhasse o voo, a medida que fui voando, senti que o motor está ficando mais livre, tanto é que no 4 vôo, na segunda batida de hélice, o bichinho já pegou de boa.....

Amanhã vai ter como fazer vídeos, pois vai ter o pessoal da pista pra registrar os vôos.

Mas pra dar água na boca dos voadores que ainda não tem esse motor, quero dizer que estou até agora hiper satisfeito com a performance do Evo.

Combustível:
Avgas + 50 ml de Motul 800 por litro...

Consumo:

Foi relativamente mais baixo que glow, mas em fase de amaciamento não dá pra estimar sua performance por estar mais gordo...
Avatar do usuário
Flavinn
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:40 pm
Localização: Anápolis.Go
Contato:

Mensagem por Flavinn »

parabéns André... é bom ter boas noticias com relação ao motor... eu tentei muito com o gt9.

acabei pedindo um desse agora.

Uma pergunta, como vc fez o amaciamento antes do voo.?

abraço, e novamente parabéns, que tenhamos o mesmo sucesso e que prossiga.
Avatar do usuário
teusrox
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Dom Mar 25, 2012 5:09 am
Localização: Santa Rita do Araguaia - Goiás
Contato:

Mensagem por teusrox »

Uma dica para o brunofporto, passe silicone de alta temperatura para vedar a imenda da mufla com o alongador e o motor, pois ali provavelmente deve vazar algo....
Avatar do usuário
brunofporto
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qui Fev 14, 2013 3:19 pm
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por brunofporto »

Parabéns André!

Amanha cedo (ou hoje...)devo tentar voar com ele.

Hoje dei uma partida no meu, fiz pegar na mão depois de quase 40 minutos batendo na criança, os ultimos 10 um amigo meu e pegou na mão dele........

Consegui funcionar umas três vezes nesse sofrimento por meio tanque, realmente, só com starter até terminar de amaciar - vou ter que pedir um emprestado amanhã.

André, o meu está ficando fica ultra afogadão, dificil subir o giro e morre em baixa fácil. Conseguiu regulagem fácil no primeiro tanque? Teve que apertar muito a agulha?

Teusrox - eu percebi :D O muffler ja soltou no meio de uma das vezes que fiz ele funcionar e vazou a famosa meleca preta por ali. Ainda não vazou pela extensão mas é quase certo!

Abraços e bons voos amanha pra todo mundo :D
André Lima
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Fev 10, 2011 5:18 pm
Localização: Holambra - SP

Mensagem por André Lima »

Bom dia Bruno,

Tive que dar um talentinho na agulha de baixa sim, mas pouca coisa. Pelo seu relato, vai fechando a agulha de baixa de 1/8 em 1/8 de volta até ele ficar bom nas retomadas. Regula de novo a agulha de alta deixando ele meio gordinho ( rotação cai um pouquinho) e verifique de novo a agulha de baixa.... É pra ficar bom....

Boa sorte aí....
Avatar do usuário
brunofporto
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qui Fev 14, 2013 3:19 pm
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por brunofporto »

[img:cf7a9a4cd1]https://dl.dropbox.com/u/1267558/Meridian/DSCF3549small.jpg[/img:cf7a9a4cd1]

O primeiro tanque foi amaciado no solo com ajuda de um expert em gasolina, o Pedro. O motor precisa de ciclos de aquecimento e resfriamento para um amaciamento correto e ele fez de uma forma que nunca tinha pensado antes. Com muita paciência e um termômetro foi variando o ajuste da agulha de alta entre pobre e rico durante todo o tanque! No primeiro voo (segundo tanque) já estava afinado! Tem que se verificar todos os parafusos do escape, a cada vez que liga. Os vazamentos na união com o bloco só encerraram depois de uma limpeza cuidadosa e aperto com trava rosca. No escape em sí foi aplicado silicone de alta temperatura trava rosca. Os dois vôos que fiz foram ótimos. O avião parece muito bem, bastante arisco se provocado e dócil quando se dosa o dedo. O primeiro vôo com hélice 10x6 (recomendação do manual para os dois primeiros tanques) foi um pouco tenso. O comportamento já mudou bem com a 11x6 do segundo vôo.

Umas das coisas engraçadas de soltar o parafuso passante do escape é que ele ficava girando, então pousei algumas vezes pensando que era o motor oscilando quando na verdade o som "uóuóuó"" do motor variando era a ponta do escape girando!

[yt]CbLOVNDxQ2M[/yt]

Pq nunca consigo colocar os videos do youtube dentro da mensagem?
Edit: Obrigado Marocco!!!

Abraços!
Responder