Novidade - Evolution 10GX - agora também 15GX , 20GX e 33GX

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
matheus08
membro
Mensagens: 292
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 7:20 pm
Localização: Pitangui, MG
Contato:

Mensagem por matheus08 »

[quote:9798ad4be3="Ospra"]forte demais 15gx seria pra um calmato 60 tenho certeza que um 10gx seria bom demais

posta as impressoes depois[/quote:9798ad4be3]
Então cara também achei que ficaria forte demais, mas no voo de teste vimos que ficou perfeito, decola com 1/3 de motor com hélice 13x6.

Mas infelizmente esse aero só fez esse voo pois depois de uma curva simples a direita ele perdeu o sinal do radio, virou de dorso e desceu com motor full de bico no chão, deu PT no aero, quebrou a mufla do motor e estragou a CDI também.
a causa do acidente ainda está sendo discutida, achamos que ou a life que alimentava o rx desplugou no ar ou a vibração estragou o receptor. :( :(
VOAR É UMA ARTE, POUSAR FAZ PARTE!!
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagem por zocra »

Pessoal, recentemente ganhei um 10cc, é a minha primeira experiência com motor a gasolina, montei em um calmato asa baixa, estou usando gasolina podium com óleo motul 800, esse motor rodou 5 tanques acredito ainda estar em processo de amaciamento(me corrijam se eu tiver errado), como não conheço muito coloquei as 2 agulhas na posição de fábrica segundo o manual, a minha duvida é sobre a lenta, onde no manual diz pra regular com o carburador aberto 1,5mm pois bem nessa configuração o motor não segura muito tempo pra lenta e apaga, eu aumentei um pouco no trim e ele seguro porem qdo fiz o primeiro pouso ele apagou na pista já, é normal abrir mais do q diz no manual pra manter a lenta?
giltelles
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Jul 18, 2011 8:41 am
Localização: rio claro sp

Mensagem por giltelles »

Ola tambem tenho o meu faz mais de um ano e so alegria,o lance da bateria 1300 la e verdade depois que coloquei ela ficou otimo, outra coisa, esse motor nao tolera nenhum tipo de vazamento de pressao no escape, nas magueiras, bolhas etc, eu travei todas as mangueiras com fitas de nylon . o escape eu troquei por um macs6720
Ligo ele com starter pega muito facil os caras acham q to voando um glow de tao parecido que fica o voo
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:c2f1feba0a="zocra"]Pessoal, recentemente ganhei um 10cc, é a minha primeira experiência com motor a gasolina, montei em um calmato asa baixa, estou usando gasolina podium com óleo motul 800, esse motor rodou 5 tanques acredito ainda estar em processo de amaciamento(me corrijam se eu tiver errado), como não conheço muito coloquei as 2 agulhas na posição de fábrica segundo o manual, a minha duvida é sobre a lenta, onde no manual diz pra regular com o carburador aberto 1,5mm pois bem nessa configuração o motor não segura muito tempo pra lenta e apaga, eu aumentei um pouco no trim e ele seguro porem qdo fiz o primeiro pouso ele apagou na pista já, é normal abrir mais do q diz no manual pra manter a lenta?[/quote:c2f1feba0a]

Bom dia Zocra, se as agulhas não fossem para mexer, elas seriam fixas.... ou seja, sim, tem que mexer nas agulhas, na de alta e na de baixa. Não precisa ter medo de mexer, como você mesmo disse, se "der zebra" volta na posição basica de ajuste e começa denovo....

O ideal é regular o motor com um tacometro, mas até dá para regular sem o tacometro.. faz assim:

Acelera ele a FULL e regula a agulha de alta (H) de modo que o motor de o máximo de giro, e depois abra a agulha cerca de 1/8 de volta (+ ou - uns 45°).
Na agulha de baixa o processo é + ou - assim: você deixa na lenta e vai abrindo ou fechando até "segurar a lenta, claro que tem que ver se não ficou também "muiiito lenta" ai ele afoga mesmo. Eu tomo por uma certa base, se o aero anda ou não.. coloco no chão e regulo a lenta até o ponto em que o aero quer andar mas não anda, ou seja, se der um toque nele ele já meio que começa a andar sozinho..
Então voltando, você regula a agulha de lenta até que o ela afirme desta forma que eu disse, ai você tem que fazer o teste da transição.. que é o mais importante.
Estando o aero na lenta (você deixa ele na lenta uns 20 a 30 segundos), você acelera ele para FULL de uma vez como se você estivesse por exemplo decolando ou fazendo um mergulho e fosse subir a 90°.
Se o motor afogar, você abre a agulha um pouco ( 1/16 ou uns 20° ) na agulha, e dá a partida novamente e espera os 30segundos e faz o teste novamente.
Se ao contrario o motor engasgar e não afogar, você fecha a agulha (1/16 ou uns 20°) deixa ele na lenta uns 30 segundos e faz o teste novamente.
Depois disto, eu gosto de ajustar a agulha de lenta em voo, porque muda um pouco...
Pra mim pelo menos, quase sempre que eu regulo certinho da forma que eu disse acima, quando em voo ocorre o seguinte, ao voar com 1/4 de aceleração ou menos por uns 10 ou 20 segundos, ao acelerar a full, o aero demora muito para aumentar o giro, fica meio "engasopado" o que é isto ? normalmente a agulha de baixa, vou lá pouso ele e fecho somente um pouquinho (aqueles 20°) e faz o teste em solo acelerando não dando um soco, mas progressivamente e rapido, se não afogar, é um bom sinal.. eu deixo desta forma e faço outro voo se eu conseguir fazer todas as manobras em todas as posições do aero esta bom.

Outra dica é criar uma mixagem no controle, com um botão ou com um potenciometro, no qual voce consiga "aumentar" uns 5% a aceleração do motor ao bater naquele botao. Assim hora que você se posicionar para decolar, vc bate o botao e decola, quando vier para pouso, voce bate no botao novamente para pousar, durante todo o tempo de voo você voa com estes 5% a mais na aceleração.. assim, vai ser mais dificil afogar em algumas manobras nas quais voce retira 100% da aceleração e "retoma" depois..

Tem alguns radios que vem com uma mixagem pronta chamada idledown, que é a mesma coisa que eu disse acima, mas ao contrario, você ao bater no botão abaixa a marcha do motor em um certo % para "ficar na lenta", caso contrario ele fica com uma lenta meio acelerada...

Estas mixagens é comum usar nos gasolinas, conheco muita gente que usa.

Referente a regulagem este é o jeito que eu faço, existem outras formas, e existem mais uma centena de pequenos macetes no meio deste caminho todo, que eu nem lembro agora e nem tem como escrever tudo.. somente regulando mesmo e com o tempo você vai conseguir aprender e deixar seu motor 100%. Regular o motor é uma arte, você dificilmente irá conseguir deixar o seu motor 100% regulado na primeira, se você trocar de hélice por exemplo de filtro de combustivel, de tanque, etc.. pode ser necessário mexer na regulagem, tem que ir regulando e uma hora fica muito bom.

Outro detalhe que como você está amaciando, tomar cuidado para nunca deixar ele muiito "afinado", principalmente a agulha de alta, de preferencia voar sem o cowl para refrigerar melhor o motor e evitar voar com o stick colado na parte de cima do controle, todos os motores que eu ajudo a amaciar eu costumo dizer que o ideal é que o aero voe com o stick pela metade, porém nos motores gasolina é um pouco diferente a resposta ao acelerador não vai progressivamente, ou seja quando você estiver com o acelerador no meio do caminho, provavelmente o motor já estará a 75%, assim, o ideal é volta ele mais um pouquinho ainda e voar bem na manha, sem ficar dando aqueles rasantes doidos com motor a Full... ;)
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagem por zocra »

alissongc2000, bom dia

Obrigado pela pequena aula, irei verificar todas as mangueiras essa semana e no sábado levo pro campo com o q me falasse impresso e irei ver, na segunda posto o resultado.

Muitoooo Obrigado :)
Mateus_Martins1975
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Jun 24, 2013 10:59 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Mateus_Martins1975 »

Pessoal, bom dia.

Esta semana comprei o Evolution 15GX 15cc e vou instalar num Calmato 60. Estava voando com um ASP.61 que pra variar, deu problema...

Resolvi aproveitar a troca do motor pra mudar logo para gasolina. Espero ter uma boa surpresa com a performance e economia !

Vou seguir todas as orientações do manual para o amaciamento e também, várias dicas bacanas que encontrei aqui.

Só fiquei com uma dúvida: Consigo conectar direto na CDI um tacômetro (conector padrão Futaba) destes que são vendidos na HobbyKing ou TowerHobbies?

Sei que funcionam em motores DLE, mas não tenho certeza sobre o Evolution.

Obrigado !
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Caso a CDI do Evolution não tenha a saida para o Tacometro igual o motor DLE, o tacometro normalmente vem com um cabo Y para você conectar no cabinho do sensor, assim, ele irá mandar o sinal para o CDI e marcar o giro do motor no Tacometro normalmente.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagem por zocra »

[quote:831f0580ff="alissongc2000"]Caso a CDI do Evolution não tenha a saida para o Tacometro igual o motor DLE, o tacometro normalmente vem com um cabo Y para você conectar no cabinho do sensor, assim, ele irá mandar o sinal para o CDI e marcar o giro do motor no Tacometro normalmente.[/quote:831f0580ff]
qual o objetivo da marcação do giro para o cdi? Desculpa a pergunta é q sou novato nos motores gasolina
Gobbo
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Abr 01, 2013 1:06 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Gobbo »

Pessoal, por favor, uma dúvida rápida. Ele já vem com a regulagem que está descrita no manual ou tem de colocá-la? É necessário mexer na lenta ou seria mais na de alta. Vou comprá-lo também. Obrigado
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:6838f39125="zocra"][quote:6838f39125="alissongc2000"]Caso a CDI do Evolution não tenha a saida para o Tacometro igual o motor DLE, o tacometro normalmente vem com um cabo Y para você conectar no cabinho do sensor, assim, ele irá mandar o sinal para o CDI e marcar o giro do motor no Tacometro normalmente.[/quote:6838f39125]
qual o objetivo da marcação do giro para o cdi? Desculpa a pergunta é q sou novato nos motores gasolina[/quote:6838f39125]

Regulagem do motor.
Nos motores glow normalmente isto é feito de ouvido (afinar o motor) nos gasolinas este processo é mais complicado, pois ele não afina igual ao glow, ai usa-se o tacômetro para obter o melhor giro do motor, e observar se o mesmo fica dentro da faixa de trabalho indicada no manual.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Responder