Montagem edge 540 red bull air race

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Daniel Chagas
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Jun 13, 2007 7:42 pm
Localização: São Paulo - Z/L

Mensagem por Daniel Chagas »

[quote:07e34edef6="cebolinha"]Não.


Imagine se um aileron sai voando por conta de uma dobradiça mal posicionada.
O quanto o alfinete fragiliza a dobradiça em porcentagem é tão pouco, que não compensa o risco.

Outra coisa, com Epoxy de 5 min facilmente da para alinhar o estabilizador.


Abraços
Cebolinha[/quote:07e34edef6]

O alfinete no meio da dobradiça é justamente para marcar o meio e para servir como limitador para quando for enfiar a dobradiça com cola ela não entrar demais e além disso impede que o aileron não encoste demais na estrutura da asa atrapalhando o bom funcionamento da articulação e evitando um efeito alavanca que pode acontecer de der muito comando na asa resultando na descolagem da dobradiça.

Eu monto glows e gas a um certo tempo e nunca perdi um comando por colagem mal feita e o melhor jeito que achei foi esse, mas acredito que você tem uma técnica mais apurada para ensinar pro garoto.
Avatar do usuário
Daniel Chagas
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Jun 13, 2007 7:42 pm
Localização: São Paulo - Z/L

Mensagem por Daniel Chagas »

[quote:4c079e9f97="Verona1998"]bom, já montei muita coisa,só não estou conseguindo postar fotos, já montei as asas,canopy e trem de pouso,acho que vou comprar epoxi 15 ou 30 minutos para colar os estabilizadores,com o de 5 minutos é muito pouco tempo para alinhar tudo.
bom agora é esperar chegar o motor pra colocar o montante e a carenagem.[/quote:4c079e9f97]

Boa ideia, quanto mais tempo voce tiver para trabalhar com a peça antes da secagem da cola é melhor.
Avatar do usuário
Verona1998
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Qua Jun 20, 2012 6:10 pm

Mensagem por Verona1998 »

como você faz o alinhamento das peças???e para mantelas no lugar???
Avatar do usuário
cebolinha
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jul 08, 2011 4:40 pm
Localização: São paulo SP-Zona Sul

Mensagem por cebolinha »

[quote:69325290ca="Daniel Chagas"][quote:69325290ca="cebolinha"]Não.


Imagine se um aileron sai voando por conta de uma dobradiça mal posicionada.
O quanto o alfinete fragiliza a dobradiça em porcentagem é tão pouco, que não compensa o risco.

Outra coisa, com Epoxy de 5 min facilmente da para alinhar o estabilizador.


Abraços
Cebolinha[/quote:69325290ca]

O alfinete no meio da dobradiça é justamente para marcar o meio e para servir como limitador para quando for enfiar a dobradiça com cola ela não entrar demais e além disso impede que o aileron não encoste demais na estrutura da asa atrapalhando o bom funcionamento da articulação e evitando um efeito alavanca que pode acontecer de der muito comando na asa resultando na descolagem da dobradiça.

Eu monto glows e gas a um certo tempo e nunca perdi um comando por colagem mal feita e o melhor jeito que achei foi esse, mas acredito que você tem uma técnica mais apurada para ensinar pro garoto.[/quote:69325290ca]

Daniel


Acho que me expressei errado...

Eu faço exatamente igual a você! rsrs
O que digo de um aileron sair voando, e não usar o alfinete para marcar ao meio, para que fique metade no aileron, e metade na asa! E não 1/4 na asa e 3/4 no aileron

O não é referente de o alfinete fragilizar a dobradiça!


No meu Fun Hots, tive que entelar o aileron, pois o monokote estava antigo, e enrugado. Eu retirei o aileron, tirei o monokote, intelei novamente, cortei a dobradiça no mesmo tamanho, marquei o meio com um alfinete, passei cola, colei na asa, esperei secar, passei cola na outra metade e colei no aileron.


Abraços
Cebolinha
Avatar do usuário
Daniel Chagas
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Jun 13, 2007 7:42 pm
Localização: São Paulo - Z/L

Mensagem por Daniel Chagas »

[quote:e7434ca42a="cebolinha"][quote:e7434ca42a="Daniel Chagas"][quote:e7434ca42a="cebolinha"]Não.


Imagine se um aileron sai voando por conta de uma dobradiça mal posicionada.
O quanto o alfinete fragiliza a dobradiça em porcentagem é tão pouco, que não compensa o risco.

Outra coisa, com Epoxy de 5 min facilmente da para alinhar o estabilizador.


Abraços
Cebolinha[/quote:e7434ca42a]

O alfinete no meio da dobradiça é justamente para marcar o meio e para servir como limitador para quando for enfiar a dobradiça com cola ela não entrar demais e além disso impede que o aileron não encoste demais na estrutura da asa atrapalhando o bom funcionamento da articulação e evitando um efeito alavanca que pode acontecer de der muito comando na asa resultando na descolagem da dobradiça.

Eu monto glows e gas a um certo tempo e nunca perdi um comando por colagem mal feita e o melhor jeito que achei foi esse, mas acredito que você tem uma técnica mais apurada para ensinar pro garoto.[/quote:e7434ca42a]

Daniel


Acho que me expressei errado...

Eu faço exatamente igual a você! rsrs
O que digo de um aileron sair voando, e não usar o alfinete para marcar ao meio, para que fique metade no aileron, e metade na asa! E não 1/4 na asa e 3/4 no aileron

O não é referente de o alfinete fragilizar a dobradiça!


No meu Fun Hots, tive que entelar o aileron, pois o monokote estava antigo, e enrugado. Eu retirei o aileron, tirei o monokote, intelei novamente, cortei a dobradiça no mesmo tamanho, marquei o meio com um alfinete, passei cola, colei na asa, esperei secar, passei cola na outra metade e colei no aileron.


Abraços
Cebolinha[/quote:e7434ca42a]

Então, eu aprendi esse método depois de ter passado do ponto com a dobradiça e não conseguir puxa-la de volta. Dias depois conversando com um senhor que mexe com aeromodelismo a um bom tempo ele me deu essa dica. Depois disso ficou mais fácil a tarefa que, diga-se de passagem, acho a pior parte da montagem.

Um outro macete que aprendi é passar a ponta do ferro de solda (quente) no rasgo onde se vai instalar a dobradiça para alargar um pouco a entelagem e a cola penetrar bem na madeira, evitando da cola ficar com boa parte no filme e deixando a dobradiça mal fixada.

Tentei achar alguma coisa na internet para ilustrar melhor a montagem mas não achei nada de útil. Espero que nosso amigo Verona tenha entendido o procedimento.

Abraços.
Avatar do usuário
cebolinha
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jul 08, 2011 4:40 pm
Localização: São paulo SP-Zona Sul

Mensagem por cebolinha »

[quote:6ff15ac91c="Daniel Chagas"]

Então, eu aprendi esse método depois de ter passado do ponto com a dobradiça e não conseguir puxa-la de volta. Dias depois conversando com um senhor que mexe com aeromodelismo a um bom tempo ele me deu essa dica. Depois disso ficou mais fácil a tarefa que, diga-se de passagem, acho a pior parte da montagem.

Um outro macete que aprendi é passar a ponta do ferro de solda (quente) no rasgo onde se vai instalar a dobradiça para alargar um pouco a entelagem e a cola penetrar bem na madeira, evitando da cola ficar com boa parte no filme e deixando a dobradiça mal fixada.

Tentei achar alguma coisa na internet para ilustrar melhor a montagem mas não achei nada de útil. Espero que nosso amigo Verona tenha entendido o procedimento.

Abraços.[/quote:6ff15ac91c]


Daniel


Eu vi em algum lugar, para passar aquela rodinha com varias pontas que se usa para furar monokote na dobradiça para a cola penetrar melhor, e realmente penetra!

Então a dica, é fazer vários micro furos com um alfinete nela inteira, mas os furos ficando numa camada superficial, ou seja sem atravessar a dobradiça.

Essa técnica é muito boa, e meu pai que me ensinou, ele usava em todos aeros dele.
Tanto é que até no Cambalhota que é um Fun Fly .46 convertido para elétrico, ele usou normalmente essa técnica...



Abraços
Cebolinha
Avatar do usuário
Daniel Chagas
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Jun 13, 2007 7:42 pm
Localização: São Paulo - Z/L

Mensagem por Daniel Chagas »

Poxa, não tinha pensado nisso! Vou montar um tucano 60 e já testar esse técnica.

Valeu pela dica!

Abraço.
Avatar do usuário
Verona1998
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Qua Jun 20, 2012 6:10 pm

Mensagem por Verona1998 »

entendi perfeitamente!!!!vou realizar o procedimento agora.acabei de voltar do mercado com a cola!!!muito obrigado!!!
só continua na duvida de como alinhar os estabilizadores.como vocês fazem???
Avatar do usuário
cebolinha
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jul 08, 2011 4:40 pm
Localização: São paulo SP-Zona Sul

Mensagem por cebolinha »

Verona


Faça assim:
Primeiro, posicione o profundor no lugar certo, e pegue um esquadro e veja se ele está a 90° em relação a fuselagem.
Assim que estiver posicionado, e colado, está na hora de medir seu alinhamento, pegue uma trena, e meça da ponta do aileron até a ponta do estabilizador, como na imagem abaixo:
[img:3e6ba60e12]http://i1118.photobucket.com/albums/k608/leocaio/kyosho_edge_540_red_bull_air_race_championship_bnf_4813619_zpsd146ccd7.jpg[/img:3e6ba60e12]
O traço vermelho corresponde a trena.
E o traço verde é a resultante do alinhamento, compare a asa com o estabilizador e verá!
Se os dois lados tiverem a mesma medida, deixe secar.
Caso esteja errado, posicione até que a medida seja igual nos dois lados.

Abraços
Cebolinha
Avatar do usuário
marcos gonçalez
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sex Fev 15, 2008 1:11 pm
Localização: são josé do rio preto

Mensagem por marcos gonçalez »

Caro amigo Verona 1998,

Dê uma olhada nos links abaixo para que você possa postar as imagens de seu modelo.

Estou curioso, gosto muito de acrobáticos!

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1091103

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=79967

Abraço.
Responder