Super Decathlon RCGuys

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Super Decathlon RCGuys

Mensagem por Eduardo Marocco »

Boa noite colegas...meu super decathlon está "pronto"...só me falta agora ter confiânça na regulagem do DLE30cc p decolar...minha pista não é "muito fácil" e em caso de motor apagado a coisa pode complicar...como tenho cerca de um ano voando gasolina (e nunca tive glow), estou sem confiânça...meu DLE20cc está em um treinador Hobbistar 60...neste depois de alguns aprendizados eu ACHO que apernedí a regular...mas, tbm este é tranks de pousar sem motor e de mais a mais é um treinador muito forte e barato, o que facilita muito...abaixo segue o vídeo que fiz hj e aguardo comentários, sugestões ,dicas e/ou críticas !!!
O motor já tem cerca de 2,5lts de avgas queimado...

[yt]GXn-IO7_jS0&feature[/yt]

abrçs, Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
André Lima
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Fev 10, 2011 5:18 pm
Localização: Holambra - SP

Mensagem por André Lima »

Belo aero Morocco. Ja tive um desses há uns 2 anos atras, um amigo meu me incomodou ate compra-lo.

Ontem comprei um Piper CUB da Hangar 9 e estou pensando seriamente em colocar um Evo10 GX nele...
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

show de aero Marocco... sou suspeito pra falar de Decathlon, sou apaixonadasso... hehe...

mas como já te disse pelo face, eu somente trocaria essa hélice pra deixar o motor trabalhar um pouco mais "solto", girando um pouco mais... mas tá ótimo o aero, ótimo o setup, bóra colocar isso pra voar... hehe

abraços
MAYKON BUSS
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Muito lindo ! De perto é mais lindo ainda, depois posto as fotos do Decathlon de um amigo.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

Vlw pelos comentários galera, mas a real função de eu ter postado o vídeo foi p escutar a opinião dos mais experientes sobre o motor...como disse estou inseguro quanto a regulagem e não gostaria de estragar o aeromodelo na estréia por um motor mau regulado...sei q não é fácil opinar por vídeo, mas p quem entende muito (que de longe não é o meu caso) pode ser q dê p dar uma opinião sobre o barulho...sobre as retomadas e coisa e tal...como disse antes, só falta isso p eu por ele pra cima...sei q tenho capacidade de pilotar ele "numa boa", mas voo de estréia do primeiro giant e pousar sem motor não é minha idéia de "segurança"... :wink:

Abçs, Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

[quote:7208b78cfc="Eduardo Marocco"]Vlw pelos comentários galera, mas a real função de eu ter postado o vídeo foi p escutar a opinião dos mais experientes sobre o motor...como disse estou inseguro quanto a regulagem e não gostaria de estragar o aeromodelo na estréia por um motor mau regulado...sei q não é fácil opinar por vídeo, mas p quem entende muito (que de longe não é o meu caso) pode ser q dê p dar uma opinião sobre o barulho...sobre as retomadas e coisa e tal...como disse antes, só falta isso p eu por ele pra cima...sei q tenho capacidade de pilotar ele "numa boa", mas voo de estréia do primeiro giant e pousar sem motor não é minha idéia de "segurança"... :wink:

Abçs, Marocco.[/quote:7208b78cfc] Marocco, como vai? Assití seu vídeo e achei que está bem inseguro mesmo com a regulagem... Se você acelerar de vez da lenta para a alta ele morre?
Notei que você dá umas bombadas antes de acelerar e isso engana na percepção da regulagem correta... Se ele morrer a agulha de baixa (L) está fechada ainda, abra 1/8 por vêz até não morrer mais. Quanto a de alta (H) regule de preferência com um conta-giros.
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:3013216723="Paulinho"]Marocco, como vai? Assití seu vídeo e achei que está bem inseguro mesmo com a regulagem... Se você acelerar de vez da lenta para a alta ele morre?
Notei que você dá umas bombadas antes de acelerar e isso engana na percepção da regulagem correta... Se ele morrer a agulha de baixa (L) está fechada ainda, abra 1/8 por vêz até não morrer mais. Quanto a de alta (H) regule de preferência com um conta-giros.[/quote:3013216723]

Paulinho, obrigado por sua resposta...olha só, se acelerar de vez não apaga não, ele até dá uma "embrulhadinha" bemmmm de leve, mas não apaga não...quanto a RPM é assim, eu to rodando uma 19x10, consegui +- 6000 rpm...mas, meu contador não é "on board" e não sei se é muiiiito preciso...a sugestão do MK foi usar uma hélice menor p o motor "afinar" mais...mas, pelas indicações do fabricante ele vai de 18x8 (breal in) até 20x8...então achei q uma 19x10 não fosse tão pesada assim...mas, como já disse eu apenas acho. Repetindo ele não apaga se acelerar direto, se tu olhar com 56 seg no vídeo eu acelero direto, sem bombear e ele sobe o giro...dá uma leve embrulhadinha e depois sobe :lol:

Marocco.

ps: outra coisa q não sei se está 100% correto, no final do vídeo dá p notar q eu bato a chave p apagar o motor e ele reduz a rotação e não apaga, tipo fecha todo carburador mas não apaga...só na segunda batita da chave é q ele apaga...isso é normal ?? é indicativo de alguma falta de regulagem ou não ?!?!
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

[quote:692ec1e928="Eduardo Marocco"][quote:692ec1e928="Paulinho"]Marocco, como vai? Assití seu vídeo e achei que está bem inseguro mesmo com a regulagem... Se você acelerar de vez da lenta para a alta ele morre?
Notei que você dá umas bombadas antes de acelerar e isso engana na percepção da regulagem correta... Se ele morrer a agulha de baixa (L) está fechada ainda, abra 1/8 por vêz até não morrer mais. Quanto a de alta (H) regule de preferência com um conta-giros.[/quote:692ec1e928]

Paulinho, obrigado por sua resposta...olha só, se acelerar de vez não apaga não, ele até dá uma "embrulhadinha" bemmmm de leve, mas não apaga não...quanto a RPM é assim, eu to rodando uma 19x10, consegui +- 6000 rpm...mas, meu contador não é "on board" e não sei se é muiiiito preciso...a sugestão do MK foi usar uma hélice menor p o motor "afinar" mais...mas, pelas indicações do fabricante ele vai de 18x8 (breal in) até 20x8...então achei q uma 19x10 não fosse tão pesada assim...mas, como já disse eu apenas acho. Repetindo ele não apaga se acelerar direto, se tu olhar com 56 seg no vídeo eu acelero direto, sem bombear e ele sobe o giro...dá uma leve embrulhadinha e depois sobe :lol:

Marocco.

ps: outra coisa q não sei se está 100% correto, no final do vídeo dá p notar q eu bato a chave p apagar o motor e ele reduz a rotação e não apaga, tipo fecha todo carburador mas não apaga...só na segunda batita da chave é q ele apaga...isso é normal ?? é indicativo de alguma falta de regulagem ou não ?!?![/quote:692ec1e928] 19X10 é igual a 20X8, então a hélice realmente está pesada para o Break-in, siga a sugestão do MK e diminua a hélice, 6000RPM está de bom tamanho para o amaciamento mas mesmo assim verifique sua temperatura sempre... Assisti novamente e na parte que falou dos 56' faltou deixar o motor descansar mais um pouco na lenta para notar se ele está com a regulagem de baixa (L) gorda ou magra, aparentemente ela está gorda... Se diminuir um pouco a marcha lenta ele irá apagar mais fácil, parece que está muito acelerado para a lenta, o ideal é ter em uma chave uma rpm "X" de voo mais alta, e uma rpm "Y" de pouso e taxiamento mais baixa e ter throttle cut em outra chave...
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:32a74bfad8="Eduardo Marocco"][quote:32a74bfad8="Paulinho"]Marocco, como vai? Assití seu vídeo e achei que está bem inseguro mesmo com a regulagem... Se você acelerar de vez da lenta para a alta ele morre?
Notei que você dá umas bombadas antes de acelerar e isso engana na percepção da regulagem correta... Se ele morrer a agulha de baixa (L) está fechada ainda, abra 1/8 por vêz até não morrer mais. Quanto a de alta (H) regule de preferência com um conta-giros.[/quote:32a74bfad8]

Paulinho, obrigado por sua resposta...olha só, se acelerar de vez não apaga não, ele até dá uma "embrulhadinha" bemmmm de leve, mas não apaga não...quanto a RPM é assim, eu to rodando uma 19x10, consegui +- 6000 rpm...mas, meu contador não é "on board" e não sei se é muiiiito preciso...a sugestão do MK foi usar uma hélice menor p o motor "afinar" mais...mas, pelas indicações do fabricante ele vai de 18x8 (breal in) até 20x8...então achei q uma 19x10 não fosse tão pesada assim...mas, como já disse eu apenas acho. Repetindo ele não apaga se acelerar direto, se tu olhar com 56 seg no vídeo eu acelero direto, sem bombear e ele sobe o giro...dá uma leve embrulhadinha e depois sobe :lol:

Marocco.

ps: outra coisa q não sei se está 100% correto, no final do vídeo dá p notar q eu bato a chave p apagar o motor e ele reduz a rotação e não apaga, tipo fecha todo carburador mas não apaga...só na segunda batita da chave é q ele apaga...isso é normal ?? é indicativo de alguma falta de regulagem ou não ?!?![/quote:32a74bfad8]

19x10 é pesada pois é muito passo.

Talvez dê até menos giros que a 20x8 ou pelo menos ficando igual.

Se quer usar uma para amaciar é a 18x8 mesmo.

Quanto a chave, já tirou o parafuso da borboleta?

Caso não, retire e faça a lenta no servo mesmo, usando o trim. E regule o throtle cut para quando bater fechar tudo mesmo.

Você pode também pegar a mola da borboleta e através daqueles furos fazer o encaixe da perna da mola e aliviar a pressão.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

Pois então colegas, hj de tarde eu fui na pista e fiz alguns voos com meu treiner gaser...um hobbistar 60 com um DLE20cc...comprei tudo novo e este eu ACHO que cheguei a uma boa regulagem...já tá com uns 12/13 litros rodados e tá "um canhão"...no início eu usei V-power mas depois de uns 7 litros começou a incomodar e eu passei p Avgas...desde então, nunca mais tive nenhum único problema..nunca apagou e tbm só regulei uma única vez...
Medí a RPM p ter uma idéia e tá assim 1850 na lenta e 10000 (e uns farelinho) na alta...pode acelerar do geito q quizer, deixar na lenta por 2 min e ele não dá sinal algum de apagar...em tempo, por se tratar de um aero leve eu estou usando uma 15X6 master airscrew (de plástico mesmo, da HK)...e voo a maior parte do tempo quase só na lenta :(
Amanhã eu vou colocar a 18x8 no 30cc e ver como se comporta...pena q eu tenho algumas 19,20 e uma única 18x8 :cry:

Marocco.

ps: agradeço comentários e ou sugestões sobre o 20cc tbm...como disse, estou apenas engatinhando no mundo dos combustão...mas, adorando !!!! :shock: :shock:
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Responder