Hopper motor 46 finalizado,pronto para o voo.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Belo modelo... precisa de um Spinner e vai ficar lindão!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Cicero Rodrigo
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Dom Mai 13, 2012 8:49 pm
Localização: Foz do Iguaçu Paraná
Contato:

Mensagem por Cicero Rodrigo »

[quote:f4b908861b="rafael_reali"]Que simplicidade de projeto. Muito bom.

Amigo, você sabe se existe a planta gratuita na internet?

Bela montagem.[/quote:f4b908861b]


Eu posso te mandar por email

abrss
"As coisas são mais belas quando vistas de cima" Alberto Santos Dumont
Avatar do usuário
Cicero Rodrigo
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Dom Mai 13, 2012 8:49 pm
Localização: Foz do Iguaçu Paraná
Contato:

Mensagem por Cicero Rodrigo »

[quote:3491e12183="Marco Antonio"]Belo modelo... precisa de um Spinner e vai ficar lindão![/quote:3491e12183]

obrigado

Vai ficar bem bacana mesmo,vou colocar um spinner azul da cor da barriga do avião .
"As coisas são mais belas quando vistas de cima" Alberto Santos Dumont
Avatar do usuário
Cicero Rodrigo
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Dom Mai 13, 2012 8:49 pm
Localização: Foz do Iguaçu Paraná
Contato:

Mensagem por Cicero Rodrigo »

Problemão com o motor Thunder Tiger 46.
Como estava parado já fazia 3 anos resolvi desmontar para trocar seus rolamentos e biela,

[img:d58003cadb]http://imageshack.us/a/img42/6866/z0xr.jpg[/img:d58003cadb]

Trabalho muito difícil,a camisa simplesmente não "descola" do cabeçote mas o pior foi a retirada dos rolamentos que pareciam estar soldados ao motor.O menor da frente deu uma baita suadeira e após algum esforço e bastante xingamento foi retirado mas o anterior maior esse parece que condenou meu motor.
Após aquecer,deixar imerso em combustível,tentativas e tentativas mas nada,não sai,está preso soldado praticamente ao cárter.

[img:d58003cadb]http://imageshack.us/a/img703/589/2hcj.jpg[/img:d58003cadb]

Puxei com alicate de bico e veio o anel interno com as esferas e o externo ficou lá preso "garrado".
Após alguns xingamentos bem cabeludos e muita raiva acumulada fui obrigado a atravessar a ponte e me dar de presente essa jóiazinha:

[img:d58003cadb]http://imageshack.us/a/img706/9315/9ay9.jpg[/img:d58003cadb]

O.S 46 AXII, vai equipar o aviãozinho, eu mereço!!!!

[img:d58003cadb]http://imageshack.us/a/img7/69/ge7r.jpg[/img:d58003cadb]

[img:d58003cadb]http://imageshack.us/a/img9/2979/j7mm.jpg[/img:d58003cadb]

[img:d58003cadb]http://imageshack.us/a/img823/8981/p7a2.jpg[/img:d58003cadb]

[img:d58003cadb]http://imageshack.us/a/img42/6343/klsu.jpg[/img:d58003cadb]

Agora o teco-teco está quase pronto para o voo,falta amaciar o motor

[img:d58003cadb]http://imageshack.us/a/img577/3199/7df4.jpg[/img:d58003cadb]

[img:d58003cadb]http://imageshack.us/a/img43/6661/k478.jpg[/img:d58003cadb]

[img:d58003cadb]http://imageshack.us/a/img842/1616/hkae.jpg[/img:d58003cadb]

Estou muito satisfeito com o resultado final do projeto,será meu retorno após 3 anos sem voar devido mudanças de cidade ,trabalho etc daí decidi construir esse "trainer" para fazer uma "readaptação" ao voo depois desse tempo todo.

[img:d58003cadb]http://imageshack.us/a/img89/8564/xsaz.jpg[/img:d58003cadb]

[img:d58003cadb]http://imageshack.us/a/img35/3341/hjy0.jpg[/img:d58003cadb]

Aqui uma comparação do primeiro Hooper que construi cerca de 8 anos atrás e o terminado agora:

[img:d58003cadb]http://imageshack.us/a/img841/6107/dsc02570al.jpg[/img:d58003cadb]
[img:d58003cadb]http://imageshack.us/a/img42/2672/h8c7.jpg[/img:d58003cadb]

A exemplo do primeiro acredito que terá um excelente voo,bastante estável como um asa alta mas que permite boas acrobacias.Em relação ao primeiro o "DUDA" possui algumas diferenças:

Asas fixadas com parafusos,diedro ligeiramente menor (propositalmente para ficar um pouco mais arisco) limpeza aerodinâmica,ele esta mais bem acabado permitindo a redução do arrasto induzido e o motor O.S que dispensa comentar.

[img:d58003cadb]http://imageshack.us/a/img15/2328/3hc0.jpg[/img:d58003cadb]

[img:d58003cadb]http://imageshack.us/a/img14/5231/9pug.jpg[/img:d58003cadb]


peso: 2.17 Kg com motor e rádio instalado, me esqueci de colocar o pack de bateria na pesagem mas gostei do resultado, O avião está absolutamente no C.G correto, está muito bem balanceado sem adição alguma de lastro.

Agora é só voar!!!
"As coisas são mais belas quando vistas de cima" Alberto Santos Dumont
Alexaoliveira
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Qua Set 21, 2011 5:21 pm
Localização: Sorocaba

Mensagem por Alexaoliveira »

Muito lindo o aero. Esse Decathlon do avatar vc quem fez? tem fotos dele? Parabéns.
Avatar do usuário
Cicero Rodrigo
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Dom Mai 13, 2012 8:49 pm
Localização: Foz do Iguaçu Paraná
Contato:

Mensagem por Cicero Rodrigo »

[quote:e61f7b95ff="Alexaoliveira"]Muito lindo o aero. Esse Decathlon do avatar vc quem fez? tem fotos dele? Parabéns.[/quote:e61f7b95ff]

Obrigado,

Esse Decathlon eu desenhei a planta e construi na escala 1/4 com motor ASP 120 4 tempos. Estou reformando ele todo e deve ser meu próximo projeto depois do PA-18.

Postarei aqui

abraço

[img:e61f7b95ff]http://imageshack.us/a/img440/7596/dw67.jpg[/img:e61f7b95ff]
"As coisas são mais belas quando vistas de cima" Alberto Santos Dumont
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Mensagem por rafael_reali »

Voltando ao assunto da reforma do motor... Vc ja viu um vídeo no YouTube que o cara remove o rolamento traseiro sem ferramentas, apenas aquecendo a carcaça do motor e batendo o mesmo em uma madeira? Pois é, eu fiz a troca dos rolamentos do meu OS 46AX + camisa & pistão - removi o rolamento traseiro exatamente como no vídeo. Aqueci o motor com soprador térmico e tive que bater sem dó em uma banqueta de madeira. Saiu na 3º pancada sem dano nenhum à carcaça do motor.

[yt]TuzEco3EDUM[/yt]

[yt]OLSoXPLGzOI[/yt]
Avatar do usuário
Cicero Rodrigo
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Dom Mai 13, 2012 8:49 pm
Localização: Foz do Iguaçu Paraná
Contato:

Mensagem por Cicero Rodrigo »

sim amigo exatamente,

eu fiz como no vídeo mas não houve como soltar o rolamento.só depois disso tentei puxar com o alicate.
Um detalhe: ao abrir o motor notei que neste rolamento maior faltavam esferas

Obrigado pela dica
"As coisas são mais belas quando vistas de cima" Alberto Santos Dumont
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Mensagem por brunobragantine »

tambem tirei o os rolamentos de um Os 46 AX igual o cara do video. Eu estava esquentando pocuco o bloco ai os rolamento nao saia mesmo.depois de chingar muito cmo voce kkkk eu dexei ele em cima do fogão por um bom tempo pegeui com uma luva de couro por causa do calor foi uma pancadinha numa tabua e o rolamento saiu. tem que esquentar bastante mesmo.
Responder