asa chapeada?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
kennedyjarcos
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Sex Out 27, 2006 3:30 pm
Localização: Arcos/Divinopolis -MG

asa chapeada?

Mensagem por kennedyjarcos »

pessoal, que cola usar para colar a balsa no isopor, e longarinas de reforço da asa usar qual madeira e como usar? com duas longarinas uma em cima da asa e outra no mesmo rumo em baixo ou apenas uma? já pesquisei na net e não achei um exemplo bom para sanar as minhas duvidas
obs: a asa de isopor chapeado fica mais resistente que asas com nervuras ?queria construir o entrenador com asa de nervuras mais pelo tempo acho que não ai dar!!!
AC/DC!!!
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

a melhor que eu já usei, que fica mais firme,leve e que é mais fácil de aplicar:
3M spray numero 77.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

Amigo, fabricar asa chapeada não tem segredo:

Corte a asa, guardando o molde externo do corte.
Use Cola branca e laminado de figueira branca, ou similar.
Não precisa de longarina ou reforço, use apenas no bordo de ataque e de fuga.
faça a união dos paineis usando tecido de fibra e resina epoxi.

Ja tentei de tudo, desde cola de isopor, que demora pra caramba pra secar até a 3M77 que no meu caso não foi nada satisfatório, pois deixou muitas bolhas e depois de um certo tempo começa a soltar, sem falar que como todo adesivo de contato não te da margem pra erros.

O segredo esta em passar cola branca no isopor e tambem no chapeado, e tambem em lixar bem o isopor evitando irregularidades.

Com um pouco de paciencia tudo fica muito bom.

Faça o chapeamento primeiro, depois corte as sobras, lixe os bordos e cole uma chapinha de balsa no ataque e fuga, lixe novamente e terá um asa super resistente.
Sempre usei asas chapeadas para os meus aeros, pois elas aguentam melhor o tranco.

Tenho a asa de um albatroz da incoaer que ja foi reformada umas 5 ou 6 vezes, sempre que amassa ou quebra eu substituo o pedaço ruim chapeio novamente e fica zero.

abraço.
Avatar do usuário
bittar
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Mar 22, 2012 12:26 pm
Localização: são paulo

Re: asa chapeada?

Mensagem por bittar »

[quote:d10fedaa7f="kennedyjarcos"]pessoal, que cola usar para colar a balsa no isopor, e longarinas de reforço da asa usar qual madeira e como usar? com duas longarinas uma em cima da asa e outra no mesmo rumo em baixo ou apenas uma? já pesquisei na net e não achei um exemplo bom para sanar as minhas duvidas
obs: a asa de isopor chapeado fica mais resistente que asas com nervuras ?queria construir o entrenador com asa de nervuras mais pelo tempo acho que não ai dar!!![/quote:d10fedaa7f]

Eu utilizo cola branca e laminado de caxeta para chapear,
vc passa a cola nas 2 superfícies aguarda secar por 30 min,
você junta as partes e passa o ferrinho de entelar por cima, isto ira polimerizar a cola deixando resistente e leve.

A técnica completa esta neste link: [url]http://www.aeronline.com.br/revista/0304/chapeamento.htm[/url].
lembrando que pode ser utilizada com balsa tbm.

Abraço.
kennedyjarcos
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Sex Out 27, 2006 3:30 pm
Localização: Arcos/Divinopolis -MG

Mensagem por kennedyjarcos »

e quanto a longarina de reforço na asa não precisa? quanto a parte de chapeamento não procurei ainda mais acho dificil achar o laminado de figueira acho que vou usar a balsa mesmo, quero dizer qualquer laminado na minha cidade e complicado, rss!!!
rafaelgmp2
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Dom Jun 20, 2010 3:50 pm
Localização: Divinópolis,MG

Mensagem por rafaelgmp2 »

Amigo, o Off syde disse tudo, e a melhor maneira.

é um processo simples,

Longarinas só mesmo na borda de ataque e fuga,

voce também pode colocar longarinas em fibra no meio da asa, caso ache necessário.

abraços
Responder