Bonanza e-flite conversão para glow

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
almir
membro
Mensagens: 205
Registrado em: Ter Set 15, 2009 7:59 pm
Localização: rj

Bonanza e-flite conversão para glow

Mensagem por almir »

Pessoal Tenho um Bonanza elétrico da E-Flite, voo ele com um Turnigy G25, mas quero convertê-lo para combustão.
Após algumas pesquisas pretendo instalar o OS max 25LA. E pra isso pretendo reforçar a parece de fogo, porém nunca fiz este tipo de reforço.
A bateria 3S pesa 260g e o motor com mufla pesa 270g, a diferença de peso não mudará muito.
Segue algumas fotos pra que possam me sugerir de que forma posso fazer esse reforço e outros que julgarem ser necessários.

Grato
Almir
Anexos
parede
parede
DSC02671 1.jpg (39.31 KiB) Exibido 6218 vezes
DSC02672 1.jpg
DSC02672 1.jpg (36.66 KiB) Exibido 6218 vezes
Avatar do usuário
CRGROU
membro
Mensagens: 174
Registrado em: Qui Mai 14, 2009 3:17 pm
Localização: Maringá-PR

Mensagem por CRGROU »

Almir...muito legal esta conversão, mas você levou em consideração o peso do tanque de combustível?
Acompanhando
Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 11:02 am
Localização: Joinville - SC

Mensagem por danx »

Muito legal, vou acompanhar a conversão, também pretendo fazer a mesma conversão, porém em um Cessna com ASP 25.

Posta fotos..

Abraço
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Boa Noite!!

Minha humilde opinião o avião é muito bem feito para converter para combustão (é quase um pecado).

Os aviões e-flite não são projetados e não tem estrutura para um motor glow.

Vai ter que reforçar bastante essa conversão e ainda corre o risco do avião não agradar em voo.

Por que não vende o avião ele vale bastante!!! e compra um Piper cherokee na da seagull.

Bom o avião é seu boa sorte na conversão.

Grande Abraço.
almir
membro
Mensagens: 205
Registrado em: Ter Set 15, 2009 7:59 pm
Localização: rj

Mensagem por almir »

Devo colocar um tanque de 150 ml, nao sei a densidade do metanol, mas vou colocar que seja da água...daria uns 150g tanque full.
150(tanque full)+270(25la)=420g + bateria do receptor.
260(bateria 3S+193(G25)=453g

Acredito que dê certo, tenho que ver como fazer os reforços na parede de fogo.

abç
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Boa Noite!

Como não consegui dissuadi-lo da conversão.......... reforce toda a estrutura da dianteira (de preferência com lite ply) e impermeabilize (eu não sei se o metanol enxarca como glow) com epóxi diluída.

Não precisa reforçar demais apenas os pontos críticos pois esse avião e treliçado no próprio corte com laser.

Grande Abraço.
almir
membro
Mensagens: 205
Registrado em: Ter Set 15, 2009 7:59 pm
Localização: rj

Mensagem por almir »

[quote:b931b4f812="AndersonSP"]Boa Noite!!

Minha humilde opinião o avião é muito bem feito para converter para combustão (é quase um pecado).

Os aviões e-flite não são projetados e não tem estrutura para um motor glow.

Vai ter que reforçar bastante essa conversão e ainda corre o risco do avião não agradar em voo.

Por que não vende o avião ele vale bastante!!! e compra um Piper cherokee na da seagull.

Bom o avião é seu boa sorte na conversão.

Grande Abraço.[/quote:b931b4f812]

Opa tudo bom,
Ainda não decidi 100%, é que antes de fazer/comprar algo pesquiso até esgotar as possibilidades pra ver se será viável.
Vou conversar com os colegas do clube também pra ver o que eles dizem.
Realmente se eu tiver que encher o avião de reforços, vou desistir e continuar voando conforme está.

Abç
rufera
membro
Mensagens: 174
Registrado em: Seg Mar 26, 2007 8:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bonanza e-flite conversão para glow

Mensagem por rufera »

Almir, atenção para reforçar o firewall ou seja a parede de fogo, por causa da vibração que é inerente dos glows, e não esqueça de verificar o cg corretamente que vai variar bastante e faça a medição sem combustível no tanque, de rersto boa sorte, e bons vôos!
Rufera.
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Boa noite mais uma vez!! kkk

Eu não converteria esse avião pois o projeto é perfeito.

Como eu disse anteriormente por que não vende-lo e comprar um avião com projeto para combustão.

Como eu disse vai ter que reforçar o avião e fazer esse tipo de alteração é dor de cabeça.... Muitas vezes fazemos reforços e pensamos que estavam em pontos corretos e eles não funcionam como deveriam.

Se for mesmo converter é possível sim mas acho que não vale o trabalho é o risco.

Grande Abraço.
almir
membro
Mensagens: 205
Registrado em: Ter Set 15, 2009 7:59 pm
Localização: rj

Mensagem por almir »

[quote:1831180cb8="AndersonSP"]Boa noite mais uma vez!! kkk

Eu não converteria esse avião pois o projeto é perfeito.

Como eu disse anteriormente por que não vende-lo e comprar um avião com projeto para combustão.

Como eu disse vai ter que reforçar o avião e fazer esse tipo de alteração é dor de cabeça.... Muitas vezes fazemos reforços e pensamos que estavam em pontos corretos e eles não funcionam como deveriam.

Se for mesmo converter é possível sim mas acho que não vale o trabalho é o risco.

Grande Abraço.[/quote:1831180cb8]
Mais uma vez obrigado pelo aconselhamento, mexidas sem muito conhecimento não devem ser muito viáveis e algumas vezes acaba sendo complicado e talvez não obteria o resultado que pretendo. E vou te dizer...o aero é muito bonito com o colw inteiro kk.
Eu já voo aero combustão...vou fazer o seguinte...vou abortar a missão.Vou trocar o motor por um mais forte(eletrico), pois ele tá no limite. Vou pesquisar qual coloco...

O fórum tá aí pra isso mesmo amigos

Abraço a todos
Responder