"Limpeza" de Motor Glow

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

Victor Stevan
membro

"Limpeza" de Motor Glow

Mensagempor Victor Stevan » 24 Jul 2013 17:17

Pessoal, boa tarde.

A uns 2 anos atrás, adquiri um pastinha e um O.S 46 fxi usados. O motor estava com uma "craca" de óleo, toda preta e marrom... Nada que interferisse no funcionamento, o motor nunca deu problemas, pegava de primeira e etc...

A um tempo atrás, disseram que para tirar essa meleca do motor, eu podia desmontá-lo e colocá-lo para ferver com sabão em pó. Tomando o cuidado de secar bem, montar tudo certinho e lubrificar muito bem. Como não tenho experiência em desmontar motores, hoje fiz o teste somente com a mufla... E deu certo! Ficou "nova". Gostaria de saber se algo impede de eu fazer o mesmo com a parte que sai do cabeçote do motor. Tirar a vela e colocar só a "tampa" para ferver. Pergunto isso, pois tenho muito medo de perder o motor, rs.

Abraços.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!

ricardosette
membro

Mensagempor ricardosette » 24 Jul 2013 18:12

Só a tampa pode, sem tirar a tampa pode até deixar a vela , ou por uma queimada e mergulhar ele de forma que não entre água pelo carburador ...

Victor Stevan
membro

Mensagempor Victor Stevan » 24 Jul 2013 22:30

[quote:963bea2974="ricardosette"]Só a tampa pode, sem tirar a tampa pode até deixar a vela , ou por uma queimada e mergulhar ele de forma que não entre água pelo carburador ...[/quote:963bea2974]

Obrigado amigo, farei isso!
Na verdade me disseram que podia colocar o motor todo tendo o cuidado de montar e lubrificar tudo depois... Mas sei lá né... Dá medo de estragar algo, rs.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 24 Jul 2013 22:36

Claro que ficou "nova"... o sabão em pó contém hidróxido de sódio (soda cáustica), que reage com o alumínio formando hidróxido de alumínio e desprendendo hidrogênio gasoso... ou seja : fica "novo" porque a superfície é literalmente ARRANCADA...
O motor perde metal fazendo essa "limpeza"...

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 24 Jul 2013 22:41

[quote:d50085c1eb="claudiorfernandes"]Claro que ficou "nova"... o sabão em pó contém hidróxido de sódio (soda cáustica), que reage com o alumínio formando hidróxido de alumínio e desprendendo hidrogênio gasoso... ou seja : fica "novo" porque a superfície é literalmente ARRANCADA...
O motor perde metal fazendo essa "limpeza"...[/quote:d50085c1eb]

De fato, é literalmente arrancada.
Depois começam a virem as folgas de sede dos rolamentos, entrada de ar falsas pelo eixo do motor, saída de compressão na junta do cabeçote e por aí vai e ninguém sabe de onde veio tudo isso.
Quem inventou essa "manha", literalmente não sabe nada de química e se aventurou em algo que não tem a menor noção do prejuízo.
Em pouco tempo um motor se acaba fazendo isso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Rafael Diniz
membro

Mensagempor Rafael Diniz » 24 Jul 2013 23:03

Faço a limpeza com jateamento de micro esfera de vidro, tem que ser de micro esfera de vidro... Desmonta todo o motor e leva a carcaça, o cabeçote e a mufla, em uma retifica para jatear, pois lava seca e monta tudo... Motor novinho.. Rrs

Victor Stevan
membro

Mensagempor Victor Stevan » 24 Jul 2013 23:11

[quote:50487e79c0="LaercioLMB"][quote:50487e79c0="claudiorfernandes"]Claro que ficou "nova"... o sabão em pó contém hidróxido de sódio (soda cáustica), que reage com o alumínio formando hidróxido de alumínio e desprendendo hidrogênio gasoso... ou seja : fica "novo" porque a superfície é literalmente ARRANCADA...
O motor perde metal fazendo essa "limpeza"...[/quote:50487e79c0]

De fato, é literalmente arrancada.
Depois começam a virem as folgas de sede dos rolamentos, entrada de ar falsas pelo eixo do motor, saída de compressão na junta do cabeçote e por aí vai e ninguém sabe de onde veio tudo isso.
Quem inventou essa "manha", literalmente não sabe nada de química e se aventurou em algo que não tem a menor noção do prejuízo.
Em pouco tempo um motor se acaba fazendo isso.[/quote:50487e79c0]

Bom, valeu pelo aviso pessoal.
Como eu disse antes, não colocaria todo o motor pelo fato de não ter muita experiência para montar tudo certinho, como foi só a mufla, creio que não terei problemas, não é mesmo? Até porque sabendo disso, não farei novamente.

Obrigado

Leonardo M.T.
membro

Mensagempor Leonardo M.T. » 27 Jul 2013 10:51

Victor, pode ler um pouco mais nesse site

[url]http://airfieldmodels.com/information_source/model_aircraft_engines/maintenance.htm[/url]

Eu uso o método da água fervendo com sabão, uso o sabão para máquina de lavar louça, que dá melhor resultado (provavelmente mais soda cáustica), mas precisa desmontar o motor e retirar as partes móveis, camisa e pistão, virabrequim, rolamentos e carburador não devem ser lavados.

Jà fiz o processo em vários motores, e é claro que arranca uma camada micrométrica do metal, mas na prática nunca inutilizou ou piorou nenhum motor.

Também não deve ser feito todo mês, eu só faço quando está muito sujo mesmo, ou preciso trocar rolamentos, as muflas são limpas com mais regularidade.

No site que te passei comenta esse método, que é o indicado pelo Clarence Lee, colunista, projetista e uma espécie de GURU dos motores glow. Quem lia a RCModeler e atualmente a Model Airplane News conhece a coluna dele. Se ele não souber nada sobre motores, também não sei quem pode saber.

Abraço.

Leonardo M.T.
membro

Mensagempor Leonardo M.T. » 27 Jul 2013 11:14

[quote:a96ea7a829="Rafael Diniz"]Faço a limpeza com jateamento de micro esfera de vidro, tem que ser de micro esfera de vidro... Desmonta todo o motor e leva a carcaça, o cabeçote e a mufla, em uma retifica para jatear, pois lava seca e monta tudo... Motor novinho.. Rrs[/quote:a96ea7a829]

Acho que é o ideal, parece ser o processo usado pelas fábricas. O problema ainda é encontrar quem faça.

Leonardo M.T.
membro

Mensagempor Leonardo M.T. » 27 Jul 2013 11:18

Existe outro método, citado em fóruns e revistas americanas que é o de deixar as peças imersas em líquido para radiadores (anticongelante). Esse método não arranca o metal. Cheguei a tentar com duas marcas diferentes do produto mas não consegui um bom resultado.

snag
membro

Mensagempor snag » 27 Jul 2013 12:22

[quote:f005799048="Leonardo M.T."]Existe outro método, citado em fóruns e revistas americanas que é o de [b:f005799048]deixar as peças imersas em líquido para radiadores [/b:f005799048](anticongelante). Esse método não arranca o metal. Cheguei a tentar com duas marcas diferentes do produto mas não consegui um bom resultado.[/quote:f005799048]

Mas precisa deixar as peças imersas, "cozinhando" numa panela elétrica, não é?

Leonardo M.T.
membro

Mensagempor Leonardo M.T. » 27 Jul 2013 19:01

[quote:9de096fef0="snag"][quote:9de096fef0="Leonardo M.T."]Existe outro método, citado em fóruns e revistas americanas que é o de [b:9de096fef0]deixar as peças imersas em líquido para radiadores [/b:9de096fef0](anticongelante). Esse método não arranca o metal. Cheguei a tentar com duas marcas diferentes do produto mas não consegui um bom resultado.[/quote:9de096fef0]

Mas precisa deixar as peças imersas, "cozinhando" numa panela elétrica, não é?[/quote:9de096fef0]

Pelo que li, sim, na época não tinha nenhuma disponível e fiz o processo na chama do fogão, acho que fiz algo errado, mas funcionou parcialmente. Se for tentar posta o resultado, provavelmente errei no processo.

Leandro_Foltran
membro

Mensagempor Leandro_Foltran » 27 Jul 2013 19:52

Engraçado, mas algum tempo atrás cheguei a postar essa técnica no AERO-3D e algum colega daqui colocou o link para toda a comunidade do e-voo.

A técnica é excelente, mas o primordial é desmontar o motor e submeter apenas o bloco, cabeçote e escapamento ( esse tb desmontado ) ao banho.

Até hj não encontrei nada melhor !

Muita gente criticou a técnica com extrema ferocidade...

As vezes, a gente tenta ajudar/contribuir e acaba se passando por tolo. Por esse motivo, acabei me afastando por completo do fórum !

Afinal, Clarence Lee e outros não sabem nada...

snag
membro

Mensagempor snag » 28 Jul 2013 00:19

[quote:169abe0263="Leonardo M.T."][quote:169abe0263="snag"][quote:169abe0263="Leonardo M.T."]Existe outro método, citado em fóruns e revistas americanas que é o de [b:169abe0263]deixar as peças imersas em líquido para radiadores [/b:169abe0263](anticongelante). Esse método não arranca o metal. Cheguei a tentar com duas marcas diferentes do produto mas não consegui um bom resultado.[/quote:169abe0263]

Mas precisa deixar as peças imersas, "cozinhando" numa panela elétrica, não é?[/quote:169abe0263]

Pelo que li, sim, na época não tinha nenhuma disponível e fiz o processo na chama do fogão, acho que fiz algo errado, mas funcionou parcialmente. Se for tentar posta o resultado, provavelmente errei no processo.[/quote:169abe0263]

Parece que precisa deixar bastante tempo: de algumas horas a um dia para o outro (ou até por mais, dependendo da quantidade e "idade" do resíduo). É por isso que indicam a panela elétrica: ela vem com termostato/timer e dá para usá-la fora de casa (numa tomada externa ou extensão elétrica) para evitar os vapores dos produtos químicos.

Voltar para “Aviões com motor a combustão”