Convertendo ASP 52 para Bioetanol

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
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FSGALVAO
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Mensagem por FSGALVAO »

Da para converter um LA40 ?
433uah
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Mensagem por 433uah »

ola amigos eu tenho convertido alguns motores para alcool de posto ,eu mesmo possuo ate hoje meu primeiro motor que e um gxr 0.18 ja faz quase 2 anos todo fim de semana eu uso ele e continua o mesmo o problema principal e controlar a temperatura.
lembrando que eu uso alcool comun de farmacia
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Rodrigo Mourão
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Mensagem por Rodrigo Mourão »

Muitos vão me criticar pelo que fiz, mas vou relatar uma experiência que tive com meu ASP 52 esses dias.

Comprei ele pra rodar com caseirol(metanol+ricino) e venho voando muito bem com esse combustivel depois que peguei a manha da regulagem.

Viajei dia 31/12 e levei o avião pois o lugar tem bastante espaço pra voar. Como deixei pra comprar o combustivel de ultima hora e encontrei a loja fechada, levei o que tinha em casa(1,5l de caseirol) e levei também aproximadamente 1l de combustivel feito com 80% de alcool e 20% de oleo de ricino casa acabasse o caseirol, pois ja tinha feito algumas experiencias e percebi que dava pra voar com alcool nesse motor. Após acabar o caseirol, coloquei combustivel feito com alcool e comecei a regular. O carburador ficou mais aberto na lenta, a agulha de alta e de baixa ficaram bem sensiveis. Voei com o avião e percebi que ele ficou com um pouco menos de potencia do que quando voei com o metanol. Deixei a mistura um pouco rica pra evitar que ele apagasse em voo e deu certo, fiz alguns testes com o aviao em voo em posições que permitiam pousar caso o motor apagasse, mas nao apagou.

O comportamento do motor ficou semelhante ao do OS 55 BE(utilizamos um em um projeto na universidade).

Conclusão:

Funcionou bem, minha duvida fica em relação a durabilidade. Acredito que se reduzir a taxa de compressão do motor adicionando uma junta mais grossa no cabeçote e adaptando uma vela para motores BE fique melhor o motor.
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Camacho
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Mensagem por Camacho »

de minha parte o que posso relatar:

fiz o teste com alcool de posto, numa mistura maluca que achei nos foruns gringos, mistura essa feita para se voar com GASOLINA sem usar ignicão, que adaptei para se voar com alcool- se funciona para gasolina, porque não para alcool...

bom, peguei meu treiner com motor ASP .40 velhinho um galão da mistura mágica e um galão de glow comum, só para garantir o dia de voos.

troquei a vela por uma OS tipo F para motor a 4 tempos-nos relatos dos fóruns gringos, foi a vela que melhor se comportou para esse tipo de adaptacão..

cheguei na pista(primeiro a chegar) enchi o tanque com a misturinha mágica e vamos regular o motor.
o motor pegou até que fácilmente-com starter- dando sinais que estava "grosso". fui fechando a agulha de alta, até conseguir a rotacão máxima e, deste ponto, abri uns 3 cliques.

fui fechando a baixa, com o aquecedor ainda preso a vela, e regulei para uma mistura um pouco acima da "pobre"-guardadas as devidas proporcões, motor rico não apaga, motor POBRE apaga.....
deixei aquecer bem- uns 2 minutos- como qualquer motor que funcione com alcool.

pois bem, testei o motor, notando de cara que ele não respondia tão bem como com o glow, tossindo e demorando para responder ao comando do acelerador-muito similar ao funcionamento com GLOW CASEIRO.

coloquei o aero na pista acelerei gradativamente e o motor deu umas tossidas, limpou e o modelo comecou a ganhar velocidade e decolou.
estabilizei o motor em meia acelaracào e ganhei altitude.
em meio motor, consegui voar com o aero quase que normalmente-ele não aceitava bem subidas mais acentuadas e manobras do tipo rolagem-no voo invertido....

está pobre, logo pensei. pousei abri 2 clicks da agulha e vamos decolar novamente...
desta vez o motor falhou mais que a primeira decolagem, e eu acabei abortando.

agulha de baixa muito aberta, fechar 1/8 de volta logo pensei....
fechei a agulha de baixa, e vamos lá.
o motor respondeu melhor, decolei meio motor e ganhar altitude novamente...

bom, pensei, vamos ao teste motor a pleno...
curvei perna base, e abri o acelerador.... o motor de uma engasgada e acelerou, ganhando velocidade. no meio do merguho, PUF apagou....
como já estava posicionado, fiz umas curvas cruzadas de pé e mão para "matar" a velocidadee pousei sem maiores problemas.

abri 1 click da agulha de alta, liguei o motor e vamos de novo....
quase a mesma coisa.
pousei novamente abri mais 1 click, bora decolar...
comecou novamente a tossir na decolagem, e acabei abortando.

voltei 1 click da agulha de alta e consegui decolar, e voar em modo "treiner"(meio motor-circuito básico) até que com relativa tranquilidade.

nessa configuracão fiz uns 3 voos de uns 20 minutos mais ou menos, com consumode combustível bem baixo- tanque de 12 Oz desceu com mais de meio depois de 20 minutos de voo+regulagem+decolagem+pouso e taxi.

no quarto voo o motor apagou na rampa de decolagem,numa das piores situacões possíveis, a uns 10 ou 15 metros de altura, praticamente sem pista a frente e sem área de escape...
consegui curvar para uma clareira e fiz um pouso duro, fora da pista, mas sem danificar o modelo.
nessa altura, eu não estava a fim de voltar pra casa com o modelo dentro de sacolas, entào abortei o uso da mistura mágica, e enchi o tanque com o glow que havia levado.
troquei a vela para a OS 8 que eu já usava normalmente nesse motor.

nem 2 minutos de regulagem, o motor voltou a sua velha forma, lenta perfeita, transicão impecável, alta firme e constante.
consegui fazer mais 4 ou 5 voos, aí sim explorando toda gama de manobras que o modelinho consegue fazer, sem novidades, sem pouso com motor parado...

depois desta novela toda, MINHAS conclusões:

é possivel utilizar alcool de posto para voar com motores glow SIM, porém, para o usuário comum- aquele que não tem, ou tem pouca habilidade no acerto dos motores, é complicado acima da linha da diversão, para não dizer perigoso.

para motores GRANDES a glow, onde o consumo é bem exagerado, TALVEZ e só talvez se justifique toda essa ginástica...
para motores pequenos, tomando como base a MINHA experiencia, ainda é muito mais prático e seguro utilizar o glow mesmo.

estou com uma ignicão rxcel, para adaptacão em motores glow, que pretendo testar em breve, acredito que aí sim deva ter uma melhora na performance com consistencia....

espero que sirva para o pessoal essa experiencia, e que continuem tentando e colocando aqui os resultados, mas com seguranca.. SEMPRE.
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
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Viridias
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Mensagem por Viridias »

Concordo com você Camacho. Não vejo muito sentido nesse malabarismo todo, para economizar uma ninharia por voo. Quanto aos riscos, tudo é arriscado.
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Lt_Nelson
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Mensagem por Lt_Nelson »

Oi Camacho,

Curiosidade: a mistura foi 1/3 de glow e 2/3 de etanol ? Que glow ? 10% nitro e 20% óleo ?

Abs

[quote:e6ea4aab0b="Camacho"]de minha parte o que posso relatar:

fiz o teste com alcool de posto, numa mistura maluca que achei nos foruns gringos, mistura essa feita para se voar com GASOLINA sem usar ignicão, que adaptei para se voar com alcool- se funciona para gasolina, porque não para alcool...

[/quote:e6ea4aab0b]
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
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Camacho
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Mensagem por Camacho »

[quote:78b20afd4e="Lt_Nelson"]Oi Camacho,

Curiosidade: a mistura foi 1/3 de glow e 2/3 de etanol ? Que glow ? 10% nitro e 20% óleo ?

Abs

[quote:78b20afd4e="Camacho"]de minha parte o que posso relatar:

fiz o teste com alcool de posto, numa mistura maluca que achei nos foruns gringos, mistura essa feita para se voar com GASOLINA sem usar ignicão, que adaptei para se voar com alcool- se funciona para gasolina, porque não para alcool...

[/quote:78b20afd4e][/quote:78b20afd4e]
usei metanol puro PA.
ABRAÇOS
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rafael_reali
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Mensagem por rafael_reali »

[quote:7ac0d4b99c="Camacho"]de minha parte o que posso relatar:

fiz o teste com alcool de posto, numa mistura maluca que achei nos fóruns gringos...[/quote:7ac0d4b99c]

Ótima descrição de seus testes e ele não deixa dúvidas. Sou da opinião que não basta apenas mudar o combustível, tem outras coisas em jogo para o motor funcionar corretamente. Simples, o motor não foi desenvolvido para esse combustível: arrefecimento correto do motor para a elevada temperatura que se alcança com álcool comum; vela adequada para catalisar esse tipo de combustível (como exemplo as velas de motores BE, como vc disse, a vela "F" é um teste de melhor resultado); Carburador correto para admitir na quantidade certa e fazer a correta mistura ar/combustível e a taxa de compressão do motor.

Quem já colocou álcool em carro que funciona apenas a gasolina, sabe que ele fica uma droga, como vc descreveu - "tossindo" e lenta irregular...

Outro detalhe importante que vc mencionou: quando a coisa começa a ficar abaixo da linha de diversão realmente não vale a pena. Ainda mais quando põe a segurança das pessoas e a segurança do modelo.

90% da descrição do seu teste parece com o funcionamento do moto BE, motor esse que eu tenho, gosto, mas não recomendo pra quem não tem paciência ou "jeito pra coisa". Motor esse que voltou a me dar dor de cabeça num dia apagando umas 4x em 6 voos. Trocado a vela no dia seguinte o problema parece ter parado, não apagou mais, mas em um mesmo voo ele encharcou e ficou pobre em menos de 30 segundos.

Acho que o tipo de combustível tem a maior parcela de culpa.

Abraços.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
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Raketrinike
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Mensagem por Raketrinike »

sera que fica bom usar aqueles bioetanol já pronto que vai nos motores BE da OS em um asp 52..?
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rafael_reali
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Mensagem por rafael_reali »

[quote:6cf8aeac29="Raketrinike"]sera que fica bom usar aqueles bioetanol já pronto que vai nos motores BE da OS em um asp 52..?[/quote:6cf8aeac29]

Vai cair no que eu venho dizendo. O combustível é uma coisa e o motor é outra.
Motor não desenhado para esse combustível. O motor "desenhado" para esse tipo de combustível e justamente o motor BioEtanol, da OS. Creio que a OS ainda vá lançar os motores BE "versão 2.0".

Mas estou curiosíssimo para colocar 5% de nitrometano na mistura industrial. Essa mistura é indicada pelo fabricante mas ele dizem que mais que isso não muda o comportamento do motor.

Alguém sabe onde comprar?
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
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