Convertendo ASP 52 para Bioetanol

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
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Rodrigo Mourão
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Convertendo ASP 52 para Bioetanol

Mensagem por Rodrigo Mourão »

Boa noite.

Abri esse tópico para relatar uma experiência que estou fazendo. Resolvi converter meu ASP 52 para bioetanol. Os motivos para a conversão são os seguintes:

- Combustível não tóxico e não cancerígeno
- Facilidade em encontrar
- Preço

Hoje realizei o primeiro teste. Fiz uma mistura contendo 90% de alcool etílico e 10% de óleo de ricino. Não fiz nenhuma modificação no motor, nem mesmo vela.

Na primeira tentativa o motor não quis pegar. Ai abri o carburador 100%, tampei com o dedo e girei a hélice umas 6 vezes, para deixar o motor mais afogado, pois no video da aeromodelli é recomendado deixar o motor um pouco afogado na primeira partida. Tentei novamente ligar o motor e ele pegou.

Ao regular a agulha de alta, percebi que quando está regulada, ela fica mais fechada do que quando o motor funciona no metanol. Outro detalhe é que a regulagem fica bem mais sensível, um click ja faz diferença. Tentei regular a baixa mas está complicado, aparentemente ficou bem mais sensivel tambem. Vou esperar o motor estar 100% amaciado para regular corretamente a alta e a baixa.

O motor perde um pouco de potência, mas senti que a lenta fica mais forte do que no metanol. Outro detalhe é que após estar quente, tem que esperar esfriar bem para ligar.

Assim que eu voar com ele coloco minhas impressões aqui.

Abraço
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Mauricio 10
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Mensagem por Mauricio 10 »

Boa iniciativa meu amigo.

Coloque um vídeo quando der, principalmente no primeiro voo

Abraços
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Everton de Castro
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Mensagem por Everton de Castro »

É pra testar ? Então vai algumas dicas, algumas do manual do meu motor BE.
Se tiver à mão, use uma vela F para testes. O ideal seria a vela BE mesmo (implicaria tornearia para adaptar rosca), pois ela tem um filamento próprio para o bioethanol. Regule o motor depois alguns segundos ligados para ele poder esquentar. Na regulagem não espere que o motor vá gritar como um metanol, pois não vai, o som é mais roco. Tente regular o motor para no máximo 10mil rpm com qualquer hélice.

Escuta só o meu !


[yt]Tujr1QKwArs[/yt]
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Rodrigo Mourão
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Mensagem por Rodrigo Mourão »

Eu até tenho uma vela BE que tinha comprado pra fazer a conversão do OS 61, mas como ele estava muito ruim desisti. Como esse ASP está funcionando bem com a vela normal, não vou trocar a rosca por enquanto, pois fica mais facil conseguir vela pra ele e se eu quiser voltar pra metanol é so trocar o combustivel.

Eu participo do projeto aerodesign na faculdade, esse ano compramos o OS 55 e o OS 55 BE. Fiz ensaios nos dois e concluimos que o 55 BE é um pouco mais fraco comparado ao 55 metanol. Como o motor está sobrando pensei até em comprar ele, mas prefiri comprar um ASP por causa do preço.

Estou impressionado com o seu motor, está redondinho :) . Apanhei bastante pra regular o motor hoje e ainda sim não ficou bom. Acredito que seja porque deixei a alta um pouco mais aberta pois ainda não conclui o amaciamento. Você regulou a agulha de baixa tambem? Ela é bem sensivel assim como a de alta?


Voltando ao ASP 52, coloquei uma hélice 12x6 nele (estava com uma 11x7). Pretendo acabar o amaciamento e ai vou regular ele direitinho. Estou querendo colocar mais uma junta no cabeçote, pois a taxa de compressão de motores a metanol é maior do que a de motores a alcool, então acredito que tenho que diminuir um pouco a taxa de compressão do mesmo.
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Nino
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Mensagem por Nino »

Rodrigo, notei que vc está comparando o seu motor ao motor do Everton. Vale lembrar, vc não está fazendo nada de conversão, vc só está enfiando combustível errado no motorzinho.
sersilveira
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etanol

Mensagem por sersilveira »

Já fiz várias experiências com o etanol e sugiro que o amigo use a vela da ASP para motor 2t e 4t.Também sugiro aumentar a proporção do óleo para 18 a 20%.Fiz assim e obtive bons resultados.Consegui que o motor funcionasse bem com álcool absoluto e álcool de posto.
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Rodrigo Mourão
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Re: etanol

Mensagem por Rodrigo Mourão »

[quote:2c506c4b43="sersilveira"]Já fiz várias experiências com o etanol e sugiro que o amigo use a vela da ASP para motor 2t e 4t.Também sugiro aumentar a proporção do óleo para 18 a 20%.Fiz assim e obtive bons resultados.Consegui que o motor funcionasse bem com álcool absoluto e álcool de posto.[/quote:2c506c4b43]

Bom dia sersilveira

Você usou o motor no alcool durante muito tempo? Minha principal preocupação é em relação a durabilidade do motor, tenho medo de que o uso do alcool diminua a vida útil do motor.

Abraço
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caveira2110
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Mensagem por caveira2110 »

Eu já pensei em mudar o meu também...mas levei em consideração o trabalho a mais que dá na hora de regular vs quanto vôos consigo fazer com um galão de glow,cheguei a conclusão que não compensa,fora ter que ficar comprando óleo e fazendo a mistura...no final acaba tendo o dobro de tabalho.
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Bruno Kurt
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Mensagem por Bruno Kurt »

Amigo, tudo bem?

Eu vou converter meu ASP 52 para álcool de posto, visando maior economia!

Hoje em dia o combustível Glow está muito caro, dois galões e meio paga o investimento.

Tem um tópico aqui do Evoo que explica passo a passo da conversão.

Abs.
Bruno Zanelli - Futaba 7C, ZAGI, Stick 10cc, Escapade, Corsair 20cc e P 51 20cc
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Rodrigo Mourão
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Localização: Vitória-ES

Mensagem por Rodrigo Mourão »

Coloquei duas juntas a mais no cabeçote para diminuir um pouco a taxa de compressão. Farei testes no proximo fim de semana provavelmente.

Eu comprei esse motor com a intenção de rodar no caseirol, pois combustível pronto é muito caro e aqui na cidade so conheço uma loja de aeromodelismo. O caseirol fica mais fácil pra mim, é so comprar o metanol e o óleo de ricino numa loja próxima a universidade. O alcool etilico que estou usando para testes também é vendido lá.

Eu ainda estou em duvida se vou deixar ele rodando no etanol ou no metanol. Vou voar com etanol pra ver como se comporta e ai sim vou definir o combustivel.

A agulha de alta não é tão dificil de regular. Assim como o OS 55 BE, ela é bem sensivel, mas é só se acostumar. O mais dificil mesmo é regular a baixa.

Não estou convertendo o motor apenas pelo preço do combustível, até porque já pretendia rodar no caseirol, que já é barato. Estou convertendo por que direto cai combustível na pele, roupa, etc.

Abraço
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