Radio Turnigy 9x p/ aeros com motor a gasolina é confiavel?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

lucianosoares
membro

Radio Turnigy 9x p/ aeros com motor a gasolina é confiavel?

Mensagempor lucianosoares » 17 Ago 2013 14:52

Pessoal, infelizmente não tenho grana pra comprar um radio TOP como o aurora 9 e os futabas da vida, porém possuo um turnigy 9x mode 2 novinho que tenho utilizado nos meus aeros glow sem problemas, alias, esse rádio na minha humilde opinião é excelente, principalmente em se tratando do seu custo/benefício. Estou passando meus aeros para gasolina e me surgiu essa duvida se é confiável o 9x para isso, levando em conta claro as especificações do fabricante do motor quanto a montagem da ignição longe do receptor e usar baterias individuais para cada um.

Pakito
membro

Mensagempor Pakito » 17 Ago 2013 18:48

Pergunto o mesmo do amigo acima, mas para o caso de ter um módulo FrSky instalado...

Prepare-se para opiniões divididas! Exemplo:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1331118

at66mendes
membro

Mensagempor at66mendes » 17 Ago 2013 19:45

Tendo o frsky instalado em aprovo 100%, sem frsky já vi e ouvi gente que disse voar sem problemas, mas eu tenho duvidas, também não recomendo o Aurora para gasoliona, varios aqui no clube onde voar perderam seus aviões por falha no sinal do aurora, futaba não tenho nada a comentar, simplesmente é o melhor, mas eu uso um turnigy 9xr com frsky e nao tenho nada pra reclamar

Barbosaracing
membro

Mensagempor Barbosaracing » 17 Ago 2013 19:52

E acho que independente do radio o melhor é deixar o receptor o mais longe do motor possível pois o sistema de ignição acaba interferindo com o receptor

mkbuss
membro

Mensagempor mkbuss » 17 Ago 2013 21:36

olha... vou ser bem sincero...
quem diz que Aurora 9 é ruim pq perde sinal, é pq não conhece o sistema, nunca usou ou nunca teve... o rádio estando sempre atualizado, e bem instalado, vai funcionar perfeitamente...
assim como dizer que Futaba é a melhor marca, não é assim também... já vi até Futaba 14mz, que custa mais de 4 mil reais aqui, perdendo sinal, assim como outros modelos de Futaba...

como disse o Barbosaracing aí, o negócio é seguir os padrões corretos para instalação do sistema...
já usei o Aurora 9 da Hitec, e muitos outros rádios de outras marcas... tudo 100% de funcionamento...

já a questão do T9x, usei ele todo original num Extra 300 com motor 20cc gasolina, e foi de boa... montei justamente pra provar pro pessoal, que funciona sim! mas claro, antes abri o rádio, módulo e receptor e fiz uma revisão geral nas soldas e fios pra garantir que estivesse tudo certo... voei um bom tempo com ele assim nesse Extra, e nenhum risco de perda de sinal, tudo 100% também... e depois de uns meses coloque o FrSky, ficou show... como gosto de experiências diferentes, fiz e aprovei!

Gilberto
membro
Contato:

Mensagempor Gilberto » 17 Ago 2013 23:18

Fique atento ao fio da antena do receptor, vários colegas da pista já tiveram problemas por quebra do fio na base, recomendo que faça um pequeno cone de silicone na base para diminuir a concentração de movimento nesse ponto.

lucianosoares
membro

Mensagempor lucianosoares » 18 Ago 2013 08:57

[quote:bd104efe00="Gilberto"]Fique atento ao fio da antena do receptor, vários colegas da pista já tiveram problemas por quebra do fio na base, recomendo que faça um pequeno cone de silicone na base para diminuir a concentração de movimento nesse ponto.[/quote:bd104efe00]

oi Gilberto tudo bem? valeu pela dica da antena! mas quando diz fazer um cone de silicone na base, você quer dizer com cola quente de silicone?

Raketrinike
membro
Contato:

Mensagempor Raketrinike » 18 Ago 2013 10:47

amigo se você não tem dinheiro pra comprar um rádio que ira te dar mais segurança, e tem dinheiro pra migrar pra gasolina, deve ter algo de errado ai..

um modelo a gasolina no minimo vai custar uns 1200 reais, um rádio tgy 9x custa em media 300, você arriscaria um aero de 1200 por causa de um radio de 300?

eu se fosse você investiria no radio agora, com este dinheiro que vai gastar nos gas, ai depois venderia os glow pra comprar o gas.

não arrisco nem um pastinha de 600 reais com um tgy imagina um gasolina..

a quem use mais eu particularmente não usaria.

lucianosoares
membro

Mensagempor lucianosoares » 18 Ago 2013 11:18

[quote:e9c967a322="Raketrinike"]amigo se você não tem dinheiro pra comprar um rádio que ira te dar mais segurança, e tem dinheiro pra migrar pra gasolina, deve ter algo de errado ai..

um modelo a gasolina no minimo vai custar uns 1200 reais, um rádio tgy 9x custa em media 300, você arriscaria um aero de 1200 por causa de um radio de 300?

eu se fosse você investiria no radio agora, com este dinheiro que vai gastar nos gas, ai depois venderia os glow pra comprar o gas.

a quem use mais eu particularmente não usaria.[/quote:e9c967a322]

oi Raketrinike blz? É que acabei não explicando direito a minha situação. eu voou há bastante tempo, desde 2003 se nao me engano, e aquela epoca os radios eram FM/PCM e meus aeros glow voavam com aqueles radios. Porem eu tinha aeros a gasolina (tenho ainda na verdade) que voavam com radio pcm, mas ai desanimei e parei de voar uns 3 anos e meio e voltei agora com equipamentos desatualizados entende? ou seja, já tenho os aeros, motores mas o unico radio que tenho digamos atual é o T9x, e no momento nao tenho grana pra investir num radio top entende? o que estou fazendo é vendendo meus motores glow e radios fm/pcm para quem sabe comprar um top de linha. acho que fui claro agora. mas mesmo assim obrigado pela dica.

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 18 Ago 2013 12:27

[quote:cf6c61a947="lucianosoares"][quote:cf6c61a947="Raketrinike"]amigo se você não tem dinheiro pra comprar um rádio que ira te dar mais segurança, e tem dinheiro pra migrar pra gasolina, deve ter algo de errado ai..

a quem use mais eu particularmente não usaria.[/quote:cf6c61a947]

oi Raketrinike blz? É que acabei não explicando direito a minha situação. eu voou há bastante tempo, desde 2003 se nao me engano, e aquela epoca os radios eram FM/PCM e meus aeros glow voavam com aqueles radios. Porem eu tinha aeros a gasolina (tenho ainda na verdade) que voavam com radio pcm, mas ai desanimei e parei de voar uns 3 anos e meio e voltei agora com equipamentos desatualizados entende? ou seja, já tenho os aeros, motores mas o unico radio que tenho digamos atual é o T9x, e no momento nao tenho grana pra investir num radio top entende? o que estou fazendo é vendendo meus motores glow e radios fm/pcm para quem sabe comprar um top de linha. acho que fui claro agora. mas mesmo assim obrigado pela dica.[/quote:cf6c61a947]

O que você entende por radios desatualizados?

Voou bem com o seu "superado?"?
Teve só alegrias?
Vai mudar porque?
Para ficar "atualizado"??
Era feliz??

NINGUÉM REPARA SEU RADIO, E SIM SEUS VOOS !!!!

Se você entrar em um feixe de transmissão de 2.4 pode ser o melhor radio do mundo e o mais caro...vai ter problemas.

Quem chegou primeiro na faixa de 2.4?...

Fique quietinho com o seu antigão que enquanto alguns terão problemas o seu se torna top.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

lucianosoares
membro

Mensagempor lucianosoares » 18 Ago 2013 12:30

[quote:0f9c8d1e40="CONDOR 2"][quote:0f9c8d1e40="lucianosoares"][quote:0f9c8d1e40="Raketrinike"]amigo se você não tem dinheiro pra comprar um rádio que ira te dar mais segurança, e tem dinheiro pra migrar pra gasolina, deve ter algo de errado ai..

a quem use mais eu particularmente não usaria.[/quote:0f9c8d1e40]

oi Raketrinike blz? É que acabei não explicando direito a minha situação. eu voou há bastante tempo, desde 2003 se nao me engano, e aquela epoca os radios eram FM/PCM e meus aeros glow voavam com aqueles radios. Porem eu tinha aeros a gasolina (tenho ainda na verdade) que voavam com radio pcm, mas ai desanimei e parei de voar uns 3 anos e meio e voltei agora com equipamentos desatualizados entende? ou seja, já tenho os aeros, motores mas o unico radio que tenho digamos atual é o T9x, e no momento nao tenho grana pra investir num radio top entende? o que estou fazendo é vendendo meus motores glow e radios fm/pcm para quem sabe comprar um top de linha. acho que fui claro agora. mas mesmo assim obrigado pela dica.[/quote:0f9c8d1e40]

Teve só alegrias?
Vai mudar porque?
Era feliz??

Se você entrar em um feixe de transmissão de 2.4 pode ser o melhor radio do mundo e o mais caro...vai ter problemas.

Fique quietinho com o seu antigão que enquanto alguns terão problemas o seu se torna top.[/quote:0f9c8d1e40]

já tinha pensado nisso rsrsrs! valeu!

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 18 Ago 2013 13:07

[quote:ca8e3f0816="lucianosoares"][quote:ca8e3f0816="CONDOR 2"][quote:ca8e3f0816="lucianosoares"][quote:ca8e3f0816="Raketrinike"]amigo se você não tem dinheiro pra comprar um rádio que ira te dar mais segurança, e tem dinheiro pra migrar pra gasolina, deve ter algo de errado ai..

a quem use mais eu particularmente não usaria.[/quote:ca8e3f0816]

oi Raketrinike blz? É que acabei não explicando direito a minha situação. eu voou há bastante tempo, desde 2003 se nao me engano, e aquela epoca os radios eram FM/PCM e meus aeros glow voavam com aqueles radios. Porem eu tinha aeros a gasolina (tenho ainda na verdade) que voavam com radio pcm, mas ai desanimei e parei de voar uns 3 anos e meio e voltei agora com equipamentos desatualizados entende? ou seja, já tenho os aeros, motores mas o unico radio que tenho digamos atual é o T9x, e no momento nao tenho grana pra investir num radio top entende? o que estou fazendo é vendendo meus motores glow e radios fm/pcm para quem sabe comprar um top de linha. acho que fui claro agora. mas mesmo assim obrigado pela dica.[/quote:ca8e3f0816]

Teve só alegrias?
Vai mudar porque?
Era feliz??

Fique quietinho com o seu antigão que enquanto alguns terão problemas o seu se torna top.[/quote:ca8e3f0816]

já tinha pensado nisso rsrsrs! valeu![/quote:ca8e3f0816]

Mas se gostar de:

Firmwere, dll, bugs, soldas mal feitas, rewel's, POBREMAS, mude.

Você terá assunto para muito tempo.
Anexos
aghhhh.JPG
aghhhh.JPG (24.61 KiB) Exibido 4677 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

Raketrinike
membro
Contato:

Mensagempor Raketrinike » 18 Ago 2013 14:23

Pois é as vezes seus antigos serão mais confiáveis que os atualizados xing lings...

Barbosaracing
membro

Mensagempor Barbosaracing » 18 Ago 2013 16:00

Pois é depois de utilizar alguns rádios "top" eu acabei voltando pro meu velho e confiável 9chp, pois nunca tive o desprazer de ver meu aero ir embora e eu não poder fazer nada , o meu velhinho pcm sempre da certo vira antena na posição certa e pronto traz o aero inteiro .Mais vai de gosto tem gente que gosta fazer o que fico sempre prestando atenção no fórum e pra falar a verdade independente do preço e da marca os radio novos estão apresentando muito problemas pois quase tudo hoje em dia usa 2.4ghz ate impressora .

mkbuss
membro

Mensagempor mkbuss » 18 Ago 2013 16:55

ahhh, nesse ponto também concordo!
se tem um rádio bom, confiável, sendo PCM, nem pensa em trocar não... voa com ele, que é garantido a alegria!

Drzinho
membro

Mensagempor Drzinho » 19 Ago 2013 01:49

Amigo, vou te falar por experiencia...

Voei desde maio do ano passado com o t9x, em um planador, SÓ alegria,
Montei um Big tiger pol, com DLE 30cc. voei +- 6-7 meses, em média de 4 voos no sabado e 4 no domingo,
até que um dia, o radio reinicia chave DR ligada, ele não ligou ficou apitando, quando bati a chave, para ele ligar de fato, nada de ligar bati e desbati, e unica coisa que ouvi, foi o som do motor por uns 10segundos ateh sumir(motor a plena) sem estrondos sem nada, em direção a um mato fechado =D .

E até hoje esta la um avião com um DLE30cc, pendurado, ou seila aonde possa estar! hahahahah

Resumo, se tiver condiçoes compra outro radio! ele vai ser ótimo por muito tempo, mas quando tiver que dar prego, vai dar e a unica coisa que resta eh rir do que aconteceu. XD

FSGALVAO
membro

Mensagempor FSGALVAO » 19 Ago 2013 08:11

Eu tenho um 6xas e ainda vôo muito bem com ele ( apesar de ter um xing 9x)

lucianosoares
membro

Mensagempor lucianosoares » 19 Ago 2013 08:11

É amigos, vendo os depoimentos me sinto aliviado por ainda não ter vendido meu FUTABA T6xa 6ch!!!

A_Almeida
membro

Mensagempor A_Almeida » 19 Ago 2013 09:23

[quote:f5ecef4815="lucianosoares"]É amigos, vendo os depoimentos me sinto aliviado por ainda não ter vendido meu FUTABA T6xa 6ch!!![/quote:f5ecef4815]

Esses rádios são muito confiáveis desde que ninguém ligue um transmissor na mesma frequência por perto ou algum carro de polícia passe por perto com o seu rádio comunicador ligado e transmitindo e gere alguma interferencia, já vi um cessninha elétrico em balsa voando perfeito na horizontal e lindão e de repente embicar direto pro chão, motivo possível, um segurança passando perto ligou seu PX e falava ao rádio.

Camacho
membro

Mensagempor Camacho » 19 Ago 2013 12:13

[quote:7c0aceaf7c="A_Almeida"] um segurança passando perto ligou seu PX e falava ao rádio.[/quote:7c0aceaf7c]
dependendo da potência de saída do PX derruba qualquer coisa....
até os 2.4 estão sujeitos.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D

A_Almeida
membro

Mensagempor A_Almeida » 19 Ago 2013 13:27

Não, o aero não era meu, o local era um parque em buenos aires onde há policiais fazendo a segurança, mas eu estava voando com o pessoal, mas o meu era um spectrum DX6i e não sofreu nada, só o do cara que caiu, ficamos sem entender o que aconteceu e deduzimos que só poderia ser interferencia do rádio, pois nem linha de alta tensão tinha nas proximidades.

alissongc2000
membro
Contato:

Mensagempor alissongc2000 » 19 Ago 2013 14:09

Toda vez que se fala de rádios o assunto vira polêmica, o que eu posso te dizer, é o seguinte tenho 2 amigos voando dois aviões iguais: um Yak 54 da Seagull Models de 20cc com motor RCG 20, 6 servos HXT 12K, 2 baterias Life 2500mha e os dois com rádio turnigy 9X original, módulo original de 8canais. Já vi eles fazerem muitos voos, nenhum nunca deu nenhuma interferência ou perda de sinal. Eu estou montando um aero com motor 24cc, provavelmente será o mesmo aero que o deles, ou algo do mesmo tamanho, pois ainda não comprei o aero. Sabe qual rádio vou usar ? O único que eu tenho: Turnigy 9x com módulo original. A única diferença que tem o meu rádio do rádio deles, é que o meu está com o ER9X.

alissongc2000
membro
Contato:

Mensagempor alissongc2000 » 19 Ago 2013 14:17

[quote:9533ef47d1="Drzinho"]Amigo, vou te falar por experiencia...

Voei desde maio do ano passado com o t9x, em um planador, SÓ alegria,
Montei um Big tiger pol, com DLE 30cc. voei +- 6-7 meses, em média de 4 voos no sabado e 4 no domingo,
até que um dia, o radio reinicia chave DR ligada, ele não ligou ficou apitando, quando bati a chave, para ele ligar de fato, nada de ligar bati e desbati, e unica coisa que ouvi, foi o som do motor por uns 10segundos ateh sumir(motor a plena) sem estrondos sem nada, em direção a um mato fechado =D .

E até hoje esta la um avião com um DLE30cc, pendurado, ou seila aonde possa estar! hahahahah

Resumo, se tiver condiçoes compra outro radio! ele vai ser ótimo por muito tempo, mas quando tiver que dar prego, vai dar e a unica coisa que resta eh rir do que aconteceu. XD[/quote:9533ef47d1]

Neste ponto, se atualizar o software do T9x para o ER9X, vc pode optar por parar a inicialização quando as chaves estiverem fora de posição ou não.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)

alissongc2000
membro
Contato:

Mensagempor alissongc2000 » 19 Ago 2013 14:25

[quote:25cfd0768b="Raketrinike"]amigo se você não tem dinheiro pra comprar um rádio que ira te dar mais segurança, e tem dinheiro pra migrar pra gasolina, deve ter algo de errado ai..

a quem use mais eu particularmente não usaria.[/quote:25cfd0768b]

Eu concordo em parte com esta questão, pois se colocar na ponta do lapis a economia com combustível, compensa trocar o aero, porque o preço de um aero glow é quase o mesmo do gas. Claro que isto irá depender do quanto se voa, se voar pouco acho que dá para comprar um rádio, e ir esperando juntar grana para comprar o aero, mas se voar muito, acho que não compensa pq o glow está muito caro.
Acho que o que é mais viável de tudo hoje, seria comprar um T9X e instalar o ER9X ou um T9XR, qualquer um que seja com módulo FrSky + Telemetria, o preço não será absurdo e é muito confiável. Claro, abrir o rádio e dar uma olhada nas soldas seria muito bom também :P
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)

lucianosoares
membro

Mensagempor lucianosoares » 21 Ago 2013 16:25

[quote:7256e7b325="alissongc2000"][quote:7256e7b325="Raketrinike"]amigo se você não tem dinheiro pra comprar um rádio que ira te dar mais segurança, e tem dinheiro pra migrar pra gasolina, deve ter algo de errado ai..

a quem use mais eu particularmente não usaria.[/quote:7256e7b325]

Eu concordo em parte com esta questão, pois se colocar na ponta do lapis a economia com combustível, compensa trocar o aero, porque o preço de um aero glow é quase o mesmo do gas. Claro que isto irá depender do quanto se voa, se voar pouco acho que dá para comprar um rádio, e ir esperando juntar grana para comprar o aero, mas se voar muito, acho que não compensa pq o glow está muito caro.
Acho que o que é mais viável de tudo hoje, seria comprar um T9X e instalar o ER9X ou um T9XR, qualquer um que seja com módulo FrSky + Telemetria, o preço não será absurdo e é muito confiável. Claro, abrir o rádio e dar uma olhada nas soldas seria muito bom também :P[/quote:7256e7b325]

oi alissongc2000 blz? amigo, o que seria ER9X? atualização de firmware? como se faz isso? valeu pelas dicas, realmente em se tratando de radio x aero gas dá muita discussão mesmo, mas o bom é que aprendemos muito com as experiencias de cada um. Quero aproveitar e já agradecer a todos que contribuiram com suas dicas e experiencias!

Voltar para “Aviões com motor a combustão”