Dúvida Extra 300 e DLE 20cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
RogerioSM
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qui Out 31, 2013 11:56 am
Localização: Sento Sé-BA

Dúvida Extra 300 e DLE 20cc

Mensagem por RogerioSM »

Bom dia Pessoal!

Sou novo no fórum e pelo que pude ver esse é o melhor lugar pra se ter informações e troca de experiências a respeito do hobby no Brasil.

Se puderem me ajudar a minha dúvida é a seguinte:

Já voei bastante em aeromodelos treinadores glow, agora estou passando para motor a gasolina.

Adquiri um DLE 20cc e um Aeromodelo EXTRA 300 da antiga PRINCE. (NOVO), mas não tenho experiência nenhuma em motores a gasolina. Estive dando uma olhada no manual e pude ver que o motor necessita de dois servos para operação.

É obrigatório ter os dois servos? Ou da pra voar com rádio somente 4 canais?

Vocês acham que da pra usar esse motor nesse Aero?

http://www.princeairmodels.com.br/aeromodelos/extra_300.htm
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

SIM DÁ
o outro servo provavelmente será pra acionar o afogador, o que você pode fazer com uma lincagem manual mesmo.
lembrando que pra voar gasolina não é aconselhado usar rádios FM.
use PCM ou 2.4 e bons voos.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
rafaelgmp2
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Dom Jun 20, 2010 3:50 pm
Localização: Divinópolis,MG

Mensagem por rafaelgmp2 »

Eles dizem 2 servos e sim para isto mesmo, um para o acelerador e outro para o afogador ..

o afogador nao tem que ser obrigatoriamente colocado com servo..

vc pode fazer um link manual, e acionar por ele.

abracos
Avatar do usuário
RogerioSM
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qui Out 31, 2013 11:56 am
Localização: Sento Sé-BA

Mensagem por RogerioSM »

[quote:4e7d78702b="Camacho"]SIM DÁ
o outro servo provavelmente será pra acionar o afogador, o que você pode fazer com uma lincagem manual mesmo.
lembrando que pra voar gasolina não é aconselhado usar rádios FM.
use PCM ou 2.4 e bons voos.
ABRAÇOS[/quote:4e7d78702b]

Obrigado pela resposta.

Mas e quanto ao rádio. O meu é um FUTABA 4 EXA FM. Por que não é aconselhado?
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

o sistema de ignição, seja ele por magneto ou por CDI que é o caso do DLE, gera ruído que interfere no rádio. portanto a modulação FM não é usada pra se voar gasolina. aconselho trocar o rádio.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
RogerioSM
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qui Out 31, 2013 11:56 am
Localização: Sento Sé-BA

Mensagem por RogerioSM »

[quote:4e48211625="Camacho"]o sistema de ignição, seja ele por magneto ou por CDI que é o caso do DLE, gera ruído que interfere no rádio. portanto a modulação FM não é usada pra se voar gasolina. aconselho trocar o rádio.
ABRAÇOS[/quote:4e48211625]

Valeu Camacho e Rafael pelas orientações.

Vou providenciar um TX e RX 2.4 e logo posto fotos do aero aqui.

Abraço
Avatar do usuário
RogerioSM
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qui Out 31, 2013 11:56 am
Localização: Sento Sé-BA

fotos

Mensagem por RogerioSM »

fotos
Anexos
Foto0375A[1].jpg
Foto0375A[1].jpg (21.01 KiB) Exibido 6069 vezes
Foto0376A[1].jpg
Foto0376A[1].jpg (23.29 KiB) Exibido 6069 vezes
Foto0377A[1].jpg
Foto0377A[1].jpg (20.39 KiB) Exibido 6069 vezes
| Cherokee 40 Great Planes - O.S 46 AX | Extra 300 Red Bull - DLE 20cc |
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Como você fez a linkagem do acelerador ?
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
RogerioSM
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qui Out 31, 2013 11:56 am
Localização: Sento Sé-BA

Linkagem

Mensagem por RogerioSM »

[quote:f441830ab5="alissongc2000"]Como você fez a linkagem do acelerador ?[/quote:f441830ab5]

Tai Alisson,

Até coloquei o link original fornecido pela PRINCE mas não está perfeito. Sem falar que esse motor precisa de dois servos. Mas o pessoal disse que dá pra usar só um e o outro fazer um link manual.
Mandei fazer um COWL maior para caber o motor, não sei é se vai dar CG, rsrsrs.

Quanto a linkagem está pendente. Queria uma dica pra do acelerador e pra do leme no servo, não sei como prender os cabos.
| Cherokee 40 Great Planes - O.S 46 AX | Extra 300 Red Bull - DLE 20cc |
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Dei uma olhada no link lá que você postou, é um modelo para motores 60/90, já vi aviões assim voando com motor 20cc sem problemas. Do jeito que está agora (sem o cowl) não está dando CG ? O ideal seria fazer os primeiros voos sem o cowl para se for preciso mexer em regulagens do motor etc.. ser mais facil. Isto não interfere em nada o voo. Outro dia aqui na pista voei um Extra da Radar que estava com problemas de regulagem no motor sem o cowl, voa normal.

Perguntei sobre a linkagem do acelerador perguntei, pois o negócio é o seguinte, tem que ser ou de vareta de fibra, ou de push rod de nylon... se colocar vareta de ferro, dá interferência no RX, veja bem, não estou dizendo "pode dar" estou dizendo "dá interferência". Além disto o TX tem que ficar mais de 30cm longe da ignição, o ideal seria 45cm, se for preciso use extensões de servo e coloca o RX mais para atraz possível.

Se seu RX possui 2 antenas, deixe-as em angulo de 90graus uma em relação a outra. (veja o video que o alex postou no inicio do site).

Quanto a linkagem do afogar, vou te explicar..
é assim, você somente irá utilizar o afogador quando for dar a primeira partida do dia, ou se estiver dificil de pegar. Que seria o caso de não ter gasolina na mangueira, puxando o afogador fecha o ar do carburador e gera uma pressão ao girar a hélice que faz o combustivel subir até o carburador. Ai quando o motor dá sinal que quer pegar, a gasolina já chegou, pronto você não irá mais usar o afogador e portanto você "solta" o afogador (entra o ar e faz a mistura) e bate para ele pegar.

Alguns motores soltam o afogador automaticamente (pois possuem mola no afogador) quando se dá um toque no acelerador. Mas isto não é importante, é somente por comodidade ou até mesmo seguranca que eles tem este recurso. Por que as vezes o motor, funciona com o afogador puxado (mas fica funcionando tipo em marcha lenta) e a pessoa pode distraidamente mandar a mão entre a hélice para voltar o afogador.

Desta forma não é mesmo necessário acrescentar um servo para o afogador, você pode simplesmente colocar um link que vem ali perto da hélice, de modo que (cuidado agora) com o motor desligado, você pode enfiar a mão dentro do cowl ali pela frente e empurrar ou puxar ele e fechar o carburador (afogar), após o motor dar sinal que quer pegar, você (com o motor parado, cuidado novamente) volta o afogador para a posicao aberto e bate para fazer o motor funcionar.

Para afogar o motor, basta fazer igual no glow, você desregula aquele parafuso da marcha lenta até permitir que o carburador se feche completamente. E regule a marcha lenta pelo controle. Ai você configura um botão para afogar fechando o acelerador. Mas também se não quiser configurar este botão basta desligar a ignição que ele afoga.

Agora se mesmo assim, você quiser colocar um servo para o afogador, lembre-se que a linkagem dele deve ser igual a do acelerador (fibra ou push rod de nylon). Além disto, os servos do afogador costumam queimar com frequencia (já vi muitos queimarem), pois muitas vezes ficam forçados na posição (aberto / fechado) por mais que você se esforce para regurar para ele não ficar forçado. Fora a vibração do motor.

Pelo que li no inicio do tópico, se você somente voou treinadores até hoje, não voe este avião ai com a mesma quantidade de comando que você está voando seus treinadores, este avião possui superficies de comando muito grandes e é bem rápido. Será necessário configurar os RATES e EXPONENCIAIS do controle...


Comece com algo assim, depois você sente e vai ajustando superficie por superficie:

>> Low Rates (pouco comando):
AILERON, LEME, PROFUNDOR..... 20graus de deflexão ou até menos + 20% de exponencial ou até uns 25% de exponencial.

>> High Rates (muito comando):
AILERON, LEME, PROFUNDOR..... 40graus de deflexão ou até mais + 40% de exponencial ou até uns 45% de exponencial.

O ideal seria colocar os rates um em cada chave para cada comando, pois ai você coloca o rate do leme e acostuma com ele, depois coloca profundor e acostuma com ele, depois aileron e acostuma, etc.. depois que você estiver bem acostumado e tudo ajustado você pode colocar tudo em um unica chave.

Além disto, utilize o SUB-TRIM para trimar o avião no chão e deixe todos os TRIM no meio, antes de voar, para você ter recurso de trimagem suficiente.

Utilize o END POINTs (ou ETA, TDA, sei lá, cada radio tem um nome) para ajustar o curso do acelerador e verificar se não tem comando indo "mais pra um lado do que pro outro" e ajuste neste lugar.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Responder