P-51 Giant: Da Lenha ao Campeonato BRasileiro! Passo a Passo

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

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P-51 Giant: Da Lenha ao Campeonato BRasileiro! Passo a Passo

Mensagempor Caveira Special Paint » 05 Fev 2014 16:54

amigos,

Resolvi abrir este tópico da reconstrução do meu P-51 mustang Giant - Top Flite

o mesmo levou uma lenha em Junho do ano passado, ficou um tempo encostado e foi enviado pra um amigo fazer a reforma.

O objetivo é reformar este avião lenhado pra participar do campeonato Brasileiro de Escala, que vai acontecer dia 10.abril em Limeira.

quero encorajar os escalistas a cada vez mais participar do campeonato, e mostrar que nao tem segredo!!!

um abraço
Caveira
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benites
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Mensagempor benites » 05 Fev 2014 16:58

Vem ai mais um belo projeto !!!! estarei acompanhado !!!!

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Mensagempor Caveira Special Paint » 05 Fev 2014 17:04

o antes e o depois...

este P-51 tem muitos voos e é um aviao que voa muito bem! voa no trilho, plana bem, poucos defeitos de voo e tem uma velocidade de stall baixa.

o motivo da queda ainda é um mistério! O motor reduziu automaticamente pra marcha lenta e nao acelerava mais... e o aviao nao chegou na pista.
o motor continuou ligado até a hora do choque contra o barranco.

Existe a hipótese de ter quebrado a haste de acionamento do acelerado, ou, a hipótese que foi pau na bateria LiFe.

de qq forma, tanto a haste como a batera já foram substiuidas.


ANTES
[img:58100c3ee8]http://imageshack.com/a/img268/1183/orc.JPG[/img:58100c3ee8]
[img:58100c3ee8]http://imageshack.com/a/img32/7528/9eyf.JPG[/img:58100c3ee8]


DEPOIS
[img:58100c3ee8]http://imageshack.com/a/img713/6720/0yu3.jpg[/img:58100c3ee8]
[img:58100c3ee8]http://imageshack.com/a/img845/1097/bdd3.jpg[/img:58100c3ee8]
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Mensagempor Caveira Special Paint » 05 Fev 2014 17:06

vamos ver Benites, kkkk
a lenha foi bonita dessa vez...

voltou ao zero... vou ter que refazer toda a pintura, rebites, tudo...

vamos ver se da tempo de terminar e voar até dia 10.Abril!!!

abraço e obrigado por acompanhar!!!

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Mensagempor leandropinheiro78 » 05 Fev 2014 17:42

Quase tive um AVC quando vi essa obra de arte espatifada no chão.Por isso não sirvo para ser escalista deste calibre,meus aeros ficarião em redomas de vidro,em exposição na estante.
Boa sorte e estarei acompanhando o renascimento desta jóia.Abraço

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Mensagempor Yensid » 06 Fev 2014 07:05

Caveira, tive uma tristeza dessas com meu P51. E olha que o meu nem chegava aos pés do seu em riqueza de detalhes. Mas o valor sentimental é grande.

Ainda hoje tenho os restos mortais dele na minha oficina. Não consegui me desfazer... E também não tive coragem de reconstruir em função dos danos. Ficou mais ou menos como o seu.

Boa sorte! Quero acompanhar de perto mais esta obra de arte.

Aprendo muito com você!
Disney Martins
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
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Mensagempor Caveira Special Paint » 06 Fev 2014 09:44

[quote:506054d36f="Yensid"]Caveira, tive uma tristeza dessas com meu P51. E olha que o meu nem chegava aos pés do seu em riqueza de detalhes. Mas o valor sentimental é grande.

Ainda hoje tenho os restos mortais dele na minha oficina. Não consegui me desfazer... E também não tive coragem de reconstruir em função dos danos. Ficou mais ou menos como o seu.

Boa sorte! Quero acompanhar de perto mais esta obra de arte.

Aprendo muito com você!
Disney Martins[/quote:506054d36f]


É verdade... dá uma tristeza ver espatifado no chão!! Kkkkk
Odeio pegar pedaço de avião!!! E esse é aquele tipo de queda que não é tão séria a ponto de jogar fora, mas tb não é tão simples a ponto de refazer facilmente.
Mas de qq forma, ele ficou uns meses jogado la em casa, e acabei levando pra um grande amigo meu que reconstroi avioes.

Ficou 2 meses lá e por enquanto só veio a fuse. A asa devo pegar na próxima semana!
Conserto ficou show. Ele reconstroi as peças quebradas, desenha novamente e monta, entao por dentro, o aero está praticamente novo! Nãota remendado, ta reconstruido!

vou postar mais fotos hj
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Mensagempor Caveira Special Paint » 06 Fev 2014 10:05

Comecei a mexer nele semana passada e vou postar fotos até o que consegui fazer ontem

A fuse veio toda reformada, tive que arrancar o vinil antigo, limpar toda a cola que ficou. Deu muita mão de obra pois eu havia dado muita atenção para a colagem vinil quando fiz o P-51 pela primeira vez, então pra arrancar foi OSSO!

Foram 3 dias pesados de lixa, removedor e massa. Retoquei com massa os buracos e imperfeições maiores, nivelei o cowl com a fuselagem e comecei a traçar novamente as linhas de painel. Algumas deu pra aproveitar, mas uns 1/3 do aero foi feito novamente.

Fiz alguns detalhes extra desta vez como os Trim Tabs, no leme e profundor. recortei e coloquei dobradiças nas peças. da ooooutro visual!

E iniciei a entelagem com a mesma técnica do vinil que uso normalmente!
O vinil é barato, facil de aplicar, facil consertar, resistente e o acabamento fica muito bom. A aparencia escala fica bem bacana!



[img:6b0af1acca]http://imageshack.com/a/img838/4005/o2m1.jpg[/img:6b0af1acca]

[img:6b0af1acca]http://imageshack.com/a/img541/5696/rpmb.jpg[/img:6b0af1acca]

[img:6b0af1acca]http://imageshack.com/a/img812/255/ucfu.jpg[/img:6b0af1acca]

[img:6b0af1acca]http://imageshack.com/a/img30/663/4vl.JPG[/img:6b0af1acca]
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Mensagempor Caveira Special Paint » 06 Fev 2014 10:16

outra aspecto muito importante: definir a pintura!

Depois de muuuuito pensar e estudar, escolhi o tema do LouIV.
a escolha da pintura é muito importante pro campeonato.
quanto mais fotos do avião real melhor fica a documentação.

Infelizmente os Warbirds que tem muita foto disponiveis sao aeronaves modernas que ainda voam atualmente e 98% destes aviões são aviões restaurados.

Não existe problema em copiar um aviao restaurado! é até mais facil na questão de documentação, mas, pode ser o dono atual do avião reproduza algo bem diferente do que foi o original.
o próprio Lou IV foi restaurado e tem um monte de não conformidades versus o avião original!

como eu gosto de reproduzir máquinas de guerra, fui atras da maior quantidade de informação do LOU original.
ja encontrei um moooonte de erros e vou postando aqui conforme eu iniciar a pintura!!

[color=orange:8a8e2c9617][b:8a8e2c9617]Quizz pra galera!!! [/b:8a8e2c9617][/color:8a8e2c9617]

[size=18:8a8e2c9617]Comparem o LOU Original (primeira foto) versus o LOU restaurado segunda foto!
quais diferenças vcs já encontram???? [/size:8a8e2c9617]

[img:8a8e2c9617]http://imageshack.com/a/img690/6087/gldx.jpg[/img:8a8e2c9617]

[img:8a8e2c9617]http://imageshack.com/a/img856/6529/23uo.jpg[/img:8a8e2c9617]
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Mensagempor dpomaro » 06 Fev 2014 10:53

A mais evidente são as "invasion stripes" ... americano adora coloca-las nos aviões né,,,, kkkk

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Mensagempor danx » 06 Fev 2014 11:04

Bom dia Caveira,

com tão pouca experiência, não tenho muito o que comentar a não ser elogiar,
estou me especializando em construções, pegando o dedo e conhecendo os materiais... Passo horas vendo os vídeos de campeonatos escala e os "moments"...

Provavelmente já conheça mas esse site é uma ótima ferramentas para escala, com 5 modelos de P-51, pena não ter o LouIV...
http://www.primeportal.net/hangar/domeric_barbot/p-51d/

Não consegui notar a diferença ainda hahhaa!
Grande abraço...

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Mensagempor Caveira Special Paint » 06 Fev 2014 13:55

coloquei umas estrelinhas pra mostrar as principais diferenças entre um e outro.

pode sim copiar o mais moderno, mas na teoria esse P-51 moderno nao "existiu"...
por isso vou copiar o antigo!

[img:440c9bf3cc]http://imageshack.com/a/img401/6803/xtrv.jpg[/img:440c9bf3cc]
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Mensagempor benites » 06 Fev 2014 14:04

Caveira ...assim que possível... você poderia passar as especificações desse modelo!!!!

E qual motor e hélice ....servos que você vai usar para esse projeto!!!

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Mensagempor Caveira Special Paint » 06 Fev 2014 14:33

resto das fotos de ontem...

ontem passei do ponto... 5hrs trabalhando direto em cima dele, das 19h00 as 24hrs... até jantei na oficina... kkk

consegui fazer 90% dos rebites da fuselagem! ainda faltam alguns na parte debaixo do profundor....

[img:61bbf20ae8]http://imageshack.com/a/img541/2928/gxlg.jpg[/img:61bbf20ae8]
[img:61bbf20ae8]http://imageshack.com/a/img843/9741/mwgu.jpg[/img:61bbf20ae8]
[img:61bbf20ae8]http://imageshack.com/a/img849/4048/i5g8.jpg[/img:61bbf20ae8]
[img:61bbf20ae8]http://imageshack.com/a/img703/7146/jrql.jpg[/img:61bbf20ae8]
[img:61bbf20ae8]http://imageshack.com/a/img560/4562/ntoz.jpg[/img:61bbf20ae8]
[img:61bbf20ae8]http://imageshack.com/a/img577/3913/28yk.jpg[/img:61bbf20ae8]
[img:61bbf20ae8]http://imageshack.com/a/img834/1677/3fjd.jpg[/img:61bbf20ae8]
[img:61bbf20ae8]http://imageshack.com/a/img856/5726/tv4c.jpg[/img:61bbf20ae8]
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Mensagempor Caveira Special Paint » 06 Fev 2014 14:36

[quote:1278eb18c5="Benites"]Caveira ...assim que possível... você poderia passar as especificações desse modelo!!!!

E qual motor e hélice ....servos que você vai usar para esse projeto!!![/quote:1278eb18c5]

Claro Benites:
é um Top Flite - Giant - 2,20 envergadura
motor DLE55cc helice 23x8 madeira + escape J-Tec (menor entao nao precisa cortar o cowl)
Radio futaba 10C - rx 7ch futaba!
Servos Futaba: Profundor 3305/ leme e Flaps 3010/ Ailerons 3004 standard
2 batera Life 2300
Trens e Bequilha Robart
Piloto é da Dragon/ cockpit Aerotech
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Mensagempor Gabrielghas » 06 Fev 2014 15:19

Ta de brincadeira.. rs ele já esta assim??
Puts. Sem base.. Belo aero e ótima reconstrução...
Parabéns...

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Mensagempor Caveira Special Paint » 07 Fev 2014 09:51

[quote:ccac17f170="Gabrielghas"]Ta de brincadeira.. rs ele já esta assim??
Puts. Sem base.. Belo aero e ótima reconstrução...
Parabéns...[/quote:ccac17f170]

obrigado Gabriel,

To na pegada forte! rsrs
Tentando acelerar o maximo. a pintura da fuse é complexa, tem muitas detalhes e vou precisar recortar máscara por mascara.

to me colocando um prazo de mais uns 30 a 40 dias pra ter ele pronto pra voar...

abs
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Mensagempor Caveira Special Paint » 07 Fev 2014 09:56

ontem novamente o P-51 levou mais algumas horas minhas...

teminei os rebites, e iniciei alguns testes na pintura pra que hoje a tinta esteja bem seca pra que eu decida qual tinta ou qual acabamento será dado

[color=red:214c241ae4]testes, testes e mais testes....[/color:214c241ae4]


TINTA CROMADA
pintei umas partes da fuse, as que ficarão prata aparente com tinta cromada.
Essa tinta é linda quando aplica, mas nao tem durabilidade, marca muito facil e quando aplica o verniz, ela muda de cor automaticamente.

Hoje vou dar mais uma camada de uma outra tinta cromada profissional que comprei
Em ultimo caso, ao invés de cromo, vai ficar um prata brilhante.

TINTA AMARELA
dei uma demão pra ver como iria ficar o resultado. a cor final é levemente diferente desta, mas essa ja serve como base.

primeiro vou resolver o que farei com o cromo, depois vou mascarar tudo e finalizar



[img:214c241ae4]http://imageshack.com/a/img691/6554/rkjm.jpg[/img:214c241ae4]
[img:214c241ae4]http://imageshack.com/a/img577/5937/jhxc.jpg[/img:214c241ae4]
[img:214c241ae4]http://imageshack.com/a/img40/8937/jejc.JPG[/img:214c241ae4]
[img:214c241ae4]http://imageshack.com/a/img560/1609/re0o.jpg[/img:214c241ae4]
[img:214c241ae4]http://imageshack.com/a/img854/4388/hqpj.jpg[/img:214c241ae4]
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Mensagempor dpomaro » 07 Fev 2014 11:06

Bem legal caveira...

Fiquei curioso quanto as faixas pintadas para o dia D, e dei uma pesquisada rápida, parece que ele realmente tinha as faixas (por isso aparece na parte inferior da fuse) que depois foram 'oversprayed' dando um tom diferente de cor na asa onde as faixas estavam...

Isso procede?

cara o resultado vai ficar beeeem bacana...

Abçs

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Mensagempor Raketrinike » 07 Fev 2014 12:55

caveira deixa eu ver se entendi, você entela ele, e depois pinta por cima? esta tecnica é melhor que pintar direto sem entelagem?

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Mensagempor Caveira Special Paint » 07 Fev 2014 13:25

[quote:7054bcd0cc="dpomaro"]Bem legal caveira...

Fiquei curioso quanto as faixas pintadas para o dia D, e dei uma pesquisada rápida, parece que ele realmente tinha as faixas (por isso aparece na parte inferior da fuse) que depois foram 'oversprayed' dando um tom diferente de cor na asa onde as faixas estavam...

Isso procede?

cara o resultado vai ficar beeeem bacana...

Abçs[/quote:7054bcd0cc]


Faz sentido sim, dpomaro!
eu li que em alguns casos as faixas do dia D foram pintadas e removidas no dia seguinte pois deixavam a aeronave muito mais visivel em vôo, e o numero de baixas aumentou muito!

estou olhando em algumas fotos e a cor diferente na parte de cima das asas é exatamente na posição das marcas, pois "casa" com as marcas debaixo!

abss
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Mensagempor felipegrossi » 07 Fev 2014 14:23

Caveira,
desculpe minha pergunta de iniciante... Mas qual massa você usou? Normalmente eu preencho com retalhos de balsa e CA, depois lixo até ficar certinho... mas com esta massa, ganharia tempo e o serviço ganha qualidade.

Abraço

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Mensagempor Pivoto » 07 Fev 2014 19:50

Parabéns Cavera, está muito bom !!!

Abs,

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Mensagempor junior/bads » 09 Fev 2014 10:20

Simplesmente uma obra de arte, parabens

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Mensagempor danx » 09 Fev 2014 13:17

Boa tarde Caveira, onde encontro essa folha de alumínio? e qual a espessura está utilizando?
Grande abraço e acompanhando!!!


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