Página 1 de 11

P-51 Giant: Da Lenha ao Campeonato BRasileiro! Passo a Passo

Enviado: Qua Fev 05, 2014 4:54 pm
por Caveira Special Paint
amigos,

Resolvi abrir este tópico da reconstrução do meu P-51 mustang Giant - Top Flite

o mesmo levou uma lenha em Junho do ano passado, ficou um tempo encostado e foi enviado pra um amigo fazer a reforma.

O objetivo é reformar este avião lenhado pra participar do campeonato Brasileiro de Escala, que vai acontecer dia 10.abril em Limeira.

quero encorajar os escalistas a cada vez mais participar do campeonato, e mostrar que nao tem segredo!!!

um abraço
Caveira

Enviado: Qua Fev 05, 2014 4:58 pm
por benites
Vem ai mais um belo projeto !!!! estarei acompanhado !!!!

Enviado: Qua Fev 05, 2014 5:04 pm
por Caveira Special Paint
o antes e o depois...

este P-51 tem muitos voos e é um aviao que voa muito bem! voa no trilho, plana bem, poucos defeitos de voo e tem uma velocidade de stall baixa.

o motivo da queda ainda é um mistério! O motor reduziu automaticamente pra marcha lenta e nao acelerava mais... e o aviao nao chegou na pista.
o motor continuou ligado até a hora do choque contra o barranco.

Existe a hipótese de ter quebrado a haste de acionamento do acelerado, ou, a hipótese que foi pau na bateria LiFe.

de qq forma, tanto a haste como a batera já foram substiuidas.


ANTES
[img:58100c3ee8]http://imageshack.com/a/img268/1183/orc.JPG[/img:58100c3ee8]
[img:58100c3ee8]http://imageshack.com/a/img32/7528/9eyf.JPG[/img:58100c3ee8]


DEPOIS
[img:58100c3ee8]http://imageshack.com/a/img713/6720/0yu3.jpg[/img:58100c3ee8]
[img:58100c3ee8]http://imageshack.com/a/img845/1097/bdd3.jpg[/img:58100c3ee8]

Enviado: Qua Fev 05, 2014 5:06 pm
por Caveira Special Paint
vamos ver Benites, kkkk
a lenha foi bonita dessa vez...

voltou ao zero... vou ter que refazer toda a pintura, rebites, tudo...

vamos ver se da tempo de terminar e voar até dia 10.Abril!!!

abraço e obrigado por acompanhar!!!

Enviado: Qua Fev 05, 2014 5:42 pm
por leandropinheiro78
Quase tive um AVC quando vi essa obra de arte espatifada no chão.Por isso não sirvo para ser escalista deste calibre,meus aeros ficarião em redomas de vidro,em exposição na estante.
Boa sorte e estarei acompanhando o renascimento desta jóia.Abraço

Enviado: Qui Fev 06, 2014 7:05 am
por Yensid
Caveira, tive uma tristeza dessas com meu P51. E olha que o meu nem chegava aos pés do seu em riqueza de detalhes. Mas o valor sentimental é grande.

Ainda hoje tenho os restos mortais dele na minha oficina. Não consegui me desfazer... E também não tive coragem de reconstruir em função dos danos. Ficou mais ou menos como o seu.

Boa sorte! Quero acompanhar de perto mais esta obra de arte.

Aprendo muito com você!
Disney Martins

Enviado: Qui Fev 06, 2014 9:44 am
por Caveira Special Paint
[quote:506054d36f="Yensid"]Caveira, tive uma tristeza dessas com meu P51. E olha que o meu nem chegava aos pés do seu em riqueza de detalhes. Mas o valor sentimental é grande.

Ainda hoje tenho os restos mortais dele na minha oficina. Não consegui me desfazer... E também não tive coragem de reconstruir em função dos danos. Ficou mais ou menos como o seu.

Boa sorte! Quero acompanhar de perto mais esta obra de arte.

Aprendo muito com você!
Disney Martins[/quote:506054d36f]


É verdade... dá uma tristeza ver espatifado no chão!! Kkkkk
Odeio pegar pedaço de avião!!! E esse é aquele tipo de queda que não é tão séria a ponto de jogar fora, mas tb não é tão simples a ponto de refazer facilmente.
Mas de qq forma, ele ficou uns meses jogado la em casa, e acabei levando pra um grande amigo meu que reconstroi avioes.

Ficou 2 meses lá e por enquanto só veio a fuse. A asa devo pegar na próxima semana!
Conserto ficou show. Ele reconstroi as peças quebradas, desenha novamente e monta, entao por dentro, o aero está praticamente novo! Nãota remendado, ta reconstruido!

vou postar mais fotos hj

Enviado: Qui Fev 06, 2014 10:05 am
por Caveira Special Paint
Comecei a mexer nele semana passada e vou postar fotos até o que consegui fazer ontem

A fuse veio toda reformada, tive que arrancar o vinil antigo, limpar toda a cola que ficou. Deu muita mão de obra pois eu havia dado muita atenção para a colagem vinil quando fiz o P-51 pela primeira vez, então pra arrancar foi OSSO!

Foram 3 dias pesados de lixa, removedor e massa. Retoquei com massa os buracos e imperfeições maiores, nivelei o cowl com a fuselagem e comecei a traçar novamente as linhas de painel. Algumas deu pra aproveitar, mas uns 1/3 do aero foi feito novamente.

Fiz alguns detalhes extra desta vez como os Trim Tabs, no leme e profundor. recortei e coloquei dobradiças nas peças. da ooooutro visual!

E iniciei a entelagem com a mesma técnica do vinil que uso normalmente!
O vinil é barato, facil de aplicar, facil consertar, resistente e o acabamento fica muito bom. A aparencia escala fica bem bacana!



[img:6b0af1acca]http://imageshack.com/a/img838/4005/o2m1.jpg[/img:6b0af1acca]

[img:6b0af1acca]http://imageshack.com/a/img541/5696/rpmb.jpg[/img:6b0af1acca]

[img:6b0af1acca]http://imageshack.com/a/img812/255/ucfu.jpg[/img:6b0af1acca]

[img:6b0af1acca]http://imageshack.com/a/img30/663/4vl.JPG[/img:6b0af1acca]

Enviado: Qui Fev 06, 2014 10:16 am
por Caveira Special Paint
outra aspecto muito importante: definir a pintura!

Depois de muuuuito pensar e estudar, escolhi o tema do LouIV.
a escolha da pintura é muito importante pro campeonato.
quanto mais fotos do avião real melhor fica a documentação.

Infelizmente os Warbirds que tem muita foto disponiveis sao aeronaves modernas que ainda voam atualmente e 98% destes aviões são aviões restaurados.

Não existe problema em copiar um aviao restaurado! é até mais facil na questão de documentação, mas, pode ser o dono atual do avião reproduza algo bem diferente do que foi o original.
o próprio Lou IV foi restaurado e tem um monte de não conformidades versus o avião original!

como eu gosto de reproduzir máquinas de guerra, fui atras da maior quantidade de informação do LOU original.
ja encontrei um moooonte de erros e vou postando aqui conforme eu iniciar a pintura!!

[color=orange:8a8e2c9617][b:8a8e2c9617]Quizz pra galera!!! [/b:8a8e2c9617][/color:8a8e2c9617]

[size=18:8a8e2c9617]Comparem o LOU Original (primeira foto) versus o LOU restaurado segunda foto!
quais diferenças vcs já encontram???? [/size:8a8e2c9617]

[img:8a8e2c9617]http://imageshack.com/a/img690/6087/gldx.jpg[/img:8a8e2c9617]

[img:8a8e2c9617]http://imageshack.com/a/img856/6529/23uo.jpg[/img:8a8e2c9617]

Enviado: Qui Fev 06, 2014 10:53 am
por dpomaro
A mais evidente são as "invasion stripes" ... americano adora coloca-las nos aviões né,,,, kkkk