Construção Piper PA-18 SUPER CUB (problemas)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Já vi isso acontecer outras vezes e é erro de escala na hora de plotar a planta.
Se é a planta que estou pensando, onde as asas estão em um desenho separado da fuselagem, tem diferença sim de escala entre os dois desenhos e é comum isso ocorrer, principalmente com "plantas" gratuitas da internet, que são gratuitas por serem diversas vezes redefinidas e acabam ficando fora de proporções.
O profundor está maior sim e as asas estão menores sim, infelizmente.
Se a fuselagem tem 130 cm de comprimento, a envergadura total desse aeromodelo tem que ser em torno de 215 cm e cada semi asa tem que ter em torno de 100,25 cm. Ter 100 cm cada semi asa está bom.
O estabilizador até passa dessa forma, não vai te prejudicar além do peso extra, mas as asas, terá que fazê-las da forma correta.
O Piper na escala 1:6, tem 183 cm de envergadura e 114 cm de comprimento, se o seu tem a fuselagem com 130 cm, não está na escala 1:6 e sim na escala 1:5 aproximadamente.
Digo aproximadamente, pois na escala 1:5 tem que ficar com 220 cm de envergadura e 137 cm de comprimento, isso contando desde a hélice.

Veja esse tópico de um usuário aqui do e-voo que construiu um Piper PA 18 e usou uma planta semelhante a essa sua e teve o mesmo problema, medida das asas diferentes da medida da fuselagem na hora de construir.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=102383&postdays=&postorder=asc&start=0
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Matheus Argentino
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Seg Set 12, 2011 10:06 pm
Localização: Primavera do Leste - MT

Mensagem por Matheus Argentino »

[quote:125b035383="Papalegua"]Já vi isso acontecer outras vezes e é erro de escala na hora de plotar a planta.
Se é a planta que estou pensando, onde as asas estão em um desenho separado da fuselagem, tem diferença sim de escala entre os dois desenhos e é comum isso ocorrer, principalmente com "plantas" gratuitas da internet, que são gratuitas por serem diversas vezes redefinidas e acabam ficando fora de proporções.
O profundor está maior sim e as asas estão menores sim, infelizmente.
Se a fuselagem tem 130 cm de comprimento, a envergadura total desse aeromodelo tem que ser em torno de 215 cm e cada semi asa tem que ter em torno de 100,25 cm. Ter 100 cm cada semi asa está bom.
O estabilizador até passa dessa forma, não vai te prejudicar além do peso extra, mas as asas, terá que fazê-las da forma correta.
O Piper na escala 1:6, tem 183 cm de envergadura e 114 cm de comprimento, se o seu tem a fuselagem com 130 cm, não está na escala 1:6 e sim na escala 1:5 aproximadamente.
Digo aproximadamente, pois na escala 1:5 tem que ficar com 220 cm de envergadura e 137 cm de comprimento, isso contando desde a hélice.

Veja esse tópico de um usuário aqui do e-voo que construiu um Piper PA 18 e usou uma planta semelhante a essa sua e teve o mesmo problema, medida das asas diferentes da medida da fuselagem na hora de construir.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=102383&postdays=&postorder=asc&start=0[/quote:125b035383]

então, se tem que contar até a hélice, ele vai ficar por volta de 140 cm de comprimento, pretendo usar um motor O.S .61 FX que tenho aqui, falta realizar uns testes ainda pra ver se o motor ta realmente confiável, a compressão não ta 100% mas tem uma compressão boa ainda, vamos ver o que faço, então o PA-18 vai acabar tendo por volta de 220 cm de envergadura mesmo
celsofer
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Sex Out 16, 2009 12:05 pm
Localização: são paulo - sp

Mensagem por celsofer »

Matheus,

Normalmente quando baixo uma planta de qualquer site que seja, eu confiro o tamanho da nervura que está na lateral da fuselagem com a da asa ou o próprio desenho da peça.

Grosseiramente eu copiei a sua planta e coloquei no corel para fazer essa comparação e o desenho da nervura na lateral da fuselagem está 20% maior que as da asa, incluindo tudo que está na segunda página da sua planta postada, claro.

Isso já aconteceu comigo muito anos atrás e a gente vai aprendendo com os erros. É normal.

Abs,

Celso
Avatar do usuário
Matheus Argentino
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Seg Set 12, 2011 10:06 pm
Localização: Primavera do Leste - MT

Mensagem por Matheus Argentino »

[quote:6150d0a3da="celsofer"]Matheus,

Normalmente quando baixo uma planta de qualquer site que seja, eu confiro o tamanho da nervura que está na lateral da fuselagem com a da asa ou o próprio desenho da peça.

Grosseiramente eu copiei a sua planta e coloquei no corel para fazer essa comparação e o desenho da nervura na lateral da fuselagem está 20% maior que as da asa, incluindo tudo que está na segunda página da sua planta postada, claro.

Isso já aconteceu comigo muito anos atrás e a gente vai aprendendo com os erros. É normal.

Abs,

Celso[/quote:6150d0a3da]



Entao Celso, esse é um problema que ainda nao sei como resolver, queria ajuda pra descobribircomo consertar isso, nao sei fazer a medida em escala prq corrigir, :(. Eu pensei em fazer a asade isopor chapeado, assim seria mais simples pra corrigir, mas o problema e que nao sei a medida da envergadura q tenho que fazer, nem o profundor que tenho que refazer, :/
Avatar do usuário
eduardo_barretto
membro
Mensagens: 270
Registrado em: Dom Nov 06, 2005 9:30 pm
Localização: Curitiba-Pr

Mensagem por eduardo_barretto »

[quote:7ac170fb28="Matheus Argentino"][quote:7ac170fb28="eduardo_barretto"]olá amigo o aero está ficando legal,
agora quanto ao tamanho do profundor não parece estar fora da proporção, mas o leme parece estar fora de proporção. quanto a asa vc falou que era inteiriça e parafusada, eu acho que seja o termo correto treliçada e baionetada,
mas coloca mais fotos que ta legal.
toma cuidado com o angulo de incidência.[/quote:7ac170fb28]

Valeu pela correção, o que seria esse angulo de incidência? :lol: :lol: :oops: :oops: :oops: como disse, não sei muita coisa sobre construção :? :oops: :lol: :([/quote:7ac170fb28]



veja esse link!
http://jonal300.no.comunidades.net/index.php?pagina=1830025309
celsofer
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Sex Out 16, 2009 12:05 pm
Localização: são paulo - sp

Mensagem por celsofer »

Matheus,

Acredito que com o desenho, grosseiramente, pois copiei a planta que você postou, já consiga ver a diferença de como a medida da nervura na fuselagem não é a mesma da asa, inclusive o profundor e tudo mais que esta na mesma folha.

O link postado pelo Eduardo_Barreto é muito bom para entender pelo menos, o básico dos nossos aeromodelos.

OBS: Estranho é que pela foto o estabilizador/profundor parece bem maior do que o desenho que está na planta com a medida a menor. A construção da fuselagem está parecendo perfeita. Acredito que você terá que rever a proporção da asa e terminar o modelo.

Abs,

Celso


[URL=http://s205.photobucket.com/user/celsofer/media/NERVURA.jpg.html][img:6934ea87cb]http://i205.photobucket.com/albums/bb262/celsofer/NERVURA.jpg[/img:6934ea87cb][/URL]
Avatar do usuário
Matheus Argentino
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Seg Set 12, 2011 10:06 pm
Localização: Primavera do Leste - MT

Mensagem por Matheus Argentino »

[quote:e3a720a641="eduardo_barretto"][quote:e3a720a641="Matheus Argentino"][quote:e3a720a641="eduardo_barretto"]olá amigo o aero está ficando legal,
agora quanto ao tamanho do profundor não parece estar fora da proporção, mas o leme parece estar fora de proporção. quanto a asa vc falou que era inteiriça e parafusada, eu acho que seja o termo correto treliçada e baionetada,
mas coloca mais fotos que ta legal.
toma cuidado com o angulo de incidência.[/quote:e3a720a641]

Valeu pela correção, o que seria esse angulo de incidência? :lol: :lol: :oops: :oops: :oops: como disse, não sei muita coisa sobre construção :? :oops: :lol: :([/quote:e3a720a641]



veja esse link!
http://jonal300.no.comunidades.net/index.php?pagina=1830025309[/quote:e3a720a641]

Valeu Eduardo ;)
Avatar do usuário
Matheus Argentino
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Seg Set 12, 2011 10:06 pm
Localização: Primavera do Leste - MT

Mensagem por Matheus Argentino »

[quote:eb23c7aa45="celsofer"]Matheus,

Acredito que com o desenho, grosseiramente, pois copiei a planta que você postou, já consiga ver a diferença de como a medida da nervura na fuselagem não é a mesma da asa, inclusive o profundor e tudo mais que esta na mesma folha.

O link postado pelo Eduardo_Barreto é muito bom para entender pelo menos, o básico dos nossos aeromodelos.

OBS: Estranho é que pela foto o estabilizador/profundor parece bem maior do que o desenho que está na planta com a medida a menor. A construção da fuselagem está parecendo perfeita. Acredito que você terá que rever a proporção da asa e terminar o modelo.

Abs,

Celso


[URL=http://s205.photobucket.com/user/celsofer/media/NERVURA.jpg.html][img:eb23c7aa45]http://i205.photobucket.com/albums/bb262/celsofer/NERVURA.jpg[/img:eb23c7aa45][/URL][/quote:eb23c7aa45]

Pois é Eduardo, esse profundor tem que ser refeito de qualquer jeito, além de está desproporcional, ele também está torcido, a balsa empenou não sei como :x , então, estou dando uma analisada nele pra ver, eu preciso da medida da escala 1:5 pra ver se eu consigo deixar ele o mais próximo possível só que eu não acho as medidas em lugar nenhum, a escala na planta dele é 1:6, só que como falaram ai em cima, o charuto dele tem 130 cm de comp. essa medida é quase de escala 1:5,vamos ver o que eu faço :D , eu queria começar já, mas quero ter certeza da env. correta q vou ter que fazer. só tenho que ter paciência :) kkkkk
Avatar do usuário
Matheus Argentino
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Seg Set 12, 2011 10:06 pm
Localização: Primavera do Leste - MT

Mensagem por Matheus Argentino »

Então pessoal,

Ontem a noite eu andei mexendo no PA-18, fiz um reforço com caxeta branca, ganhei um tronco de uns 2 mts, tenho umas 90 chapas de 70x15 cm de 2 e 4 mm. Ontem também já fiz as dobradiças da porta com garrafa pet mesmo, só que a porta de baixo não desce completamente, ela abre só 90 graus, vou pensar em algum jeito que ela abra por completo para ficar na escala do avião real, quero deixar tudo dentro do avião, até a chave liga desliga. ontem também me surgiu uma dúvida, a trava da porta do PA-18 fica em que parte? no meio da porta, atrás? KKKKKK estava pensando em ir no hangar de um amigo meu que tem um PA-18, ai posso analisar para deixar o mais próximo da escala.. quero fazer o interior dele escala, com bancos, painel e etc, até um boneco eu consegui pra colocar nele (peguei do meu irmão) KKKKKKKKKKK...

Qualquer ideia é super bem vinda :D, preciso bolar algo para fazer a trava das portas e a dobradiça da porta de baixo para que ela abra completamente igual ao avião real

Abraço pessoal, a noite posto mais umas fotos :)
Avatar do usuário
eduardo_barretto
membro
Mensagens: 270
Registrado em: Dom Nov 06, 2005 9:30 pm
Localização: Curitiba-Pr

Mensagem por eduardo_barretto »

[quote:05c33ab58d="celsofer"]Matheus,

Acredito que com o desenho, grosseiramente, pois copiei a planta que você postou, já consiga ver a diferença de como a medida da nervura na fuselagem não é a mesma da asa, inclusive o profundor e tudo mais que esta na mesma folha.

O link postado pelo Eduardo_Barreto é muito bom para entender pelo menos, o básico dos nossos aeromodelos.

OBS: Estranho é que pela foto o estabilizador/profundor parece bem maior do que o desenho que está na planta com a medida a menor. A construção da fuselagem está parecendo perfeita. Acredito que você terá que rever a proporção da asa e terminar o modelo.

Abs,

Celso


[URL=http://s205.photobucket.com/user/celsofer/media/NERVURA.jpg.html][img:05c33ab58d]http://i205.photobucket.com/albums/bb262/celsofer/NERVURA.jpg[/img:05c33ab58d][/URL][/quote:05c33ab58d]
Realmene as imagens estão fora de proporção mas, era pra o profundor estar menor e não maior
como está
Responder