Cachimbo DLE 20cc / Bancada amaciamento

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Lamenha
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Sex Nov 16, 2012 4:55 pm
Localização: Campina Grande

Cachimbo DLE 20cc / Bancada amaciamento

Mensagem por Lamenha »

Pretendo finalmente ligar esse bendito motor, improvisei uma bancada para amaciamento como vocês podem ver nas fotos e quando estava já finalizando a montagem vieram as dúvidas...

Usando óleo stihl + podium na proporção que recomenda o manual 30:1.

Posso após amaciamento continuar com esse óleo e essa proporção? Pois não encontrei esse famigerado óleo motul 800 aqui onde moro. Ou existe algum outro óleo sintético que seja tão bom quando o motul?

Senti o cachimbo muito folgado na vela, como todos dizem que o motor vibra muito, deduzo que não duraria no local 5min! O que fazer? Aquelas duas molas (uma no cachimbo e outra na vela) para que servem? Como se encaixam?


Desculpem se considerarem as pergunta bobas, mas é meu primeiro aero gasolina e não gostaria de cometer erros, pesquisei no fórum e não encontrei nada que deixasse claro.

Obrigado.

[img:cdd306f80f]http://imageshack.com/a/img841/626/awoo.jpg[/img:cdd306f80f]

[img:cdd306f80f]http://imageshack.com/a/img823/9684/d3a25.jpg[/img:cdd306f80f]
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Mensagem por sersilveira »

Aquelas molas servem para ajudar a prender o cachimbo na vela.Quanto ao óleo, veja no manual de instruções do motor quais são as especificações da fábrica e confira no rótulo do recipiente no qual vem o óleo. Se forem iguais ,ou se as do óleo forem superiores não haverá problemas em usá-lo.Quanto à proporção, verifique também no manual do motor.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Re: Cachimbo DLE 20cc / Bancada amaciamento

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:6831000f60="Lamenha"]Pretendo finalmente ligar esse bendito motor, improvisei uma bancada para amaciamento como vocês podem ver nas fotos e quando estava já finalizando a montagem vieram as dúvidas...

Usando óleo stihl + podium na proporção que recomenda o manual 30:1.

Posso após amaciamento continuar com esse óleo e essa proporção? Pois não encontrei esse famigerado óleo motul 800 aqui onde moro. Ou existe algum outro óleo sintético que seja tão bom quando o motul?

Senti o cachimbo muito folgado na vela, como todos dizem que o motor vibra muito, deduzo que não duraria no local 5min! O que fazer? Aquelas duas molas (uma no cachimbo e outra na vela) para que servem? Como se encaixam?


Desculpem se considerarem as pergunta bobas, mas é meu primeiro aero gasolina e não gostaria de cometer erros, pesquisei no fórum e não encontrei nada que deixasse claro.

Obrigado.[/quote:6831000f60]

sim, vc pode seguir usando o óleo stihl até quando desejar...eu usei por um ano e depois optei pelo motul, poderia ter seguido com o stihl...
sobre as molas :shock: uma só !!! a outra vem de reserva !!!! é uma só que se usa e ela fica dentro do cachimbo...que deve ser apertado contra o motor com força, depois de encaixado certo, precisa fazer força p retirar...se sair "fácil", é pq não esta encaixado certo !!!
Por último, pelo que observei na sua bancada, o motor e o tanque não estão no mesmo nível...o motor não funciona assim...ou vc coloca tudo no mesmo nível, ou seu motor não receberá combustível...veja que um mínimo desnível é aceitável...mais q isso não funciona...imagine q seu aeromodelo está montado, veja o posição que ficaria o tanque em função do motor e reproduza isso na sua bancada...
Mais um detalhe, se vc nunca ligou este motor e/ou não tem experiência, seria aconselhável duas coisas : um starter e muito bom seria tbm algum colega com alguma experiência...meu primeiro DLE20cc me deu um baile...os seguintes foram uma molezinha...só por conta da experiência :wink:

Boa sorte, Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Lamenha
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Sex Nov 16, 2012 4:55 pm
Localização: Campina Grande

Mensagem por Lamenha »

Bom dia sersilvera e Eduardo Marocco, obrigado pelas dicas.

Eduardo em relação ao nível do tanque realmente não tinha prestado atenção a esse detalhe, vou providenciar para nivelar! No caso a saída (onde fica o stopper) tem que estar no mesmo nível do carburador, correto?

Infelizmente não tenho ninguém por perto que já tenha voado ou que use motor a gasolina e eu particularmente só voei com motores bioethanol, portanto vou ter que me valer somente da ajuda dos colegas do fórum mesmo!

Uma dúvida, vi em algum fórum, que no momento não recordo, um motor dle montado com o carburador invertido, isso é possível? Ou é característicos de motores acima do 20cc? Pois nesse caso facilitaria muito a linkagem do acelerador que vem me dando uma bela dor de cabeça.

Obrigado.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:8953361443="Lamenha"]Bom dia sersilvera e Eduardo Marocco, obrigado pelas dicas.

Eduardo em relação ao nível do tanque realmente não tinha prestado atenção a esse detalhe, vou providenciar para nivelar! No caso a saída (onde fica o stopper) tem que estar no mesmo nível do carburador, correto?

Infelizmente não tenho ninguém por perto que já tenha voado ou que use motor a gasolina e eu particularmente só voei com motores bioethanol, portanto vou ter que me valer somente da ajuda dos colegas do fórum mesmo!

Uma dúvida, vi em algum fórum, que no momento não recordo, um motor dle montado com o carburador invertido, isso é possível? Ou é característicos de motores acima do 20cc? Pois nesse caso facilitaria muito a linkagem do acelerador que vem me dando uma bela dor de cabeça.

Obrigado.[/quote:8953361443]

O "ideal" é q o tanque fique na mesma linha do carburador...este motor não trabalha como os glow que pressuriza o tanque...se ficar muito abaixo não irá conseguir alimentar o motor e imagino que se ficar muito acima, poderá tbm ocasionar problemas...
Não acredito q seja possível "inverter" o carburador...o que pode ser invertido sim é o motor todo ou até mesmo a linkagem (bracinho) do carburador...
Nem sempre linkar o motor é uma tarefa fácil...mas, em contra partida se vc desativar a molinha, a força necessária p acelerar e/ou desacelerar é mínima...como é altamente recomendado usar linkagem "não metálica", é possível "linkar cm curvatura"

Boa sorte, Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Avatar do usuário
JuniorPing.
membro
Mensagens: 401
Registrado em: Sex Ago 22, 2008 8:19 pm
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por JuniorPing. »

[quote:516084ba3f="Lamenha"]Bom dia sersilvera e Eduardo Marocco, obrigado pelas dicas.



Uma dúvida, vi em algum fórum, que no momento não recordo, um motor dle montado com o carburador invertido, isso é possível? Ou é característicos de motores acima do 20cc? Pois nesse caso facilitaria muito a linkagem do acelerador que vem me dando uma bela dor de cabeça.

Obrigado.[/quote:516084ba3f]

Também tenho essa mesma dúvida;, girar o carburador do DLE 180°. Acredito ser

possível sim. Nesse vídeo, o carburador tá invertido:

[yt]47RGES3Gzlk[/yt]
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Eu acredito que acima do nível possa dar problemas, pois o meu estava dando problema depois que mudou de avião. Mandei até o motor para um amigo ver, e voltou todo desmontado. Agora é comprar o reparo do carburador e remontar. Alguém sabe qual o reparo desse carburador do DLE20 ?
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Bom dia pessoal, algumas observações a serem feitas...

Nos aviões a gasolina, a alimentação do carburador são feitas por diafragma se não me falha a memória, então, a não ser que o desnível seja muuuito grande, não irá interferir no funcionamento, vide um avião em Torque Roll, onde o tanque fica completamente abaixo do motor e nem por isso ele para de funcionar/alimentar. Creio que este fator seja um pouco de mito!

Com relação ao link, não compreendo o motivo da dificuldade, poste fotos aí pra gente ver melhor e explique a dificuldade que tentamos ajudar melhor.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:3ccba5a19f="bananabg"]Bom dia pessoal, algumas observações a serem feitas...

Nos aviões a gasolina, a alimentação do carburador são feitas por diafragma se não me falha a memória, então, a não ser que o desnível seja muuuito grande, não irá interferir no funcionamento, vide um avião em Torque Roll, onde o tanque fica completamente abaixo do motor e nem por isso ele para de funcionar/alimentar. Creio que este fator seja um pouco de mito!

Com relação ao link, não compreendo o motivo da dificuldade, poste fotos aí pra gente ver melhor e explique a dificuldade que tentamos ajudar melhor.[/quote:3ccba5a19f]

Colega, sua afirmação tem sentido, porém vc desconsiderou que quando um motor está em funcionamento ele gira a 9000rpm ou algo do gênero...já na hora da partida, vc consegue quantas rpm ?? 90 ?? será q o avião que vc imagina ficar "sem problemas" vai ligar "no dedo" como é uma característica de um bom motor a gasolina bem regulado ?? duvido muito...os meus eu uso nivelado e estou 100% satisfeito com o resultado.E no caso da bancada esta sim com desnível grande, ainda mais p um motor que nunca foi ligado !!!

Abrçs, Marocco.

ps: eu sempre me arrependo de tentar ajudar...bom mesmo é aprender errando, desta forma, jamais repetiremos o mesmo erro, ou não :shock:
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Se eu soubesse que o coice seria tão grande, não teria tentado ajudar.
Responder