Helice tripá

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andesonsilva
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Helice tripá

Mensagem por andesonsilva »

Oi pessoal, qual helice tripá fica boa no motor DLE 20cc ?


Obrigado!
Quero que chegue logo o fin de semana !!
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John
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Mensagem por John »

acredito que 15 polegadas ficaria de bom tamanho, lembrando que as de duas pás são bem mais eficientes
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Papalegua
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Mensagem por Papalegua »

Diferenças entre hélices bipá, tripá e quadripá.
Por que existem esses tipos de hélices?
Bom, sei que poderei esquecer vários detalhes, mas para garantir um bom desempenho em alguns aviões, uma hélice bipá não conseguiria ter um bom desempenho de empuxo e velocidade sem que se aumentasse significativamente o diâmetro da hélice.
Para evitar de se aumentar muito o diâmetro de uma hélice, foram criadas as pás extras.
Bom, ao colocarem uma terceira pá no motor, não precisaram aumentar mais o diâmetro, mas se depararam com um outro problema que era a chamada (erroneamente) cavitação da hélice, que nada mais é do que uma pá, pegando a turbulência de ar gerada pela pá logo a sua frente.
Como fizeram para resolver isso?
Diminuindo o rpm do motor, mas ao fazerem isso, diminuíram também a velocidade final o que os obrigou a aumentar um pouco o passo das pás.
O mesmo vale para hélices quadripás, que tiveram que ter um rpm bem menor, mas em relação a isso, tiveram que ter um passo aumentado significativamente para compensar o baixo rpm final.
Mas então para que serve aquela tabelinha de conversão de hélice bipá para tripá?
Sinceramente, para nada.
Ao colocarmos uma hélice tripá com velocidade e empuxo semelhante a uma hélice bipá, a única coisa que estamos fazendo é não forçar o motor demasiadamente, nada mais.
Por motivos como esses é que muitos aeromodelistas não querem usar hélices bipás ou quadripás em seus aeromodelos, alegando perda de rendimento ao invés de ganho, mas o problema está somente no motor escolhido para usar essas hélices, pois se desejamos fazer um aeromodelo escala e usar uma determinada hélice seja ela tripá ou quadripá, devemos mudar também o motor se não, será somente beleza estética a hélice, mais nada.
Vejam um exemplo abaixo de um P-51 escala utilizando uma hélice quadripá e um motor 2 tempos a gasolina.
Foi usada uma caixa de redução entre o motor e a hélice, pois se tentassem utilizar a hélice diretamente no motor, além de forçar o motor, o rendimento da hélice seria uma porcaria, pois quanto maior o número de pás, menor tem que ser o rpm final do motor para evitar justamente a cavitação das pás que ao acontecer isso, perdem total capacidade de empuxo e velocidade e passam a girar em um vácuo formado pela turbulência de ar gerada pelas pás.

Sendo assim, não basta a gente ver que hélice tripá se pode usar para forçar o motor igual a uma hélice bipá, temos que ver outros detalhes além disso se não, trocar uma hélice bipá por uma tripá, será somente dor de cabeça como tenho visto muito acontecer por aí.
Podemos então usar a tabelinha de conversão?
Se usarmos da forma correta, podemos.
Então como seria a melhor forma de usar?
Temos que ver qual será o diâmetro da hélice a ser usada e obviamente aumentar um pouco o passo da hélice.
Se iríamos usar uma hélice bipá 9X5, veremos então no lugar dela uma hélice tripá 9X6 ou 9X8.
Ahh, mas a tabela fala para diminuir e não manter o diâmetro e nem aumentar o passo!!!
Calma, agora é que vem a tabela.
pronto, escolhemos uma hélice 9X8 tripá como exemplo, uma bipá equivalente seria uma 10X8, agora teremos que procurar um motor que suporte essa hélice 10X8, mas com um rpm final um pouco inferior ao que utilizaríamos com a hélice 9X5, pois essa hélice tripá 9X8, terá que render igual a 9X5 e para isso, baixaremos o RPM final para que a velocidade seja a mesma ou ligeiramente superior e óbvio que aumentaremos o empuxo do motor sem sombra de dúvidas.
É um bocado complicado para encontrarmos e conjunto perfeito, pois teremos que fazer algo para equilibrar a estética com o rendimento e não somente colocar uma hélice qualquer para substituir outra, como a maioria tem feito sem muito sucesso.
Se desejarmos usar o mesmo motor para a hélice tripá ou quadripá, teremos que apelar para a caixa de redução, para aumentar a força do motor e reduzir um pouco o rpm, como foi feito na foto abaixo.
Anexos
14.jpg
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adrianoquirino
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Mensagem por adrianoquirino »

Valeu pela aula Papalegua!!! já tinha ouvido falar sobre uma pá entrar no vácuo da outra, mas essas explicações deram mais amplitude!
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Papalegua
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Mensagem por Papalegua »

Fiz um resumo bem simples para os iniciantes entenderem um pouco mais e que não basta ver que hélice tripá é compatível com hélice bipá, pois tem mais sujeira debaixo desse tapete.
Muita gente acha que uma hélice tripá perde desempenho em relação a uma hélice bipá, justamente por não saber desses pequenos detalhes.
De fato, se simplesmente olharmos a tabelinha onde diz que para converter uma hélice bipá e uma tripá, basta diminuir uma polegada o diâmetro e manter o passo e no caso se tivéssemos uma hélice bipá 10X5 e desejamos trocar para tripá, bastaria deixar ela com 9 polegadas e manter o passo de 5 polegadas.
Lógico que isso na teoria é o correto para não forçar o motor ao aumentarmos uma pá, mas esquecemos que estamos mantendo o RPM final do motor, que fará uma pá entrar no vácuo da outra.
com meio motor, notaremos uma eficiência melhor da hélice tripá em relação a bipá anterior, mas quando dermos todo o motor, ao invés de ganhar mais desempenho, acaba perdendo em relação a bipá anterior, por isso é que muita gente não acha conveniente usar hélice tripá no lugar de uma bipá, justamente por manterem o rpm final do motor.
Não tem como mudarmos uma hélice bipá para tripá ou quadripá sem trocar o motor, pois quanto maior o número de pás, menor é o rpm final do motor e maior deverá ser o passo da hélice para que o baixo rpm, não venha ocasionar baixa velocidade.
Um bom exemplo é a hélice abaixo, o diâmetro é de 9.5 polegadas e tem 10 polegadas de passo, mas tem 5 pás. Imagina o quão baixo deverá ser o rpm final do motor com essa hélice para que ela tenha todo o desempenho possível.
Teria que ter um RPM final de no máximo 5000 para dar uma velocidade aproximada de 76 km/h.
como é de 9.5" de diâmetro, é para um aeromodelo razoavelmente pequeno e sendo assim, 76 km/h está uma boa velocidade para um aeromodelo pequeno, mas se desejarmos um aeromodelo em torno de 1500 mm de envergadura, a hélice já terá que ser maior.
Anexos
5blade.jpg
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andesonsilva
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Mensagem por andesonsilva »

assim, é q vou usa esse motor em um CALMATO 60 se colocar uma helice 16x8 por exemplo acho q vai ficar muito perto do chão vai quebrar facilmente.
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Papalegua
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Mensagem por Papalegua »

Asa baixa ou alta?
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andesonsilva
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Mensagem por andesonsilva »

Baixa .
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Papalegua
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Mensagem por Papalegua »

Qual motor está usando?
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andesonsilva
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Mensagem por andesonsilva »

tava pensando em usar uma 15x10 bipá ou tripá mas tem aquela questão que voçê deu na explicação acima.
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