Calmato Sport40, motor

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Senta a Pua!
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 2:10 pm
Localização: S.J. dos pinhais, Paraná

Calmato Sport40, motor

Mensagem por Senta a Pua! »

Galera estou com um problema aqui, comprei um calmato 40, e coloquei um Evolution .46, mais o aero parece que tá se arrastando um desanimo só, a duvida é se posso por um asp 61 nele ou é muito forte? que motor seria o ideal para ele ficar bom?

Agradeço a ajuda de todos.

Vlw
A hélice é um ventilador que mantém o piloto frio. Quando para, o piloto começa a suar.
Avatar do usuário
bruno.villas
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Ter Abr 20, 2010 8:27 pm
Localização: Poços de Caldas, MG

Mensagem por bruno.villas »

Na pista onde voo tem um com motor OS 55AX e voa muito bem.
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por carlitovargas »

tenho um Calmato Sport e uso um motor 56 JBA com uma hélice APC 11x7sport e o aero fica rápido e bem preciso nas manobras, porém acho ele muito gastão (mesmo bem afinado). Como o cmte. Salgado comentou reveja a alta desse motor, esse aero original voa bem até motor 40.
Anexos
calmato 2 peq.jpg
calmato 2 peq.jpg (29.83 KiB) Exibido 5436 vezes
calmato peque.jpg
calmato peque.jpg (34.4 KiB) Exibido 5436 vezes
Juliboy
membro
Mensagens: 101
Registrado em: Qua Jun 15, 2011 5:58 pm
Localização: Goiânia - Goiás

Re: Calmato Sport40, motor

Mensagem por Juliboy »

[quote:8c36381a69="Senta a Pua!"]Galera estou com um problema aqui, comprei um calmato 40, e coloquei um Evolution .46, mais o aero parece que tá se arrastando um desanimo só, a duvida é se posso por um asp 61 nele ou é muito forte? que motor seria o ideal para ele ficar bom?

Agradeço a ajuda de todos.

Vlw[/quote:8c36381a69]
Eu já tive um Calmato sport 40 com motor O.S 61 FX.
Ficou fantástico, com vertical quase infinitas.
As únicas coisa que você vai ter que fazer é uma pequena adaptação do montante para caber o 61 e colocar uma barrinha de chumbo de 60 gramas na cauda, para acertar o CG.
Volitation 9053
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 1:58 pm
Localização: Salvador-Ba

Mensagem por Volitation 9053 »

Amigo, tenho um Soar 40 e ele é bem parecido com o Calmato. Uso um O.S. 55 e voa muito bem!
Ciro
Mateus_Martins1975
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Jun 24, 2013 10:59 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Mateus_Martins1975 »

Amigo, vai de OS 55 que vai ficar muito bom.

EU tenho um Calmato 60 com um ASP61 que está muito rápido. Acho muito para o Calmato 40.

abc
Avatar do usuário
Senta a Pua!
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 2:10 pm
Localização: S.J. dos pinhais, Paraná

Mensagem por Senta a Pua! »

Bom galera vou testar com o 61 mesmo é o que tenho na mão neste momento, com o motor que esta e uma 11x6, afinei mais um pouco e até que vai mas com o stick em full... se ter na louca compro um 10cc e ai vamos ver se vai ou racha kkkk.

A todos os colegas agradeço por compartilhar suas experiências e conselhos.

Daniel
A hélice é um ventilador que mantém o piloto frio. Quando para, o piloto começa a suar.
Juliboy
membro
Mensagens: 101
Registrado em: Qua Jun 15, 2011 5:58 pm
Localização: Goiânia - Goiás

Mensagem por Juliboy »

[quote:4b57bbd9b7="Senta a Pua!"]Bom galera vou testar com o 61 mesmo é o que tenho na mão neste momento, com o motor que esta e uma 11x6, afinei mais um pouco e até que vai mas com o stick em full... se ter na louca compro um 10cc e ai vamos ver se vai ou racha kkkk.

A todos os colegas agradeço por compartilhar suas experiências e conselhos.

Daniel[/quote:4b57bbd9b7]
Era isso que eu iria perguntar, se você já tem o motor 61, vá com ele mesmo.
Depois comente aqui o que você achou do voo com ele.
Abs.
Avatar do usuário
Rodrigo Mourão
membro
Mensagens: 245
Registrado em: Dom Nov 25, 2012 10:16 pm
Localização: Vitória-ES

Mensagem por Rodrigo Mourão »

Eu tinha um Soar 40(clone do calmato sports) e voava bem com um asp 52 utilizando uma helice APC 11x7. Um belo dia deu flutter no profundor, que rachou no meio e perdi o avião. Motor 61 não recomendo, vai ficar muito forte e o avião não foi projetado pra isso. Além do mais, se você voa em pista de asfalto ou terra batida, o avião vai ficar andando na marcha lenta.
Responder