Servos para aero 30cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:013cfb07f4]Ja tive problemas com HK dando folga e um que queimou do nada.[/quote:013cfb07f4]


Tome cuidado de não usar nenhum servo HXT 12K pois estes servos tem uma falha de projeto e não aguentam a vibração do GAS, estes servos 12K são para usar em eletricos e glow, eu uso em um glow aqui sem problemas, mas no gas já vi apresentarem o problema varias vezes. Vi um video do cara desmontando e explicando bem este detalhe, além de terem uma folga muito grande e ficar impossivel de ajustar o aero com braços de servos grande e horns grandes tmb.

No meu Peakmodel Yak 20cc (profile), tem 165 de envergadura, tenho usado o Toward MG996 no profundor e leme, este servo é uma versão melhorada no HXT12k, e não possui a mesma falha de projeto que o 12K, mas mesmo assim, ainda apresentam um pouco de folga, mas dá para usar bem.. Nos Ailerons estou usando o Turnigy 1501, devido a maior precisão deste servo. No acelerador estou usando um servinho HXT 5010 com linkagem flexivel da Dubro, depois de queimar 3 HXT12K no acelerador, optei por usar um servo Standard mesmo, nunca mais tive problemas no acelerador.. São todos servos analógicos, e dá para fazer 3D numa boa... Com este setup já voei mais de 15 litros no meu dle 20cc.

Se eu fosse montar um 30cc, acredito que eu iria de Turnigy 1501 ou o PowarHD 1501 são o mesmo servo, tenho os dois aqui na reserva... já comparei bem os dois e imagino que somente mude a etiquetinha.
O servo é muito bom, bem justinho, o único problema deste servo (que não é bem um problema) é que o braço dele é um pouco menor do que o braço do MG996, vem com alguns braços de servos diferentes, acredito que seja para usar em carrinhos, mas dá para adaptar um braço de fibra, ou algo assim...
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1304
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Mensagem por highlander »

[quote:41f52dae84="Papalegua"]Qual será o aero?
Qual a envergadura exata dele?
Sem isso, serão só palpites, pois tem aeros com comandos de grande área e os nem tanto e para cada tipo, exige um servo diferente.
Perguntas vagas, respostas mais vagas ainda.[/quote:41f52dae84]

Como seria feito o cálculo de força de cada comando:?: :?:
Fiquei interessado em saber como faz esse tipo de calculo, pois assim teremos o projeto exato sem possibilidade de erro!!!

Desde já agradeço!
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:c3779b9bf5="highlander"][quote:c3779b9bf5="Papalegua"]Qual será o aero?
Qual a envergadura exata dele?
Sem isso, serão só palpites, pois tem aeros com comandos de grande área e os nem tanto e para cada tipo, exige um servo diferente.
Perguntas vagas, respostas mais vagas ainda.[/quote:c3779b9bf5]

Como seria feito o cálculo de força de cada comando:?: :?:
Fiquei interessado em saber como faz esse tipo de calculo, pois assim teremos o projeto exato sem possibilidade de erro!!!

Desde já agradeço![/quote:c3779b9bf5]

Sempre imaginei se teria algum tipo de calculo...
Mas sinceramente acredito que a maioria tome por base o que está dando certo para alguém que tem um modelo parecido.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
brunoagrimensor
membro
Mensagens: 293
Registrado em: Seg Mai 07, 2012 4:48 pm
Localização: Luz - MG

Mensagem por brunoagrimensor »

eu uso hxt 12 k sem problemas
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Então Bruno, eu também usava, mas depois que vi alguns amigos ter problema com o servo, parei de usar, ainda estou usando no meu glow, mas os servos já estão fazendo hora extra toda vez que eu ligo eles começam a tremer igual loucos e depois que mexo bastante nos comandos isso pára. Somente não troquei ainda, pq do jeito que estão instalados é meio complicado mudar.. Mas ainda crio coragem para ajeitar isto.

Até onde sei o HXT 12K e o MG995 são o mesmo servo, pelo menos é o que todo mundo diz, de qualquer forma na dúvida vou deixar de usá-los:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=596346
http://www.rccrawler.com/forum/chit-chat/43610-cheap-new-supplier-mg995-retaged-hxt12k.html


Aqui tem um review sobre o 995:
[yt]0d4qif7m6WQ[/yt]

e aqui um sobre o 996:
[yt]Dux4cG6LS1c[/yt]
Avatar do usuário
Vinicius Itauna-MG
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Dom Set 18, 2011 12:13 am
Localização: Itauna-MG

Mensagem por Vinicius Itauna-MG »

[quote:02924ca56a="alissongc2000"]Então Bruno, eu também usava, mas depois que vi alguns amigos ter problema com o servo, parei de usar, ainda estou usando no meu glow, mas os servos já estão fazendo hora extra toda vez que eu ligo eles começam a tremer igual loucos e depois que mexo bastante nos comandos isso pára. Somente não troquei ainda, pq do jeito que estão instalados é meio complicado mudar.. Mas ainda crio coragem para ajeitar isto.

Até onde sei o HXT 12K e o MG995 são o mesmo servo, pelo menos é o que todo mundo diz, de qualquer forma na dúvida vou deixar de usá-los:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=596346
http://www.rccrawler.com/forum/chit-chat/43610-cheap-new-supplier-mg995-retaged-hxt12k.html


Aqui tem um review sobre o 995:
[yt]0d4qif7m6WQ[/yt]

e aqui um sobre o 996:
[yt]Dux4cG6LS1c[/yt][/quote:02924ca56a]

um amigo tem um yak com os servos MG995 e realmente dao problemas sim, todos ficam tremendo, sao acho confiavel para aero gasolina.
As pessoas que vencem neste mundo sao as que procuram as circunstancias de que precisam, e quando nao as encontram, as criam.
Avatar do usuário
ThiagoAC
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qui Abr 11, 2013 7:38 pm
Localização: Capivari do Sul

Mensagem por ThiagoAC »

Opinião

Amigo estou montando também um 3d e optei por Hitec HS7955TG em todos as superfícies. Não arrisque com servos xingling. Servos xingling só se fosse para voos mais escala.

http://www.servodatabase.com/servo/hitec/hs-7955tg
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

Bom, depois de muito ler os senhores aqui e em outros tópicos ... resolvi ajudar de uma forma definitiva ....

Valendo lembrar o seguinte .... não existe impedimento de fabricante NENHUM com relação ao uso de servos de nylon em aero gasolina ... portanto servo de metal ou titanium são quase sempre um exagero.

Apenas servos de karbonite não devem ser utilizados em aeros gasolina, por recomendação do fabricante.

Para calcular o torque do servo (T), é preciso saber:
Envergadura da superfície = e (metros)
Largura da superfície = l (metros)
Seno do ângulo da superfície = senalfa
Densidade do ar considerada = RÔ = 1300kg/metro cúbico
Velocidade do cálculo = V (metros por seg)
Lembrar que 1m/s = 3,6Km/hora e 10m/s = 36km/hora
Supor que ponto de giro da superfície é o bordo de ataque.
O cálculo é:
T = Força X braço
Força = fluxo de massa X velocidade
Fluxo de massa = RÔ X e X l X senalfa X V e a
Força é igual a RÔ X e X l X senalfa X V X V.
O braço é igual a l X senalfa.
Finalmente, o Torque,
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa ou melhor
Observar que ao calcular ( l X senalfa X V ), este valor deve ser elevado ao quadrado.
O resultado será em Kgf-m.
Para ficar compatível com Kgf.cm, o valor encontrado deverá ser multiplicado por 100.
Detalhe: 1 oz-in = 0,072 Kgf-cm e 1 Kgf-cm = 13,88 oz-in.

Aí vai o exemplo:
Observar que a densidade do ar havia sido escreita sem a vírgula, ou seja, mil vezes maior.

Exemplo numérico

I = 5 cm = 0,05m
e = 30cm = 0,3m
alfa =30 ; senalfa = 0,5
V = 54 km/h = 15 m/s
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa
T = 1,300 X 0,3X 0,05 x 0,5 X 15 X 15 X 0,05 X 0,5
T = 0,0543 Kg-m = 5,43 Kg-cm
Isto significa que esta superfície de 30cmX5cm defletida em 30graus exige um torque de 5.43 Kg-cm e que com um servo de 21 Kg-cm a velocidade poderia crescer para cerca de 30 m/s ou 110 Km/h.

Observe que raramente se aplica deflexão máxima e velocidade máxima ao mesmo tempo .....

Isso seria o caso de estas=r a toda velocidade e puxar o profundor de uma vez só.

Vamos parar de super dimensionar servo. Dentro vários outros fatores, esquecemos que servos maiores\digitais e etc ... exigem baterias maiores, consequentemente mais peso dentro do aero, fios heavy duty, chave parrudo entre outros.

Meus aeros gasolina estão TODOS com servos de nylon, uso apenas UM servo metal no profundor de um 50cc.

Léo Miranda.
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Avatar do usuário
Vinicius Itauna-MG
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Dom Set 18, 2011 12:13 am
Localização: Itauna-MG

Mensagem por Vinicius Itauna-MG »

[quote:a7fa8a0cc8="lanmrj"]Bom, depois de muito ler os senhores aqui e em outros tópicos ... resolvi ajudar de uma forma definitiva ....

Valendo lembrar o seguinte .... não existe impedimento de fabricante NENHUM com relação ao uso de servos de nylon em aero gasolina ... portanto servo de metal ou titanium são quase sempre um exagero.

Apenas servos de karbonite não devem ser utilizados em aeros gasolina, por recomendação do fabricante.

Para calcular o torque do servo (T), é preciso saber:
Envergadura da superfície = e (metros)
Largura da superfície = l (metros)
Seno do ângulo da superfície = senalfa
Densidade do ar considerada = RÔ = 1300kg/metro cúbico
Velocidade do cálculo = V (metros por seg)
Lembrar que 1m/s = 3,6Km/hora e 10m/s = 36km/hora
Supor que ponto de giro da superfície é o bordo de ataque.
O cálculo é:
T = Força X braço
Força = fluxo de massa X velocidade
Fluxo de massa = RÔ X e X l X senalfa X V e a
Força é igual a RÔ X e X l X senalfa X V X V.
O braço é igual a l X senalfa.
Finalmente, o Torque,
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa ou melhor
Observar que ao calcular ( l X senalfa X V ), este valor deve ser elevado ao quadrado.
O resultado será em Kgf-m.
Para ficar compatível com Kgf.cm, o valor encontrado deverá ser multiplicado por 100.
Detalhe: 1 oz-in = 0,072 Kgf-cm e 1 Kgf-cm = 13,88 oz-in.

Aí vai o exemplo:
Observar que a densidade do ar havia sido escreita sem a vírgula, ou seja, mil vezes maior.

Exemplo numérico

I = 5 cm = 0,05m
e = 30cm = 0,3m
alfa =30 ; senalfa = 0,5
V = 54 km/h = 15 m/s
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa
T = 1,300 X 0,3X 0,05 x 0,5 X 15 X 15 X 0,05 X 0,5
T = 0,0543 Kg-m = 5,43 Kg-cm
Isto significa que esta superfície de 30cmX5cm defletida em 30graus exige um torque de 5.43 Kg-cm e que com um servo de 21 Kg-cm a velocidade poderia crescer para cerca de 30 m/s ou 110 Km/h.

Observe que raramente se aplica deflexão máxima e velocidade máxima ao mesmo tempo .....

Isso seria o caso de estas=r a toda velocidade e puxar o profundor de uma vez só.

Vamos parar de super dimensionar servo. Dentro vários outros fatores, esquecemos que servos maiores\digitais e etc ... exigem baterias maiores, consequentemente mais peso dentro do aero, fios heavy duty, chave parrudo entre outros.

Meus aeros gasolina estão TODOS com servos de nylon, uso apenas UM servo metal no profundor de um 50cc.

Léo Miranda.[/quote:a7fa8a0cc8]

Caraca mano, voce e no minimo um fisico :shock: :shock: :D

Ja tirei um proveito, nao sabia que servos de carbonite nao podem ser colocados em aero a gasolina. Mas porque essa retricao?
As pessoas que vencem neste mundo sao as que procuram as circunstancias de que precisam, e quando nao as encontram, as criam.
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:35f5285fe9="Vinicius Itauna-MG"][quote:35f5285fe9="lanmrj"]Bom, depois de muito ler os senhores aqui e em outros tópicos ... resolvi ajudar de uma forma definitiva ....

Valendo lembrar o seguinte .... não existe impedimento de fabricante NENHUM com relação ao uso de servos de nylon em aero gasolina ... portanto servo de metal ou titanium são quase sempre um exagero.

Apenas servos de karbonite não devem ser utilizados em aeros gasolina, por recomendação do fabricante.

Para calcular o torque do servo (T), é preciso saber:
Envergadura da superfície = e (metros)
Largura da superfície = l (metros)
Seno do ângulo da superfície = senalfa
Densidade do ar considerada = RÔ = 1300kg/metro cúbico
Velocidade do cálculo = V (metros por seg)
Lembrar que 1m/s = 3,6Km/hora e 10m/s = 36km/hora
Supor que ponto de giro da superfície é o bordo de ataque.
O cálculo é:
T = Força X braço
Força = fluxo de massa X velocidade
Fluxo de massa = RÔ X e X l X senalfa X V e a
Força é igual a RÔ X e X l X senalfa X V X V.
O braço é igual a l X senalfa.
Finalmente, o Torque,
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa ou melhor
Observar que ao calcular ( l X senalfa X V ), este valor deve ser elevado ao quadrado.
O resultado será em Kgf-m.
Para ficar compatível com Kgf.cm, o valor encontrado deverá ser multiplicado por 100.
Detalhe: 1 oz-in = 0,072 Kgf-cm e 1 Kgf-cm = 13,88 oz-in.

Aí vai o exemplo:
Observar que a densidade do ar havia sido escreita sem a vírgula, ou seja, mil vezes maior.

Exemplo numérico

I = 5 cm = 0,05m
e = 30cm = 0,3m
alfa =30 ; senalfa = 0,5
V = 54 km/h = 15 m/s
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa
T = 1,300 X 0,3X 0,05 x 0,5 X 15 X 15 X 0,05 X 0,5
T = 0,0543 Kg-m = 5,43 Kg-cm
Isto significa que esta superfície de 30cmX5cm defletida em 30graus exige um torque de 5.43 Kg-cm e que com um servo de 21 Kg-cm a velocidade poderia crescer para cerca de 30 m/s ou 110 Km/h.

Observe que raramente se aplica deflexão máxima e velocidade máxima ao mesmo tempo .....

Isso seria o caso de estas=r a toda velocidade e puxar o profundor de uma vez só.

Vamos parar de super dimensionar servo. Dentro vários outros fatores, esquecemos que servos maiores\digitais e etc ... exigem baterias maiores, consequentemente mais peso dentro do aero, fios heavy duty, chave parrudo entre outros.

Meus aeros gasolina estão TODOS com servos de nylon, uso apenas UM servo metal no profundor de um 50cc.

Léo Miranda.[/quote:35f5285fe9]

Caraca mano, voce e no minimo um fisico :shock: :shock: :D

Ja tirei um proveito, nao sabia que servos de carbonite nao podem ser colocados em aero a gasolina. Mas porque essa retricao?[/quote:35f5285fe9]

Infelizmente a resposta que obtive da hitec é a mesma que consta no site deles ... com uma única exceção ... no site eles dizem superfícies grandes (3D) .... porém a resposta que tive por email foi a seguinte.: Não utilizar em NENHUM modelo com motor a gasolina, a vibração faz o karbonite "quebrar" e causando assim o mal funcionamento do servo.

Portanto, se o fabricante diz para não usar, quem sou eu para dizer o contrário.

Espero que os cálculos te ajudem, parece complicada a equação mas não é.

A galera tá perdendo o juízo com relação a servo, e cada vez indicando coisas mais mirabolantes e se esquecendo de tudo que vem por trás disso .... ai tem avião caindo a torto e a direita e ninguém sabe o motivo ... muitas vezes são servos super hiper hiper dimensionados porém baterias, fios e chaves sub dimensionados ...

Quem um exemplo, fizemos a conta de um profundor de um jato (querosene), modelo escala, um xavante no servo do profundor .... o aero vindo a 240 km\h e o profundor sendo puxado de uma vez só até o batente, o servo iria precisar de 7kg de torque para ficar com uma sobra de quase 0,5kg.

Lembrando, estamos falando de um JATO A 240km\h com o profundor sendo puxado até o batente de uma vez só .... condição essa que raramente iria ocorrer.

Se é a grande galera que está ai indicando servo, iria dizer que precisaria de um servo de 18kg, de titanium, digital e tudo mais .... não tem necessidade nenhuma disso.

Espero ter te ajudado.

Léo Miranda.
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Responder