Servos para aero 30cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Vinicius Itauna-MG
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Dom Set 18, 2011 12:13 am
Localização: Itauna-MG

Mensagem por Vinicius Itauna-MG »

Leo ajudou, e muito. Pelo q entendi, nao significa que servos com engrenagem de metal sao os melhores, ou que para um projeto de 3D devem ser os mais caros. O que manda e o conjunto, as vezes o camarada bota um servo de titanium de 18kg e bota uma bateria, chave ou outra coisa q nao consiga fornecer ao servo a corrente de trabalho ideal, dai cai com um aero e ainda se queixa do servo sendo o problema outra peca.


capitei a mensagem, valeu pela dica.
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

Exatamente,

Quando dá o pico do servo e a bateria não aguenta, cai a tensão ... caindo a tesão o receptor muitas vezes "desarma" e o sujeito "acha" que ficou sem sinal ....

Esse efeito ocorre e o sujeito nem percebe ... e sai xingando rádio ... colocando a culpa em Deus e coisas do gênero ... infelizmente a culpa foi dele ... que não soube dimensionar os equipamentos que estava usando.

No seu aero, pode usar servos de nylon de até 6kg, exemplo ... acelerador futaba 3003, aleiron futaba 3004, leme e profundor futaba 3010 ... usando bateria nimh 6,0V e vai ser muito mais que o suficiente .... ou servos JR, Hitec de mesmo especificação ... aqueles que tiverem mais baratos.

Nessa configuração, irá sair o preço dos servos xing-ling de titanium ou metal e será muito mais que suficiente para sua aplicação.

Lembre, 3D não faz esforço em superfície ... manobras em alta velocidade sim.

Abs,

Léo Miranda.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Então, eu também vi um poste mais antigo, e com um pessoal mais antigo de hobby dizendo exatamente isto, inclusive dizendo que antigamente a quantidade de bateria era bem menor e que o pessoal coloca hoje é exagerada, pois o consumo dos servos não é tão grande assim... eu lembro de um (desculpe mas não lembro quem) que disse que tinha um aero de 11kg com servos de 11kg para cada superficie(4 servos no total), e um standard no acelerador, se não me engano usava uma bateria de 800mha ou algo assim...

No meu aero gasolina 3D, os servos de 9,8kg dão conta suficiente do recado sem medos.. como o LAN mostrou ai acima, servos confiaveis de 6 kg provavelmente seriam suficientes.

Infelizmente não sabia deste fato antes, pois poderia ter gastado um pouco mais em servos de marca e usar servos menores...

Infelizmente também fiz a besteira de no inicio colocar os servos de 10kg no aileron, mas eles não centralizavam tão bem, e ai dava problema de o aero não firmar a trimagem, hora ia para um lado hora para o outro... ai coloquei os de 15kg que tinha aqui por serem servos que centralizam melhor... mas já sabendo que era um exagero.

Vinicius, quando voce coloca eletronica maior, voce deve colocar mais de uma bateria para não ter este tipo de problema, duas baterias, duas chaves, etc. etc..
Se for maior ainda, voce coloca 2 RX e 4 baterias (duas para cada RX) 4 chaves, etc.. mas ai seria para 40% etc...
Mas pelo que estamos vendo aqui no post, provavelmente isto é um grande exagero, devido não ter necessidade de colocar servos tão grandes assim!
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:945b25d872="alissongc2000"]Então, eu também vi um poste mais antigo, e com um pessoal mais antigo de hobby dizendo exatamente isto, inclusive dizendo que antigamente a quantidade de bateria era bem menor e que o pessoal coloca hoje é exagerada, pois o consumo dos servos não é tão grande assim... eu lembro de um (desculpe mas não lembro quem) que disse que tinha um aero de 11kg com servos de 11kg para cada superficie(4 servos no total), e um standard no acelerador, se não me engano usava uma bateria de 800mha ou algo assim...

No meu aero gasolina 3D, os servos de 9,8kg dão conta suficiente do recado sem medos.. como o LAN mostrou ai acima, servos confiaveis de 6 kg provavelmente seriam suficientes.

Infelizmente não sabia deste fato antes, pois poderia ter gastado um pouco mais em servos de marca e usar servos menores...

Infelizmente também fiz a besteira de no inicio colocar os servos de 10kg no aileron, mas eles não centralizavam tão bem, e ai dava problema de o aero não firmar a trimagem, hora ia para um lado hora para o outro... ai coloquei os de 15kg que tinha aqui por serem servos que centralizam melhor... mas já sabendo que era um exagero.

Vinicius, quando voce coloca eletronica maior, voce deve colocar mais de uma bateria para não ter este tipo de problema, duas baterias, duas chaves, etc. etc..
Se for maior ainda, voce coloca 2 RX e 4 baterias (duas para cada RX) 4 chaves, etc.. mas ai seria para 40% etc...
Mas pelo que estamos vendo aqui no post, provavelmente isto é um grande exagero, devido não ter necessidade de colocar servos tão grandes assim![/quote:945b25d872]

Que bom que te serviu também Alisson ... fico feliz.

O problema aqui no fórum e em outros, é que as pessoas dificilmente querem entender o motivo, como funciona, ler um manual e etc .... preferem repetir oque outros dizem sem ao menos pesquisar aquilo e ver se a dica foi boa ou ruim.

Eu o Caveira e outros decidimos nos calar muitas vezes, pois quase sempre somos questionado por pessoas que começaram ontem no hobby e falam muito sem ao menos ter noção daquilo que está dizendo. Cansa meu amigo, e MUITO.

Já tinha sido discutido em outro tópico esse problema de servos, e eu e o caveira na época fomos bombardeados com a galera dizendo que eramos malucos de estar indicando servo de 5kg ... 6kg ... nylon para aeros com motor 30cc ... 20cc .... o quando na verdade o aero do caveira, um p-51 campeão brasileiro escala, motor 50cc usa apenas UM SERVO DE METAL ... que fica no profundor ... o resto é o 3004 de nylon com 4,25kg de força .... e até micro servo usa ....

Ai te pergunto ele é maluco ??? não ... não é, apenas sabe fazer conta.

[b:945b25d872]Só postei a fórmula nesse tópico pois o amigo que abriu o mesmo PEDIU a fórmula ...e foi o ÚNICO QUE FEZ ISSO. O resto quer apenas saber que servo usar ... e está errado ... eu cansei de ajudar preguiçoso e principalmente discutir com quem não tem embasamento nenhum![/b:945b25d872]

[b:945b25d872]Espero ter ajudado, e caso os moderadores queiram pode se abrir um tópico fixo com essa fórmula e resolver esse problema de uma vez por todas[/b:945b25d872].

Queria ver nego indicar servo de metal\digital\alto torque a 15 anos atrás, quando eles custam rios de dinheiro ..... hoje eles ficaram acessíveis com o efeito china e a galera tá indicando sem saber as consequências disso ... que são muitas e graves ....

Quer outra coisa que não vem ao caso ... bateria de lipo ligada em receptor ... mas isso é para um outro tópico ... caso alguém faça uma pergunta realmente interessante e eu tenha saco para responder.

Forte abraços,

Léo Miranda.

[u:945b25d872][/u:945b25d872]
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Avatar do usuário
isaias2412
membro
Mensagens: 715
Registrado em: Qui Ago 17, 2006 3:54 pm
Localização: goiania goias

Mensagem por isaias2412 »

lanmrj agora fiquei curioso, explane mais o assunto de baterias ligadas direto , pois no meu utilizo 2 life 1800 2s tudo direto tem algum problema ?
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:65db293e29="isaias2412"]lanmrj agora fiquei curioso, explane mais o assunto de baterias ligadas direto , pois no meu utilizo 2 life 1800 2s tudo direto tem algum problema ?[/quote:65db293e29]

Se o seu servo não for HV, tem problema sim sr.

O servo "comum" foi projetado para ser usado com 4,8V ou 6,0V nominal, isso quer dizer uma bateria de nimh ou nicd de 4 ou 5 células ... se está usando uma life de 6,6V nominal, está sobrecarregando eles.

Funciona, sim funciona, principalmente servo de qualidade, está certo ??? não, não está ... mandei email, por curiosidade de resposta, para todos os principais fabricantes, futaba, jr, hitec e hobbico ... e todos foram unanimes nas suas respostas ... não é para ser utilizado dessa maneira.

Já vi servo chinês derreter ligado direto em bateria de life.

A pergunta que te faço é a seguinte .... hoje temos baterias de nimh com 2300mah e incríveis 4500mah de capacidade ... porquê não usa-las????

Mesmo os servos de qualidade sendo sobrecarregados dessa maneira vão ter a sua vida útil reduzida ... tenho servos com mais de 15 anos JR funcionando perfeitamente e voando.

Léo Miranda
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Avatar do usuário
Vinicius Itauna-MG
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Dom Set 18, 2011 12:13 am
Localização: Itauna-MG

Mensagem por Vinicius Itauna-MG »

Leo, vc sabe me dizer qual servo JR e equivalente ao FUTABA S3010? Outra coisa me parece que tem alguns JR standar que opera somente com 4,8 V, voce conhece essa informacao, sabe me dizer se e veridico?
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:30098a22e2="Vinicius Itauna-MG"]Leo, vc sabe me dizer qual servo JR e equivalente ao FUTABA S3010?[/quote:30098a22e2]

JR DS821
Belíssimo servo , diga-se de passagem!

Conheço a informação sim, são servos vendidos apenas na HK, e realmente so operam em 4,8v! Pode usar tranquilo, são bons e confiáveis!

Léo Miranda
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Avatar do usuário
Vinicius Itauna-MG
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Dom Set 18, 2011 12:13 am
Localização: Itauna-MG

Mensagem por Vinicius Itauna-MG »

[quote:8dead4d47e="lanmrj"][quote:8dead4d47e="Vinicius Itauna-MG"]Leo, vc sabe me dizer qual servo JR e equivalente ao FUTABA S3010?[/quote:8dead4d47e]

JR DS821
Belíssimo servo , diga-se de passagem!

Conheço a informação sim, são servos vendidos apenas na HK, e realmente so operam em 4,8v! Pode usar tranquilo, são bons e confiáveis!

Léo Miranda[/quote:8dead4d47e]

Gosto muito dos Hitec tambem, qual me diria de um modelo hitec similar ao futaba?
As pessoas que vencem neste mundo sao as que procuram as circunstancias de que precisam, e quando nao as encontram, as criam.
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:bd6b99c307="Vinicius Itauna-MG"][quote:bd6b99c307="lanmrj"][quote:bd6b99c307="Vinicius Itauna-MG"]Leo, vc sabe me dizer qual servo JR e equivalente ao FUTABA S3010?[/quote:bd6b99c307]

JR DS821
Belíssimo servo , diga-se de passagem!

Conheço a informação sim, são servos vendidos apenas na HK, e realmente so operam em 4,8v! Pode usar tranquilo, são bons e confiáveis!

Léo Miranda[/quote:bd6b99c307]

Gosto muito dos Hitec tambem, qual me diria de um modelo hitec similar ao futaba?[/quote:bd6b99c307]

HS422, similiar ao futaba 3004 ... no profundor e leme ou o 3010, DS821 ou o hitec 625mg ...

Compre na towerhobbies e espere chegar, vale a pena.

Léo Miranda
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Responder