Servos para aero 30cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

....Infelizmente a janela destinada ao ensino de como tomar sorvete sem usar elástico está toda tomada.

Até para algumas "espécies" o básico está acima do que podem absorver.

Bazinga!
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lanmrj
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Mensagem por lanmrj »

Rapaziada,

Brincadeiras a parte nem eu nem o Marco queremos o mal dos senhores, nós só queremos que se interessem de maneira mais profunda sobre os assuntos explanados.

"Teoricamente" esse é um fórum técnico ... e os senhores não querem pensar, querem respostas praticas de qual usar e não do motivo de usar ....

Nas questões acima vamos pensar com calma.

Primeiro o braço é citado na fórmula:
"O braço é igual a l X senalfa."

Segundo, achando o mesmo bastava pensar dois minutos, bom se tenho o braço e sei que ele influi no torque, preciso saber oquê é o torque e como chego nele.

Na hora, iriam ver que o torque é força x distancia (braço).

O google ajudaria quem esqueceu dessa aula no antigo segundo grau.

Sabendo disso, teria como calcular de forma correta e entender que quanto maior o braço menor o torque de alavanca e não ao contrário .....

Não estou brigando e nem bravo, tanto que respondi a pergunta, mas deixem de ter preguiça de pensar rapaziada. Vale a pena.

Existem perguntas na minha caixa de entrada de gente ainda "querendo saber qual servo usar", desculpem, isso eu me recuso a responder, assim como me recuso a entrar e tópicos com esse tipo de pergunta.

Mais uma vez repito, esse tópico deveria ser fixado e as pessoas deveriam ser encorajadas a fazer conta, a pensar por conta própria.

E mais, tem dúvida, pergunte, mas antes pesquise ou pense antes de perguntar, e se realmente continuar com dúvida, nem eu, nem o Marco e nem ninguém do fórum irá se negar a responder.

Abraços,

Léo Miranda.
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Fora que braço de alavanca é matéria básica no ensino fundamental e eu fico espantado como alguém pode se interessar por algo tão tecnológico e tão específico sem ao menos se movimentar para aprender como funciona, qual o princípio e o que se aprende com isso.
A cultura do: Me dá pronto porque eu quero saber definitivamente não encontar suporte aqui!!!

Mas como eu já disse.... As vezes, e ultimamente isso se torna uma constante, o básico já é pedir muito.

Enquanto isso a China forma 300.000 engenheiros por ano.

Engenheiros chineses!!! Cada um vale 100 Inginherô Brasilerô isquindô isquindô
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Moiado
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Mensagem por Moiado »

[quote:c1aeebc2e9="lanmrj"][quote:c1aeebc2e9="Moiado"][quote:c1aeebc2e9="alissongc2000"]Moiado, acredito que ele quiz dizer que você não irá acionar 100% do comando enquanto vem em um mergulho a 220kmh sendo assim, acabará forçando menos. Em alguns sites de fabricantes mais detalhistas eles fazem recomendações, da seguinte maneira: voo sport ou 3D.. servos de N kg; speed 3D.. Z kg, ou seja, diferenciam esta situação do 3D lento ou normal, da situação que seria o 3D com velocidade.. muitos poucos pilotos fazem este tipo de 3D justamente porque ferra com todo o aero, exemplo disto seria achatar um parafuso em um blender, durante um mergulho a FULL.[/quote:c1aeebc2e9]
Tudo bem, isso eu entendi. Mas o que EU quis dizer é que o servo funciona com o mesmo princípio da alavanca, pois ele é uma alavanca. Então ele faz uma força maior perto do eixo, que é o ponto de apoio. Quanto mais curto o braço "motor", mais força temos. Se colocarmos um braço maior, ele proporcionará mais comando, mas a força será proporcionalmente menor. Então quando as especificações do servo diz que ele tem um torque de, por exemplo, 21kg.cm isto quer dizer que ele tem este torque para um braço de 1cm de comprimento. Se aumentarmos o braço, o torque será proporcionalmente menor. Neste exemplo se colocarmos um braço de 1,5" (3,81cm) a força aplicada na superfície de comando será 3,81 vezes menor. Por isso eu disse que, se o servo tem o torque original de 21kg.cm, para um braço de 3,81cm terá o torque de 21kg.cm/3,81 = 5,51kg.cm Se o pessoal do 3D está aumentando o braço, então o servo terá que ter uma especificação original de torque muito mais alta (Proporcional ao aumento do braço). Será que estão fazendo a coisa certa sem saber?
Esta foi a conclusão a que cheguei. Gostaria da opinião dos experts para sanarmos esta dúvida. Obrigado.[/quote:c1aeebc2e9]

Leia a fórmula com atenção novamente e verá que o braço foi citado.

Torque é força vezes distância.
Quando usar um braço de um centímetro poderá usar os resultados das contas.
Se usar um braço de dois centímetros então o torque será a metade.
100% linear.

Exemplo:

Um torque de 20 kg.cm significa que o se o servo tiver um braço de um centímetro a força na ponta desse braço será de 20 quilos.
Se o braço for de dois centímetros a força será de 10 quilos.
1 vezes 20 = 20
2 vezes 10 = 20

Gente vamos dar uma estuda antes de fazer essas perguntas, isso é o básico da física hein .... pelo amor rapaziada.

[b:c1aeebc2e9]Vou chamar professor Marco "Raivoso" Antônio para dar aulas de física aos senhores e garanto que vão aprender rapidinho. Por bem ou por mal rsrs.[/b:c1aeebc2e9]

Léo Miranda[/quote:c1aeebc2e9]
Caro lanmrj. Tudo que você disse aí, se você também prestar atenção, eu também disse na minha explanação. Acho que você não leu o que escrevi ou, se leu, não deu a devida atenção; se preocupou mais com suas ironias piegas e não procurou realmente entender o que eu quis repassar.
De novo: Vamos supor que a especificação do servo para o leme de um aero seja 21kg.cm. Isto quer dizer que este servo deve ser capaz de aplicar uma força de, no mínimo, 21kg na superfície de comando. No entanto se utilizarmos um braço de 1,5'' (3,81cm) a força que o servo aplicará nesta mesma superfície de comando ficará REDUZIDA para 5,51kg.cm. Neste caso, o servo não estará SUBDIMENSIONADO???
Já vi gente do 3D "normal" usando servos de 10, 15, 20, 30 até 40kg. Mas nunca servos de 80kg, que seria o necessário para o exemplo acima: 80kg.cm/3,81 = 21kg.cm
Estou preocupado porque a especificação dos servos para o modelo que estou montando é de 130 oz.in (9,36kg.cm). Adquiri servos de 10,5kg.cm. Estarei usando braços de 1,5'' (3,81cm) >> Força resultante: 10,5kg.cm/3,81 = 2,75kg.cm???
Será que, na verdade, eu necessitaria de servos de 35kg.cm???
Então a minha dúvida é esta: Será que quem adquire os servos no limite das especificações necessárias, mas usa braços maiores que 1cm não estará, por consequência, usando servos subdimensionados? Ou há algo errado na minha argumentação?
Gostaria, também, se possível, da opinião do Marco Antonio neste assunto.
Agradeço a paciência e atenção de todos. Abraços e bons voos!
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Paulinho
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Mensagem por Paulinho »

Alguém já se deu conta de pesquisar as recomendações do manual de montagem do aeromodelo que irá montar?
Moiado
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Mensagem por Moiado »

[quote:ea8437647c="Paulinho"]Alguém já se deu conta de pesquisar as recomendações do manual de montagem do aeromodelo que irá montar?[/quote:ea8437647c]
No meu post anterior deixei uma dúvida objetiva em aberto. Gostaria muito de algum comentário específico sobre ela. Parece que aqui só tem donos da verdade, especialistas na arte de tergiversar...
lanmrj
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Mensagem por lanmrj »

Amigo Moiado,

Leia novamente com atenção a resposta já foi dada, o sr. está fazendo a conta errada, inversa.

Uma dica, quando precisa soltar um parafuso muito apertado, usa uma chave com o maior cabo possível ou menor cabo possível ?

Paulinho, ler o manual é o mais importante, ai vem a pergunta, quantos leram ? Nesse mesmo tópico tem gente indicando usar bateria fora da especificação do servo, dizendo que é "apenas" 5% a mais .... já dá para ter uma ideia de que ninguém lê ou se lê é atoa pois não respeita.

Léo Miranda.
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:98ac462321="Moiado"][quote:98ac462321="Paulinho"]Alguém já se deu conta de pesquisar as recomendações do manual de montagem do aeromodelo que irá montar?[/quote:98ac462321]
No meu post anterior deixei uma dúvida objetiva em aberto. Gostaria muito de algum comentário específico sobre ela. Parece que aqui só tem donos da verdade, especialistas na arte de tergiversar...[/quote:98ac462321]

Agora que não vai ter mesmo!!! E a resposta já foi dada.

Quanto a ser "dono da verdade" Basta entrar na escola fundamental(de novo), prestar atenção as aulas e estudar um pouco!!! Vai ver como faz uma enorme diferença!
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:01bb809383="lanmrj"]
Uma dica, quando precisa soltar um parafuso muito apertado, usa uma chave com o maior cabo possível ou menor cabo possível ?


Léo Miranda.[/quote:01bb809383]

.. Especifica pra esse povo que você está se referindo ao diâmetro do cabo pois vão entender que "maior" é o comprimento já que não entendem o fundamento de torque.
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:7ae6af2738="Paulinho"]Alguém já se deu conta de pesquisar as recomendações do manual de montagem do aeromodelo que irá montar?[/quote:7ae6af2738]

Paulo... está pedindo muito, ler pra que??? Eu não falo Aramaico então de nada adianta ler um manual que o que está escrito é a tradução em sânscrito de um texto copiado em Turco para o aramaico.

É o que um manual parece pra eles.
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