Servos para aero 30cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:71c7617b49="Moiado"][quote:71c7617b49="lanmrj"][quote:71c7617b49="Moiado"][quote:71c7617b49="lanmrj"]

Moiado,

Vou repetir, já foi respondido e vou responder pela terceira vez agora usando seus números:

Torque=forçaXdistância

Força=20
Distância=2
20X2=40Kg.cm

Agora a força que o servo impõe no pushrod (vareta de comando) depende do braço do servo.

Se o braços do servo tiver 1 cm então com um torque de 20 kg.cm ele irá impor ao pushrod uma força de 20 kilos.

Se o curso for suficiente então o problema está resolvido.

Se for insuficiente então terá que utilizar um servo com torque maior. Para uma mesma força aplicada na superfície de comando quando a distância da aplicação aumenta o torque aumenta.

Já o servo produz torque e não força.

Então quando a distância aumenta a força diminui.

A superfície de comando recebe força e o servo produz torque.

Léo Miranda.[/quote:71c7617b49]
Para encerrar esta arenga, uma última pergunta:
Pelo que você disse, você concorda então que, no exemplo citado, para se ter a força de 20kg com o braço de 2cm, o servo teria que ter o torque de 40kg.cm?
Seria pedir muito que respondesse apenas "concordo" ou "não concordo"?[/quote:71c7617b49]

Moiado,

Última chance ....

Não vou te dar a resposta de mão beijada, aprende a pensar cara !!!!

Do servo sai torque.

Na superfície de comando (horn) chega força.

Se o horn tem 2 cm e a superfície precisa de um TORQUE de 40 kg.cm então a força deverá ser 20 quilos.

Aí para produzir esta força o servo deverá ter um TORQUE de 20 Kg.cm se o seu braços for de 1 cm.

Léo Miranda[/quote:71c7617b49]Cara, tem uma expressão aqui na minha região que serviria direitinho para você: BAGRE ENSABOADO! rsrs
Este negócio de que servo produz torque e não força é uma questão puramente semântica.
Se, citações suas, "Do servo sai torque" e "Na superfície de comando (horn) chega força" e, "servo não produz força"; então temos que chegar à conclusão de que a força que chegou na superfície de comando veio do... hiperespaço, não do servo.
E, por acaso, você está querendo me dizer que a força é inversamente proporcional ao comprimento do braço do servo e diretamente proporcional ao tamanho do horn?[/quote:71c7617b49]


Aqui na minha região também tem uma expressão que serve direitinho para o sr. ... mas prefiro deixar a sua imaginação te dizer qual é .... rsrs.

Léo Miranda

Ps.: Livrinho básico de física vai ajudar ao sr. parar de falar tantos absurdos e passar menos vergonha.
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Leo tá mais que explicado e demonstrado!

O problema é que o pessoal quer sempre que a teoria seja "aplicada" ou seja aprender com exemplos, o que volta ao problema inicial.. de que o assunto vira eu acho isto ou acho aquilo, com as formulas não tem isto, o valor é e pronto.
Mesmo assim se ficar em dúvida somente bastar ler o manual do aero e pronto, resolvido também, pois provavelmente algum engenheiro já calculou isto ou testou o aero com diversos produtos para chegar em uma recomendação.
Acho que não cabe aqui no fórum explicar como faz contas de álgebra nem tampouco demonstrações de fórmulas, pois para isto existem outros fóruns específicos.
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:5bdf77aa12="alissongc2000"]Leo tá mais que explicado e demonstrado!

O problema é que o pessoal quer sempre que a teoria seja "aplicada" ou seja aprender com exemplos, o que volta ao problema inicial.. de que o assunto vira eu acho isto ou acho aquilo, com as formulas não tem isto, o valor é e pronto.
Mesmo assim se ficar em dúvida somente bastar ler o manual do aero e pronto, resolvido também, pois provavelmente algum engenheiro já calculou isto ou testou o aero com diversos produtos para chegar em uma recomendação.
Acho que não cabe aqui no fórum explicar como faz contas de álgebra nem tampouco demonstrações de fórmulas, pois para isto existem outros fóruns específicos.[/quote:5bdf77aa12]

Obrigado Alisson ....

Estava começando a achar que eu e o marco antônio estava realmente falando em aramaico rs!!!!

Léo Miranda
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Moiado
membro
Mensagens: 287
Registrado em: Dom Mai 29, 2011 1:08 pm
Localização: Ibiá, MG

Mensagem por Moiado »

[quote:3c4ede4bf6="lanmrj"][quote:3c4ede4bf6="Moiado"][quote:3c4ede4bf6="lanmrj"][quote:3c4ede4bf6="Moiado"]

Léo Miranda.[/quote:3c4ede4bf6]
Para encerrar esta arenga, uma última pergunta:
Pelo que você disse, você concorda então que, no exemplo citado, para se ter a força de 20kg com o braço de 2cm, o servo teria que ter o torque de 40kg.cm?
Seria pedir muito que respondesse apenas "concordo" ou "não concordo"?[/quote:3c4ede4bf6]

Moiado,

Última chance ....

Não vou te dar a resposta de mão beijada, aprende a pensar cara !!!!

Do servo sai torque.

Na superfície de comando (horn) chega força.

Se o horn tem 2 cm e a superfície precisa de um TORQUE de 40 kg.cm então a força deverá ser 20 quilos.

Aí para produzir esta força o servo deverá ter um TORQUE de 20 Kg.cm se o seu braços for de 1 cm.

Léo Miranda[/quote:3c4ede4bf6]Cara, tem uma expressão aqui na minha região que serviria direitinho para você: BAGRE ENSABOADO! rsrs
Este negócio de que servo produz torque e não força é uma questão puramente semântica.
Se, citações suas, "Do servo sai torque" e "Na superfície de comando (horn) chega força" e, "servo não produz força"; então temos que chegar à conclusão de que a força que chegou na superfície de comando veio do... hiperespaço, não do servo.
E, por acaso, você está querendo me dizer que a força é inversamente proporcional ao comprimento do braço do servo e diretamente proporcional ao tamanho do horn?[/quote:3c4ede4bf6]


Aqui na minha região também tem uma expressão que serve direitinho para o sr. ... mas prefiro deixar a sua imaginação te dizer qual é .... rsrs.

Léo Miranda

Ps.: Livrinho básico de física vai ajudar ao sr. parar de falar tantos absurdos e passar menos vergonha.[/quote]

[quote:3c4ede4bf6="Moiado"]Caro Léo,

Olha, nem me passou pela cabeça ofendê-lo. Aqui na minha região a expressão "bagre ensaboado" não tem conotação negativa. È apenas quando queremos nos referir a uma pessoa esperta, no bom sentido, que está sempre um passo à frente, com argumentos convincentes na "ponta da língua" e não se deixa ser surpreendido facilmente.
Quanto a passar vergonha, por perseguir o conhecimento, nunca passei. Pois não acho que tenha falado tantos absurdos assim (na verdade, penso que não falei nenhum), e você deveria pensar que talvez não tenha feito um esforço honesto para me compreender.
No entanto você teve muita paciência comigo e te agradeço por isso.

[quote:3c4ede4bf6="alissongc2000"]Leo tá mais que explicado e demonstrado!

O problema é que o pessoal quer sempre que a teoria seja "aplicada" ou seja aprender com exemplos, o que volta ao problema inicial.. de que o assunto vira eu acho isto ou acho aquilo, com as formulas não tem isto, o valor é e pronto.
Mesmo assim se ficar em dúvida somente bastar ler o manual do aero e pronto, resolvido também, pois provavelmente algum engenheiro já calculou isto ou testou o aero com diversos produtos para chegar em uma recomendação.
Acho que não cabe aqui no fórum explicar como faz contas de álgebra nem tampouco demonstrações de fórmulas, pois para isto existem outros fóruns específicos.[/quote:3c4ede4bf6]

O problema alissong2000 é que eu gosto de saber o "porque" das coisas. Mesmo que para isso eu tenha que "aporrinhar" alguém... rsrs

Este desenvolvimento que fiz abaixo foi mais para rematar meu pensamento.
A conclusão, matematicamente consistente, a mim me basta.

Adotei nas relações abaixo o sinal "/" de divisão. (E, antes que me indiquem para consulta um "livrinho básico de física", vou já informando que sei que Kg não é unidade de força e nem de peso, mas sim de massa e que estou usando só para simplificar).
FPB = Força na ponta do braço
FPB = TORQUE/BRAÇO

TORQUE DO SERVO/BRAÇO = FORÇA NA PONTA DO BRAÇO (FPB)

Braço de 1cm e torque do servo igual a 20kg.cm

20kg.cm/1cm = FPB Então, FPB = 20kg (Vemos que se mantivermos o valor padrão do braço de 1cm a força não muda.)

Braço de 2cm e torque do servo igual a 20kg.cm

20kg.cm/2cm = FPB Então, FPB = 10kg (DIMINUI proporcionalmente)

Então, se o servo tem o torque de 20kg.cm e o braço de 2cm terei, disponivel na ponta deste braço, 10kg de força.

O problema é a transmissão desta força para a superfície de comando.
Se a superficie necessita de uma força de 20kg, então estes 10kg não são suficientes.
Por isso estava afirmando que necessitaria de um servo de torque 40kg.cm
No entanto não levei em consideração o horn.
Se o horn tiver também 2cm, ele precisará, na sua ponta, apenas da metade da força para movimentar a superfíce e, então, os 10kg são suficientes!
E a especificação do torque do servo em 20kg.cm também estará correta.

Obrigado a todos e bons voos.[/quote:3c4ede4bf6]
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Moiado, extrapode as coisas, pense em metros ao inves de centimetros.. o Horn da superficie de comando é o inverso do braço do servo... ou seja, se eu colocar um hor de 1metro para movimentar uma determinada superficie você tem que fazer determinada força, se o horn for de dois metros, você terá que fazer mais ou menos força ?
Moiado
membro
Mensagens: 287
Registrado em: Dom Mai 29, 2011 1:08 pm
Localização: Ibiá, MG

Mensagem por Moiado »

[quote:c4b22c2b4e="alissongc2000"]Moiado, extrapode as coisas, pense em metros ao inves de centimetros.. o Horn da superficie de comando é o inverso do braço do servo... ou seja, se eu colocar um hor de 1metro para movimentar uma determinada superficie você tem que fazer determinada força, se o horn for de dois metros, você terá que fazer mais ou menos força ?[/quote:c4b22c2b4e]Caro Alisson,
Realmente não sei o que está acontecendo, pois até agora ainda não consegui uma resposta objetiva e taxativa sobre este assunto. Ninguém afirma nada, ficam simplesmente sugerindo pensar nisso ou naquilo e nem levam em consideração o que EU estou dizendo. Gostaria que, quem discordasse de algo, pelo menos indicasse objetivamente o que é e porque.
Talvez nem estejam se dando ao trabalho de ler com alguma seriedade o que escrevo. Por exemplo, este conceito que você tão gentilmente sugere que eu pense, está explícito na minha mensagem anterior.
E, discordo de você, aliás, eu não, a Física discorda de você quando diz que "o Horn da superficie de comando é o inverso do braço do servo..."
Funcionam exatamente do mesmo modo. Pois se ao colocarmos no servo um braço de 2cm a força é dividida por 2 <<>> 20kg.cm/2cm = 10kg, do mesmo modo colocando um horn de 2cm a força necessária para mover a superfície também será dividada por 2 <<>> 20kg.cm/2cm = 10kg, igual à força que o servo disponibiliza. Então o que acontece apenas é que, escolhendo o tamanho do braço do servo e o tamanho do horn adequadamente, as forças podem ser equiparadas. Nada de inverso aí.
Obrigado a todos e bons voos
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Claro que não, pense em outras coisas...

Tirar o parafuso de roda de um carro... faça o teste.. com uma chave com cabo de 10cm... Agora coloca uma chave de roda com cabo de 100cm, é mais fácil ou mais difícil ?

Quer ver na prática, vá a uma borracharia de caminhões e faça o teste... Te garanto que com uma chave de 10cm você não consegue retirar o parafuso. Mas com o cabo grande você consegue.

Tem certeza que você sabe o que está dizendo quando diz que a física discorda do que eu estou dizendo ? O Horn na superfície é uma alavanca, se você estudou isto no fundamental já deve saber como funciona, mas caso queira mais detalhes, assista o vídeo para aumentar seu conhecimento.

[yt]Dnx8gK-Hpac[/yt]



Quer exemplo, um exemplo que mostra exatamente o mesmo processo do horn, é o martelo arrancando o prego:

[img:8bfa4de34e]http://wiki.stoa.usp.br/images/thumb/f/fd/Figura_6.JPG/180px-Figura_6.JPG[/img:8bfa4de34e]

[img:8bfa4de34e]http://image.slidesharecdn.com/alavancasfinal-120812163759-phpapp01/95/alavancas-2-728.jpg[/img:8bfa4de34e]
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Moiado
membro
Mensagens: 287
Registrado em: Dom Mai 29, 2011 1:08 pm
Localização: Ibiá, MG

Mensagem por Moiado »

Caro, alissongc2000
Se você está dizendo que o horn é o inverso do servo no sentido de que, de certo modo, ele restaura a força original do servo, tudo bem, apenas neste sentido concordo com você.
Independente disso, gostaria que você comentasse MINHA mensagem. Poderia me dizer, deixando o "livrinho básico de física" de lado, com SUAS palavras o que há de errado no texto abaixo?
"... Se ao colocarmos no servo um braço de 2cm a força é dividida por 2 <<>> 20kg.cm/2cm = 10kg, do mesmo modo colocando um horn de 2cm a força necessária para mover a superfície também será dividada por 2 <<>> 20kg.cm/2cm = 10kg, igual à força que o servo disponibiliza. Então o que acontece apenas é que, escolhendo os braços adequadamente, as forças podem ser equiparadas"
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:e06a840f6d="Moiado"]Caro, alissongc2000
Se você está dizendo que o horn é o inverso do servo no sentido de que, de certo modo, ele restaura a força original do servo, tudo bem, apenas neste sentido concordo com você. [/quote:e06a840f6d] sim é isto
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
thiago ciqueira
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 12:32 am
Localização: São Paulo

Mensagem por thiago ciqueira »

Coloca os hitec hs 645 mg
Responder