Receptor Futaba porta SBUSS

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Rafael Aerolibelula
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Qui Abr 19, 2012 1:53 pm

Receptor Futaba porta SBUSS

Mensagem por Rafael Aerolibelula »

Pessoal.. Tenho um Yak 30% e quero colocar uma bomba de fumaça porém não tenho canal disponível. Eu uso um Radio T8FG Super com um receptor de 8 canais. Eis que então me surgiu uma idéia!

Como eu uso 2 baterias no RX, pensei em ligar 1 das baterias na saída Sbuss e ficar com um canal disponível para a bomba de fumaça. Segue abaixo um desenho para mostrar mais ou menos o que tenho dúvida.
Anexos
1973493_709631495793903_1061733684341294474_o.jpg
1973493_709631495793903_1061733684341294474_o.jpg (37.46 KiB) Exibido 5217 vezes
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

Olá amigo.

Já tive exatamente o mesmo problema que você. Eu tinha um Extra 300 50cc, usava 2 baterias no receptor, um Spektrum AR7000 (7 canais). Queria muito colocar bomba de fumaça mas faltava um canal. Aí um amigo aeromodelista que também é engenheiro eletrônico me deu a dica de usar um Y no canal onde eu originalmente liguei a segunda bateria (GEAR no meu caso). Achei estranho no início, mas ele me explicou e realmente faz todo o sentido:

1 - Eu usava a bomba de fumaça Sullivan Skywriter, que possui entrada para alimentação própria, ou seja, ligo uma bateria (com chave liga/desliga) diretamente na bomba. Ela não depende da alimentação vinda do receptor. Isso é importantíssimo para dar certo a utilização do Y.

2 - Ligando o Y no canal onde eu ligava a bateria, conecto uma outra ponta do Y na bateria e a outra na saída da bomba (a que iria para o receptor). Como a bomba já tem sua própria alimentação, os fios vermelho e preto não tem função nela, somente o branco que é o sinal vindo do canal do receptor. Se quiser (mas não precisa), você desplugar os fios preto e vermelho dessa ponta do Y que vai pra boma de fumaça.

3 - A outra ponta do Y vai pra bateria. A bateria só tem dois fios: vermelho e preto (óbvio). Quando usa-se uma extensão padrão para conectar na bateria, o fio branco não tem utilização. Assim, ao "juntar-se" no Y, a saída terá os 3 fios: vermelho e preto com a alimentação da bateria e o branco com o sinal para a bomba de fumaça.

4 - Depois faça a mixagem normalmente do canal do acelerador com aquele em que está ligado o Y.

Pode fazer que dá certo. Se consegui explicar com minhas palavras, você entenderá como é tranquilo.

Fiz um desenho para demonstrar graficamente o que falei.

[img:1e256191b8]https://dl.dropboxusercontent.com/s/v4mnq5144fjntfk/BATERIA_BOMBA_Y.png[/img:1e256191b8]

Qualquer dúvida estou à disposição!

Abraços!
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
Rafael Aerolibelula
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Qui Abr 19, 2012 1:53 pm

Mensagem por Rafael Aerolibelula »

Boa Carlos...

Obrigado pela força.. Vou esperar mais opiniões e idéias. Não que eu duvide da tua solução para o caso, mas se nada mais viável aparecer, vou fazer conforme você falou.. Obrigado !
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

Tranquilo... está certo, você deve avaliar as opções e escolher a mais viável e que lhe atenda da melhor forma possível.

Essa que citei me atendeu naquela ocasião. Pode testar sem medo.

Abraços e boa sorte!
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 702
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Oliver »

Na verdade pode se ligar o Y em qualquer canal, o sistema de alimentação do receptor não tem segregação por canal.

Os receptores modernos não possuem mais entrada exclusiva para bateria, pois pode-se colocar a bateria em qualquer canal.

Por desconhecimento, eu não colocaria no conector do serial bus.

Abraço
Oliver
Asas Elétricas
www.asaseletricas.com.br
eders
membro
Mensagens: 1283
Registrado em: Qui Fev 12, 2009 8:32 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por eders »

Este canal é de DATA e não SBUS, o SBUS fica "deitado" abaixo da entrada dos canais, e pode ser usado para alimentar o RX.
Há!!! eu uso assim mas não com bomba ocupo os canais com outras coisas.
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Mensagem por felipegrossi »

Sempre que precisei... foi com Y também!
cristianobrida
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qui Mar 17, 2011 4:03 pm
Localização: Navirai MS

Mensagem por cristianobrida »

Boa noite a todos.Carlos Goncalves eu não entendi o por que de mixar com canal do acelerador ? Eu configuro o end point do canal que esta conectado para regular a bomba.
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Mensagem por felipegrossi »

[quote:39155fed71="cristianobrida"]Boa noite a todos.Carlos Goncalves eu não entendi o por que de mixar com canal do acelerador ? Eu configuro o end point do canal que esta conectado para regular a bomba.[/quote:39155fed71]

Já ouvi falar bastante nesse esquema, para que quando em uma acrobacia que inicie com um stol, com spin ou parafuso chato, quando se tira o motor não passe oleo pelo escapamento sem queimar.

O problema é que existe um bom atraso entre a bomba parar/iniciar o funcionamento e o fluxo de oleo parar/iniciar.

Vocês já repararam que quando bate a chave a fumaça demora um pouquinho para aparecer e quando desliga a fumaça ela ainda sai por um tempinho?

Então acho pouco valida esta mixagem.

Abração
Life's short, Fly hard!!!
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

A ideia da mixagem é controlar o fluxo de óleo. Vejam este texto do Rodrigo Boschiero, explica o que quero dizer. Mas pode funcionar sem mixagem também, mas pode "melecar" mais ainda.

MensagemEnviada: Sex Jul 26, 2013 10:44 pm

Outra coisa faça um p-mix do canal do acelerador com o canal da bomba.... funcionando a bomba somente com a chave ligada, acima de 1\4 de acelerador e proporcional a ele.

Quanto + acelerador + oleo...


Abs Rodrigo Boschiero
Responder