Receptor Futaba porta SBUSS
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Receptor Futaba porta SBUSS
Pessoal.. Tenho um Yak 30% e quero colocar uma bomba de fumaça porém não tenho canal disponível. Eu uso um Radio T8FG Super com um receptor de 8 canais. Eis que então me surgiu uma idéia!
Como eu uso 2 baterias no RX, pensei em ligar 1 das baterias na saída Sbuss e ficar com um canal disponível para a bomba de fumaça. Segue abaixo um desenho para mostrar mais ou menos o que tenho dúvida.
Como eu uso 2 baterias no RX, pensei em ligar 1 das baterias na saída Sbuss e ficar com um canal disponível para a bomba de fumaça. Segue abaixo um desenho para mostrar mais ou menos o que tenho dúvida.
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- Carlos Gonçalves
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Olá amigo.
Já tive exatamente o mesmo problema que você. Eu tinha um Extra 300 50cc, usava 2 baterias no receptor, um Spektrum AR7000 (7 canais). Queria muito colocar bomba de fumaça mas faltava um canal. Aí um amigo aeromodelista que também é engenheiro eletrônico me deu a dica de usar um Y no canal onde eu originalmente liguei a segunda bateria (GEAR no meu caso). Achei estranho no início, mas ele me explicou e realmente faz todo o sentido:
1 - Eu usava a bomba de fumaça Sullivan Skywriter, que possui entrada para alimentação própria, ou seja, ligo uma bateria (com chave liga/desliga) diretamente na bomba. Ela não depende da alimentação vinda do receptor. Isso é importantíssimo para dar certo a utilização do Y.
2 - Ligando o Y no canal onde eu ligava a bateria, conecto uma outra ponta do Y na bateria e a outra na saída da bomba (a que iria para o receptor). Como a bomba já tem sua própria alimentação, os fios vermelho e preto não tem função nela, somente o branco que é o sinal vindo do canal do receptor. Se quiser (mas não precisa), você desplugar os fios preto e vermelho dessa ponta do Y que vai pra boma de fumaça.
3 - A outra ponta do Y vai pra bateria. A bateria só tem dois fios: vermelho e preto (óbvio). Quando usa-se uma extensão padrão para conectar na bateria, o fio branco não tem utilização. Assim, ao "juntar-se" no Y, a saída terá os 3 fios: vermelho e preto com a alimentação da bateria e o branco com o sinal para a bomba de fumaça.
4 - Depois faça a mixagem normalmente do canal do acelerador com aquele em que está ligado o Y.
Pode fazer que dá certo. Se consegui explicar com minhas palavras, você entenderá como é tranquilo.
Fiz um desenho para demonstrar graficamente o que falei.
[img:1e256191b8]https://dl.dropboxusercontent.com/s/v4mnq5144fjntfk/BATERIA_BOMBA_Y.png[/img:1e256191b8]
Qualquer dúvida estou à disposição!
Abraços!
Já tive exatamente o mesmo problema que você. Eu tinha um Extra 300 50cc, usava 2 baterias no receptor, um Spektrum AR7000 (7 canais). Queria muito colocar bomba de fumaça mas faltava um canal. Aí um amigo aeromodelista que também é engenheiro eletrônico me deu a dica de usar um Y no canal onde eu originalmente liguei a segunda bateria (GEAR no meu caso). Achei estranho no início, mas ele me explicou e realmente faz todo o sentido:
1 - Eu usava a bomba de fumaça Sullivan Skywriter, que possui entrada para alimentação própria, ou seja, ligo uma bateria (com chave liga/desliga) diretamente na bomba. Ela não depende da alimentação vinda do receptor. Isso é importantíssimo para dar certo a utilização do Y.
2 - Ligando o Y no canal onde eu ligava a bateria, conecto uma outra ponta do Y na bateria e a outra na saída da bomba (a que iria para o receptor). Como a bomba já tem sua própria alimentação, os fios vermelho e preto não tem função nela, somente o branco que é o sinal vindo do canal do receptor. Se quiser (mas não precisa), você desplugar os fios preto e vermelho dessa ponta do Y que vai pra boma de fumaça.
3 - A outra ponta do Y vai pra bateria. A bateria só tem dois fios: vermelho e preto (óbvio). Quando usa-se uma extensão padrão para conectar na bateria, o fio branco não tem utilização. Assim, ao "juntar-se" no Y, a saída terá os 3 fios: vermelho e preto com a alimentação da bateria e o branco com o sinal para a bomba de fumaça.
4 - Depois faça a mixagem normalmente do canal do acelerador com aquele em que está ligado o Y.
Pode fazer que dá certo. Se consegui explicar com minhas palavras, você entenderá como é tranquilo.
Fiz um desenho para demonstrar graficamente o que falei.
[img:1e256191b8]https://dl.dropboxusercontent.com/s/v4mnq5144fjntfk/BATERIA_BOMBA_Y.png[/img:1e256191b8]
Qualquer dúvida estou à disposição!
Abraços!
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
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- Carlos Gonçalves
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Na verdade pode se ligar o Y em qualquer canal, o sistema de alimentação do receptor não tem segregação por canal.
Os receptores modernos não possuem mais entrada exclusiva para bateria, pois pode-se colocar a bateria em qualquer canal.
Por desconhecimento, eu não colocaria no conector do serial bus.
Abraço
Os receptores modernos não possuem mais entrada exclusiva para bateria, pois pode-se colocar a bateria em qualquer canal.
Por desconhecimento, eu não colocaria no conector do serial bus.
Abraço
- felipegrossi
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[quote:39155fed71="cristianobrida"]Boa noite a todos.Carlos Goncalves eu não entendi o por que de mixar com canal do acelerador ? Eu configuro o end point do canal que esta conectado para regular a bomba.[/quote:39155fed71]
Já ouvi falar bastante nesse esquema, para que quando em uma acrobacia que inicie com um stol, com spin ou parafuso chato, quando se tira o motor não passe oleo pelo escapamento sem queimar.
O problema é que existe um bom atraso entre a bomba parar/iniciar o funcionamento e o fluxo de oleo parar/iniciar.
Vocês já repararam que quando bate a chave a fumaça demora um pouquinho para aparecer e quando desliga a fumaça ela ainda sai por um tempinho?
Então acho pouco valida esta mixagem.
Abração
Já ouvi falar bastante nesse esquema, para que quando em uma acrobacia que inicie com um stol, com spin ou parafuso chato, quando se tira o motor não passe oleo pelo escapamento sem queimar.
O problema é que existe um bom atraso entre a bomba parar/iniciar o funcionamento e o fluxo de oleo parar/iniciar.
Vocês já repararam que quando bate a chave a fumaça demora um pouquinho para aparecer e quando desliga a fumaça ela ainda sai por um tempinho?
Então acho pouco valida esta mixagem.
Abração
Life's short, Fly hard!!!
- Carlos Gonçalves
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- Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
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A ideia da mixagem é controlar o fluxo de óleo. Vejam este texto do Rodrigo Boschiero, explica o que quero dizer. Mas pode funcionar sem mixagem também, mas pode "melecar" mais ainda.
MensagemEnviada: Sex Jul 26, 2013 10:44 pm
Outra coisa faça um p-mix do canal do acelerador com o canal da bomba.... funcionando a bomba somente com a chave ligada, acima de 1\4 de acelerador e proporcional a ele.
Quanto + acelerador + oleo...
Abs Rodrigo Boschiero
MensagemEnviada: Sex Jul 26, 2013 10:44 pm
Outra coisa faça um p-mix do canal do acelerador com o canal da bomba.... funcionando a bomba somente com a chave ligada, acima de 1\4 de acelerador e proporcional a ele.
Quanto + acelerador + oleo...
Abs Rodrigo Boschiero