Começando com combustão. DLE ou Zenoah?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Eleosippo Santos Neto
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Sex Jul 11, 2014 1:41 pm
Localização: Vitória, ES
Contato:

Mensagem por Eleosippo Santos Neto »

E o Evolution 15GX? Quero montar meu primeiro gas com ele em um calmato sport 60.
É uma boa escolha? alem do aeromodelo, dos servos e do motor, preciso comprar mais quais acessórios?
Obrigado.
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 613
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por renatomoc »

Até agora não decidi o que comprar.. motor e aero
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

bom... vou dar a opinião de quem já teve os dois motores...
tive um Zenoah 38cc em um Super Decathlon ( [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=129117&postdays=&postorder=asc&start=0[/url] )...
no meu caso, substitui o magneto do motor por um kit de CDI para ele (perdeu peso e ganhou rendimento)... motor possui um ótimo carburador, é bem robusto e altamente confiável... com o magneto original, fica ainda mais confiável... motor sempre rodou redondo, nunca apagou, perfeito!
tive DLE já, tanto os 20cc quanto os 30cc... já apagaram comigo, mas não por problema do motor, e sim por problema meu na regulagem e não conferi as membranas do carburador sendo motor já usado quando comprei (motor não estava bem acertado e mesmo assim teimei em voar por ser aero de fácil pouso se precisasse)...
ambos os motores eu recomendo, mas cada um teria uma finalidade diferente ao meu ver devido à suas especificações...
Zenoah, é mais difícil de encontrar algumas peças de reposição, mas outras são muito fáceis pois são motores utilizados em muitas marcas de roçadeiras e moto-serras (Zenoah-Komatsu)... altamente robustos, e provavelmente vai ser motor pra vida toda se bem cuidado! eu recomendaria mais para avião mais escala, onde não seja feito 3D, pois seu peso maior acaba deixando pouco a desejar para esse tipo de voo... no meu Decathlon, voava escala, acrobacias escala, então me atendia perfeitamente...
DLE, é um pouco mais frágil, mas um ótimo motor, e se fizer a regulagem dele junto a alguém mais experiente, não tem erro... tem distribuidor no Brasil, e até consegue peças com mais facilidade...
quanto ao preço, ambos são bem próximos...

assim como opinar com relação a rádio, motor é a mesma confusão... sempre vai ter quem prefira marca X ou Y, e só use isso... eu acho que isso é escolha muito pessoal, e marca boa é aquela que te atende na sua necessidade e se encaixa no seu bolso! muita gente malhou pau quando fui usar meu Zenoah, mas os antigos do modelismo sabem a qualidade do bichão e quem tem há anos, não dá, nem vende, nem troca...
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:625e51b38d="mkbuss"]... Zenoah, mas os antigos do modelismo sabem a qualidade do bichão e quem tem há anos, não dá, nem vende, nem troca...[/quote:625e51b38d]

como eu.... 8)
quase 20 anos com meu zenoah 45.
dá de 1000 em muito motor novo por aí.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

[yt]zcz63m8E77s[/yt]
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

Ambos são excelentes motores, eu já vi um zenoah 26 voando e o motor é muito fera... Os DLE costumam ter uma retomada mais rapida e um pouco mais de torque. Pelas peças de reposição e tudo mais eu iria de DLE, sem pestanejar.
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 613
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por renatomoc »

Galera...e em relacao ao aero...um escala 30cc asa alta
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

então, nunca voei esse Citabria da Great Planes... meu Decathlon era 25%, com 2,50m de envergadura... esse Citabria aí, pelo que verifiquei as dimensões no site da Great Planes, seria um 21% em relação ao Citabria real, tendo 2,16m de envergadura... o próprio fabricante recomenda motor 30-35cc gasolina, acredito que deve ficar um bom conjunto...
planeio dele deve ser bom, visto que o Citabria possui asa com perfil mais plano em seu intradorso em relação ao Decathlon, sendo mais um treinador do que um acrobático puro... possui flaps também, o que pra pouso ajuda um pouco, ganhando mais sustentação mas exige pouco mais de experiência para uso (pode ajudar, mas também pode atrapalhar)...
quanto a qualidade, Great Planes é uma ótima marca, e sem dúvidas que deve ter uma boa qualidade nesse kit também ... mas você já verificou a disponibilidade dele no Brasil?
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

O Citabria da GP é um ótima pedida. A Hangar 9 lançou este ano um modelo interessante. Asa lata, trem convencional, 30CC. Chama-se o Valiant. É bem simpático.
http://www.hangar-9.com/Products/Default.aspx?ProdID=HAN5060
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 613
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por renatomoc »

No brasil não encontrei..

Dei uma vasculhada em alguns modelos.... mas não encontrei nenhum interessante.. também não sei muitas lojas que vendem.
Responder