Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52
- Gilberto
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Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52
(Otimizando os AJUSTES DA MISTURA.)
Agora que seu motor está amaciado, você pode ajustar as agulhas de alta e baixa velocidade para otimizar o desempenho.
AVISO Tenha cuidado para não empobrecer a mistura do motor demasiadamente. Lembre que os lubrificantes para o motor são suspensos no combustível. Se você empobrecer muito a mistura de combustível você também estará diminuindo a quantidade de lubrificante que entra em seu motor. Menos lubrificante significa mais chance de seu motor ter superaquecimento e possível falha do motor.
Ajustar a válvula de agulha de alta velocidade.
1) Ligar o motor e retirar a alimentação da vela de incandescência (glow plug). Permitir o motor aquecer por cerca de 1 minuto.
2) Após o motor aquecido, empobrecer lentamente a mistura de alta velocidade até que o motor atinja rpm pico. Depois de atingir o pico de rpm, enriqueça a mistura um pouco até que uma queda perceptível na rpm seja ouvido. Se você estiver usando uma tacômetro esta deve ser uma queda entre 200 a 300 rpm.
3) Com o motor funcionando a plena potência, levante cuidadosamente o nariz do avião cerca de 45º para cima. A mistura não deve tornar-se demasiado pobre, mas você deve ouvir um ligeiro aumento na rpm. Se o motor perde rpm quando você segurar o nariz para cima, a mistura está muito pobre. Se este for o caso, enriqueça ligeiramente a mistura e proceda o teste mais uma vez.
IMPORTANTE: A Rpm vai aumentar cerca de 10% - 30% no ar. Isto é devido ao movimento para a frente da aeronave, uma vez que está voando. Devido a isto, mais ar é inserindo no carburador, o que faz com que a mistura empobreça. Além disso, como o nível de combustível no tanque de combustível vai para baixo, o fornecimento de combustível para o motor torna-se mais difícil, especialmente durante acrobacias, assim fazendo com que a mistura fique pobre. É imperativo que você definir a mistura mais rica enquanto no chão para compensar as tendências de empobrecimento que acontecem no ar. Observe sempre o escape durante o voo. o motor deve deixar um rastro de fumaça branca visível em todos os momentos. Se não há trilha de fumaça saindo, o motor está funcionando muito pobre. Você deve pousar imediatamente e redefinir a mistura.
Ajustar a agulha válvula de baixa velocidade.
1) Ligue o motor e empobreça a válvula de agulha de alta velocidade de acordo com a etapas anteriores. Feche o acelerador até que o funcionamento mais lento e estável seja atingido.
Deixe o motor em marcha lenta durante cerca de 30 segundos.
2) avançar rapidamente o acelerador para o máximo. Se o motor para de funcionar apenas assim que o acelerador é avançado, a mistura de marcha lenta está muito pobre. Com o motor parado, enriqueça a mistura cerca de 1/8 de volta.
3) Repita os passos # 1 e # 2 até que o motor faça a transição de marcha lenta até máxima rpm respondendo sem problemas. Pequena hesitação na transição é normal.
4) Se você avançar rapidamente o acelerador de marcha lenta até a máxima rpm e a mistura do motor parece ser muito rica durante a transição (ou seja, muita fumaça saindo do escapamento), a mistura está muito rica. Com o motor parado, empobreça 1/8 de volta.
5) Repita os passos # 1 e # 4 até que o motor faça a transição de marcha lenta até a máxima rpm sem problemas. Pequena hesitação na transição é normal.
Agora que seu motor está amaciado, você pode ajustar as agulhas de alta e baixa velocidade para otimizar o desempenho.
AVISO Tenha cuidado para não empobrecer a mistura do motor demasiadamente. Lembre que os lubrificantes para o motor são suspensos no combustível. Se você empobrecer muito a mistura de combustível você também estará diminuindo a quantidade de lubrificante que entra em seu motor. Menos lubrificante significa mais chance de seu motor ter superaquecimento e possível falha do motor.
Ajustar a válvula de agulha de alta velocidade.
1) Ligar o motor e retirar a alimentação da vela de incandescência (glow plug). Permitir o motor aquecer por cerca de 1 minuto.
2) Após o motor aquecido, empobrecer lentamente a mistura de alta velocidade até que o motor atinja rpm pico. Depois de atingir o pico de rpm, enriqueça a mistura um pouco até que uma queda perceptível na rpm seja ouvido. Se você estiver usando uma tacômetro esta deve ser uma queda entre 200 a 300 rpm.
3) Com o motor funcionando a plena potência, levante cuidadosamente o nariz do avião cerca de 45º para cima. A mistura não deve tornar-se demasiado pobre, mas você deve ouvir um ligeiro aumento na rpm. Se o motor perde rpm quando você segurar o nariz para cima, a mistura está muito pobre. Se este for o caso, enriqueça ligeiramente a mistura e proceda o teste mais uma vez.
IMPORTANTE: A Rpm vai aumentar cerca de 10% - 30% no ar. Isto é devido ao movimento para a frente da aeronave, uma vez que está voando. Devido a isto, mais ar é inserindo no carburador, o que faz com que a mistura empobreça. Além disso, como o nível de combustível no tanque de combustível vai para baixo, o fornecimento de combustível para o motor torna-se mais difícil, especialmente durante acrobacias, assim fazendo com que a mistura fique pobre. É imperativo que você definir a mistura mais rica enquanto no chão para compensar as tendências de empobrecimento que acontecem no ar. Observe sempre o escape durante o voo. o motor deve deixar um rastro de fumaça branca visível em todos os momentos. Se não há trilha de fumaça saindo, o motor está funcionando muito pobre. Você deve pousar imediatamente e redefinir a mistura.
Ajustar a agulha válvula de baixa velocidade.
1) Ligue o motor e empobreça a válvula de agulha de alta velocidade de acordo com a etapas anteriores. Feche o acelerador até que o funcionamento mais lento e estável seja atingido.
Deixe o motor em marcha lenta durante cerca de 30 segundos.
2) avançar rapidamente o acelerador para o máximo. Se o motor para de funcionar apenas assim que o acelerador é avançado, a mistura de marcha lenta está muito pobre. Com o motor parado, enriqueça a mistura cerca de 1/8 de volta.
3) Repita os passos # 1 e # 2 até que o motor faça a transição de marcha lenta até máxima rpm respondendo sem problemas. Pequena hesitação na transição é normal.
4) Se você avançar rapidamente o acelerador de marcha lenta até a máxima rpm e a mistura do motor parece ser muito rica durante a transição (ou seja, muita fumaça saindo do escapamento), a mistura está muito rica. Com o motor parado, empobreça 1/8 de volta.
5) Repita os passos # 1 e # 4 até que o motor faça a transição de marcha lenta até a máxima rpm sem problemas. Pequena hesitação na transição é normal.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
- Gilberto
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Re: Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52
Tenho visto muita gente que não sabe regular os seus motores na pista.
Para dar oportunidade de mais gente aprender, dou um UP nesta postagem.
Para dar oportunidade de mais gente aprender, dou um UP nesta postagem.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
- ba.mauricio
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- Registrado em: Seg Abr 01, 2013 10:41 am
Re: Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52
Gilberto escreveu:(Otimizando os AJUSTES DA MISTURA.)
Agora que seu motor está amaciado, você pode ajustar as agulhas de alta e baixa velocidade para otimizar o desempenho.
AVISO Tenha cuidado para não empobrecer a mistura do motor demasiadamente. Lembre que os lubrificantes para o motor são suspensos no combustível. Se você empobrecer muito a mistura de combustível você também estará diminuindo a quantidade de lubrificante que entra em seu motor. Menos lubrificante significa mais chance de seu motor ter superaquecimento e possível falha do motor.
Ajustar a válvula de agulha de alta velocidade.
1) Ligar o motor e retirar a alimentação da vela de incandescência (glow plug). Permitir o motor aquecer por cerca de 1 minuto.
2) Após o motor aquecido, empobrecer lentamente a mistura de alta velocidade até que o motor atinja rpm pico. Depois de atingir o pico de rpm, enriqueça a mistura um pouco até que uma queda perceptível na rpm seja ouvido. Se você estiver usando uma tacômetro esta deve ser uma queda entre 200 a 300 rpm.
3) Com o motor funcionando a plena potência, levante cuidadosamente o nariz do avião cerca de 45º para cima. A mistura não deve tornar-se demasiado pobre, mas você deve ouvir um ligeiro aumento na rpm. Se o motor perde rpm quando você segurar o nariz para cima, a mistura está muito pobre. Se este for o caso, enriqueça ligeiramente a mistura e proceda o teste mais uma vez.
IMPORTANTE: A Rpm vai aumentar cerca de 10% - 30% no ar. Isto é devido ao movimento para a frente da aeronave, uma vez que está voando. Devido a isto, mais ar é inserindo no carburador, o que faz com que a mistura empobreça. Além disso, como o nível de combustível no tanque de combustível vai para baixo, o fornecimento de combustível para o motor torna-se mais difícil, especialmente durante acrobacias, assim fazendo com que a mistura fique pobre. É imperativo que você definir a mistura mais rica enquanto no chão para compensar as tendências de empobrecimento que acontecem no ar. Observe sempre o escape durante o voo. o motor deve deixar um rastro de fumaça branca visível em todos os momentos. Se não há trilha de fumaça saindo, o motor está funcionando muito pobre. Você deve pousar imediatamente e redefinir a mistura.
Ajustar a agulha válvula de baixa velocidade.
1) Ligue o motor e empobreça a válvula de agulha de alta velocidade de acordo com a etapas anteriores. Feche o acelerador até que o funcionamento mais lento e estável seja atingido.
Deixe o motor em marcha lenta durante cerca de 30 segundos.
2) avançar rapidamente o acelerador para o máximo. Se o motor para de funcionar apenas assim que o acelerador é avançado, a mistura de marcha lenta está muito pobre. Com o motor parado, enriqueça a mistura cerca de 1/8 de volta.
3) Repita os passos # 1 e # 2 até que o motor faça a transição de marcha lenta até máxima rpm respondendo sem problemas. Pequena hesitação na transição é normal.
4) Se você avançar rapidamente o acelerador de marcha lenta até a máxima rpm e a mistura do motor parece ser muito rica durante a transição (ou seja, muita fumaça saindo do escapamento), a mistura está muito rica. Com o motor parado, empobreça 1/8 de volta.
5) Repita os passos # 1 e # 4 até que o motor faça a transição de marcha lenta até a máxima rpm sem problemas. Pequena hesitação na transição é normal.
Recentemente comprei um Edge 540 e ele veio com um motor ASP .52 fiz 3 voos nele, e o motor apagou em voo nos dois últimos, então abri o motor todo para dar uma revisão e tentar solucionar o problema dele estar apagando, quando abri o motor o estado estava bom, aproveitei para limpar todas a peças e lubrificar.
Parti então para a regulagem, depois do motor aquecido,acelerei tudo e comecei a fechar a agulha de alta a partida de 2,5 voltas, e o que achei estranho é que quando eu vou fechando a agulha, o motor parece não responder, continua do mesma rotação (pelo ouvido, não estava usando tacômetro), no intervalo de 2 voltas e 1 volta na agulha, a rotação do motor parece permanecer inalterada. Somente quando fecho mais que 1 volta o motor parte rotação, ficou muito pobre.. a afinação do motor se deu com a agulha aberta quase 2 voltas, desse jeito quando levanto o nariz ele não cai a rotação, se fechar mais a agulha de alta, o aero nivelado funciona do mesmo jeito (como se tivesse aberto 2 voltas) mas quando levanto o nariz o rpm cai e ele ameaça a apagar.
A agulha de lenta regulei sem problemas, fiz o procedimento de deixar o motor na marcha lenta por 30 segundos e acelerar rápido, e mexer na agulha de 1/8 a 1/8 de volta ate que ele responda rápido sem pipocar.
O que estou achando estranho é que a agulha de alta ter que estar aberta quase 2 voltas para que o motor não falhe quando o nariz esta a 90º. Normalmente os motores que ja tive o pico de rpm acontece com 1 volta, 1 volta e pouco na agulha. E pelo ouvido não acho que a rotação desse ASP está atingindo o pico, segue link do video.
->Estou usando uma hélice JXF 11x7
->Vela trackstar n3 (Quente) - nova
->Combustível Byron 10/18
->Escape pitts de 2 saídas
https://youtu.be/bLB5FhoNm98
Estou desconfiando que esse carburador não esta bom, ja que o motor não responde gradualmente quando mexe na agulha de alta.
O que acham amigos?
- Gilberto
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Re: Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52
Já tentou regular com o escapamento original?
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
- G.Alex
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Re: Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52
Esse motor não roda bem com vela quente, aquece muito e não afina. Experimenta uma OS8 que deve melhorar muito. E só para referência, o meu afina com +- 1,75 volta na alta.
Aeromodelistas, sejam exemplo!
- Paulinho
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
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Re: Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52
Qual a distância do tanque até o carburador?
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Re: Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52
Gilberto escreveu:Já tentou regular com o escapamento original?
Não tenho o escape original o Edge ja veio com o escape proprio.
Re: Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52
G.Alex escreveu:Esse motor não roda bem com vela quente, aquece muito e não afina. Experimenta uma OS8 que deve melhorar muito. E só para referência, o meu afina com +- 1,75 volta na alta.
Ok, tentarei com a OS8 e ja falo o que deu.. Obrigado!!
Re: Como regular as agulhas de alta e baixa ASP .52
Paulinho escreveu:Qual a distância do tanque até o carburador?
Fica aproximadamente 8 cm.