Tipos de asa e cauda?
- Raketrinike
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Tipos de asa e cauda?
Pessoal tem vários tipos de asa, e caudas como funciona cada uma delas?
- LaercioLMB
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Re: Tipos de asa e cauda?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Asa_%28avi ... %C3%A3o%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estabiliza ... %C3%A3o%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/T-tail
https://translate.google.com.br/transla ... edit-text=
https://translate.google.com.br/transla ... edit-text=
http://wikipedia.qwika.com/en2pt/Twin_tail
https://translate.google.com.br/transla ... edit-text=
Procurei, pesquisei e me dei ao trabalho de copiar e colar em tradutores on line.
Usei a frase chave tipos de asas estabilizadores aeronaves e encontrei esses links e tem muitos mais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estabiliza ... %C3%A3o%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/T-tail
https://translate.google.com.br/transla ... edit-text=
https://translate.google.com.br/transla ... edit-text=
http://wikipedia.qwika.com/en2pt/Twin_tail
https://translate.google.com.br/transla ... edit-text=
Procurei, pesquisei e me dei ao trabalho de copiar e colar em tradutores on line.
Usei a frase chave tipos de asas estabilizadores aeronaves e encontrei esses links e tem muitos mais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Raketrinike
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Re: Tipos de asa e cauda?
Laercio eu vi algumas coisas também, porem relacionada a aviação real e não aeromodelismo.. minha pergunta vale para o aeromodelismo também?
por exemplo uma asa enflexada da mais velocidade em um avião real, isso vai dar diferença no aeromodelo também?
por exemplo uma asa enflexada da mais velocidade em um avião real, isso vai dar diferença no aeromodelo também?
- LaercioLMB
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Re: Tipos de asa e cauda?
O que é um aeromodelo se não uma cópia em escala reduzida de um avião real!
De onde vieram os aeromodelos?
De onde vieram os aeromodelos?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Raketrinike
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Re: Tipos de asa e cauda?
LaercioLMB escreveu:O que é um aeromodelo se não uma cópia em escala reduzida de um avião real!
De onde vieram os aeromodelos?
eu sei Laercio, mais alguns aeromodelos precisa ser modificado alguma coisa pra poder voar melhor etc..
por exemplo um p51 em escala real, é muito mais difícil voar que um semi escala ou sport scala..
- LaercioLMB
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Re: Tipos de asa e cauda?
Isso não tem nada a ver com tipo de asa ou cauda.
Se faz alterações de área de asa, área de comandos, como ailerons, leme, profundores e outros mais que tiverem e não os tipos deles.
Se altera tipo de perfil para o que se deseja, se para voo lento ou para velocidade, mas não tem nada a ver com tipos de asas e estabilizadores que foi a sua pergunta.
Então leia tudo desse site da aula 1 até a aula 40.
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j ... 0622,d.eXY
Aqui tem assuntos para escolher.
http://www.engbrasil.eng.br/index_arquivos/Page728.htm
De nada adianta eu te dizer que perfil mais fino gera menos arrasto do que perfil mais grosso se você não aprender o básico antes, é a mesma coisa que eu querer te ensinar a calcular a área de um triângulo esférico sem te ensinar a somar, subtrair, multiplicar e dividir antes.
Não queira por a carroça na frente do bois que não vai rolar.
http://www.engbrasil.eng.br/index_arquivos/Page310.htm
Se faz alterações de área de asa, área de comandos, como ailerons, leme, profundores e outros mais que tiverem e não os tipos deles.
Se altera tipo de perfil para o que se deseja, se para voo lento ou para velocidade, mas não tem nada a ver com tipos de asas e estabilizadores que foi a sua pergunta.
Então leia tudo desse site da aula 1 até a aula 40.
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j ... 0622,d.eXY
Aqui tem assuntos para escolher.
http://www.engbrasil.eng.br/index_arquivos/Page728.htm
De nada adianta eu te dizer que perfil mais fino gera menos arrasto do que perfil mais grosso se você não aprender o básico antes, é a mesma coisa que eu querer te ensinar a calcular a área de um triângulo esférico sem te ensinar a somar, subtrair, multiplicar e dividir antes.
Não queira por a carroça na frente do bois que não vai rolar.
http://www.engbrasil.eng.br/index_arquivos/Page310.htm
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- rafael_reali
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Re: Tipos de asa e cauda?
Raketrinike escreveu:Laercio eu vi algumas coisas também, porem relacionada a aviação real e não aeromodelismo.. minha pergunta vale para o aeromodelismo também?
por exemplo uma asa enflexada da mais velocidade em um avião real, isso vai dar diferença no aeromodelo também?
Raketrinike, sugiro você pesquisar um pouco sobre o "Coeficiente de Reynolds". Ele lhe explicará o por que os aeromodelos não são idênticos aos aviões escala, devido ao escoamento do ar sobre as superfícies de um avião. Na verdade, os aeromodelos com mais de 25% de tamanho em relação aos aviões em escala começam a ficar proporcionalmente idênticos. Essa porcentagem pode variar conforme a escala do avião a reproduzir.
Eu te dou um exemplo: Faz alguns anos que participo da construção de aviões experimentais em madeira com um amigo. Um avião que ele construiu foi o KR2S, muito popular nos EUA. É um avião de envergadura pequena, se não me engano uns 7~8 metros. Um aeromodelo proporcionalmente menor com uma envergadura de 1,2 a 1,5 mts terá uma estabilidade de voo muito ruim, tanto que de fato, em uma feira nos EUA, ele viu um aeromodelo de um KR2S - avião que ele estava construindo, e esse aeromodelo tinha uma adaptação no profundor, algo que agora rapidamente, te ilustro com uma imagem de um outro avião, um Tiger Moth:
http://www.fiddlersgreen.net/aircraft/D ... r-Moth.jpg
Veja que à frente do profundor tem uma superfície aerodinâmica muito parecida com o que foi visto no dito aeromodelo "KR" que não tenho a imagem. Sem essa superficie, o aeromodelo ficava voando como se fizesse ondas no ar, subindo e descendo, quase de maneira incontrolável.
Perceba também que os aeromodelos mais populares, com 1,5 metros de envergadura, tem uma corda (distância entre o bordo de ataque e o bordo de fuga da asa) maior que os aviões em escala. Hoje nós nos acostumamos visualmente com isso, mas a primeira vez que vi achei muitos esquisito...
Portanto os aeromodelos são sim aviões de tamanho reduzido mas não da para aplicar exatamente a mesma física para ambos pois o tamanho do avião diminui mas a viscosidade do ar continua a mesma. Por isso que quanto menor o aeromodelo mais difícil é de faze-lo voar com a mesma inércia do avião escala.
Você encontrará na internet informações muito melhores que a minha. Boa sorte.
Abraço!
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
~Lee Jun Fan
- Raketrinike
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Re: Tipos de asa e cauda?
LaercioLMB escreveu:Isso não tem nada a ver com tipo de asa ou cauda.
Se faz alterações de área de asa, área de comandos, como ailerons, leme, profundores e outros mais que tiverem e não os tipos deles.
Se altera tipo de perfil para o que se deseja, se para voo lento ou para velocidade, mas não tem nada a ver com tipos de asas e estabilizadores que foi a sua pergunta.
Então leia tudo desse site da aula 1 até a aula 40.
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j ... 0622,d.eXY
Aqui tem assuntos para escolher.
http://www.engbrasil.eng.br/index_arquivos/Page728.htm
De nada adianta eu te dizer que perfil mais fino gera menos arrasto do que perfil mais grosso se você não aprender o básico antes, é a mesma coisa que eu querer te ensinar a calcular a área de um triângulo esférico sem te ensinar a somar, subtrair, multiplicar e dividir antes.
Não queira por a carroça na frente do bois que não vai rolar.
http://www.engbrasil.eng.br/index_arquivos/Page310.htm
OK Laercio vou dar uma estudana nisso.. obrigado pela sua ajuda
rafael_reali escreveu:Raketrinike escreveu:Laercio eu vi algumas coisas também, porem relacionada a aviação real e não aeromodelismo.. minha pergunta vale para o aeromodelismo também?
por exemplo uma asa enflexada da mais velocidade em um avião real, isso vai dar diferença no aeromodelo também?
Raketrinike, sugiro você pesquisar um pouco sobre o "Coeficiente de Reynolds". Ele lhe explicará o por que os aeromodelos não são idênticos aos aviões escala, devido ao escoamento do ar sobre as superfícies de um avião. Na verdade, os aeromodelos com mais de 25% de tamanho em relação aos aviões em escala começam a ficar proporcionalmente idênticos. Essa porcentagem pode variar conforme a escala do avião a reproduzir.
Eu te dou um exemplo: Faz alguns anos que participo da construção de aviões experimentais em madeira com um amigo. Um avião que ele construiu foi o KR2S, muito popular nos EUA. É um avião de envergadura pequena, se não me engano uns 7~8 metros. Um aeromodelo proporcionalmente menor com uma envergadura de 1,2 a 1,5 mts terá uma estabilidade de voo muito ruim, tanto que de fato, em uma feira nos EUA, ele viu um aeromodelo de um KR2S - avião que ele estava construindo, e esse aeromodelo tinha uma adaptação no profundor, algo que agora rapidamente, te ilustro com uma imagem de um outro avião, um Tiger Moth:
http://www.fiddlersgreen.net/aircraft/D ... r-Moth.jpg
Veja que à frente do profundor tem uma superfície aerodinâmica muito parecida com o que foi visto no dito aeromodelo "KR" que não tenho a imagem. Sem essa superficie, o aeromodelo ficava voando como se fizesse ondas no ar, subindo e descendo, quase de maneira incontrolável.
Perceba também que os aeromodelos mais populares, com 1,5 metros de envergadura, tem uma corda (distância entre o bordo de ataque e o bordo de fuga da asa) maior que os aviões em escala. Hoje nós nos acostumamos visualmente com isso, mas a primeira vez que vi achei muitos esquisito...
Portanto os aeromodelos são sim aviões de tamanho reduzido mas não da para aplicar exatamente a mesma física para ambos pois o tamanho do avião diminui mas a viscosidade do ar continua a mesma. Por isso que quanto menor o aeromodelo mais difícil é de faze-lo voar com a mesma inércia do avião escala.
Você encontrará na internet informações muito melhores que a minha. Boa sorte.
Abraço!
Obrigado pelas informações Rafael foi de grande ajuda, eu sabia desta mudança em aeromodelos, porem não entendia onde se aplicava.. obrigado, vou me aprofundar mais neste assunto..