Ajuste do motor varia conforme posição do aero

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Ajuste do motor varia conforme posição do aero

Mensagem por rafael_reali »

Pessoal gostaria de saber se alguém já passou por situação semelhante. Ajusto o motor com o aero nivelado. Alta ok, lenta ok e retomada também ok. Ao colocar o motor em rotação máxima com o nariz para baixo ele começa a encharcar e afoga em 20 seg. Se colocar o nariz pra cima ele apaga por falta.
Se colocar ele pra cima na lenta a rotação aumenta mas ao acelerar rápido ele apaga na hora.

Apesar de ser um BE não estou totalmente convencido que seja um problema específico desse motor. A posição do tanque é a mesma onde outras vezes voou normalmente.

Qualquer ajuda é bem vinda.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Ajuste do motor varia conforme posição do aero

Mensagem por Douglas Lenz »

Vela!
Já experimentou trocar por uma nova e fazer teste?
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Ajuste do motor varia conforme posição do aero

Mensagem por rafael_reali »

Olá Douglas. Bem, na verdade tenho uma vela novinha na embalagem e até tinha pensado em trocar mas nesse caso específico não vi a relação desse mal funcionamento com a vela, pois o motor é estável em baixa rotação sem o aquecedor. Mas farei a troca. Caso não de certo acho que vou providenciar um conjunto de tanque e mangueiras novos para desencargo de consciência (apesar de já feito todos os testes de pressão com o tanque na água).
Mas a impressão que tenho é que não há pressurização adequada no tanque.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ajuste do motor varia conforme posição do aero

Mensagem por LaercioLMB »

Você está regulando errado.
Os ajustes são feitos com ele nivelado e se levanta o nariz a 90° com ele já todo acelerado e o motor tem que acelerar mais um pouquinho sem apagar.
Se apagar, a alta está muito afinada e isso irá acabar cm o seu motor ligeirinho, sem falar que o motor poderá apagar em voo em alguma manobra.
Não se regula motor acelerado para baixo, vai afogar sempre, pois em mergulho total a 90°, nunca se acelera todo o motor, pois ele ficará mais gordo sim até mesmo pela gravidade fazendo o combustível descer mais facilmente sem precisar ser pressurizado.
Não precisamos baixar o nariz a 90° com toda a aceleração, somente levantar ele.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Ajuste do motor varia conforme posição do aero

Mensagem por rafael_reali »

Sim Laercio, entendi e estou fazendo a regulagem exatamente como você disse. Eu não cheguei a colocar o aero a 90º não, somente à 45º. Toda a regulagem foi feita com o aero nivelado e com todos os testes de resposta e ajuste para mistura ligeiramente rica. O ultimo teste foi apontar o nariz para cima e ver o comportamento do motor. O motor permaneceu acelerado aumentando o giro levemente. MAS, ao manter o aero com o nariz para cima e trazer a aceleração para a lenta, ao retomar para a máxima aceleração novamente ele apaga.

Então fiz o seguinte teste: com o aero a 45º fui acelerando em direção a máxima rotação, mas dessa vez não bruscamente. O motor tendia a apagar, mas antes de apagar eu diminuía a rotação. Ai fui abrindo a agulha de alta ao passo de 1/4 de volta (com o aero a 45º sempre) e acelerando, e ele querendo apagar sempre... Até que em um determinado momento eu podia acelerar de soco que ele respondia perfeitamente, mesmo estando a 45º para cima. Foi ai que notei que eu já tinha aberto 1 volta completa além daquela regulagem perfeita de quando ele estava nivelado na mesa. Estranho!
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ajuste do motor varia conforme posição do aero

Mensagem por LaercioLMB »

Não se faz isso com ele a 90° para cima, vai apagar sempre.
Note que você nunca irá tirar motor com ele subindo, pois ele vai estolar e dar motor nem sempre irá livrá-lo do estol.
A regulagem é só nivelado e com ele todo acelerado, levantar o nariz e pronto, se ficar acelerando e desacelerando em várias posições nunca irá encontrar uma regulagem que aceite tudo isso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Ajuste do motor varia conforme posição do aero

Mensagem por rafael_reali »

Certo Laércio. Só não sei de onde vc tirou esses 90º de inclinação. Estou fazendo todos esses testes pra buscar uma forma de entender o porquê meu aero anda apagando em voo. Os apagões geralmente ocorrem em algum toneau, lopping ou subida. Qualquer manobra que aponte o nariz para cima ou gire o aero de dorso tende a apagar o motor. Mesmo com os ajustes em solo com ele nivelado estando perfeito.
Lembrando que consigo boas respostas entre baixa e alta e uma alta corretamente ajustada. O problema é se apontar o nariz para cima em marcha lenta ou meia aceleração e der 100% ele apaga. Estou na verdade fazendo uma busca fina do porquê ele apaga nessa hora. Poso perder o motor em uma arremetida no fim da pista, onde teria que pular alguns arbustos por exemplo.

Quero trocar as mangueiras, tanque e pescador. E testar outros diâmetros de mangueiras.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: Ajuste do motor varia conforme posição do aero

Mensagem por magnoudia »

Já fez uma limpeza no carburador?
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ajuste do motor varia conforme posição do aero

Mensagem por LaercioLMB »

rafael_reali escreveu:Certo Laércio. Só não sei de onde vc tirou esses 90º de inclinação. Estou fazendo todos esses testes pra buscar uma forma de entender o porquê meu aero anda apagando em voo. Os apagões geralmente ocorrem em algum toneau, lopping ou subida. Qualquer manobra que aponte o nariz para cima ou gire o aero de dorso tende a apagar o motor. Mesmo com os ajustes em solo com ele nivelado estando perfeito.
Lembrando que consigo boas respostas entre baixa e alta e uma alta corretamente ajustada. O problema é se apontar o nariz para cima em marcha lenta ou meia aceleração e der 100% ele apaga. Estou na verdade fazendo uma busca fina do porquê ele apaga nessa hora. Poso perder o motor em uma arremetida no fim da pista, onde teria que pular alguns arbustos por exemplo.

Quero trocar as mangueiras, tanque e pescador. E testar outros diâmetros de mangueiras.



Pelo visto você nunca voou VCC ou nunca te ensinaram corretamente uma regulagem de motor.
No VCC não tem aceleração, é o máximo do motor e pronto e se o motor estivesse afinado demais, na decolagem ele já apagaria e por que isso?
Pura física e ação da gravidade.
Sabemos que a maioria dos motores não possui bomba de combustível, tem que contar somente com a gravidade e com uma pequena ajuda da compressão vinda do escapamento que não é lá grandes coisas, mas funciona.
Ao levantarmos o nariz de um aeromodelo, será exigida uma pressão muito maior para que o combustível chegue até o carburador do motor e nesse meio tempo, sempre há uma ligeira falta de combustível e é aí que entra a regulagem correta, pois se o motor estiver afinado demais, ao precisar de mais combustível, irá sofrer pane seca antes que o combustível consiga chegar no carburador e irá apagar.
Com o motor um pouquinho gordo, ao levantar o nariz do aeromodelo irá começar a faltar combustível e isso irá acelerar ele um pouco mais, pois irá afinar um pouco mais já que ainda tem resíduos de combustível no cárter e essa ligeira aceleração, irá aumentar um pouco a pressão no tanque facilitando que o combustível vença a gravidade e consiga chegar no motor antes da pane seca.
Vejo muita gente só levantando o nariz do aeromodelo só uns 45° e acelerando dali, é errado isso, pois em voo você nunca irá cabrar o modelo e depois acelerar, é sempre acelerar primeiro e depois cabrar se não, vai estolar e poderá apagar sim.
Jamais se levanta o nariz do aeromodelo sem ele estar com o motor a pleno (todo acelerado) pois ele vai apagar sim e sempre, pois está tentando fazer algo totalmente surreal.
É assim que se regula corretamente um motor glow e acredito que inclusive os a gasolina, embora os motores a gasolina tenham um diafragma no carburador atuando como bomba.
Se ajusta a baixa e a alta do motor até encontramos o ponto ideal de transição entre a baixa e a alta sem o motor apagar e voltando da alta para a baixa também sem o motor apagar, depois de regulado isso, se abre uns 2 clicks a agulha da alta, pois certamente deixamos o motor afinado demais já que regulamos a baixa ideal e a alta no máximo possível e depois de feito isso, com o motor todo acelerado se levanta o nariz em 90° e se mantém o motor todo acelerado e veja se ele irá apagar ou não. Se apagar, abra um click na agulha da alta e tente novamente e se apagar novamente, abra mais um click.
Não se abre ou fecha 1/8 ou 1/4 de volta de cada vez, uma boa regulagem se faz com um click de cada vez.
Um simples click na agulha da alta faz sim muita diferença e é por isso que a maioria tem dificuldades em regular um motor, abre ou fecha a agulha da alta sempre alguns clicks, sabe-se lá quantos de cada vez, por pura falta de paciência.
E outra, um motor glow nunca ficará eternamente regulado depois de feito isso, em dias quentes terá uma regulagem e em dias frios terá outra e não tem meio termo, embora muitos acreditem que tenha.
Depois que aprender, basta alterar os clicks necessários em dias frios ou quentes sem precisar fazer um click de cada vez, pois já aprendeu e sabe exatamente o que e quando precisa mudar regulagem de carburador.
Detalhe, uma arremetida tem que ser premeditada, nunca de última hora.
Se tiver dúvida, não tente, arremeta e acelere antes e cabre depois, nunca o contrário.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Ajuste do motor varia conforme posição do aero

Mensagem por rafael_reali »

O carburador está perfeitamente limpo e revisado.
Laercio, vou seguir seus conselhos de ajuste e voar. Procurarei fazer ajustes mais finos na agulha.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Responder