Perry Pump - Ajuste

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Perry Pump - Ajuste

Mensagem por rafael_reali »

Olá pessoal. Ao buscar ajuda sobre como ajustar a bomba todos começam com o mesmo problema: Motor com mistura excessivamente rica e cuspindo combustível por todo lado.

Minha primeira dúvida é sobre o parafuso allen em cima da bomba. Ao gira-lo no sentido horário eu estou diminuindo o fluxo de combustível ou aumentando? Não achei essa informação.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Perry Pump - Ajuste

Mensagem por LaercioLMB »

Faz tanto tempo que usei essa bomba que nem lembro mais para que lado aumenta.
como eu fiz naquela época para descobrir?
Liguei ela no motor, mas fora do aeromodelo, mas com a mangueira de pressurização ligada no tanque normalmente.
Liguei o motor e a bomba começou a funcionar, só que ela puxava o combustível de um litro de refrigerante e colocava em outro e ali eu ajustei o parafuso para ver que lado aumentava e que lado diminuía (óbvi0) a vazão de combustível.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Perry Pump - Ajuste

Mensagem por rafael_reali »

É o que eu tentei fazer, mas para isso eu precisava de um starter elétrico. A bomba está enchendo o motor de combustível.
Estou tentando aqui.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Perry Pump - Ajuste

Mensagem por LaercioLMB »

Desliga a bomba do motor, deixa ela separada como te falei e o motor funcionando no modo tradicional.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Perry Pump - Ajuste

Mensagem por rafael_reali »

Motor funcionou agora por 1 min. Mas não passava de 15% da aceleração. Na hora nem soube o que regular, se a bomba ou agulha de alta. Também não consegui identificar se a mistura estava rica ou pobre. Ao tentar acelerar mais o motor diminua a rotação.

Vou fazer o que você disse Laércio.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Perry Pump - Ajuste

Mensagem por rafael_reali »

Minha nossa, que dureza é regular isso. Em um site gringo eu li que ao soltar o parafuso a bomba diminui a pressão.
Caro Laércio, se não me engano, pra fazer o que vc recomendou eu teria que ter 2 pescadores, um para alimentar o motor e outro para alimentar a bomba. Nesse mesmo site gringo o pessoal recomenda starter elétrico e retirar a vela do motor. Acionar o motor com o starter e ver o funcionamento da bomba.

Bom, o motor funcionou novamente e logo comecei ajustar a agulha de alta. Depois de 15% de aceleração o motor não queria acelerar mais, então fui abrindo a agulha de alta e quando essa não respondia eu mexia no ajuste da bomba. Até que consegui acelerar todo motor, mas mesmo assim o motor não berrava e o funcionamento oscilava como quem ajusta dois cliques no rádio (para mais e para menos). Então fui ver como andava a marcha lenta mas sempre que desacelero para a lenta o motor apaga, ai é esperar esfriar para recomeçar.
Não há dicas de como fazer os primeiros ajustes. Tudo que eu li até agora todos dizem que quase fecham as agulhas de alta e baixa completamente.
Estou pensando em remover a bomba do ajuste, regular o motor sem ela e somente depois recolocar e ajustar somente a bomba.
Muito difícil partir do zero sem saber nada. nem no site do fabricante tem explicações decentes.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Perry Pump - Ajuste

Mensagem por LaercioLMB »

Essa sua ideia de regular o motor sem a bomba e depois de tudo ajustado, colocar a bomba é uma boa, pois terá que se preocupar somente com a regulagem da bomba, mais nada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Perry Pump - Ajuste

Mensagem por snag »

Segundo o folheto de instruções http://www.perrypumps.com/VP-30%20and%20VP-40.pdf, ao apertar o parafuso (sentido horário) aumenta-se o fluxo de combustível e ao desapertar (sentido anti-horário) diminui-se o fluxo.

Uma solução para o excesso de pressão da bomba (excesso de combustível) é colocar um conector "T" e uma linha de retorno para o tanque: http://www.perrypumps.com/Pump%20and%20 ... System.pdf

O que alguns usuários fazem é usar um tanque com 3 vias (uma de abastecimento, uma de alimentação e uma de ventilação). Ligam o retorno na linha de abastecimento e, se a pressão cair muito, colocam um pedaço de tubo de latão na linha de retorno e usam um alicate para amassar um pouco o tubo para restringir o fluxo de combustível que retorna ao tanque. Outras opções pra limitar o fluxo do retorno:

Uma agulha remota (Remote needle valve assembly):


Ou, mais simples:
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Perry Pump - Ajuste

Mensagem por rafael_reali »

Boas dicas também Snag. Voltarei aos testes logo mais a noite. Pena não ter um "T" para usar nos testes agora.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Perry Pump - Ajuste

Mensagem por rafael_reali »

Essa bomba é muito forte. O teste que fiz até o momento foi funcionar o aeromodelo sem ela. Liguei a saída da bomba em uma garrafinha de 600ml onde tenho guardado meu combustível. Dessa garrafinha saem duas mangueiras, uma de abastecimento e outra de ventilação. Conectei a bomba na mangueira de ventilação e ela fazia pressão cuspindo combustível do outro lado. Não notei diferença no volume do combustível ejetado tanto com o parafuso da bomba completamente aberto quanto fechado.
Agora estou providenciando um conector em "T".
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Responder