Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Heliophar
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Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Amigos bom dia

Vou começar o tópico com uma história triste. Em 2013 eu comprei o Tucano da TWM na Hobby Delivery no sistema de encomenda e adivinhem? Não recebi o aero. A loja fechou e hoje estou na justiça tentando reaver o dinheiro. Bom, a ideia de ter um Tucano não morreu e agora adquiri um da Juniaer na versão TOP 120. Vai ser meu quarto aero, então resolvi encarar um com voô mais escala. A ideia é usar um motor DLA 20RA, que tem o escape virado para trás, mas precisarei checar se terei espaço. Ou um Saito a gasolina de nova geração: o FG-21. Mas essa decisão será tomada mais pra frente. No momento estou resolvendo o sistema de retráteis.
O pessoal da Juniaer (que aliás é nota 10000) tem o sistema pneumático da Robart (ROBQ 188VRX) que me interessou muito. Me parece que o sistema tem algo na ordem de 95g mais os trens.

As dúvidas:

Esse sistema é muito pesado, comparado à outros sistemas?

Os elétricos são opções melhores? Ou mais leves?

O que me dizem?

Abraços a todos.
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Wesley_Sniper
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Wesley_Sniper »

Cara, elétrico é mais compacto, mais leve, mais seguro e de pouca manutenção.

O maior problema hoje são as baterias, que as vezes ficaria mais pratico usar 3x 2200mah 2s do que apenas uma de 6000mah 6s por ser mais fácil de acha-las no mercado, sem falar que ao estragar uma ou duas célula(s) basta trocar um dos pack's.

Combustão é pra quem tem prazer em fazer manutenção e meter a mão na graxa.

A recompensa pra mim é apenas o barulho...

Minha opinião!
:D
Heliophar
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Obrigado pela dica Wesley. Eu vi um elétrico e realmente fica show. Mas sou daquele tipo que gosta de barulho, trabalho e sujeira. Não abro mão da combustão.
Grande abraço
Heliophar
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Pessoal
Andei pesquisando e encontrei os seguintes valores: aproximadamente 370g para o kit pneumático e 350g para o elétrico. O mecânico, com servos pelo visto é o mais leve, mas não parece ser o preferido dos projetos que tenho visto.
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IWASA
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por IWASA »

Heliophar,

Eu tenho alguns tucanos (Juniaer 46/TWM/Seagull), todos eles estão com retrateis mecanicos e usando a mesma marca de servo, o HS-75 da Hitec, não tenho nada contra, pois para mim tudo funcionou perfeitamente, desde que feita a instalação correta.
Tenho também um tucano Phoenix na caixa, ainda estou terminando a aquisição da eletronica para terminar, no kit ele já veio todo sistema dos retrateis pneumaticos... claro, sem a mesma qualidade de um Robart, mesmo assim, acho esse tipo de sistema muito complexo e pesado, um ponto que me deixa sempre com a pulga atras da orelha é se houver falta ou vazamento de ar lá no alto, quando for pousar os trens não vão abrir ?? Sei que a robart tem um sistema onde os retrateis possuem molas que forçam na posição sempre aberto, no caso de falta de ar ele vem automaticamente para fora... mas é caroooo.

Os eletricos é coisa nova para mim, estou montando um jato EDF Hawker Hunter da FLYFLY (1.5m de comprimento), comprei 3 retrateis na HK, já chegaram, parecem bem parrudos.... até deu vontade de usar em GLOWs... mas ainda terei que testar mais...

Eu iria nos seus tucanos com os Mecanicos.
Heliophar
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

IWASA, muito obrigado pela sua ajuda. Mas no caso do servo para retráteis, não tem a possibilidade de regular o tempo de abertura, certo?
Cmte Wanderley
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Cmte Wanderley »

Bom dia amigo, eu também tenho um Tucano deste que você adquiriu, já faz um ano e meio que comprei e não o montei, está faltando o motor, comprei um GT-22 gasolina da OS, mas não deu certo devido ao espaço o escapamento que é trazeiro fica enconstando nas lateriais do Cowl daí que vai aquecer e estragá-lo. Assim que você encontrar o motor a gasolina ideal sem ter que cortar a lateral do Cowl me fala. Já se você se interessar para montá-lo elétrico, tem um conhecido neste Forum que tem postado várias informações sobre o assunto, inclusive ele tem um aero desse elétrico, veja os tópico para Tucano da Juniaer, ele se chama Adriano Quirino.
WANDERLEY DE ALMEIDA RAMOS
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Hidden
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Hidden »

Dando um pitaco: Podemos dizer que estamos na era dos retráteis servoless (elétricos com o servo embutido no próprio retrátil) desde que sejam de boa qualidade (como tudo nesse hobby) pois são mais práticos de instalar, são seguros e de quebra tem o acionamento lento, bem escala.

Os mecânicos tradicionais também funcionam muito bem e praticamente não dão manutenção, e se colocar um controle para a velocidade de acionamento do servo também ficam com o acionamento escala.

Os pneumáticos na minha humilde opinião, são muito trabalhosos de instalar e manter sempre em ordem, mas obviamente vai encontrar diversos defensores desse tipo de sistema. Vale lembrar que no caso dos pneumáticos, tem que ver se o peso que o fabricante informa não se refere somente aos trens em si e do reservatório, neste caso terá que somar o peso das mangueiras e conexões.

Finalmente eu penso que uma diferença de umas 100g para um aero desta classe não faça tanta diferença, obviamente depende do setup final, mas a não ser que esteja já no limite do peso não creio ser necessário escolher o tipo de trem de pouso pela diferença de peso.

Abraços.

PS.: Poste fotos da montagem para irmos apreciando!!
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
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IWASA
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por IWASA »

Heliophar escreveu:IWASA, muito obrigado pela sua ajuda. Mas no caso do servo para retráteis, não tem a possibilidade de regular o tempo de abertura, certo?


Isso é verdade, mas o servo especifico para servo é mais seguro, pois ele "desliga" quando chega no fim de curso...diferente dos servos normais.

Acho que é o que o amigo falou acima, iria de Servoless ou Mecanico pela simplicidade....
Heliophar
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Hidden, muito obrigado pelas dicas. Todo pitaco é bem vindo. Aqueles valores de peso que eu passei são dos kits completos (no caso do pneumático já com os trens, cilindro e válvulas). Concordo com 100% do que você disse. Acho os pneumáticos mais trabalhosos, mas ainda assim tenho vontade de experimenta-los. Concordo também que 100g não faz tanta diferença, mas tenho medo de ir ignorando 100g aqui, mais 50g ali e no final ter adicionado 1 kg num aero que já tem fama de ser pesado.
Segundo a transportadora até o fim da semana eu recebo ele, dai coloco as fotos.
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda.
Abraços!!
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