Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

Heliophar
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Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor Heliophar » 22 Out 2015 13:19

Amigos bom dia

Vou começar o tópico com uma história triste. Em 2013 eu comprei o Tucano da TWM na Hobby Delivery no sistema de encomenda e adivinhem? Não recebi o aero. A loja fechou e hoje estou na justiça tentando reaver o dinheiro. Bom, a ideia de ter um Tucano não morreu e agora adquiri um da Juniaer na versão TOP 120. Vai ser meu quarto aero, então resolvi encarar um com voô mais escala. A ideia é usar um motor DLA 20RA, que tem o escape virado para trás, mas precisarei checar se terei espaço. Ou um Saito a gasolina de nova geração: o FG-21. Mas essa decisão será tomada mais pra frente. No momento estou resolvendo o sistema de retráteis.
O pessoal da Juniaer (que aliás é nota 10000) tem o sistema pneumático da Robart (ROBQ 188VRX) que me interessou muito. Me parece que o sistema tem algo na ordem de 95g mais os trens.

As dúvidas:

Esse sistema é muito pesado, comparado à outros sistemas?

Os elétricos são opções melhores? Ou mais leves?

O que me dizem?

Abraços a todos.

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Wesley_Sniper
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor Wesley_Sniper » 22 Out 2015 15:00

Cara, elétrico é mais compacto, mais leve, mais seguro e de pouca manutenção.

O maior problema hoje são as baterias, que as vezes ficaria mais pratico usar 3x 2200mah 2s do que apenas uma de 6000mah 6s por ser mais fácil de acha-las no mercado, sem falar que ao estragar uma ou duas célula(s) basta trocar um dos pack's.

Combustão é pra quem tem prazer em fazer manutenção e meter a mão na graxa.

A recompensa pra mim é apenas o barulho...

Minha opinião!
No hobby, o valor não deve ser considerado como princípio.

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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor Heliophar » 22 Out 2015 21:42

Obrigado pela dica Wesley. Eu vi um elétrico e realmente fica show. Mas sou daquele tipo que gosta de barulho, trabalho e sujeira. Não abro mão da combustão.
Grande abraço

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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor Heliophar » 24 Out 2015 23:33

Pessoal
Andei pesquisando e encontrei os seguintes valores: aproximadamente 370g para o kit pneumático e 350g para o elétrico. O mecânico, com servos pelo visto é o mais leve, mas não parece ser o preferido dos projetos que tenho visto.

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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor IWASA » 25 Out 2015 12:07

Heliophar,

Eu tenho alguns tucanos (Juniaer 46/TWM/Seagull), todos eles estão com retrateis mecanicos e usando a mesma marca de servo, o HS-75 da Hitec, não tenho nada contra, pois para mim tudo funcionou perfeitamente, desde que feita a instalação correta.
Tenho também um tucano Phoenix na caixa, ainda estou terminando a aquisição da eletronica para terminar, no kit ele já veio todo sistema dos retrateis pneumaticos... claro, sem a mesma qualidade de um Robart, mesmo assim, acho esse tipo de sistema muito complexo e pesado, um ponto que me deixa sempre com a pulga atras da orelha é se houver falta ou vazamento de ar lá no alto, quando for pousar os trens não vão abrir ?? Sei que a robart tem um sistema onde os retrateis possuem molas que forçam na posição sempre aberto, no caso de falta de ar ele vem automaticamente para fora... mas é caroooo.

Os eletricos é coisa nova para mim, estou montando um jato EDF Hawker Hunter da FLYFLY (1.5m de comprimento), comprei 3 retrateis na HK, já chegaram, parecem bem parrudos.... até deu vontade de usar em GLOWs... mas ainda terei que testar mais...

Eu iria nos seus tucanos com os Mecanicos.

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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor Heliophar » 25 Out 2015 21:57

IWASA, muito obrigado pela sua ajuda. Mas no caso do servo para retráteis, não tem a possibilidade de regular o tempo de abertura, certo?

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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor Cmte Wanderley » 26 Out 2015 08:54

Bom dia amigo, eu também tenho um Tucano deste que você adquiriu, já faz um ano e meio que comprei e não o montei, está faltando o motor, comprei um GT-22 gasolina da OS, mas não deu certo devido ao espaço o escapamento que é trazeiro fica enconstando nas lateriais do Cowl daí que vai aquecer e estragá-lo. Assim que você encontrar o motor a gasolina ideal sem ter que cortar a lateral do Cowl me fala. Já se você se interessar para montá-lo elétrico, tem um conhecido neste Forum que tem postado várias informações sobre o assunto, inclusive ele tem um aero desse elétrico, veja os tópico para Tucano da Juniaer, ele se chama Adriano Quirino.
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor Hidden » 26 Out 2015 12:53

Dando um pitaco: Podemos dizer que estamos na era dos retráteis servoless (elétricos com o servo embutido no próprio retrátil) desde que sejam de boa qualidade (como tudo nesse hobby) pois são mais práticos de instalar, são seguros e de quebra tem o acionamento lento, bem escala.

Os mecânicos tradicionais também funcionam muito bem e praticamente não dão manutenção, e se colocar um controle para a velocidade de acionamento do servo também ficam com o acionamento escala.

Os pneumáticos na minha humilde opinião, são muito trabalhosos de instalar e manter sempre em ordem, mas obviamente vai encontrar diversos defensores desse tipo de sistema. Vale lembrar que no caso dos pneumáticos, tem que ver se o peso que o fabricante informa não se refere somente aos trens em si e do reservatório, neste caso terá que somar o peso das mangueiras e conexões.

Finalmente eu penso que uma diferença de umas 100g para um aero desta classe não faça tanta diferença, obviamente depende do setup final, mas a não ser que esteja já no limite do peso não creio ser necessário escolher o tipo de trem de pouso pela diferença de peso.

Abraços.

PS.: Poste fotos da montagem para irmos apreciando!!
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...

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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor IWASA » 26 Out 2015 22:26

Heliophar escreveu:IWASA, muito obrigado pela sua ajuda. Mas no caso do servo para retráteis, não tem a possibilidade de regular o tempo de abertura, certo?


Isso é verdade, mas o servo especifico para servo é mais seguro, pois ele "desliga" quando chega no fim de curso...diferente dos servos normais.

Acho que é o que o amigo falou acima, iria de Servoless ou Mecanico pela simplicidade....

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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor Heliophar » 28 Out 2015 14:26

Hidden, muito obrigado pelas dicas. Todo pitaco é bem vindo. Aqueles valores de peso que eu passei são dos kits completos (no caso do pneumático já com os trens, cilindro e válvulas). Concordo com 100% do que você disse. Acho os pneumáticos mais trabalhosos, mas ainda assim tenho vontade de experimenta-los. Concordo também que 100g não faz tanta diferença, mas tenho medo de ir ignorando 100g aqui, mais 50g ali e no final ter adicionado 1 kg num aero que já tem fama de ser pesado.
Segundo a transportadora até o fim da semana eu recebo ele, dai coloco as fotos.
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda.
Abraços!!

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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor stickier » 29 Out 2015 10:04

Bom dia amigos

Troquei meu Cessna da Top Flite com uns 10 voos por um Tucano Juniaer TOP Zero.. Peguei para finalizar a montagem

O Aero é show. Montei com um DLE 20 RA, foi feito para este motor, fica todo embutido no Cowl, precisando cortar apenas um V em baixo para encaixe da vela e saida dos escapes.Vou usar trem de pouso retratil mecânico, bem ajustado não deve incomodar.

Este kit é lindo, so conhecia por fotos.

Quando tiver em casa posto mais fotos



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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor Heliophar » 29 Out 2015 16:03

Stickier
Legal saber disso!!! Estou muito inclinado a usar o DLE 20-RA, quando vi a foto imaginei que daria certinho. Ainda penso no Saito FG-21, pelo barulho do motor 4 tempos. Mas não sei se essa geração nova está melhor de regulagem. Mas na dúvida vou de DLE. Sabe me dizer o peso final? O meu é igual, só a pintura que é a EDA 2

Abraços

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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor Fabrício Rodrigues » 30 Out 2015 10:10

Bom dia a todos!!!!
Também adquirir esse aero já é o segundo, o primeiro foi da TWM na Hobby Delivery era um excelente aero "lenha". E recentemente chegou o da Juniaer irei montar com motor DLE 20 RA, a minha busca agora está sendo para o trem de pouso dele, quero deixa lo bem escala, já fiz várias pesquisas e estou com grande dificuldades em encontrar um. Já vi videos de um que a Johnny Simões está fabricando mas para esse aero é muito caro, na minha opinião esse kit está mais para um modelo com motor de 55cc e o preço é bastante elevado está mais caro que o aero, mas o kit é top.
A ideia de colocar um servoless é otima mas alguém teria um modelo ou site apropriado para que possa estar avaliando melhor? Não quero usar pneumatico
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor stickier » 30 Out 2015 11:00

Bom dia Helio

Não sei dizer o peso final pois nao tenho balança. Ficou aparentemente bem pesado proporcionalmente às dimensões dele, mas este kit é pesado mesmo, todos comentam

Quanto ao trem de pouso, estes trens comuns mecânicos são bem confiáveis e com um preço mais acessível, já peguei com estes. Futuramente pretendo trocar por algum mais escala, mas apenas planos por enquanto.

Seguem fotos




Detalhe do motor e bequilha


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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor Fabrício Rodrigues » 30 Out 2015 14:29

É muito lindo esse aero, merece um trem de pouso escala
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor Heliophar » 30 Out 2015 19:14

Fabrício
Dá uma olhada nesses... São os que um colega daqui do e-voô usou. Adriano Quirino se não me engano:
Trem de pouso: ROB652R, rob652L, rob611hd e rob656.
São os struts da Robart e os retráteis mecânicos da Robart também. Faltaria apenas as rodas, servos, links...
São bem escala!
Abraços

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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor Heliophar » 30 Out 2015 19:16

Stickier
Ficou show de bola!!! Assim mesmo que eu imaginava com o DLE RA!!!
Obrigado pelas fotos!!! Com certeza vou te incomodar mais para saber mais!!

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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor Fabrício Rodrigues » 31 Out 2015 07:52

Ok Heliophar vou dar uma olhada neles e vc já decidiu qual vai usar?
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor Heliophar » 02 Nov 2015 17:48

Sim Fabrício. Vou usar esses struts que te falei com retráteis pneumáticos da Robart.

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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor Fabrício Rodrigues » 03 Nov 2015 08:38

Uma dica ou conselho como achar melhor, retratil pneumatico eu não animo usar, vai que vasa o ar, solta uma mangueira devido a vibração. Um amigo no clube vivenciou isso na semana passada com um P51 usando motor 55cc muito top. Só abaixou uma roda e o cara é extremamente técnico e detalhista com seu aeros. Vou usar eletricos
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor stickier » 03 Nov 2015 21:42

Aqui vai um video da primeira partida do motor pra aguçar os Tucaneiros


http://www.youtube.com/watch?v=jaASS-qTtLQ


Fiz 3 voos sem o Cowl e 1 já com ele instalado esse final de semana

Voa muito bem porém tive problemas com essa bequilha dianteira, precisei fazer alguns ajustes

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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor Heliophar » 04 Nov 2015 07:30

Fabrício, fiquei bem na dúvida quanto aos pneumáticos. O que consegui descobrir aqui no clube é que a maioria dos problemas são causados por retrateis chineses e/ou falha na montagem. O pessoal dos jatos tem usado bastante (tá certo que vibra bem menos). Agradeço sua dica e assim que chegarem os meus eu vou dar uma boa estudada. Se achar que terei problemas eu vou de elétrico.
Grande abraço!

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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor Heliophar » 04 Nov 2015 07:35

Stickier, como foram os voos? A abertura do cowl é suficiente para refrigerar o motor? Qual os problemas da bequilha? Achei que o cabo de vela atrapalha bastante né? Onde encontrou o spinner azul?

Abraços!

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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor lowagite » 04 Nov 2015 08:26

Assim para título de curiosidade pois pretendo comprar daqui uns 6 meses, quanto gastou no total?

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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor stickier » 04 Nov 2015 09:32

Helio, bom dia!!


O Spinner azul peguei junto na troca com meu amigo, segundo ele fazia parte do KIT e já veio da Juniaer

O cabo de vela não atrapalha muito, ficou bem posicionado e travei por dentro, deixando bem esticado para não se soltar e prejudicar a bequilha

Quanto a abertura do Cowl, como fiz apenas um voo de uns 8 minutos, acredito que ficou suficiente, pois em chão funcionou uns 2 minutos e nâo mostrou excesso de aquecimento, em vôo entendo que refrigeraria mais. A entrada de ar frontal do tucano induz ar direto nas aletas do cabeçote, e o buraco do escape e a continuação do corte até o final do Cowl acredito que dão vazão suficiente para o ar sair com tranquilidade. ainda está em fase de testes mas acredito que não precisarei mexer muito.

Com a bequilha, estava usando uma roda pequena (2 pol), com a borracha do pneu bem mole, então nas curvas o pneu tendia a sair da roda. Com essa situação mais o trabalho normal da bequilha, a helice (15x7 pol mas vou trocar por 14x7) pegava no chão em manobras um pouco mais fortes em solo. Como ja estava no limite de comprimento total (bequilha + diametro da roda) precisei diminuir o tamanho total da bequilha dianteira para agasalhar um pneu maior. Nessa empreitada, troquei a bequilha completa pela outra dum Tucano TWM meu que lenhou.


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