Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores

Moderador: Paulinho

stickier
membro

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagempor stickier » 14 Dez 2015 16:23

Laercio, helices ja vêm balanceadas de fabrica?

Heliophar
membro

Mensagempor Heliophar » 24 Dez 2015 14:24

Stickier

Pelo que sei, todos os hélices devem ser balanceados. Acredito que os de marcas mais "tops" como APC e Xoar são menos desbalanceados que outros de menor custo. Mesmo assim o correto é que todos os hélices sejam balanceados antes de usar e sempre que sofrerem algum dano, como uma raspada no chão. No início eu tentei usar a técnica da chave de fenda e sempre parecia que estava com os hélices balanceados. Depois que comprei o balanceador da Du-bro foi outra história. Encontrei hélices com tanta diferença entre as pás que precisei acrescentar peso numa pá (fita adesiva) e retirar material da outra (pequenas concavidades feitas com a ponta de uma broca) na outra para conseguir o balanceio, de tanta diferença!

Em tempo: feliz natal e um excelente 2016 a todos do fórum!!

Abraços

Heliophar
membro

Mensagempor Heliophar » 23 Jan 2016 17:06

Pessoal, dando uma atualizada:
Chegaram os struts e o montante do motor:
https://imageshack.us/i/hle0GOwmj
Os servos também chegaram, mas preciso retirar e pagar a tributação.
Dei uma pesquisada nos fóruns gringos e decidi usar um tanque de 12 a 14 oz (a indicação inicial da Juniaer é de 20oz, mas considerando um motor glow).
Acredito que com esse tamanho de tanque eu consiga 10 minutos de voo, consumindo meio tanque.

Abraços a todos

stickier
membro

Mensagempor stickier » 27 Jan 2016 15:05

Boa tarde Helio!

Belissimos struts, vao dar uma cara muito escala para teu modelo

Comprei esse mesmo montante e infelizmente tive que guardar.. Nao coube o motor nele. O montante ficou curto para o DLE 20RA. Escapamento pega atras enquanto os furos do motor ficam muito à frente, num local que achei melhor não furar pois estava quase fora do montante.

Domingo voei com meu Tucano, fiz 2 voos ótimos. Taxiando após o segundo pouso a bequilha desarmou numa curva. Partiu hangar para revisão.. Troquei o servo para um HS 75 retrátil (estava usando outro servo convencional) e refiz a linkagem, melhorando a geometria do acionamento. Agora o funcionamento está perfeito.

https://www.youtube.com/watch?v=84kr7a6_Bu0

Novidade: Comprei uma haste com absorção de impacto e rodas para a dianteira

Heliophar
membro

Mensagempor Heliophar » 30 Jan 2016 11:23

Olá Stickier

Também gostei dos struts. Testei eles com a mão e tem a mola bem forte. Agora fiquei chateado.... achei que o 20RA cabia certinho no montante.. é o que esta recomendado no manual.....
Vi o vídeo do seu trem funcionando, ficou muito bom!!! Parabéns.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 30 Jan 2016 21:37

Servo comum não serve para trens retráteis, pois servos comuns não travam nos extremos como os servos para retráteis e nem suportam o esforço que os servos para retráteis foram projetados para suportar.
Sei que muita gente usa servos comuns em trens de pouso retráteis, mas toda a vez que dá problema, culpam a qualidade dos servos e nunca a má escolha feita.
Não alimente um troll

Heliophar
membro

Mensagempor Heliophar » 06 Fev 2016 16:13

Pessoal, boa tarde. Motor comprado e a caminho. Fechei mesmo o DLE 20cc RA. Pesquisei em vários lugares e encontrei as seguintes informações:

Velas: usar as NGK ou Iridium
Tanque: 12oz para um voo de 10 minutos com sobra de aproximadamente 1/2 tanque
Mangueiras Tygon: tanto faz a medida de 1/8 ou de 3/32 para esse motor (no manual não menciona o diâmetro)

É isso aí mesmo? Alguma crítica ou sugestão?

Abraço a todos

stickier
membro

Mensagempor stickier » 12 Fev 2016 10:22

Muito bom Helio, vai postando fotos da evolução!

Abraço

Luiz Roberio
membro

Mensagempor Luiz Roberio » 28 Fev 2016 21:06

Pessoal, alguma novidade sobre o Tucano, pois estou namorando um, mas vou esperar o resultado final das montagens do pessoal aqui.
Abraços.

Fabrício Rodrigues
membro

Mensagempor Fabrício Rodrigues » 01 Mar 2016 03:40

A crise pegou geral
Meu filho João Vitor - T-27 Tucano EDA - Super Sports 40S - Pastinha

stickier
membro

Mensagempor stickier » 01 Mar 2016 09:45

Não ta facil pra ngm não.. Mas dia 13 estaremos lá!

O Tucano ta repousando.. tive problemas com a bequilha novamente, recolheu por subir na grama.. Estou analisando como poderei melhorar.

jujuba
membro

Mensagempor jujuba » 01 Mar 2016 10:59

Servo retrátil

A denominação correta desse tipo de servo não é retrátil e sim "não proporcional". No entanto ele é conhecido como retrátil por ser usado em trens de pouso retráteis, aliás esse é o seu uso mais freqüente.

Há quem não entenda o que é um servo retrátil, até compram por engano e depois dizem que o servo veio defeituoso.

O servo comum que todos conhecemos é proporcional, ou seja, à medida que se movimenta o stick do rádio ele se movimenta na mesma proporção. Você empurra um pouco o stick e o servo movimenta um pouco, você empurra o stick até a metade e o braço do servo vai até a metade, e assim por diante. Você já viu um dimmer em interruptor de lâmpadas? É aquele botão giratório que você usa para regular a intensidade da luminosidade fornecida pela lâmpada, geralmente é usado em quartos de criança. É exatamente assim que o servo proporcional funciona.

O servo não proporcional funciona diferente, até por isso é denominado assim. Imagine o interruptor de luz comum de sua casa, ele funciona somente em duas posições, com as lâmpadas acesas ou apagadas certo? Existe lâmpada meio ligada? Nesse caso não. É assim que o servo não proporcional trabalha e, em geral, o comando dele não é um stick, e sim uma chave de 2 posições do seu rádio transmissor. Esse tipo de servo não tem posições intermediárias no seu curso/trajeto, ele vai direto de uma ponta a outra, sem parar. Você não consegue comandar para que ele pare no meio ou em outra posição qualquer que não seja um dos extremos.

Para exemplificar, veja o vídeo a seguir que mostra o funcionamento de um servo não proporcional. O servo mostrado no vídeo é o HXT 9320MG-180 da HobbyKing, além de ser não proporcional ele tem um curso maior que os servos comuns, ele se movimenta até a 180 graus, mas no vídeo você pode verificar que ele vai além disso.

Leia o texto original em: Tips RC Dicas aeromodelismo, lançamentos, tecnicas p/o hobby http://tipsrc.blogspot.com/2011/01/serv ... z41ehzKTA2
Os direitos autorais deste conteudo pertencem a http://tipsrc.blogspot.com
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!

Heliophar
membro

Mensagempor Heliophar » 05 Mar 2016 10:39

Realmente a crise pegou geral. Recebi o motor e pedi uma vela de Iridium, segundo indicações dos amigos aqui do fórum. Falta o tanque de combustível, hélice, tubulações e o spinner. Vou pedi-los esse mês e ai sim iniciar os trabalhos de montagem. Não gosto de começar e deixar o aero pela metade esperando peças.

stickier
membro

Mensagempor stickier » 13 Abr 2016 20:18

Upando pra não deixar ir pra segunda página, aproveito para perguntar sobre a bequiha dianteira..

Continuo tendo problemas com desarme. Dessa vez travou de vez e eu ainda não abri para olhar. Sei que essa bequilha é fraca para essa configuração. Os trens principais estão OK. Porém para bequilha retrátil comandável não encontro nada disponivel essa categoria de avião. O modelo de mecanismo que estou usando é o convencional da Robart para classe 60. Alguma sugestão de trem de pouso que posso usar?

A estrutura do mecanismo do trem pneumático aguenta?

Ainda bem que o escapamento tá protegendo o modelo de raladas no nariz, pois está dificil acertar.. Qualquer sugestão será bem vinda

Abraços

Fabrício Rodrigues
membro

Mensagempor Fabrício Rodrigues » 24 Abr 2016 12:36

Tem no youtube no canal aeromodelismo é assim indicações da DNA sobre os kit's do tucano, dê uma olhada talvez lhe ajude, bacana as dicas.
Meu filho João Vitor - T-27 Tucano EDA - Super Sports 40S - Pastinha

stickier
membro

Mensagempor stickier » 26 Abr 2016 11:29

Boa dica Fabrício, pelo jeito os retrateis servoless são o que há de melhor no momento... Vou estudar essa possibilidade

Não deixem de ir postando atualizações, Hélio.

Abraço a todos

Eleosippo Santos Neto
membro
Contato:

Mensagempor Eleosippo Santos Neto » 26 Abr 2016 13:01

Boa tarde,
Acompanhando seu tópico, observei seus questionamentos quanto aos retráteis pneumáticos.
Estou concluindo a construção do meu SpitFire e estou usando retráteis da Robart.
(viewtopic.php?f=33&t=178007)
Ontem fiz um teste de pressão no sistema. Com uma bomba elétrica, apliquei os 120psi do manual e acionei o sistema abrindo e fechando apenas uma vez.
Deixei tudo parado por 3 horas e voltei para verificar se o sistema continuaria funcionando. Consegui acionar o sistema (abrir e fechar) completamente por mais 13 vezes sem qualquer problema ou mesmo demora no movimento.
Outro detalhe que observei, que pode parecer besteira, mas na minha opinião oferece uma segurança maior, foi que para descer o trem de pouso a gravidade sempre ajuda e por outro lado atrapalha para recolher. Sendo assim, antes de ficar sem pressão para baixar o sistema, ficará sem pressão para recolher e qualquer restinho de pressão será suficiente para travar o sistema na posição armado.
Então penso que, a não ser que alguma mangueira se solte (Quase impossível, pois tentei tirar uma e a mangueira rasgou mas não saiu da conexão) ou que você se esqueça de pressurizar o cilindro a cada voo ou pelo menos em voos intercalados , dificilmente terá algum problema com o sistema pneumático.
Obs.: Claro que estou falando de sistemas de qualidade.
Este é meu hobby, e sempre busco mais conhecimento.

Heliophar
membro

Mensagempor Heliophar » 31 Jul 2016 17:11

[imagem]https://imagizer.imageshack.us/v2/320xq90/r/921/BpuDns.jpg[/imagem]

Heliophar
membro

Mensagempor Heliophar » 31 Jul 2016 17:16

Pessoal, não esqueci do tópico. Como o prometido vou postar a montagem. Nesse tempo todo que passou eu recebi mais algumas peças e agora iniciarei a montagem do Tucano.
Comecei a montagem pela asa. Fiz as fixações dos blocos de madeira para os servos da asa e instalei os servos. Foi chato passar a fiação pela asa. Usei uma chumbada amarrada numa linha de pesca e como fio guia e depois puxei os fios dos servos com ela. Conectei ao cabo T e instalei temporariamente os servos, pois ainda tenho que ajustar eles em 0.

Heliophar
membro

Mensagempor Heliophar » 31 Jul 2016 17:17

Para fixar os servos usei blocos de Pinus, que são leves e resistentes. Colei eles nas rampas do compartimento co
Epoxi.

Heliophar
membro

Mensagempor Heliophar » 31 Jul 2016 17:19

Também instalei as lentes das luzes. Para isso lixei levemente a área a ser colada e limpei com álcool isopropílico. Fica uma alerta: a tinta preta da área das luzes saiu levemente na estopa de limpeza! Cuidado na hora do preparo!!!

Heliophar
membro

Mensagempor Heliophar » 31 Jul 2016 17:20

[imagem]https://imagizer.imageshack.us/v2/320xq90/r/921/BpuDns.jpg[/imagem]

Heliophar
membro

Mensagempor Heliophar » 31 Jul 2016 17:24

[img][/img]

Heliophar
membro

Mensagempor Heliophar » 31 Jul 2016 17:27

[imagem][=http://imageshack.com/f/plvi2Rqcj][/URL]

Heliophar
membro

Mensagempor Heliophar » 31 Jul 2016 17:28

[imagem][/imagem]

Voltar para “Aviões com motor a combustão”