vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por fabriciogf »

estou pensando em construir um treinador asa alta,1,50 de envergadura,para motor evolution .36,com os restos de materiais que tenho aqui em casa:compensado,balsa,depron,cola branca,cano de pvc,etc.Estou precisando fazer uma limpeza aqui mas antes gostaria de aproveitar tudo que fosse possível.A asa eu vou fazer as nervuras com os restos de um compensado 3mm e varetas de balsa coladas com cola branca, pra chapear estava pensando em depron 2mm que tenho aqui,ou comprar chapas de balsa 1,5 mm,mas não estou querendo comprar mais nada.Já procurei pra todo lado e não encontrei ninguém que tenha construído algo parecido.
DELTA
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Ter Nov 26, 2013 9:57 pm
Localização: JABORANDI SP

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por DELTA »

O normal é exatamente o contrário do que quer fazer e é mais fácil: Corte a asa (perfil) em isopor e depois chapeie com balsa.
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por fabriciogf »

tudo bem delta, só que eu vou construir a asa estrutural compensado,varetas de balsa e cola branca.O chapeamento é só nos bordos de ataque e fuga,coisa mínima,só pra entelar mais fácil mesmo .
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por ricardovasc »

Não acho que vale a pena. As partes de depron com o tempo ficaram com marcas e amassados.
Como foi dito, chapear isopor com balsa é o mais comum e vale a pena.
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por fabriciogf »

Entendi, vou montar a estrutura e ver como ficou a resistência, talvez eu colo só uma chapa estreita de balsa no bordo de ataque e no de fuga, ou entelar sem chapear será que fica bom?
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por cebola »

Fabricio, o problema de chapear uma estrutura de balsa com depron será na hora de entelar. Vc precisará aplicar calor para o filme aderir e isto vai deformar o depron.

Como o colega anterior falou, o que o pessoal geralmente faz é chapear asa de madeira com madeira, ou asa de isopor com madeira.

Eu já construí asa estrutural de depron e cobri com depron de 2mm, aí entelei com vinil mesmo. O problema desta tecnica é que o vinil não encolhe e fica molenga nas areas vazadas. Então só se aplica a asas de aeros pequenos.
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por fabriciogf »

cebola,na verdade eu vou entelar é com vinil mesmo,que já vem com cola e não precisa de tanto calor pra aderência.Agora nas áreas vazadas precisa ficar bem esticado.Esse aero é pra ser barato mesmo,feito com sobras de material,sem muito investimento na construção,não precisa ter aparência impecável,porém precisa voar bem.Se o problema for a área vazada,talvez eu fecho tudo também.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por Gilberto »

O projeto do avião com asa de 1,5m é para motor .36 mesmo? Ou é .46?
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por ricardovasc »

Não tive boas experiências com vinil e áreas vazadas, mas quem sabe você consegue um melhor resultado.

Aqui no nordeste faz bastante calor e algumas vezes as entelagens voltam da pista com rugas e temos que passar o ferrinho novamente nessas áreas.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por Douglas Lenz »

Fabricio

Não interprete mal minhas palavras.

Mas aeromodelo feito de "aproveitamento" de materiais variados (balsa, compensado, depron, cano de pvc) tem dois destinos, ficar feio, ficar ruim ou o mais provável, ficar feio e voar mal.

Pense que uma asa feita com nervuras de compensado 3mm e entelado com vinil, vai ter o peso final altíssimo, quase só a asa vai pesar o que o aero inteiro deveria pesar.

Se tu tens mesmo um motor na faixa dos 30 certamente ele vai voar pendurado no motor. Se for um 46 daí sim, voa.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Responder