Adaptação de partida elétrica em um motor glow

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diegostf
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Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por diegostf »

Claudio_Sapo escreveu:Obrigado, Fernando !
O Paulo, proprietário do motor, me autorizou a publicar o video do teste:

https://youtu.be/J8Gy9ACSt34

Abraços !


Ficou muito bom mesmo. Estou pensando em fazer algo semelhante para um Evolution 10GX, só me preocupo com o peso extra.

Tens ideia de quanto peso extra foi adicionado ao motor?
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Excluído

Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por Excluído »

Não tenho idéia do peso "adicionado", pois na verdade, na primeira foto você vê um monte de chumbo no motor, e portando no caso do avião do Paulo o peso do conjunto era até uma certa vantagem, e por isso eu nem me preocupei em pesar nada...
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galo_ivi
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Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por galo_ivi »

Capricho pouco é bobagem se tratando do Claudio.
Pode pedir o que for que ele faz.
Ele ama mesmo é trabalhar com inox. :twisted:
Abraço
Wood rules.
Excluído

Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por Excluído »

galo_ivi escreveu:Ele ama mesmo é trabalhar com inox. :twisted:
Abraço


O Leandro se inspirou na biografia do Torquemada antes de me entregar os projetos das peças dele, em especial o do eixo em inox...
Mas como tudo tem volta, estou aprendendo umas técnicas Vodu com o Condor, portanto você que se cuide...
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

E, por falar nisso, aguardem mais novidades... Afinal, aeromodelista que se preza nunca acha que é suficiente...
O Paulo não é exceção e portanto já me arrumou mais uma "novidade" para o motor dele. :mrgreen:
Excluído

Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por Excluído »

Bem que eu disse... aeromodelista nunca está satisfeito, em especial o pessoal de escala.
O Paulo decidiu trocar o motor de partida por um brushless, que vai reduzir bastante o peso do conjunto.
Será necessário modificar o eixo do brushless para receber o pinhão do motoro original, mas isso não me preocupa.
O problema era remover o "mardito" pinhão do eixo original, pois pelo jeito o treco é montado por meio de interferência mecânica forte.
As primeiras tentativas com os métodos usuais fracassaram, e portanto cheguei à conclusão que teria de fazer uma ferramenta para remover o pinhão.
Comecei com algumas peças que tinha na caixa de sucata, e improvisei um sacador soldando duas peças de aço 1045 com solda prata... (o meu amigo Parkinson via de regra se intromete quando eu tento fazer alguma coisa com solda de arco, e portanto em peças pequenas eu sempre opto pelo maçarico... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ).
01_sacador_improvisado.jpg
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A solda não aguentou nem a primeira volta do parafuso... :mrgreen:
De volta à prancheta...
Editado pela última vez por Excluído em Seg Jan 11, 2016 12:15 am, em um total de 2 vezes.
Excluído

Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por Excluído »

Aproveitei um pedaço de tarugo de aço 1045 que estava rodando por aqui já com as dimensões aproximadas que eu queria, e torneei e fresei um sacador sob medida.
O acabamento não foi uma preocupação neste caso, pois provavelmente nunca mais usarei essa ferramenta, portanto não perdi muito tempo com isso, se bem que prefiro sempre peças bem acabadas, mesmo que ninguém vá ver.
Um parafuso Allen M4 foi modificado para caber no furo do pinhão.
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Excluído

Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por Excluído »

Não lembrei de fotografar o processo, mas achei prudente temperar a ferramenta, pois fiquei com medo que deformasse ao começar a apertar o parafuso.
A iluminação da imagem estava ruim, mas a ferramenta obviamente mudou de cor após a têmpera.
10_sacador_temperado.jpg
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Decidi também aquecer o pinhão para facilitar a remoção por conta da dilatação térmica e também para desnaturar algum eventual travante químico que existisse na junção.
Ledo engano o meu de pensar que o maçariquinho de joalheiro da Dremel ia dar conta do recado... o Butano de isqueiro não deu nem para o começo... Tive de apelar para artilharia pesada :
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Um pouco de reza-brava e .... TA-DAMMMMM...
SUCESSO !!!!!
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Agora é medir e rebaixar no torno o eixo do novo motor, mas isso fica para amanhã.
Editado pela última vez por Excluído em Seg Jan 11, 2016 12:37 am, em um total de 1 vez.
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diegostf
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Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por diegostf »

Como não consegui um sistema de partida elétrica pro meu 10GX (existem para motores de 30cc e maiores), pensei em fazer uma de alumínio ou nylon, usando engrenagem já prontas, de automodelos.
Conseguir encontrar as peças e calcular as reduções certas, mas parei no one way, pelo seguinte motivo: o 10GX pode chegar até 12800rpm, então o one way teria que suportar mais que isso. Porém modelo com diâmetro interno maior que 10mm (terei que fazer um adaptador pro eixo) e encontráveis tem limite de rotação em 9000rpm. :( :(
Agora preciso pensar numa saida pra isso. De volta a prancheta também.

Claudio, qual motor brushless vai utilizar?
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Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por Excluído »

Diego, o motor foi escolhido e trazido pelo Paulo, portanto não sei os critérios dele para a escolha, e de qualquer modo estou tão desatualizado que acho que nem conseguiria escolher um motor eu mesmo.
O modelo que ele trouxe é um Turnigy Aerodrive D3536/9 de 910KV.
Quando for usinar o eixo postarei mais fotos, inclusive do motor.
Excluído

Re: Adaptação de partida elétrica em um motor glow

Mensagem por Excluído »

Hoje fiz o rebaixo do eixo e terminei o trabalho.
O eixo originalmente tinha 4.97 mm de diâmetro, e o eixo original do pinhão tinha 3.16 mm.
Decidi deixar o eixo retrabalhado com 3.12 mm e montar com travador químico ao invés de usar montagem por interferência, pois fiquei com medo de algum "acidente" no momento de prensar o pinhão.
Como segurança adicional fiz um rasgo no eixo para receber um c-clip ou outro tipo de trava para o caso de o travador se soltar, evitando a perda do pinhão.
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O acabamento da parte rebaixada ficou áspero propositalmente, para aumentar a aderência do travador.
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