Vela de inguinição (spark plug)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Vela de inguinição (spark plug)

Mensagem por apfabinhosilva »

Boa tarde amigos. Pergunta de o leigo no assunto. Tem alguma vela glow que produza faísca? caso não teria como fazer um produzir ou seria somente as vela para motores gasolina?
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Vela de inguinição (spark plug)

Mensagem por LaercioLMB »

Velas glow não trabalham com faísca e sim com calor, pois possuem uma resistência que ao aquecida, gera a combustão no motor por compressão + calor, praticamente da mesma maneira que um motor diesel, compressão + calor = combustão.
Alguns motores diesel mais antigos tinham até uma resistência na tampa de cilindros para aquecer o cilindro um pouco antes de dar a partida em dias frios.
Hoje não sei como é feito, deve ter algum sistema automatizado já que existem tantas injeções eletrônicas inclusive em motores diesel.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: Vela de inguinição (spark plug)

Mensagem por apfabinhosilva »

obrigado Laercio. minha questão seria a seguida eu mesmo construir uma microturbina para jato caseira mesmo, só para brincar no fundo do quintal e incomodar um poucos os vizinhos kkk. ela já funcionou bem partida manual tudo certinho na faze do esqueiro na traseira dela pois eu coloquei uma vela glow OS A3 que os fabricante indicão mais com essa vela ela não dá a explosão de forma nenhuma por isso minha pergunta. Queria arruma uma vela pra da a partida nela sem o esqueiro.
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Vela de inguinição (spark plug)

Mensagem por LaercioLMB »

Tem velas pequenas de motores a gasolina para não precisar mais usar o isqueiro que deve ser bem chato isso.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... solina-_JM

Se garimpar mais, vai encontrar mais baratas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: Vela de inguinição (spark plug)

Mensagem por apfabinhosilva »

Laércio só mais uma duvida essas velas obrigatoriamente precisa do CDI? Ou tem outra forma de acionar elas? Pois eu preciso da faísca só na partida da turbina.
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
FlyHigh
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 2:01 pm
Localização: Litoral - SP

Re: Vela de inguinição (spark plug)

Mensagem por FlyHigh »

apfabinhosilva escreveu:Laércio só mais uma duvida essas velas obrigatoriamente precisa do CDI? Ou tem outra forma de acionar elas? Pois eu preciso da faísca só na partida da turbina.


Tentando ajudar...
não é obrigatório o uso de um CDI pra gerar a tensão necessária que irá criar o arco voltaico, ou seja a faísca nessas velas.
Poderá usar o sistema tradicional; com magneto, platinado e bobina, se assim desejar.

O CDI é o meio "eletrônico" de se fazer o mapeamento necessário para saber onde o pistão se encontra em PMS para disparo da faísca e assim por diante.

Como não precisa desse mapeamento, bastará um gerador dessa tensão necessária, talvez um capacitor resolva. Mas não tenho expertise em eletrônica para te ajudar nisso, lamento.

Boa sorte e se possível, crie um tópico mostrando o passo a passo do seu protótipo e funcionamento, por favor.
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: Vela de inguinição (spark plug)

Mensagem por apfabinhosilva »

Keep obrigado seria isso mesmo que estou querendo. Só uma pergunta qual seria o valor da tenção para gerar esse arco na vela?
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
FlyHigh
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 2:01 pm
Localização: Litoral - SP

Re: Vela de inguinição (spark plug)

Mensagem por FlyHigh »

apfabinhosilva escreveu:Keep obrigado seria isso mesmo que estou querendo. Só uma pergunta qual seria o valor da tenção para gerar esse arco na vela?


Imagino que seja alta-tensão, mas não sei dizer quanto.
No site do fabricante da vela que uso nos meus DLE 20cc, não diz nada a respeito, infelizmente.

http://www.ngk.com/product.aspx?zpid=9624

Boa sorte!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Vela de inguinição (spark plug)

Mensagem por LaercioLMB »

Use uma bobina de carro, pode ser a mesma usada nos fuscas e um botão NA para acionar a bobina, pressiona o botão e ao soltar a vela dá a faísca, funciona como se fosse o platinado, simples, fácil e barato já que a faísca é só para iniciar a ignição e se não pegar, pressiona e solta o botão de novo.
É assim que a bobina de fusca funciona, o platinado é um botão que liga e desliga o tempo todo e cada vez que ele desliga, a bobina manda a faísca.
Só cuidado com o choque, não mata, mas é muito forte e você não vai gostar de levar um choque de uma bobina dessas.
A tensão na vela é um pulso de algo em torno de 20000 volts.
Tem TV com tubo de imagem que a bobina que aciona o tubo chega a 40000 volts.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: Vela de inguinição (spark plug)

Mensagem por apfabinhosilva »

opá obrigado mais uma vez Laércio e a você também Keep vou providenciar isso.
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Responder