Vela de inguinição (spark plug)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
DELTA
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Ter Nov 26, 2013 9:57 pm
Localização: JABORANDI SP

Re: Vela de inguinição (spark plug)

Mensagem por DELTA »

E um daqueles acendedor de fogões, é muito simples e barato e talvez funcione para o que pretende.
DELTA
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Ter Nov 26, 2013 9:57 pm
Localização: JABORANDI SP

Re: Vela de inguinição (spark plug)

Mensagem por DELTA »

LaercioLMB escreveu:Velas glow não trabalham com faísca e sim com calor, pois possuem uma resistência que ao aquecida, gera a combustão no motor por compressão + calor, praticamente da mesma maneira que um motor diesel, compressão + calor = combustão.
Alguns motores diesel mais antigos tinham até uma resistência na tampa de cilindros para aquecer o cilindro um pouco antes de dar a partida em dias frios.
Hoje não sei como é feito, deve ter algum sistema automatizado já que existem tantas injeções eletrônicas inclusive em motores diesel.


Trabalho ao lado de uma oficina de injeção diesel e vejo que ainda existe muitos motores com pré aquecimento, principalmente nos importados.Usam velas aquecedoras.
Lógico que bem diferentes dos Mercedes 321 com seu tradicional "saleiro". Hoje é acionado automaticamente dependendo da temperatura.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Vela de inguinição (spark plug)

Mensagem por LaercioLMB »

DELTA escreveu:
LaercioLMB escreveu:Velas glow não trabalham com faísca e sim com calor, pois possuem uma resistência que ao aquecida, gera a combustão no motor por compressão + calor, praticamente da mesma maneira que um motor diesel, compressão + calor = combustão.
Alguns motores diesel mais antigos tinham até uma resistência na tampa de cilindros para aquecer o cilindro um pouco antes de dar a partida em dias frios.
Hoje não sei como é feito, deve ter algum sistema automatizado já que existem tantas injeções eletrônicas inclusive em motores diesel.


Trabalho ao lado de uma oficina de injeção diesel e vejo que ainda existe muitos motores com pré aquecimento, principalmente nos importados.Usam velas aquecedoras.
Lógico que bem diferentes dos Mercedes 321 com seu tradicional "saleiro". Hoje é acionado automaticamente dependendo da temperatura.


Lembro bem daquele "saleiro" :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Eu imaginava que tinha algo automático, mas não pensei que ainda fossem com velas de aquecimento, imaginei algo no próprio bico injetor para aquecer o diesel ao ser injetado no motor.

painel caminhão antigo.jpg
painel caminhão antigo.jpg (37.29 KiB) Exibido 4697 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
pietro
membro
Mensagens: 72
Registrado em: Ter Set 23, 2014 5:49 pm
Localização: RIO BANANAL

Re: Vela de inguinição (spark plug)

Mensagem por pietro »

O pré-aquecimento é tão normal que os modernos carros flex estão abandonando o tanquinho de gasolina é pré-aquecendo o álcool antes da partida nos dias frios, mas tudo de forma automática.
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Vela de inguinição (spark plug)

Mensagem por stickier »

Glow, além do nome, é a tecnologia da vela, em tradução livre: brilhar, ou seja, a vela fica vermelhinha e brilha, incandesce. Nao existe vela glow com faisca intermitente, a nao ser que tenha um dispositivo para controlar isso.
Responder