modificações no Pastinha J3 Artal modelo antigo

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: modificações no Pastinha J3 Artal modelo antigo

Mensagem por rafael_reali »

Ótimo texto Laércio, ótimo mesmo. Muitos reclamam desse aeromodelo e eu nunca entendi essa reclamação pois só tenho um e ele sempre voou bem.
Você tocou em um ponto muito importante, sobre a viscosidade do ar, que não muda - tanto para aviaozão como para aviaozinho. E foi por isso que eu citei as pequenas diferenças entre o projeto que está no papel e o que está voando. Creio que eles sempre devem fazer uns ajustezinhos. No canal da Artal Aeromodelos tem uns vídeos de eles testando um ultraleve e vídeo após vídeo ele fazem pequenas modificações.

Outra parte interessante do texto é como eu vejo pessoas voando ano após anos do mesmo jeito, sem aprender mais nada. Você tocou em outro ponto sobre quase ninguém usar leme nas curvas... Vejo muito aeromodelo dando estrelinha na pista.

Forte abraço!
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: modificações no Pastinha J3 Artal modelo antigo

Mensagem por LaercioLMB »

Eu fiz até um vídeo com um Piper J3 no simulador (pois eu não tenho um para testar real) para verem a diferença que faz manobras com o uso do leme em baixas velocidades.
Note que na decolagem eu deixo o modelo subir sozinho, sem cabrar, pois não se deve cabrar para decolar, isso muitas vezes faz o modelo estolar por não ter alcançado ainda a velocidade ideal para o voo.
Saio da decolagem assim que ele alça voo, com uma curva usando o leme e não os ailerons e na maior parte do tempo em baixa velocidade, uso somente o leme e nas duas ocasiões em que usei os ailerons para fazer curva em baixa velocidade, o modelo estolou de ponta de asa e quase caiu.
Note que eu não costumo voar alto, é mania minha isso de voar baixo e se errar e não souber o que fazer, não terá tempo de recuperar.
Depois das duas estoladas em curvas feitas com os ailerons, em seguida eu fiz a curva usando o leme e note a velocidade mostrada, semp´re baixa e a curva saiu perfeita sem estolar.
Lógico que eu compenso a curva com o leme usando os ailerons no sentido contrário para manter o aeromodelo nivelado e uso o profundor para manter ele estável sem picar (descer), pois se só usar o leme, o aeromodelo tende a rolar para dentro da curva e descer e é isso que a maioria não aprende a fazer e juram que sabem pilotar.
O leme é fundamental para pouso e decolagem, pois em baixas velocidades, o uso dos ailerons é complicado para fazer curvas e se corre o risco de estolar de ponta de asa.
As estrelinhas que você tem visto na pista é justamente de gente que tenta só usar os ailerons no pouso e o modelo estola de ponta de asa.




Veja que com o Piper J3 não precisa ficar só no voo tipo mosca de padaria, dá para fazer algumas manobras mais ousadas para o modelo, como voar em dorso por exemplo.

Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: modificações no Pastinha J3 Artal modelo antigo

Mensagem por man1aco »

Vamos as proporções do meu pastinha.

Asa 1,61m env - Corda 28cm

Fuselagem 1m, 65% da envergadura

Momento de cauda 1,1 Corda

Area do estabilizador era 15% da area da asa , aumentei para 20% com depron fixado com varetas de fibra.

Dizer que esse pastinha "Avua" sim tudo bem "Avua" mas pra dizer que voa como um avistar voa isso não mesmo.

Ajustar o CG do pastinha após modificações na cauda não é nenhum drama Laercio , há muito braço de montante a frente para deslocar o motor e posso dizer que ainda há hoje quase 1cm de braço a frente do motor o que me dá a possibilidade de mexer ainda mais no conjunto de cauda, isto que ainda com o tanque vazio ele dá CG com a bateria atras dos servos, ainda tenho a opção de colocar ela para frente se necessario.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: modificações no Pastinha J3 Artal modelo antigo

Mensagem por LaercioLMB »

O CG de um modelo a combustão é com tanque vazio e não cheio, pois com tanque cheio ele ficará com peso de nariz e isso é ótimo, pois terá controle total do modelo e quando o tanque estiver vazio, não terá problema de peso de cauda que é um horror pilotar um modelo com peso de cauda, não tem cristo que consiga voar bem assim.
A área do estabilizador é contada com o profundor junto, não somente o estabilizador e 1,1 x a corda da asa em momento de cauda que é medido do bordo de fuga da asa até o bordo de ataque do estabilizador, é sim muito curto e deixa qualquer modelo arisco em arfagem, não tem jeito.
Qual a medida da hélice até o bordo de ataque da asa?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: modificações no Pastinha J3 Artal modelo antigo

Mensagem por man1aco »

Quanto a area do estabilizador eu contei a area da peça toda mesmo , parte fixa e movel era meros 15% e passei para 20%.

Sendo que diferente de aeromodelos convencionais classe .40 onde normalmente no bordo de ataque do estabilizador se tem menos de 5cm de largura de fuselagem e no fim dele praticamente só a espessura do leme, isso da uma area inutil inexpressiva.

O pastinha foge disso pois a fuselagem de quase 9cm de espessura vai até o fim e a area banhada pelo ar é na pratica menor do que a area medida do estabilizador.

Quando chegar em casa vejo a medida da helice até o bordo de ataque.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: modificações no Pastinha J3 Artal modelo antigo

Mensagem por man1aco »

helice <--> Bordo de ataque 30cm , mais de 1C eta nariz comprido.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: modificações no Pastinha J3 Artal modelo antigo

Mensagem por LaercioLMB »

Então dê um jeito da asa ir mais para a frente, pois momento de cauda curto e momento de nariz longo, significa asa fora de posição.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: modificações no Pastinha J3 Artal modelo antigo

Mensagem por man1aco »

Tambem penso ser o melhor caminho, tudo que preciso fazer e passar a asa para 2 servos pra livra o meio dela e poder modificar sem tirar a parede de compensado tem que atras do canopy. assim só modifico dessa parede pra frente pra ter onde apoiar a asa e tampo o vão que sobrar atras dela.
Responder