Madeira para fixação do trem do pouso!

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
rodolfoauditore
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Jun 29, 2014 3:48 pm
Localização: Vera Cruz SP

Madeira para fixação do trem do pouso!

Mensagem por rodolfoauditore »

Bom dia galera, recentemente, eu comprei um FUNTANA - X .50 usado, porem ele veio todo encharcado de oléo na parte da frente, e acabei refazendo toda a estrutura da frente e a parte do trem de pouso, ficou excelente ao meu ver, no entanto, após um pouso sem motor, o mesmo acabou se quebrando e percebei que a madeira que eu havia colocado lascou, ele não sofreu danos maiores, mas a madeira saiu, por ela ser um compensado (aquela madeira que tem várias camadas!) acabou se lascando, literalmente HAHA, alguem ae me indica, uma madeira maciça, para min re-fazer o trem de pouso? - desde já, thanks folks!
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: MADEIRA PARA FIXAÇÃO DO TREM DE POUSO!

Mensagem por rafael_reali »

Será que ela saiu pelo motivo de você ter refeito a colagem? Não é pq a madeira está cheia de óleo que tem de ser refeita, mas se vc descolar ai não pega mais cola mesmo pois ela está cheia de óleo.
Se vc tentar colocar madeira maciça esse "toco" pode ficar muito pesado, além de que vc desperdiçará o que o compensado tem de melhor: a compensação das forças estruturais da madeira nos dois sentido. Sugiro vc manter o compensado e quanto mais "lâminas" ele tiver melhor. Veja bem, não é quanto mais grosso, melhor, mas sim a quantidade de lâminas.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
felipegrossi
membro
Mensagens: 405
Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
Contato:

Re: Madeira para fixação do trem do pouso!

Mensagem por felipegrossi »

Que compensado utilizou? O de guarda-roupa?
Se foi um compensado qualquer... Não vai ficar bom.

Procure pelo compensado Midwest. Muito mais caro, porem mais leve e mais resistente.

Abraço
Life's short, Fly hard!!!
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Madeira para fixação do trem do pouso!

Mensagem por rnjorge »

Nem é uma questão de marca. Se usar o LitePly da Midwest pode ter o mesmo problema.
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
rodolfoauditore
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Jun 29, 2014 3:48 pm
Localização: Vera Cruz SP

Re: Madeira para fixação do trem do pouso!

Mensagem por rodolfoauditore »

Na verdade eu re-fiz justamente por conta do óleo, pois a balsa da frente estava totalmente encharcada, na verdade não tive nenhuma dificuldade em tirar tudo, a cola estava caramelizada e macia de tanto óleo, eu tinha que refazer, e foi o que eu fiz, conforme eu ia fechando eu ia envernizando por dentro, ficou muito bom o que eu fiz, eu recorri a um marceneiro e ele fez pra min madeiras triangulares para min 'assentar' o compensado de 8mm, mas com o pouso que eu fiz (sem motor!) o compensado lascou e saiu. A madeira que estava antes desse compensado, era uma madeira maciça, um pouco mais grossa do que a parede de fogo do Funtana!
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Madeira para fixação do trem do pouso!

Mensagem por rafael_reali »

Basicamente você deve conseguir um compensado leve. Qualquer marceneiro pode te dar um pedaço. Compensado de 4mm deve dar conta do recado muito bem.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Responder