Dificuldade na decolagem

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Dificuldade na decolagem

Mensagem por Bivo »

Não deverá puxar, pois o motor estará em baixa rotação.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Dificuldade na decolagem

Mensagem por rafael_reali »

Como estão as rodinhas do trem principal? Estão livres? Verificou se a roda direita não está presa?
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Dificuldade na decolagem

Mensagem por rnjorge »

Como disseram, vá acelerando devagar e controle no leme. Talvez um pouco de exponencial no leme ajude. E um pouco de "toe in" no trem de pouso (rodas convergindo).
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: Dificuldade na decolagem

Mensagem por Camacho »

pitts é terrivel pra pouso e decolagem... tive um 1/3 de escala e fazia a mesma coisa.
momentos muito curtos e leme sensível...
o unico jeito que conseguia decolar ele era tocando motor a plena e corrigindo no leme com um monte de exponencial.
dar motor aos poucos só funciona se tiver 1 km de pista, o que não era meu caso.
enfim. é um modelo bonito, mas que , pelo menos pra mim, não deixou saudade...
ABRAÇO
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
twister69
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Sex Jul 20, 2012 11:55 am
Localização: Parauapebas - PA

Re: Dificuldade na decolagem

Mensagem por twister69 »

Camacho escreveu:pitts é terrivel pra pouso e decolagem... tive um 1/3 de escala e fazia a mesma coisa.
momentos muito curtos e leme sensível...
o unico jeito que conseguia decolar ele era tocando motor a plena e corrigindo no leme com um monte de exponencial.
dar motor aos poucos só funciona se tiver 1 km de pista, o que não era meu caso.
enfim. é um modelo bonito, mas que , pelo menos pra mim, não deixou saudade...
ABRAÇO

a decolagem tinha esse mesmo problema de puxar para direita? e qual era o problema no pouso?
Parauapebas - PA
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Re: Dificuldade na decolagem

Mensagem por ferrabra »

Esta tendência é forte nas aeronaves "tail dagger" porque 4 fatores contribuem pra isso.
1 - O torque gera mais carga na roda oposta ao giro e a aeronave tende para este lado. Este efeito pode ser reduzido aplicando potência mais lentamente.
2 - O "slipstream" que faz com que o o ar atinja o leme no sentido da rotação forçando a aeronave para a esquerda. Diminui conforme a aeronave anda mais rápido.
3 - Fator P: A hélice inclinada para cima gira em um plano diferente do fluxo do ar. Desta forma a parte da hélice que desce está atinge o ar com ângulo de ataque maior que a que sobe. Mais uma coisa que gera torque para a esquerda. Este efeito diminui conforme a velocidade aumenta e a aeronave levanta a cauda.
4 - Finalmente o efeito giroscópico da hélice que conforme a cauda sobe, com um torque gerado pelo profundor, é aplicado um torque girado em 90 graus com relação a rotação. Ou seja, curva para a esquerda. Este efeito ocorre durante a subida ou descida da cauda nos pousos e decolagem.
Aeronave de cuda baixa é realmente mais complexa do que as com bequilha. Esta última não sofre com os 2 últimos.
Responder