Problemas com motor DA 100cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Rafael Aerolibelula
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Qui Abr 19, 2012 1:53 pm

Problemas com motor DA 100cc

Mensagem por Rafael Aerolibelula »

Boa Tarde Comandantes!

Estou com problemas no meu motor que esta me deixando de cabelo em Pé.

Vou tentar ser o mais claro possivel com a explicação e detalhes do que já fiz.
Sei que é muita coisa para ler assim de inicio, mas foi a unica forma que encontrei para que
perguntas posteriores não fossem necessárias. Então la vai !!

Meu motor é um DA100L uso hélice 27x10. Já tenho esse motor pouco mais de 2 anos, meu estilo de vôo é acrobático 3D e sempre funcionou lindo de mais, Zero problemas, fez jus ao seu nome. Porém, fazem uns 3 meses que ele começou a incomodar. Defeito!

Motor Morre na transição de Lenta para Alta

Detalhe, o motor pega bem ( muito fácil ) lenta normal, se eu acelerar devagar e constante até o final de curso o motor responde normalmente, não engasga, não apaga, funciona normal, mas quando eu volto o acelerador para a lenta, o RPM da lenta fica muito baixo, quase morre durante uns 10 segundos e então estabiliza e volta ao RPM de lenta normal novamente. Porém se eu acelerar de repente, ele morre seco, como se fosse falta de combustível (na verdade acho que é isso que ocorre). E essa seria a pior parte para meu vôo, acelerar de repente e o motor apagar.

Meu Motor sempre funcionou com 1,5 voltas na baixa 1,8 voltas na alta.
Sempre usei gasolina de aviação com óleo Motul 800. Minha mistura até 6 meses atrás eram de 30ml por litro. Depois disso passei a usar 25ml por litro.

Temperatura do motor sempre está OK entre 75 e 85 graus.

Tanque combustível Dubro 1lt com 2 saidas, sendo 1 mangueira o respiro e outra sai do tanque, conecta no Y uma ponta vai para o motor e a outra para o abastecedor..

Minha Valvula de abastecimento é da Dubro com engate rápido (sistema com esfera)

O que fiz até agora.

No primeiro dia que apresentou o defeito, na hora abri o carburador para verificar a peneira, e la estava a maldita, muito suja (Imunda) pois nunca havia sido aberto. Pensei então, o problema esta aqui, troquei a peneira, nem me dei ao trabalho de limpa-la. Voltei a pista e para minha surpresa o problema persistia. Então decidi ir mais afundo.
1 – Ignição funcionando 100%

2 – Bateria carregada (Hidrimax hobbico 4,8v 2000mah) pois minha ignição vai até 6v.

3 – Substituição de Todas as mangueiras (mesmo não havendo necessidade).

4 – Substituição borracha de vedação do tanque de combustível.

5 – Teste de estanqueidade do tanque com manômetro (vedando 200%).

6 – Teste de estanqueidade da válvula de abastecimento tudo OK.

7 – Substituição das velas.

8 – Substituição de peças no carburador (Membrana, Diafragma, Garfo que atua na agulha interna (needle valve) do carburador, todas as juntas do mesmo.

9 – Conferencia no sistema de palhetas, nada de anormal, estão bem assentadas.

10 – Trabalho com as Agulhas. Mesmo não estando de acordo a mexer nas regulagens de alta e baixa (já que o motor sempre funcionou assim) Fui a diante para ver o que acontecia. Resultado: Depois de tanto mexer em diferentes posições com H e L, cheguei a uma regulagem de 2,5 voltas na baixa e 2.0 voltas alta. O motor parou de morrer na transição. Mas o funcionamento do motor era outro, pelo som grave que fazia pude detectar que não estava a mesma coisa que era, pois estava com a mistura rica. Além disso, com essa regulagem ele perdeu força, não rendia muito (sempre controlando rotação e temperatura máxima). E o Detalhe maior, com essa regulagem gastou o tanque de 1Lt em 6min. Pousei por pane seca. (quando que, na época em que ele funcionava bem eu voava durante 8min. E pousava com meio tanque)

11 - Substitui o carburador completo que no meu caso é o WJ71 pelo WJ65 que é aplicado em motores de 85cc até 120cc no caso especifico, aplicado em um DLE 85cc. Problema continuou igual. Peguei emprestado o carburador de um amigo que tem o mesmo motor que eu (DA100L) e testamos. Com o carburador dele a única coisa que pude perceber de diferente, é que o motor parecia mais firme em lenta e em alta, mas na transição acontecia a mesma coisa, apaga seco !

Gostaria muito de resolver meu problema pois gosto de mais desse motor, só que no momento me da 3 tipos de nojo quando olho para ele. Kkkkk Brincadeira.

Gostaria muito do apoio dos amigos para sanar esse problema.
Obrigado a todos
Editado pela última vez por Rafael Aerolibelula em Sáb Mar 04, 2017 6:03 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Problemas com motor DA 100cc

Mensagem por Paulinho »

Tudo bem Rafael? Cara, quantas horas de vôo acha que tem seu motor? Você sabe regular com certeza as agulhas de mistura? Já abriu seu motor para manutenção? Abração!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Rafael Aerolibelula
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Qui Abr 19, 2012 1:53 pm

Re: Problemas com motor DA 100cc

Mensagem por Rafael Aerolibelula »

Boa tarde Paulinho.. Com certeza sei sim.. Ja tive Dle 55 Dle 60 tive 2. No Geral eu acabo mexendo no motor de todos aqui na pista e nao estou conseguindo resolver meu problema. Por isso digo que não está na regulagem das agulhas.. Meu Motor deve ter aproximadamente 50 horas de funcionamento.
Rafael Aerolibelula
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Qui Abr 19, 2012 1:53 pm

Re: Problemas com motor DA 100cc

Mensagem por Rafael Aerolibelula »

Paulinho quanto a abrir o motor para manutenção, sim ja fiz algumas vezes isso. Inclusive meu motor está inteiramente descarbonizado com juntas novas e todo o restante que está ai no topico.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Problemas com motor DA 100cc

Mensagem por Paulinho »

Rolamentos?
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Problemas com motor DA 100cc

Mensagem por stickier »

Como está o ajuste do ponto? Não soltou e se moveu o sensor?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Problemas com motor DA 100cc

Mensagem por LaercioLMB »

Motor tem desgaste de camisa, pistão e anéis e quando isso ocorre, a compressão do motor já não é a mesma, mesmo parecendo estar boa, mas a compressão já não dá mais o mesmo que dava antes e isso afeta na regulagem de um motor, seja ele qual for.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Rafael Aerolibelula
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Qui Abr 19, 2012 1:53 pm

Re: Problemas com motor DA 100cc

Mensagem por Rafael Aerolibelula »

Quanto ao ponto do motor.. Sim, o sensor está extremamente fixo. Não mexeu nem um pêlo de pulga para os lados.
Rafael Aerolibelula
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Qui Abr 19, 2012 1:53 pm

Re: Problemas com motor DA 100cc

Mensagem por Rafael Aerolibelula »

Laercio.. mesmo levando em consideração que em alta ele funciona bem ??? Pois ele está girando 6400 rpm com uma 27x10 xoar. Camisa e anéis estão polidos, espelhados plenamente amaciado. Compressão têm. Motor pega muito bem. Não acredito que seja isso.
Rafael Aerolibelula
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Qui Abr 19, 2012 1:53 pm

Re: Problemas com motor DA 100cc

Mensagem por Rafael Aerolibelula »

Problema solucionado..
Responder