CASEIROL Duvidas

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

CASEIROL Duvidas

Mensagem por Gabriel Velloso »

Comecei a pouco tempo nos motores a combustão, e estou pegando o caminho. Tenho algumas dúvidas:

1- Quanto tempo de validade tem o caseirol depois de misturado com 80% metanol e 20% óleo de rícino?
1.1- A validade muda de acordo com a mistura?

2- Posso usar acetona de farmácia para substituir o nitrometano?
2.1- Caso não de para usar, como eu separo os componentes dela? é impossível achar aqui na minha cidade ela p.a.

3- Já vi uns caras doidos usando óleo de cozinha como óleo 2 tempos em motos de trilha, isso funcionaria nos motores GLOW?
3.1 - Caso não sirva, qual outro óleo posso usar?

4 - Para baratear, alguém conhece o macete de "batizar" o metanol com álcool de posto?
4.1 - Qual a proporção?

5 - Se cair combustível na eletrônica, é corrosivo?

6- Qual a melhor maneira de evitar vazamentos?

Agradeço aos que tentarem me ajudar nessas dúvidas!
Editado pela última vez por Gabriel Velloso em Dom Abr 23, 2017 8:31 am, em um total de 1 vez.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por Paulinho »

"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por Gabriel Velloso »

Acredito que seria uma boa reunir esses tópicos antigos e desatualizados nesse novo que criei. Sempre é bom atualizar e unir esses conhecimentos para facilitar o início no hobby.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por LaercioLMB »

Nem tudo é desatualizado.
O problema de estarem separados é que a maioria não quer procurar antes, prefere perguntar e esperar pela resposta e dá nisso, o mesmo assunto espalhado pelo fórum.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por Gabriel Velloso »

Acredito que mais vale um tópico repetido que a incerteza. Antes eu tinha lido tópicos de 2009/2011 a respeito da acetona, mas como eu não entendo nada a respeito não sei se mudaram os componentes da fórmula da vendida em farmácia, por exemplo. Se temos a opção de criar atualizações a respeito de tópicos com informações que podem acarretar coisas sérias como motores quebrados, porque não aproveitar?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por LaercioLMB »

Pergunte lá mesmo, não é problema postar algo em um tópico antigo se está acrescentando algo útil, o contrário de muitos que abrem um tópico antigo só para dar os parabéns ou dizer que estão acompanhando.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
welsobral
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Jan 07, 2013 10:27 am
Localização: presidente prudente

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por welsobral »

Gabriel Velloso escreveu:Comecei a pouco tempo nos motores a combustão, e estou pegando o caminho. Tenho algumas dúvidas:

1- Quanto tempo de validade tem o caseirol depois de misturado com 80% metanol e 20% óleo de rícino?
1.1- A validade muda de acordo com a mistura?

2- Posso usar acetona de farmácia para substituir o nitrometano?
2.1- Caso não de para usar, como eu separo os componentes dela? é impossível achar aqui na minha cidade ela p.a.

3- Já vi uns caras doidos usando óleo de cozinha como óleo 2 tempos em motos de trilha, isso funcionaria nos motores GLOW?
3.1 - Caso não sirva, qual outro óleo posso usar?

4 - Para baratear, alguém conhece o macete de "batizar" o metanol com álcool de posto?
4.1 - Qual a proporção?

5 - Se cair combustível na eletrônica, é corrosivo?

6- Qual a melhor maneira de evitar vazamentos?

Agradeço aos que tentarem me ajudar nessas dúvidas!


Amigão uso caserol a tempo fazia com ricino depois comecei usar acetona voeu muito tempo porem percebia que rendimento nao era mesmo nos motores 4 tempos nao funcionava ae seguinte comecei a comprar oleo de uma empresa do rio de janeiro cara e fantastico o oleo ja uso meses apenas oleo e metanol cara 1 litro de oleo e 5 de oleo fica top eu recomendo o nome chama SMART LUB tenho ate frasco aqui fechado kaaakak recomendo procura no face pode i com coragem e compra o resto e resto
PAI NÃO IMPORTA O TEMPO QUE PASSE SEMPRE TE AMAREI......... SEI QUE ESTA COM OS ANJOS...
alexadidas
membro
Mensagens: 199
Registrado em: Qui Jun 14, 2012 12:10 pm
Localização: fortaleza

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por alexadidas »

Sempre usei caseirol... na proporção de 16% de oleo de ricino.. nunca tive problemas em motores... tive um asp52 que devo ter queimado nele pelo menos uns 20litros de caseirol... vendi o motor em um avião e se duvidar até hoje está voando... aqui em Fortaleza tinha uma turma que inventava de colocar acetona, oleo de kart, oleo de banana... viviam com motor apagando e dizendo que voar com caseirol não presta... eu particularmente nunca tive problemas...

Metanol + Oleo de Ricino ( Mamona )

qualquer coisa diferente disso aí é besteira..
Avatar do usuário
B3tO
membro
Mensagens: 540
Registrado em: Ter Jul 25, 2006 3:29 pm
Localização: Campinas, SP

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por B3tO »

1- Quanto tempo de validade tem o caseirol depois de misturado com 80% metanol e 20% óleo de rícino?
1.1- A validade muda de acordo com a mistura?

Faça 1 litro por vês, utilize até acabar e depois faça mais 1 litro e por aí vai... não tem necessidade de misturar tudo.

2- Posso usar acetona de farmácia para substituir o nitrometano?
2.1- Caso não de para usar, como eu separo os componentes dela? é impossível achar aqui na minha cidade ela p.a.

A acetona de farmácia não é tão pura quanto a indicada, se tens dificuldade em encontrar na sua cidade, tem no Mercado Livre.

3- Já vi uns caras doidos usando óleo de cozinha como óleo 2 tempos em motos de trilha, isso funcionaria nos motores GLOW?
3.1 - Caso não sirva, qual outro óleo posso usar?

A menos que queira sair da pista exalando barraquinha de pastel meu amigo (sem pastel e sem motor) use os óleos específicos. Sintético (Klotz) ou outros para Kart e Rícino.

4 - Para baratear, alguém conhece o macete de "batizar" o metanol com álcool de posto?
4.1 - Qual a proporção?

Já está barateando usando o Caseirol, vá de metanol puro e depois faça seus testes com o ganho de experiência.

Estou iniciando no Glow e também fiquei chateado em ter que pagar tanto por 3.6l de combustível (ainda mais 4T que é mais caro) e comecei a pesquisar sobre o caseirol e conversões para álcool de posto.
No fim, comprei um galão de Glow 4t da MK pra iniciar.
Mais pra frente, com mais experiência tentarei me aventurar nas misturas caseiras e conversões.
No momento, só quero me divertir voando, sem dor de cabeça.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por Camacho »

depois de mais de 30 anos de aeromodelismo, passando por fases tipo " tenho dinheiro pra comprar uma carreta de glow até o não tenho dinheiro pra comprar um copo d'agua" , e com a propriedade que a situação me traz lhes digo, sei lá pela qual vez:
- quer baratear use combustível caseiro, que é o mais barato pra glow
- quer baratear mais migra pra gasolina pois o custo é o do posto por litro
quer baratear MESMO, vai empinar quadrado... não tem mágica infelizmente

não use alcool de posto! ele por si só já é uma mistura de um monte de porcaria, incluindo gasolina e água....
o trabalho de separar a porcaria do álcool é tanto que nem vale o esforço, ainda mais se contar a hora- serviço(não trabalho de graça nem pra mim mesmo,PONTO)
alcool de farmácia ou PA funciona pra motor BE e olhe lá... mudar um glow pra BE se não tiver já o equivalente-tipo ax55 e be 55- custa dinheiro e resulta em adaptação que muitas vezes fica uma "fezes".
batizar glow com alcool de posto vai explodir seu motor... ACREDITE EU SEI- não que eu tenha feito, mas comprei glow uma certa época de um pilantra que fazia(sem saber) e acabei com um saito 91 4t por uma economia idiota de alguns reais.
o hobbie é caro e sempre foi.... agora mais pela situação do país....
MHO ,sem neuras.....
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Responder