Alguém recomenda usar bateria lipo 3s com ubec 5v 8A em aeromodelo Glow?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Alguém recomenda usar bateria lipo 3s com ubec 5v 8A em aeromodelo Glow?

Mensagem por fabriciogf »

Boa tarde a todos, vou precisar instalar uma bateria lipo 3s pra usar fpv em um aeromodelo glow pequeno 1,20 de envergadura, e estava pensando em usar essa mesma bateria para alimentar tudo, o tx e a câmera e também o receptor com os servos usando um ubec de 5v e 8A de corrente,pra não ter que levar duas baterias a bordo por que o aeromodelo já é pequeno e vai ficar muito pesado se tiver que levar bateria pro receptor e outra pro fpv.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Alguém recomenda usar bateria lipo 3s com ubec 5v 8A em aeromodelo Glow?

Mensagem por Paulinho »

Dá pra usar sim, só tem que ficar muito esperto com o consumo do VTX, dependendo da potência dele o consumo aumenta muito... Tem que calcular se vale a pena o peso morto embarcado. Pode ser que fique até mais leve e menos complicado separar a alimentação elétrica do RX e VTX.
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Alguém recomenda usar bateria lipo 3s com ubec 5v 8A em aeromodelo Glow?

Mensagem por Gabriel Velloso »

Se for usar um bec chaveado vale, se nao for chaveado vai ESQUENTAR muito por causa dos reguladores lineares. Acho que os chaveados são chamados de SBEC
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Alguém recomenda usar bateria lipo 3s com ubec 5v 8A em aeromodelo Glow?

Mensagem por fabriciogf »

Paulinho escreveu:Dá pra usar sim, só tem que ficar muito esperto com o consumo do VTX, dependendo da potência dele o consumo aumenta muito... Tem que calcular se vale a pena o peso morto embarcado. Pode ser que fique até mais leve e menos complicado separar a alimentação elétrica do RX e VTX.

Duas baterias separadas com certeza vai ficar melhor e até mais seguro,só que vou ter que comprar uma lipo 3s de menor capacidade(mais leve)só pro VTX porque as menores lipos que eu tenho são de 2200 e o peso já é considerável pra um aeromodelo que vai ter 1kg no máximo de peso final.Se eu usar essa lipo 2200 dá pra alimentar com sobra o receptor os servos e o VTX .
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Alguém recomenda usar bateria lipo 3s com ubec 5v 8A em aeromodelo Glow?

Mensagem por Paulinho »

Seu VTX só funciona com 11,1V?
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Alguém recomenda usar bateria lipo 3s com ubec 5v 8A em aeromodelo Glow?

Mensagem por fabriciogf »

Paulinho escreveu:Seu VTX só funciona com 11,1V?

Já testei e funciona com 7,4v também,porém acredito que vai diminuir o alcance?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Alguém recomenda usar bateria lipo 3s com ubec 5v 8A em aeromodelo Glow?

Mensagem por LaercioLMB »

fabriciogf escreveu:
Paulinho escreveu:Seu VTX só funciona com 11,1V?

Já testei e funciona com 7,4v também,porém acredito que vai diminuir o alcance?



É uma pergunta ou uma afirmação?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Alguém recomenda usar bateria lipo 3s com ubec 5v 8A em aeromodelo Glow?

Mensagem por Diego Costa »

fabriciogf escreveu:Já testei e funciona com 7,4v também,porém acredito que vai diminuir o alcance?


A princípio: Tensão maior que a tensão de trabalho queima o equipamento. Tensão menor não queima, porém não trabalhará à 100%. Já corrente acima do que o sistema consome não tem problema, o sistema consome apenas o que precisa, entretanto se a fonte fornece menos corrente do que o aparelho consome pode vir a esquentar a danificar a "fonte".

Se o problema é só o alcance, e pelo que entendi é do transmissor de vídeo, utilize com 7,4V e faça o teste, o maximo que pode ocorrer é o sinal do video ficar fraco, mas sem comprometer o võo.

PS: eu particularmente acho mais seguro usar duas baterias, pois se o consumo do VTX for alto vai comprometer sua autonomia de vôo. Usando baterias separadas você terá um controle maior sobre isso, não altera o tempo médio de vôo, e se acabar a bateria do VTX não vai derrubar seu aero.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: Alguém recomenda usar bateria lipo 3s com ubec 5v 8A em aeromodelo Glow?

Mensagem por Camacho »

sobre FPV nada tenho a acrescentar, infelizmente-----até tenho vontade/curiosidade de montar num aero mas acho o custo proibitivo... :( ----- mas, por experiência, e indo do específico pro genérico digo:
"duas baterias pra um sistema consumindo=OK...
dois sistemas consumindo pra uma bateria= cedo ou tarde agressão à natureza"
meus 2 cents de pitaco...

Abraços
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Alguém recomenda usar bateria lipo 3s com ubec 5v 8A em aeromodelo Glow?

Mensagem por fabriciogf »

LaercioLMB escreveu:
fabriciogf escreveu:
Paulinho escreveu:Seu VTX só funciona com 11,1V?

Já testei e funciona com 7,4v também,porém acredito que vai diminuir o alcance?



É uma pergunta ou uma afirmação?

Me expressei mal :oops: é uma pergunta, não sei se faz diferença voei com 2s no vtx mas foi muito próximo não notei diferença.

Diego Costa escreveu:PS: eu particularmente acho mais seguro usar duas baterias, pois se o consumo do VTX for alto vai comprometer sua autonomia de vôo. Usando baterias separadas você terá um controle maior sobre isso, não altera o tempo médio de vôo, e se acabar a bateria do VTX não vai derrubar seu aero.

Também concordo que duas baterias fica mais seguro, o problema é o peso.
Responder